Horizontes
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O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.
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- ItemDissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização(2021) ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de; BOTO, CarlotaO objetivo deste artigo é apresentar dissonâncias conceituais que a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC tem adotado a partir da Política Nacional de Alfabetização (2019) e do Programa Tempo de Aprender (2020), desconsiderando as pesquisas científicas realizadas no âmbito das universidades brasileiras. Ao evocar pesquisas internacionais, principalmente do National Reading Painel (2000), a atual Secretaria limita a alfabetização a seu processo metodológico, não levando em conta a importância da dimensão de letramento. Pergunta-seo que está em debate na visão da Sealf,que insiste em não avaliar a importância da formação inicial e continuada de professores de diferentes universidades e de pesquisadores imbuídos de um princípio crítico-político-social,reduzindo o tema a um viés tecnicista do método sintético fônico.
- ItemProfessores da educação básica rumo à uberização ou ao desemprego? Uma análise das relações de trabalho nas escolas estaduais da região metropolitana de Campinas(2021) VENCO, SelmaO presente artigo visa debater a contratação de professores que atuam nos ensinos fundamental II e médio (PEBII), por vias distintas do concurso público, em cada escola estadual nos vinte municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A pesquisa, de caráter documental, analisou o fenômeno, característico da Nova Gestão Pública, à luz da localização das escolas no território e busca interrogá-lo, no sentido de compreender os caminhos futuros da profissão rumo à uberização ou ao desemprego. Verificou-se a existência de estreita relação entre a precariedade nas relações de trabalho e as áreas com maior vulnerabilidade social, em quantidade significativa de municípios.
- ItemProdução do conhecimento e resistências na área da educação: contribuições do único mestrado profissional em educação de jovens e adultos no Brasil(2021) VIÑAL JUNIOR, José Veiga; MIRANDA, Helga Porto; PEREIRA, Ana Lúcia NunesApresentamoso levantamento da produção acadêmica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das pesquisasdesenvolvidas com a temática daEJA. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, no contexto do MPEJA, com procedimentos de mapeamento da produção científica, e um grupo de discussão com egressos do Programa. Os resultados apontam o trabalho pioneiro, responsável e significativo que o MPEJA desenvolve, como espaço de produção e difusão do conhecimento, possibilitando transformações na área da EJA, fomentando ações de enfrentamento, e impactando as diferentes Territórios de Identidade na Bahia.
- ItemA institucionalização de sistemas internos de garantia de qualidade, como pilar para o desenvolvimento de processos de autorregulação de IES(2021) DIAS, Juliana da Silva; OLIVEIRA, Cassius Gomes deEste estudo visa analisar os processos regulatórios e avaliativos de instituições portuguesas, por meio dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade, para estabelecer proposições junto ao modelo brasileiro e favorecer os processos de autorregulação. Caracteriza-se tal pesquisa como exploratória, pois se preocupou em identificar fatores determinantes, que contribuíram para a ocorrência dos fenômenos. Na concepção metodológica, configura-se pela escolha do método qualitativo, baseada no aprofundamento da compreensão do que se estuda e da análise dos resultados. Como resposta, o estudo revelou que um processo favorecerá a qualidade na medida em que tenha mecanismos de autorregulação robustos, bem desenvolvidos, de forma contínua, com credibilidade junto à comunidade acadêmica.
- ItemRelação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional(2021) SILVA, Fabrício Oliveira da; TRINDADE, Rosaria da PaixãoO texto objetiva analisar o que afirmam os docentes universitários sobre: i) as necessidades de realizar formação permanente; ii) o desenvolvimento de estratégias de ensino com vistas à promoção de aprendizagens nos estudantes; iii) a disponibilidade dos docentes em auxiliar os discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa revela os resultados de um questionário do tipo survey, aplicado a 338 professores universitários.O estudo permitiu concluir que a relação professor e estudante é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens. Os resultados revelam que os professores variam a metodologia de ensino de acordo com as especificidades do conteúdo a ser ensinado. De igual modo, ensinam estratégias que facilitam o aprendizado dos estudantes.
