Horizontes
URI Permanente para esta coleção
O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.
Descrição
Navegar
Navegando Horizontes por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 302
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA abordagem clínica e o conceito de atividade(2021) FONTES, Flávio FernandesAs clínicas do trabalho constituem um conjunto de correntes teóricas e metodológicas que possuem afinidades e diferenças, mas que dialogam entre si. Neste ensaio teórico apresentamos uma descrição ampla da abordagem clínica em ciências humanas a partir da psicanálise e das clínicas do trabalho e explicitamos suas diferenças em relação à pesquisa positivista. Em seguida investigamos como o conceito de atividade se relaciona com a perspectiva clínica ao enfatizar o desconhecimento inerente ao fazer humano. Concluímos que existe uma homologia de características entre a metodologia clínica e o objeto atividade, na medida em que partilham interesse pela singularidade, prioridade da ação, imprevisibilidade, conhecimento a posteriori e estudo de caso.
- ItemA atuação de professores de educação física no ensino remoto em um CEJA do interior do Ceará(2022) LIMA, Paulo Rogério de; OLIVEIRA, Genira Fonseca de; AZEVEDO, Maria Raquel de CarvalhoO objetivo deste estudo foi compreender como se encontra a atuação dos professores de Educação Física de um dos Centros de Educação de Jovens e Adultos do interior do Estado do Ceará no contexto do ensino remoto. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa em que utilizamos um questionário organizado e estruturado via Google Forms. Notamos, a partir dos resultados, que os professores têm utilizado algumas ferramentas tecnológicas para a mediação das aulas remotas, com destaque para o uso do aplicativo do WhatsApp. Percebemos ainda, que os docentes relataram dificuldades relacionadas à falta de domínio em manusear algumas ferramentas tecnológicas e a tarefa de manter os alunos concentrados nas interações virtuais.
- ItemA atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática(2023) ALVES, Mayara Ferreira; GUEDES, Lívia Couto; SILVA, Givanildo daA educação é um campo em construção, passando por diversas mudanças, as quais podem ser observadas no cenário das políticas educacionais brasileiras. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a atuação dos Conselhos Escolares para a prática da gestão democrática. A metodologia utilizada esteve pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturas com conselheiros escolares de três escolas públicas do município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que a gestão democrática é um princípio que necessita de participação, de autonomia e de descentralização na escola, a partir da presença dos diferentes segmentos, garantindo-lhes poder de reflexão, de debates e de decisão.
- ItemA avaliação da aprendizagem em matemática no olhar de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do Nordeste brasileiro(2024) LINO, Layla Raquel Barbosa; DAL-FARRA, Rossano AndréO presente estudo foi desenvolvido no sentido de compreender o olhar de docentes de diferentes formações que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo entrevistados cinco professores que atuam em escolas públicas de um município no interior da Bahia. Partiu-se da ideia de que a avaliação da aprendizagem é desafiadora em qualquer contexto ou nível de ensino. Os resultados demonstraram que os docentes possuíam conhecimento da importância de avaliar os estudantes de forma processual, acompanhando seus alunos contínua e constantemente, embora tenham mencionado a necessidade de articular essa perspectiva com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Eles revelaram a busca da conciliação entre os pressupostos teóricos educacionais e as avaliações externas.
- ItemA avaliação na visão de futuros professores: elementos que dificultam a aprendizagem(2024) GARCIA, Paulo Sérgio; BRITO, Carlos Alexandre FelícioEste estudo objetivou explorar os elementos que dificultam o aprendizado em avaliação de futuros professores de Pedagogia. Com base na pesquisa mista, com a primeira fase qualitativa, identificaram-se elementos que indicam dificuldades no processo de aprendizagem e foram feitas entrevistas com 14 alunas de cursos de Pedagogia. Na segunda fase, quantitativa, utilizou-se um questionário, com 307 estudantes, com uma escala do tipo Likert para coletar informações sobre as dificuldades. Os dados revelaram que os elementos dificultadores estavam mais associados aos domínios dos professores e do design do curso. O estudo auxilia a entender as complexidades do processo de ensino e aprendizagem e serve ao duplo propósito de informar a natureza e o alcance das mudanças a serem realizadas e a direção específica de iniciativas para a formação continuada.
