Horizontes
URI Permanente para esta coleção
O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.
Descrição
Navegar
Navegando Horizontes por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 207
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma forma de educar na Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa: a circulação de discursos higienistas e eugenistas na revista Seiva (1940 a 1948)(2021) MILAGRES, Pedro de Oliveira; OLIVEIRA, Gabriel Gomes de; BAÍA, Anderson da CunhaEsse estudo objetiva analisar saberes e práticas higienistas e eugenistas que circularam na revista Seiva, e que se tornaram parte do processo educativo da Escola Superior de Agricultura e Veterinária entre os anos de 1940 e 1948. Metodologicamente, está localizado no campo da História Cultural e utiliza dos ofícios do historiador, orientados por Certeau (2015). A eugenia circulou pela revista em suas conformações negativas e positivas, sendo esta última aliada aos preceitos higiênicos. O periódico visava incutir saberes modernos nos esavianos, tornando-os agentes do melhoramento rural, além de veicular saberes elementares aos sujeitos no campo. Considera-se que a revista Seiva se constituiu como parte do processo formativo dos esavianos e de sujeitos rurais, servindo a propósitos da Escola.
- ItemIniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos(2021) GARRUTTI-LOURENÇO, Erica Aparecida; COELHO, Larissa Daniele de JesusApresenta-se o relato da experiência de umgrupo de estudoem um subprojeto do curso de Pedagogiapelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Suaatuação ocorreu em classes bilíngues para alunos surdos de uma escola municipal. Tal experiência elucidou aos graduandos questões implícitas à docência no ensino dessas crianças. O grupo fazia reuniões semanais na universidade, além de observações e intervenções nas classes. Com as intervenções, os licenciandos perceberam a necessidade da Libras para interlocução do professor com os alunos surdos, e a importância dos saberes desses discentes no planejamento de cada atividade. Além disso, eles encontraram estratégias e recursos que potencializaram a visualidade necessária para um melhor ensino aos alunos surdos.
- ItemProfessor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no ensino técnico(2021) AFFONSO, Claudio Roberto Affonso; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos; APARÍCIO, Ana Silvia MoçoO presente artigo tem como objetivo geral investigar os desafios e os obstáculos enfrentados, no processo de indução, de professores iniciantes de uma instituição Estadual de Educação Técnica, localizada na cidade de São Paulo. Na pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, obteve-se apoio dos estudos de Nóvoa (2013), Fiorentini e Crecci (2016), Shulman (2014), Garcia (2010), dentre outros autores que tratam sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e processo de indução. Os resultados apontaram que os professores iniciantes entrevistados anseiam por um processo de indução eficaz, que some às suas práticas, propiciando maior compreensão sobre as atribuições inerentes ao professor técnico.
- ItemUm relato de experiência sobre a aplicação de duas estratégias de ensino para tratar da ética no serviço público brasileiro no município de São Francisco do Conde(2021) Adelmaria Ione dos Santos; Jacqueline Silva da SilvaApresenta a experiência realizada em sala de aula com a aplicação de duas estratégias de ensino: aula expositiva dialogada e Phillips 66 no processo de ensino e de aprendizado sobre ética no serviço público. A aplicação ocorreu com servidores que ocupam a função de assistentes de classe, vinculados a uma Secretaria municipal de um município baiano. Os resultados revelaram que as duas estratégias corroboraram para tornar as aulas mais dinâmicas, desconstruindo o tradicional monólogo na relação professor –aluno. O estudo conclui que a estratégia da aula expositiva traz desafios para os docentes, sendo recomendada em disciplinas de 40 ou 60 horas. Já a Phillips 66 é adequada para resgatar pontos de um tema debatido como também revelar possíveis lacunas no processo de aprendizagem.
- ItemImplicações do método em Gaston Bachelard(2021) BARBOSA, ElyanaEste artigo tem como objetivo mostrar os três momentos do método no pensamento de Gaston Bachelard. Apontar os conceitos epistemológicos no decorrer da sua obra e a necessidade de uma leitura a partir da obra La philosophie du non (1940) para Le nouvel sprit scentifique (1934). Tratam-se de duas obras nas quais o filósofo francês explica sua noção de novo espírito científico, mas também esclarecedoras dos conceitos criados por ele em sua vertente epistemológica. Este trabalho procura ainda demonstrar a sua preocupação com o método nas suas obras completas.
