Submissões Recentes

Item
Os critérios de cientificidade na pesquisa-ação: uma metassíntese qualitativa (1998-2019)
(2022-06-01) SILVA, Fernando Xavier; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini
A justificativa para um trabalho de análise epistemológica das pesquisas-ações deve-se ao caráter desse método de pesquisa, ciência emergente que possui base dupla, uma ancorada no senso comum e a outra na justificação pela comunidade cientifica. O objetivo da pesquisa é estudar um conjunto específico de pesquisas selecionadas, identificando e analisando suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências e as potencialidades que se apresentam à área de educação frente a esse tipo de pesquisa. Os resultados da análise dos trabalhos indicam que os problemas apontados e suas soluções expressas em intervenções são realizados sem uma recuperação histórica da dinâmica do local de estudo.
Item
Método ontológico marxista e suas contribuições para a formação de professores
(2023) ROSSI, Aline Cristina Santana
O presente artigo é instrumento por meio do qual apresentamos as linhas gerais do método marxista a partir das contribuições elaboradas por G. Lukács. Além disso, demonstramos a potencialidade analítica e investigativa deste método para a pesquisa em educação, com foco na formação de professores. Concluímos que a perspectiva ontológica, cuja centralidade está no objeto, é importantíssima para não incorrermos em posturas idealistas ou imobilistas e que a formação de professores deve prezar pela defesa do conhecimento científico teórico que seja capaz de se aproximar do movimento essencial do objeto em suas múltiplas determinações.
Item
Quinto Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf: uma análise a partir dos comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf
(2023) MAFRA, Priscilla de Freitas; MARTINS FILHO, Lourival José
Considerando que não há muitas publicações sobre o assunto e com o intuito de contribuir para o destaque da importância de um congresso brasileiro de alfabetização para a formação de professores e pesquisadores da temática no país, este artigo objetiva apresentar uma análise do V CONBAlf, demonstrando a importância da discussão e reflexão dos temas relacionados a alfabetização. O V CONBAlf, realizado de forma online, em um cenário pandêmico, teve como objetivo congregar professores, pesquisadores e interessados na temática. Para a pesquisa foram analisados os comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf, deixados nos vídeos dos encontros realizados em agosto de 2021, na plataforma do Youtube. Dentre os principais resultados destacam-se: a participação expressiva dos interessados; o entusiasmo dos congressistas; e a importância do congresso como momento de reflexão e aprendizado sobre a alfabetização.
Item
Um olhar para a formação de professoras e professores da EJA e a identidade docente: mapeamento em artigos científicos
(2023) FERREIRA, Daiane
O presente trabalho busca refletir a formação continuada de professores na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o que se apresenta sobre a constituição de uma identidade docente. Para o levantamento da pesquisa, como subsídios na discussão, consideramos as produções em formato de artigos científicos em dois eventos que abarcam a área da formação de professores e a EJA. Além disso, buscamos no portal de periódicos da Capes seguindo os seguintes critérios: “Formação de professores”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Identidade docente”. A partir das leituras estabelecemos 4 eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento das discussões. Concluímos que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção emergindo a necessidade de propor alternativas não só para a formação continuada como também na formação inicial, sendo estes dois campos essenciais para a constituição da identidade docente.
Item
Procedimento de avaliação de instrumentos por comitê de juízes especialistas para aprimoramento de coleta de dados
(2023) VAZZOLER-MENDONÇA, Adriana; RONDINI, Carina Alexandra; COSTA-LOBO, Cristina
A avaliação por comitê de juízes especialistas é um recurso metodológico empregado para o aprimoramento de instrumentos construídos para determinada pesquisa. O objetivo deste artigo é relatar o processo de análise por juízes dos instrumentos desenvolvidos pelas autoras para uma pesquisa de mestrado sobre o perfil de medalhistas de Olimpíadas científicas. O comitê de juízes avaliou um questionário socioeconômico-demográfico e quatro roteiros semiestruturados de entrevistas. A metodologia de avaliação considerou aspectos semânticos e técnicos, sob os critérios de simplicidade, clareza e relevância de cada item. Os resultados da avaliação por juízes levaram ao aperfeiçoamento dos instrumentos e de suas instruções de aplicação junto à amostra.