- ItemA Base Nacional Comum Curricular, seus impactos sobre o ensino das Ciências Humanas e o contexto de sua produção(2024) CHIARETTI, Alessandra Tatiane Galvão; CINTRA, Shirley Cristiane; DERISSO, José LuisEste artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular e avalia os pontos educacionais em Ciências Humanas – renomeada na Base para Ciências Humanas Sociais Aplicadas – por meio de um estudo documental, alicerçado na pedagogia histórico-crítica e no materialismo histórico-dialético. As reflexões indicam que movimentos ultraconservadores, movidos por entidades privadas, priorizam a formação para o mercado de trabalho em oposição às Ciências Humanas e Sociais. Esse viés se adequa à Pedagogia das Competências, que esvazia os currículos escolares, centra-se na geração de mão de obra e atende ao capital. Adicionalmente, discute-se a influência do contexto no qual a BNCC foi produzida, no sentido de torná-la menos crítica e mais alinhada aos interesses empresariais na educação.
- ItemA constituição da identidade da rede de Educação Infantil do município de Panambi/RS em diálogo com a Educação da Infância de Reggio Emilia(2024) GRAEFF, Adriane; NOGARO, ArnaldoEste estudo qualitativo busca contribuições da abordagem italiana de Reggio Emilia na construção de uma identidade própria da Rede Municipal de Educação Infantil do Município de Panambi, no Noroeste do RS. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação de questionário a profissionais de seis escolas de Educação Infantil. Os resultados apontam que se considera essa fase um momento de forte aprendizagem ou de grandes experiências. Todos os professores participantes se sentem satisfeitos com a formação docente da escola ou da Secretaria de Educação, frisando que ela se deu por palestras, leituras e espaços interativos. Infere-se que a Educação Infantil de Panambi está em transformação, constitui sua identidade em movimento.
- ItemA constituição da palavra na área de Filosofia: um cenário da escrita acadêmica em Moçambique(2023) FONSECA, Janaína Zaidan BicalhoFaceà crisena produção de conhecimento do Ensino Superior, objetiva-seanalisar e considerar o modo como se processam a escrita e a construção de conhecimento no âmbito de uma universidade moçambicana. Assim, selecionaram-se10 projetos de doutorado em Filosofia e analisou-se–assente naabordagem dialógica da linguagem,nos estudos sobre a escrita acadêmica e na produção de conhecimento–um deles. Os dados apontampara uma tendência de definições conceituais epara uma impressão de harmonia entre as vozes teóricas que compõem o projeto. Os momentos em que a aparente voz do autor se sobressaimostrama existência de uma heterogeneidade constitutiva, em que a negação ou a afirmação de conceitos se dá por meio da legitimação de vozes que não são referenciadas no curso da escrita.
- ItemA dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais(2024) STEIL, IsleideO objetivo, neste artigo, foi discutir possibilidades de relação entre dança, literatura e artes visuais, no intuito de apresentar outras viabilidades de práticas de dança na escola para além de repetições de técnicas corporais e coreografias. Foi um estudo de caráter qualitativo, cuja metodologia foi a Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA), com aporte teórico em Petit (2009, 2019), Marques (2012) e Vianna (2005). Como resultado, sinaliza-se que práticas interdisciplinares despertam outros olhares e entendimentos para as áreas envolvidas, e que a dança, sendo uma área de conhecimento, pode ser propulsora de experiências sensíveis na escola com mediações culturais adequadas.
- ItemA educação a distância na autoavaliação da Universidade Federal de Goiás – um estudo bibliográfico e documental(2021) FREIRE, Flávia Magalhães; SOUZA, Wendy Caldeira de; LIMA, Daniela da Costa Britto PereiraEste estudo busca compreender como a educação a distância (EaD) é representada na autoavaliação institucional na Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir da análise de instrumentos avaliativos. A pesquisa desenvolvida é do tipo qualitativa, bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu por meio dos documentos disponibilizados pela UFG, por meio da Comissão de Avaliação Institucional (Cavi), em seu site. O período pesquisado engloba os anos de 2006 a 2018. O resultado indica que o desenvolvimento da institucionalização da EaD no âmbito da Universidade ainda está em construção, uma vez que a autoavaliação realizada não contempla as suas especificidades, dificultando o diagnóstico e aprimoramento da modalidade.