- ItemUma intervenção em uma instituição de longa permanência para idosos: a animação recíproca da discussão(2021) ZITTOUN, Mylène; CLOT, YvesEste artigo trata de um dispositivo de intervenção que visa instituir na organização do trabalho o conflito dialógico sobre a qualidade do trabalho, considerado como um meio de desenvolver especificamente os recursos organizacionais para desenvolver a saúde no trabalho. Através da criação de uma nova função, o profissional de referência5, e da instituição de um dispositivo organizacional –a instância de diálogo sobre o métier(IDM) –, mostra como a divisão hierárquica do trabalho pode ser enriquecida para transformar a organização. Propõe também uma via possível de desenvolvimento na prática da intervenção na clínica da atividade. Baseia-se em uma intervenção realizada desde 2014 em um estabelecimento público médico-social com auxiliares de enfermagem e auxiliares médico-psicológicos da Instituição de Longa Permanência para Idosos e do lar de acolhimento medicalizado para adultos deficientes que fazem parte dessa estrutura. O artigo apresenta como o trabalho inicial de coanálise da atividade dos profissionais em autoconfrontação cruzada permitiu instituir, por um lado, a função do coletivo de trabalho como meio de ação na organização e, por outro lado, as instâncias de deliberação e decisão sobre o métier.
- ItemGênero e educação: dissidências, resistências e transgressões(2021) NASCIMENTO E SILVA, Daniela Grieco; DUARTE, Gustavo de OliveiraEste artigo aborda problemáticas referentes às discussões de gênero no contexto escolar no que tange às conformações culturais que definem e legitimam papéis sociais e reforçam binarismos. A partir de uma pesquisa teórica, são tecidas algumas ponderações sobre a produção e potência da conceitualização do termo gênero e sua relação com as produções das identidades masculinase femininas, especialmente relacionando a atuação do discurso escolar em relação a estas temáticas. Perceber e pensar sobre as relações de poder que interagem na escola é uma forma de opor-se, de gerar resistência e tecer outro olhar, outra escuta, capaz de compreender e acolher as diversidades, vendo-as como uma forma de manifestação da identidade/subjetividade do sujeito.
- ItemClínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia(2021) MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene; LIMA, Anselmo; ALTHAUS, DalvaneO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, seguida de uma explanação de dois métodos que podem ser utilizados nesse processo, a autoconfrontação e a instrução ao sósia. Para exemplificar a sua utilização, serão apresentados dois tipos de ação de intervenção com esses métodos. O primeiro foi realizado com professores universitários de diferentes áreas com o método autoconfrontação; o segundo, com professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino com o método instrução ao sósia, tendo como observadores alunos de licenciatura, futuros professores. Os resultados mostram a importância desses métodos, tanto para formação inicial quanto para formação continuada, tendo os professores como protagonistas de seu trabalho.
- ItemApontamentos históricos sobre a educação marista na cidade de Curitiba (1924 a 1985)(2021) STROPA, Danyelle Vallin; RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque PianovskiEste estudo trata da atuação dos Irmãos Maristas, a partir de sua chegada ao Brasil e de sua vinda ao Paraná, no início do século XX. Como objetivo, procurou-se destacar os documentos guardados no Memorial Marista, que contribuem para apontamentos históricos sobre a atuação da Instituição Marista na educação, em Curitiba. Para tanto, abordou-se o processo histórico de constituição e desenvolvimento das primeiras escolas implantadas em Curitiba –o Instituto Santa Maria e o Instituto Paranaense –, bem como de que forma é constituída a Educação Marista nos documentos da instituição no Paraná. A pesquisa teve abordagem histórica, sendo de caráter bibliográfico e documental. O apoio teórico e metodológico foi buscado em Le Goff (2013).
- ItemCrianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias(2021) FREITAS, Marcos Cezar de; GONÇALVES, Raelen BrandinoCom base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionaise equipamentos de saúde,este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais sãoreivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. Épossível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a doslaudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffmanforam usadas.
- ItemOs programas suplementares do FNDE voltados à ampliação da jornada nas escolas: uma análise da crescente apropriação da racionalidade privatista no currículo do ensino médio em tempo integral(2021) ARAÚJO, Micilane Pereira de; SILVA, Jamerson Antônio de Almeida daEste artigo visa analisar o Programa Ensino Médio Inovador e a Política de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, ambos vinculados à política de reestruturação do currículo e ampliação da jornada escolar. Para situarmos o nosso estudo, tomaremos o exemplo da matriz curricular da rede de ensino do estado de Pernambuco, concentrando a análise na Parte Diversificada e nas Atividades Complementares, espaços onde as duas políticas em questão vêm atuando. Observamos que essas políticas vinculam qualidade educacional às políticas de resultados e à flexibilização curricular, circunstâncias que sinalizam para uma progressiva descaracterização da unicidade entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
- ItemA hegemonia da burguesia industrial brasileira: o caso do ensino técnico profissional (1930-1950)(2021) BORDIGNON, Talita F.; BATISTA, Eraldo LemeNo presente artigo, analisa-se como a burguesia industrial brasileira organizou-se, entre 1930 e 1950, em torno da criação de estratégias que lhe permitiram não apenas fomentar a industrialização do país, como também implementar seu ideário político-econômico. A criação do Instituto de Organização Racional do Trabalho –IDORT e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –SENAI, representam importantes passos para a garantia da hegemonia burguesa. Também avalia como os acordos bilaterais firmados entre Brasil e Estados Unidos para a educação técnica industrial permitiram a interferência dos EUA em assuntos brasileiros. Os argumentos pautam-se em publicações do IDORT e no Decreto-Lei n.9.724/1946 por meio do qual firmou-se o primeiro dos acordos bilaterais mencionados.
- ItemA educação a distância na autoavaliação da Universidade Federal de Goiás – um estudo bibliográfico e documental(2021) FREIRE, Flávia Magalhães; SOUZA, Wendy Caldeira de; LIMA, Daniela da Costa Britto PereiraEste estudo busca compreender como a educação a distância (EaD) é representada na autoavaliação institucional na Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir da análise de instrumentos avaliativos. A pesquisa desenvolvida é do tipo qualitativa, bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu por meio dos documentos disponibilizados pela UFG, por meio da Comissão de Avaliação Institucional (Cavi), em seu site. O período pesquisado engloba os anos de 2006 a 2018. O resultado indica que o desenvolvimento da institucionalização da EaD no âmbito da Universidade ainda está em construção, uma vez que a autoavaliação realizada não contempla as suas especificidades, dificultando o diagnóstico e aprimoramento da modalidade.
- ItemLev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento: uma leitura filosófica e epistemológica(2021) SILVA, Flávia Letícia Soares e
- ItemAmbiguidade e Contradição ou Elogio à Diversidade(2021) CARVALHO, Marcelo deO presente artigo busca apresentar o pensamento de Bachelard enquanto aventura entusiasmante e de grande atualidade, cuja proposta é a abertura dos modos de conhecimento assim como a aceitação da diversidade em si e fora de si. Partimos de três argumentos fronteiriços aqui focalizados como eixos de força da reflexão do filósofo. O primeiro é o da androginia da alma, a partir do tema do devaneio cósmico como encontro consigo mesmo; o segundo argumento diz respeito aos circuitos dinâmicos de oposição, proposta de um novo princípio e método que está diretamente ligado a uma nova crítica que move o foco de atenção do poema ou obra de arte em geral, para a interioridade do leitor ou fruidor; por fim tratamos da Surhumanité como destino de superação permanente que vem a definir a própria noção de humanidade. Percorremos essas três noções para, ao final do artigo, sustentar a ideia da inexatidão enquanto eixo do bachelardismo, ligada à androginia da alma que supera a intolerância, nos educando à aceitar nossas diferenças e as dos outros. Pensamento final que nos permite propor a leitura atenciosa da obra de Bachelard como aprendizado da tolerância e ato de resistência capaz de produzir a metamorfose espiritual prefigurada pelo autor como principal função da poesia.