- ItemA Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais(2021) VELANES, David; BARBOSA, ElyanaO objetivo deste trabalho é refletir acerca da noção de obstáculo epistemológico, de Gaston Bachelard, e o conceito de vícios intelectuais, de Quassim Cassam, face ao contexto educacional. Para tanto, utilizamos, além das ideias dos dois filósofos, a análise de Velanes (2020), em seu artigo Obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais, para quem os dois conceitos são complementares, na medida em que eles se referem a aspectos psicológicos de um sujeito epistêmico. Dessa maneira, este trabalho evidencia de que forma esses dois conceitos contribuem no entendimento do problema da construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem e estreita a relação entre a Filosofia de educação e a Epistemologia.
- ItemBorboletas em lâmpadas: o coletivo escolar e a subjetivação dos educandos(2021) SANTOS, Cláudia Aparecida dos; BERTICELLI, Ireno AntônioEste artigo visa problematizar os modos pelos quais as culturas contemporâneas vêm significando, por suas manifestações, a expressão da vida. Busca refletir sobre a sociedade e, por extensão, a escola e os modos de subjetivação em que se constituem os indivíduos/educandos, bem como identificar alguns dos fatores condicionantes que determinam a existência de modelos paradigmáticos dominantes em cada época. A análise transita por entre a tênue fissura que demarca a modernidade e a pós-modernidade. Assim, busca identificar seus possíveis fluxos e desdobramentos na sociedade líquida a que se reporta Bauman e a manifesta hegemonia do consumo anunciada na sociedade de consumo por Baudrillard.
- ItemAvaliadores Ad Hoc 2021(2021) ANJOS, Daniela dos; LIMA, Maria Elizabeth Antunes
- ItemBrunschvicg, Bergson e Meyerson: influências e contra-influências na filosofia de Bachelard(2021) GUIMARÃES, Gustavo BertocheNeste artigo examinamos as relações do filósofo Gaston Bachelard com três de seus principais interlocutores: Léon Brunschvicg, Henri Bergson e Émile Meyerson. Essas relações são, de certo modo, pedagógicas – afinal, é por meio das interseções e das diferenças que um filósofo constrói o seu pensamento. A ligação entre Bachelard e Brunschvicg é a que existe entre um professor e um aluno: Bachelard parte das suas ideias, mas as ultrapassa, alcançando novos horizontes. Já entre Bachelard e Bergson há algumas diferenças essenciais, que podem ser resumidas no valor oposto que eles conferem à ciência. Quanto à relação entre Bachelard e Meyerson, a diferença fundamental está na defesa da imobilidade ou da transformação da razão humana, tanto do ponto de vista da teoria do conhecimento, quanto do ponto de vista da história das ciências.
- ItemEducação, organização e resistência: o seminário integrador na educação do campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador(2021) KAVALEK, Débora Schmitt; REIS, Ariele Maria Santos dosPara dar sentido aos trabalhos do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, foi proposta a integração dos conteúdos das disciplinas a um eixo integrador. Baseando-se em Freire (1987, 1996) e Morin (1999, 2004), e, através de relato deexperiência, narra-se a implementação do Seminário Integrador, como forma de integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre ao eixo “Educação, Organização e Resistência”. Os educandos operacionalizaramuma ação coletiva e dialógica, relacionando as atividades propostas no Tempo Universidade e no Tempo Comunidade. A pesquisa aborda e demonstra a complexidade do conhecimento e as distintas linguagens de cada área em torno de um mesmo eixo integrador.