- ItemA educação a distância no Novo Ensino Médio: a mercantilização da educação da juventude pobre(2024) FERRAZZO, Gedeli; JACOMELI, Mara Regina MartinsO presente trabalho tem como objetivo verificar a implementação da Educação a Distância no currículo do “Novo Ensino Médio” dos estados brasileiros. A pesquisa apoiou-se em fontes documentais e bibliográficas para analisar o processo de regulamentação e implementação das propostas aos moldes da Educação a Distância nessa etapa da educação básica. Conclui-se que a contrarreforma do Ensino Médio, ao fomentar a liberação da Educação a Distância apoiada no incremento das tecnologias digitais como ferramenta de democratização do acesso à educação, converteu o princípio do direito à educação a favor da intensificação da circulação do capital e do empresariamento da educação básica pública.
- ItemA educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial(2022) NASCIMENTO, Romária de Menezes do; FALCÃO, Giovana Maria Belém; EVÊNCIO, Kátia Maria de MouraO trabalho tem por objetivo compreender como professores de escolas públicas do município de Sobral, CE vivenciaram o ensino remoto emergencial para estudantes com deficiência e os desdobramentos dessa situação. O estudo, de natureza qualitativa, ancora-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Através de entrevistas semiestruturadas, ouviu-se a narrativa de seis docentes ‒ três que atuam em sala comum e três, no atendimento especializado. Analisaram-se os dados com suporte na Análise Textual Discursiva. As narrativas revelaram os inúmeros desafios vividos na pandemia de Covid-19 e referem-se ao acesso às tecnologias digitais e seu uso, à responsabilização do docente do Atendimento Educacional Especializado pelo ensino daqueles que têm a deficiência e à precarização do trabalho docente.
- ItemA educação é uma ciência? Reflexões acerca de seu estatuto epistemológico e metodológico(2022) BADY, Janaína Bueno; LIMA, Adriano do Carmo Flores de; SILVA, Denise Regina Quaresma da
- ItemA educação em Macapá, AP no cenário pré-pandêmico: indicadores de acesso e permanência de alunos com necessidades específicas a partir da Meta 4 do PNE(2022) ALVES, João Paulo da Conceição; SOUZA, Ana Paula Vieira; CRISPIN, Diana SiqueiraO tema propõe abordar alguns precedentes e o contexto que antecede a pandemia da Covid-19 estabelecendo como recorte o acesso de alunos com necessidades específicas que residem no município de Macapá, AP ao Ensino Médio e sua permanência em escolas, da rede estadual de Educação, a partir do nível de cumprimento da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), nos períodos de 2016 a 2018. Utilizou-se a pesquisa documental a partir de leis, documentos oficiais, tabelas, estatísticas etc. Os resultados mostram que é questionável o cumprimento da Meta 4 do PNE em vista das condições de acesso e permanência, e que é sustentada a prática de fazer o mínimo necessário, rotulada como educação inclusiva. Concluiu-se que o aparato legal é importante, mas pouco avança na garantia de direitos da pessoa com necessidade específica.
- ItemA Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais(2021) VELANES, David; BARBOSA, ElyanaO objetivo deste trabalho é refletir acerca da noção de obstáculo epistemológico, de Gaston Bachelard, e o conceito de vícios intelectuais, de Quassim Cassam, face ao contexto educacional. Para tanto, utilizamos, além das ideias dos dois filósofos, a análise de Velanes (2020), em seu artigo Obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais, para quem os dois conceitos são complementares, na medida em que eles se referem a aspectos psicológicos de um sujeito epistêmico. Dessa maneira, este trabalho evidencia de que forma esses dois conceitos contribuem no entendimento do problema da construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem e estreita a relação entre a Filosofia de educação e a Epistemologia.