- ItemConselho municipal de educação: análise do princípio da gestão democrática nas legislações do município de São José de Ribamar/MA(2021) GOMES, Brenda Cristina Ferreira; PIMENTA, Janaina de Araujo; CARDOZO, Maria José Pires BarrosO presente artigo tem por objetivo analisar o quadro normativo relativo à gestão democrática da educação. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, a partir da leitura de autores como Bordignon (2009), Cury (2002; 2000) e Peroni (2008), seguida de pesquisa documental com base na análise das legislações do município de São José de Ribamar -MA. Constatou-se que, embora o princípio de gestão democrática seja preconizado como fundamento que sustenta a organização da educação na esfera local, esse tipo degestão depara-se com dificuldades para ser materializado. O limite que se impõe para a concretização ocorre por meio das normas que não reconhecem os princípios democráticos e não mencionam mecanismos que facilitem ações voltadas para a efetivação da gestão democrática.
- ItemOs desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense(2021) VIEIRA, Rhaiza Ludimila Gomes; MOURA, Jónata FerreiraEste artigo trata dos desafios da produção do TCC de Pedagogia entre 2013 e 2016 em uma universidade maranhense. Realizou-se uma pesquisa documental objetivando analisar os desafios do letramento acadêmico revelados nos TCC dealunos e avaliar o uso das normas da ABNT na escrita e apresentação do texto, do resumo, dascitações e das referências. Analisou-se uma amostra de 56 TCC. Os resultados mostraram que estes foram estruturados nas normas da ABNT e que há algumas dificuldades na escrita do título, no uso de citações e produção do resumo. As dificuldades no uso das relações dialógicas e a sustentação da argumentação fundamentada nos enunciados teóricos foram os elementos com maior destaque. Os discentes necessitam aprender o letramento acadêmico para inserirem-se no espaço universitário.
- ItemEditorial(2021) Nacarato, AdaNós, editoras do periódico Horizontes, procuramos manter nosso comprometimento com autores e leitoresao longo de 2021, mantendo apublicação contínua, de forma a representar mais um veículo de divulgação da produção do campo das Ciências Humanas, especificamente das Ciências da Educação. Foi mais um ano atípico por conta da pandemia da Covid19, tivemos que conciliar todas as nossas atividades remotamente e recebemos um expressivo número de submissões oriundas de diversas universidades brasileiras e algumas do exterior.
- ItemDissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização(2021) ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de; BOTO, CarlotaO objetivo deste artigo é apresentar dissonâncias conceituais que a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC tem adotado a partir da Política Nacional de Alfabetização (2019) e do Programa Tempo de Aprender (2020), desconsiderando as pesquisas científicas realizadas no âmbito das universidades brasileiras. Ao evocar pesquisas internacionais, principalmente do National Reading Painel (2000), a atual Secretaria limita a alfabetização a seu processo metodológico, não levando em conta a importância da dimensão de letramento. Pergunta-seo que está em debate na visão da Sealf,que insiste em não avaliar a importância da formação inicial e continuada de professores de diferentes universidades e de pesquisadores imbuídos de um princípio crítico-político-social,reduzindo o tema a um viés tecnicista do método sintético fônico.
- ItemProfessores da educação básica rumo à uberização ou ao desemprego? Uma análise das relações de trabalho nas escolas estaduais da região metropolitana de Campinas(2021) VENCO, SelmaO presente artigo visa debater a contratação de professores que atuam nos ensinos fundamental II e médio (PEBII), por vias distintas do concurso público, em cada escola estadual nos vinte municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A pesquisa, de caráter documental, analisou o fenômeno, característico da Nova Gestão Pública, à luz da localização das escolas no território e busca interrogá-lo, no sentido de compreender os caminhos futuros da profissão rumo à uberização ou ao desemprego. Verificou-se a existência de estreita relação entre a precariedade nas relações de trabalho e as áreas com maior vulnerabilidade social, em quantidade significativa de municípios.