Horizontes

URI Permanente para esta coleção

O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

• Mantenedor: USF
  • Tipo: IESP
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Itatiba | SP
  • ISSN: 2317-109X
  • Qualis: A2
  • Periodicidade:Publicação contínua
  • E-mail: periodico.horizontes@usf.edu.br
  • Título abrev.: Horiz.
  • Link de acesso ao site
  • Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 207
    • Item
      Ética na Pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental?
      (2023) FISCHER, Marta Luciane; SANCHES, Mario Antonio; ROSANELI, Caroline Filla
      Considerando a natureza dialogante e multidisciplinar da Bioética Social e Ambiental, esta pesquisa apresenta a confluência de valores, propósitos e processos entre a pesquisa-ação em Educação e a Bioética. Para tal, procedeu-se uma revisão integrativa de publicações científicas sugeridas pela base OSAISBR a partir da chave “relato de intervenção didática”. A análise de 71 artigos demostrou a importância da regulação cooperativa para diminuir riscos individuais, coletivos e institucionais; além de uma orientação nos processos de elaboração do projeto, a fim de que os dados gerados e publicados possam ser agregados a outros; fortalecer sequências e recursos didáticos alternativos na busca por formas mais efetivas de se ensinar e transformar o saber.
    • Item
      Ética e educação – relato de uma experiência
      (2023) ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas
      Discute-se uma experiência em um Comitê de Ética em Pesquisa, desenvolvida e pautada por atividades práticas e teóricas e vivida na elaboração e exposição de relatórios parciais e finais de pesquisa, em reuniões quinzenais, durante cinco anos. Examinam-se as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e a relação instaurada entre as áreas das Ciências Humanas e Sociais e da Saúde, que tem tido o poder predominante. Destaca-se a tensão entre elas com uma diferença fundamental entre as pesquisas realizadas em seres humanos e com seres humanos. Conclui-se que a universidade e os Comitês de Ética em Pesquisa não podem furtar-se à reflexão sobre os novos desafios do progresso tecnológico e sobre os riscos e benefícios dele advindos que podem impactar a sociedade.
    • Item
      Questões éticas e epistemológicas no campo da pesquisa em educação: o desafio de se pesquisar com crianças
      (2023) PESSANHA, Fabiana Nery de Lima; LOURENÇO, Florentino Maria
      O presente artigo objetiva produzir reflexões sobre questões nodais no campo da pesquisa em educação, particularmente, os desafios éticos e epistemológicos de se pesquisar com crianças. Consideram-se algumas singularidades da produção científica, tais como a perspectiva qualitativa de investigação, para a qual um dos desafios da pesquisa com crianças envolve reconhecer esse grupo como categoria social e política. O referencial teórico usado baseou-se nos estudos sociais da infância, a partir de revisão bibliográfica, focalizando o mergulho em estudos com crianças e seus pressupostos. Aponta-se para a necessidade de procedimentos teórico-metodológicos que contemplem uma perspectiva ética e alteritária, em diálogo com as concepções de infância subjacentes nas pesquisas com crianças.
    • Item
      Ética e suas implicações na pesquisa com seres humanos
      (2023) MELO, Ruth Pereira de; MELO, Lucilene Ferreira de
      O artigo versa sobre ética e suas implicações na pesquisa com seres humanos. Apresenta alguns conceitos e definições bem como as normativas vigentes e o significado da ética aplicada na área das Ciências Humanas e Sociais. Trata-se de um estudo documental e de caráter exploratório, com uma abordagem quantitativa e qualitativa e análise textual de dados, realizada pela perspectiva da análise de conteúdo. As discussões sobre ética evidenciam parâmetros da tratativa ética, a importância dos protocolos de proteção da ética em pesquisa e os desafios das questões éticas que necessitam ser aguçados no âmbito das Ciências Humanas e Sociais.
    • Item
      Metodologias participativas na práxis da educação popular: uma ética da transgressão desde as origens
      (2023) PITANO, Sandro de Castro
      Resultado de estudo bibliográfico, desenvolve-se, neste artigo, uma abordagem teórica e metodológica sobre a construção participativa do conhecimento, considerando seu caráter relacional e complexo, a partir de fundamentos epistemológicos, políticos e sociais que a identificam com a práxis da educação popular. Problematiza-se, além dos princípios fundantes das metodologias participativas, as perspectivas de enfrentamento que essas metodologias possibilitam em relação às concepções clássicas da investigação científica, sobretudo nas Ciências Humanas. Salientam-se as metodologias participativas como transgressoras de procedimentos e visões de realidade, assentadas em noções transformadoras de contextos e sujeitos a partir do comprometimento e da solidariedade, assumidos pela educação popular. Conclui-se demonstrando que a participação representa um fundamento elementar e originário da educação popular, como princípio ético de sua práxis.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.