Horizontes

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O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

Descrição

  • Mantenedor: USF
  • Tipo: IESP
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Itatiba | SP
  • ISSN: 2317-109X
  • Periodicidade:Publicação contínua
  • E-mail: periodico.horizontes@usf.edu.br
  • Editor: Sônia Aparecida Siquelli
  • Título abrev.: Horiz.
  • Sistema de Preservação Digital: PKP PLN
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      Ética e educação – relato de uma experiência
      (2023) ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas
      Discute-se uma experiência em um Comitê de Ética em Pesquisa, desenvolvida e pautada por atividades práticas e teóricas e vivida na elaboração e exposição de relatórios parciais e finais de pesquisa, em reuniões quinzenais, durante cinco anos. Examinam-se as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e a relação instaurada entre as áreas das Ciências Humanas e Sociais e da Saúde, que tem tido o poder predominante. Destaca-se a tensão entre elas com uma diferença fundamental entre as pesquisas realizadas em seres humanos e com seres humanos. Conclui-se que a universidade e os Comitês de Ética em Pesquisa não podem furtar-se à reflexão sobre os novos desafios do progresso tecnológico e sobre os riscos e benefícios dele advindos que podem impactar a sociedade.
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      Ética na Pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental?
      (2023) FISCHER, Marta Luciane; SANCHES, Mario Antonio; ROSANELI, Caroline Filla
      Considerando a natureza dialogante e multidisciplinar da Bioética Social e Ambiental, esta pesquisa apresenta a confluência de valores, propósitos e processos entre a pesquisa-ação em Educação e a Bioética. Para tal, procedeu-se uma revisão integrativa de publicações científicas sugeridas pela base OSAISBR a partir da chave “relato de intervenção didática”. A análise de 71 artigos demostrou a importância da regulação cooperativa para diminuir riscos individuais, coletivos e institucionais; além de uma orientação nos processos de elaboração do projeto, a fim de que os dados gerados e publicados possam ser agregados a outros; fortalecer sequências e recursos didáticos alternativos na busca por formas mais efetivas de se ensinar e transformar o saber.
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      A ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular: diálogos interinstitucionais
      (2023) SOUZA, Tiago Zanquêta de; NOVAIS, Gercina Santana; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de
      O objetivo deste ensaio é o de refletir sobre a ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular, constituída a partir de experiências decorrentes dos movimentos de enfrentamento político-epistemológico e da valorização de saberes e métodos plurais de produção de conhecimentos. Como consonância desse pensamento, apresentam-se algumas articulações entre nossos quefazeres cotidianos como pesquisadores(as) em programas Stricto Sensu. Partilham-se experiências e práticas comuns em que a formação ética se erige na aproximação da realidade como ponto de partida/chegada, alicerçada no diálogo, no respeito e na confiança mútuos, com clara intencionalidade política, baseada na justiça e na busca por autonomia no sentido de Ser Mais.
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      Pesquisas dialógicas com prostitutas como espaço-tempo de educação para a ética e a integridade científica
      (2023) SOUSA, Fabiana Rodrigues de
      A ética concretiza-se nas relações entre pesquisadoras/es e participantes da pesquisa como parte de um horizonte dialógico e comunitário. Neste texto, os embates entre Ciências Biomédicas e Ciências Humanas e Sociais acerca da regulação das pesquisas no Sistema CEP/Conep são confrontados com dilemas éticos dos Estudos de Prostituição. As pesquisas com prostitutas têm se mostrado como espaço-tempo de formação ética e corroboram o entendimento de que a assunção de uma postura política de fazer pesquisa com e não sobre prostitutas, procurando abarcar os significados que essas mulheres atribuem a si e a sua prática, desvelam novas formas de investigar e apreender a prática da prostituição, favorecendo a tessitura de uma razão ético-crítica que permita o reconhecimento do outro como outro.
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      El compromiso ético de la investigación de la propia práctica en la formación de profesionales indígenas en la carrera de Educación Intercultural Bilingüe de la Universidad Politécnica Salesiana
      (2023) VILLAGOMEZ RODRIGUEZ, María Sol; RIVADENEIRA-PÑFIEL, Jessica Jazmin
      A obra aborda, a partir do relato e da sistematização da experiência acumulada em estudos existentes sobre a carreira do BEI, a reflexão sobre o compromisso ético da própria pesquisa. Inicia-se com uma abordagem ao contexto do caso do projeto educativo em análise, prestando especial atenção à sua origem e aos vínculos da proposta formativa com as demandas e exigências dos povos indígenas para a sua própria educação. A seguir, são identificados seis trabalhos que, num período de 13 anos, estudam a proposta educativa e geram conhecimento em suas descobertas que acabam se tornando insumos para a melhoria do mesmo projeto estudado. A partir da experiência da própria pesquisa, refletimos sobre o compromisso ético da academia e a devolutiva para a prática.
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