Submissões Recentes

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Contribuições do psicopedagogo para alunos com TDAH no âmbito educacional
(2023) PETRONILO, Keila Barbosa; RESENDE, Líbia Marivani Guimarães; MARINHO, Tânia Rosa Silva; FONSECA, Ricardo Moreira dos Santos
O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a contribuição do psicopedagogo no contexto educacional de alunos com TDAH. O TDAH é considerado como um transtorno mental, sendo um dos mais comuns na infância e na adolescência, caracterizado por desatenção, atividade motora excessiva e impulsividade. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica com auxílio de artigos e textos com fundamentação teórica, publicados virtualmente. A mesma, procurou compreender o seguinte problema: quais são as estratégias utilizadas pelos psicopedagogos para que as crianças com TDAH possam desenvolver em suas habilidades cognitivas no âmbito educacional? Portanto, justifica-se a importância da pesquisa pois, deve-se sempre ter um olhar psicopedagógico, seja através da presença do psicopedagogo ou pela formação dos educadores. A proposta não foi apresentar respostas prontas e muito menos mostrar os benefícios que essa área do conhecimento traz ao educador frente às necessidades pedagógicas das crianças, mas sim, qualificar seu trabalho através de intervenções ampliando as práticas frente ao “aprender” da visão escolar. Conclui-se através dessa pesquisa que é possível que as crianças com TDAH frequentem e aprendam em escolas de ensino regular, desde que tenham o acompanhamento com psicopedagogo. Mas para isso, é necessário que as escolas estejam preparadas com recursos materiais e humanos para manter a atenção desses alunos em sala de aula.
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A implementação de metodologias ativas de ensino como forma de alcançar melhorias no processo de retenção de aprendizagem
(2023) DUARTE, Felipe Diogo; LODI, Ivana Guimarães
A adoção de metodologias ativas na educação corrobora de maneira sistêmica com a formação de indivíduos e profissionais mais capacitados, cientes de seu papel social, munidos de maiores competências sustentáveis através da execução de práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Diante do exposto, deve-se salientar que o presente estudo tem como objetivo geral, verificar e demonstrar como o uso de metodologias ativas no curso Técnico de Administração, em um Polo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM no Município de Ibiá-MG, colabora para motivar os alunos em seus estudos, tornando-os sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como na retenção de conteúdos. Para a realização deste trabalho foi sugerido que os alunos do Curso Técnico em questão produzissem um Podcast com objetivo de realizar uma pesquisa referente à influência de incubadoras de empresas na criação de novos negócios. Verificou-se que através da aplicação de metodologias ativas de ensino os alunos se tornam sujeitos ativos da aprendizagem, tendo o professor o papel de mediar e facilitar a transmissão dos conhecimentos, proporcionando ao discente uma maior retenção da aprendizagem e também a construção autônoma de seu próprio conhecimento.
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As principais características das pedagogias modernas na prática educativa
(2023) ALMEIDA, Wellington Lellis de; LIMA, Geraldo Gonçalves de
Na história da educação moderna, há um ecletismo pedagógico quanto à função social da escola, que, por razões de ordem sociopolítica, conceberam diferentes concepções de homem e de sociedade. Que tendências pedagógicas são essas? Quais características as diferenciam na prática educativa? O objetivo deste artigo é compreender, de forma simplificada, as características das tendências pedagógicas modernas na prática educativa. Conhecer as pedagogias modernas que caracterizam a prática educativa atual é um estudo importante, porque auxilia o professor na percepção, adequação e aprimoramento do seu trabalho e no reconhecimento da função social e política da educação. Este estudo evidencia que a prática educativa pode ser de transformação social dos sujeitos ou mecanismo de formação puramente moral e intelectual para o convívio social.
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Educação Integral no Ensino Médio Integrado: relato da experiência do IFPR- Campus Jacarezinho
(2023) COSTA, Danusa Freire; PARENTE, Claudia da Mota Daros
O presente estudo encontra-se em andamento no curso de Doutorado em Educação do PPGE/UNESP/MÁRILIA, e faz parte da pesquisa macro sobre as “Ações em Redes de Políticas Públicas no IFPR Campus Jacarezinho: Educação Integral e Formação Humana no Ensino Médio Integrado”. Com sua metodologia baseada na pesquisa bibliográfica e na análise documental, este recorte do estudo tem como principal objetivo relatar a experiência de Educação Integral a partir de uma inovação curricular no IFPR Campus Jacarezinho e suas contribuições para a formação dos estudantes do Ensino Médio integrado. A pesquisa busca chamar a atenção para a importância da implementação da Educação Integral aplicada ao Ensino Médio como política pública, agindo como instrumento de transformação social. Considerando os resultados parciais, especificamente neste estudo bibliográfico, foram utilizados os estudos dos seguintes autores: (PARENTE, 2017); (CORRÊA, H. E. R.; FIORUCCI, R.; PAIXÃO, 2018); (GUARÁ, 2006), (ARAÚJO, A. C.; SILVA, 2015); (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005); analisando as suas falas é possível compreender que quando a Educação Integral, que se trata de um direito para todos os cidadãos, é implementada junto aos jovens do Ensino Médio, ela se torna um importante instrumento para impulsionar e concretizar medidas, além de gerar novas políticas públicas para garantir o acesso e a permanência do estudante na escola, o que resulta na melhoria da qualidade do ensino. Contudo, no caso específico da IFPR Campus Jacarezinho, considerando as especificações do novo currículo, se faz urgente e necessário neste momento, a ampliação da jornada escolar para tempo integral, o que poderá otimizar ainda mais os benefícios provenientes da Educação Integral.
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Editorial
(2023) LODI, Ivana Guimarães
Rubem Alves (2016), já disse que para se entrar numa escola, alunos e professores deveriam passar por uma cozinha. Os cozinheiros bem que podem dar lições aos professores. Foi na cozinha que a Babette e a Tita realizaram suas feitiçarias. Se por acaso, ainda não as conhecem, tratem de conhecê-las: a Babette, no filme “A Festa de Babette”, e a Tita, em “Como Água para Chocolate”. Babette e Tita, feiticeiras, sabiam que os banquetes não começam com a comida que se serve. Eles se iniciam com a fome. A verdadeira cozinheira é aquela que sabe a arte de produzir fome. Ou seja, as experiências exitosas de aprendizagem deveriam sempre se iniciar com uma experiência afetiva, de prazer, de desejo.