- ItemA educação viva entre a abordagem livre e a experiência estética:A poética do espaço por Gaston Bachelard e a teoria do design de Enzo Mari em comparação.(2021) ALISON, AurosaNeste artigo, gostaríamos de fazer uma homenagem a Enzo Mari, o designer italiano que morreu em outubro de 2020. Através de sua análise de design, Mari introduz ao mundo do Design, o conceito fundamental da pesquisa estética, baseado na verificação sequencial de seus projetos. Em seu Manifesto, ele ilustra uma grande lição de vida, introduzindo o exemplo do jogo como um modulador espacial da vida aleatória. Da mesma forma, Gaston Bachelard, em seu trabalho, ilustra a dimensão espacial como uma vida livre, através da imaginação material, o mundo natural dos elementos e a dialética do interior-exterior, da imensidão íntima e do devaneio cósmico. Ambos são testemunhas, de duas maneiras diferentes, de uma condição pré-existente de vida, entendida como uma experiência sensível do espaço.
- ItemA escola como lugar de redenção: pistas de devir-criança do brincar(2024) HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber GibbonEste texto explora as linhas de fuga do dispositivo da redenção, valendo-se de pesquisas já realizadas sobre o brincar das crianças em relação às tecnologias digitais na Educação. Nesse dispositivo, observa-se que os discursos frequentemente enfatizam a escola como um lugar para preservar as brincadeiras consideradas tradicionais e como um ambiente para experimentar maneiras de “brincar melhor com as tecnologias digitais”. Assim, ela é considerada um local de redenção. Neste texto, discute-se que, no agenciamento do dispositivo da redenção, surgem brechas na normalização, virtuais linhas de fuga, e acontecimentos em potencial, nos quais, ao brincar junto das crianças e com elas, cria-se espaço para um devir-criança no próprio ato de brincar, atualizando a inventividade de novos mundos.
- ItemA escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada(2022) CAMARGO, Branca Monteiro; AMARAL, Mateus Henrique do; MONTEIRO, Maria Inês BacellarNeste texto, objetiva-se analisar a escolarização de uma criança cega durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, toma-se como base o relato de uma professora especializada sobre a alfabetização de uma menina cega no contexto pandêmico. Orientada por princípios do paradigma indiciário e da perspectiva enunciativo-discursiva, a interpretação dos dados aborda as condições de escolarização no ensino remoto emergencial, as práticas de alfabetização em braille e o espaço das instituições especializadas no âmbito da política de inclusão. Considera-se a importância de discussões relacionadas ao direito à educação pública de qualidade para o desenvolvimento pleno dos estudantes cegos.
- ItemA ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular: diálogos interinstitucionais(2023) SOUZA, Tiago Zanquêta de; NOVAIS, Gercina Santana; VASCONCELOS, Valéria Oliveira deO objetivo deste ensaio é o de refletir sobre a ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular, constituída a partir de experiências decorrentes dos movimentos de enfrentamento político-epistemológico e da valorização de saberes e métodos plurais de produção de conhecimentos. Como consonância desse pensamento, apresentam-se algumas articulações entre nossos quefazeres cotidianos como pesquisadores(as) em programas Stricto Sensu. Partilham-se experiências e práticas comuns em que a formação ética se erige na aproximação da realidade como ponto de partida/chegada, alicerçada no diálogo, no respeito e na confiança mútuos, com clara intencionalidade política, baseada na justiça e na busca por autonomia no sentido de Ser Mais.
- ItemA experiência como possibilidade para a ecologia da ação na perspectiva de(s)colonizadora(2024) DJU, Antonio Oliveira; MURARO, Darcísio NatalO artigo analisa a concepção de experiência como modo de vida e sua relevância para a “ecologia de saberes”, contrapondo paradigmas hegemônicos e coloniais. Destaca o pragmatismo epistêmico de John Dewey, defendendo sua contribuição para a inteligibilidade da experiência dos oprimidos. Questiona se Dewey promove a de(s)colonização do saber. Ao utilizar uma abordagem qualitativa na Filosofia de Educação e dialogar com Grazziontin, Klaus e Pereira (2022), conclui que a teoria de Dewey incentiva a ação descolonizadora, emergindo da reflexão crítica e prática transformadora. Assim, sua concepção de experiência é fundamental para uma ecologia de saberes e fazeres, de modo que fortalece a de(s)colonialidade como modo de vida.