Horizontes

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O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

Descrição

  • Mantenedor: USF
  • Tipo: IESP
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Itatiba | SP
  • ISSN: 2317-109X
  • Periodicidade:Publicação contínua
  • E-mail: periodico.horizontes@usf.edu.br
  • Editor: Sônia Aparecida Siquelli
  • Título abrev.: Horiz.
  • Sistema de Preservação Digital: PKP PLN
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      La recepción pedagógica de Antonio Gramsci entre Italia y América Latina (1968-1991)
      (2024) GÓMEZ, Sebastián
      El artículo aborda el itinerario de Antonio Gramsci en el campo pedagógico italiano y latinoamericano entre 1968 y 1991, es decir, entre los movimientos de protesta del 68 y la disolución de la URSS. La fase más dinámica del estudio educativo del sardo en la península ocurrió entre 1968 y 1976, mientras que, en América Latina, aconteció desde mediados de los 70 hasta 1991. A modo de hipótesis, se sugiere que la crisis del marxismo, entrados los años 70, tuvo efectos dispares en sendas regiones y en el estudio pedagógico del sardo: en Italia, suscitó una retracción, pero, en América latina, intelectuales continuaron reflexionando al interior del paradigma en crisis y recurrieron a Gramsci para renovar la investigación educativa. El artículo concluye que el régimen de circulación pedagógica de Gramsci entre sendas regiones durante el período no estuvo exento de una doble condición: dinámicas centro-periferia y una lógica patriarcal.
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      Reforma do Ensino Médio, BNCC e ensino de arte: reflexões à luz da pedagogia histórico-crítica
      (2024) COELHO, Carla Chakirian Barretto; GONZALEZ, Jeferson Anibal
      A história do Ensino Médio no Brasil é formada de tensões, conflitos e disputas em torno de sua organização, finalidade e identidade e determinada pelas contradições da formação social do País. Com isso em mente, por meio de um estudo de natureza teórico-bibliográfica, no presente artigo analisam-se os pressupostos da reforma do Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular e o ensino de arte à luz da pedagogia histórico-crítica. Busca-se, assim, contribuir para a construção coletiva de uma educação que proporcione o acesso das camadas populares aos níveis mais elevados das ciências, da filosofia e da arte visando a uma transformação radical da sociedade.
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      A educação a distância no Novo Ensino Médio: a mercantilização da educação da juventude pobre
      (2024) FERRAZZO, Gedeli; JACOMELI, Mara Regina Martins
      O presente trabalho tem como objetivo verificar a implementação da Educação a Distância no currículo do “Novo Ensino Médio” dos estados brasileiros. A pesquisa apoiou-se em fontes documentais e bibliográficas para analisar o processo de regulamentação e implementação das propostas aos moldes da Educação a Distância nessa etapa da educação básica. Conclui-se que a contrarreforma do Ensino Médio, ao fomentar a liberação da Educação a Distância apoiada no incremento das tecnologias digitais como ferramenta de democratização do acesso à educação, converteu o princípio do direito à educação a favor da intensificação da circulação do capital e do empresariamento da educação básica pública.
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      Quando boas intenções se convertem em precarização: armadilhas na criação de uma Universidade
      (2024) COSTA, Leonardo Pereira da; SOUZA, Igor Guevara Loyola de
      Este trabalho analisa, sob a perspectiva da Pedagogia histórico–crítica, aspectos político-pedagógicos relacionados à criação da Universidade do Distrito Federal – UnDF. O projeto pedagógico dessa instituição referencia-se em concepções pedagógicas como o “aprender a aprender” e o conceito de “metodologias ativas”, tomando métodos como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como fundamento pedagógico. A partir do referencial materialista histórico-dialético, o texto faz uso de análise documental e observação participante no primeiro ano de funcionamento da Instituição. Observa-se que os referenciais adotados pela Universidade apresentam, no ponto de partida, aspectos de precarização da educação pública, desde a concepção da profissão docente até o esvaziamento de currículos nas diversas áreas de formação.
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      Pedagogia Histórico-Crítica: contextualização histórica, fundamentos epistemológico e metodológico
      (2024) SILVA, Leon de Assis; QUEIROZ, Vanderleida Rosa de Freitas e
      Este artigo objetiva contextualizar a gênese e os fundamentos epistemológico e metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica como contribuição ao debate sobre a possibilidade de uma educação contra-hegemônica. Para tanto, apoia-se em autores de perspectiva crítico-dialética que têm produzido estudos sobre essa pedagogia. Apresentam-se três seções, além de introdução e das considerações finais. A primeira trata das pedagogias não críticas e das teorias crítico-reprodutivistas como contextualização do surgimento da Pedagogia Histórico-Crítica; a segunda, de seu fundamento epistemológico; e a terceira, dos aspectos teórico-metodológicos da didática histórico-crítica. Como conclusão, afirma-se que essa pedagogia pode propiciar uma formação transformadora tanto do indivíduo quanto da sociedade.
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