- ItemMensagens de educação matemática comunicadas no contexto de uma turma do mestrado profissional em matemática em Rede Nacional(2021) SOUZA, Ilvanete dos Santos de; BARBOSA, Jonei CerqueiraNeste artigo, o objetivo foi identificar e caracterizar que mensagens de educação matemática são comunicadas na prática pedagógica no contexto de uma turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram produzidos por meio de observação, entrevistas e documentos, à luz de constructos da teoria dos códigos de Basil Bernstein. Os resultados sugerem diferentes formas de seleção, sequenciamento e compassamento da prática pedagógica, além de uma variação no enquadramento, tendendo a mais forte ou mais fraco. As mensagens sobre educar matematicamente observadas reforçam o propósito previsto nos documentos oficiais do programa de que a “melhoria da prática pedagógica” acontece por meio do “domínio aprofundado de conteúdo matemático”
- ItemDesenvolvimento do senso numérico em crianças de um 1º ano do ensino fundamental(2021) BORTOLUCCI, Marina de Souza; ANDRADE MEGID, Maria Auxiliadora BuenoEste artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do senso numérico em um 1º ano do Ensino Fundamental, a partir do uso do jogo Forma Dez. Entendemos senso numérico como uma forma personalizada de lidar com os números e as operações e que seu desenvolvimento é perceptível pela maneira como cada um estabelece relações numéricas eapresenta estratégias de cálculo. A metodologia utilizada é de natureza interventiva, caracterizada como pesquisa da própria prática. Para a análise, foram escritas narrativas a partir das videogravações do jogo desenvolvido com a turma. O jogo revelou-seuma prática que pode colaborar para o estabelecimento de relações numéricas, contribuindo para o desenvolvimento do senso numérico. No entanto, as mediações de qualidade do professor são fundamentais.
- ItemElementos de psicologia geral e do trabalho em relação biunívoca(2021) FALCÃO, Jorge Tarcísio da RochaO presente artigo alude à relação necessária entre qualquer domínio de aplicação específico da psicologia e uma psicologia geral. O objetivo central do presente artigo é contribuir para a proposição de uma psicologia geral capaz de fazer face à crise que presidiu seu surgimento, bem como refletir sobre a plausibilidade de uma psicologia do trabalho que se referencia por psicologia histórico-cultural. Cogeneticamente, a psicologia do trabalho aqui apresentada oferece dados empíricos e operadores teóricos específicos que avaliamos podem contribuir para o adensamento da psicologia geral à qual se filia. A relação que se estabelece entre tal psicologia do trabalho e a psicologia geral que lhe referencia é apresentada como aspecto crucial que pode vir a contribuir para a relevância da psicologia como prática profissional e domínio de conhecimento.
- ItemUm relato de experiência no canal Bachelard Brasil- Youtube(2021) PEREIRA, André Jorge Campello RodriguesPara Bachelard, a imaginação não é um conceito confuso, não é uma irracionalidade, e não é um resíduo da percepção. Ela tem existência própria e foi a autonomia de conceitos que Bachelard destacou na imaginação. Desoille e Bachelard foram contemporâneos, ambos nasceram nos últimos anos do século XIX, ambos viveram até os anos 60 do século XX, ambos tinham uma formação em matemática (Bachelard era matemático e Desoille era engenheiro), e ambos lutaram na 1ª guerra mundial. Ambos apreciavam o diálogo amigável e eram refratários a toda tentativa de manipulação.Uma terapia baseada na imaginação necessita de apoiar-se em um bom diálogo, que seja uma relação de sujeito a sujeito, de pessoa a pessoa, de consciência a consciência, e não uma relação sujeito-objeto, uma relação científica.
- ItemA hermenêutica de Gaston Bachelard(2021) CÉSAR, Constança MarcondesO texto está divido em dois momentos: primeiramente, trato de informar aos leitores o meu encontro com a filosofia de Gaston Bachelard e minha trajetória na filosofia bachelardiana; segundo, apresento a hermenêutica bachelardiana, sua constituição e sua distinção de outros hermeneutas na história da filosofia
- ItemO papel dos afetos na atividade docente a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio(2021) MORAES, Rozania Maria Alves de; CLEMENTE, Marina Cavalcanti Tavares; BESSA, Luciana PeixotoEste estudo é parte de uma pesquisa em curso e expõe uma discussão acerca do papel dos afetos na atividade de um professor de português numa escola de ensino médio, onde também atua como professor diretor de turma. A partir de estudos de Clot, baseando-se nas teorias de Spinoza e deVigotski, refletimos sobre a questão dos afetos na atividade e também evocamos alguns conceitos da filosofia bakhtiniana da linguagem. O objetivo é analisar como os afetos se manifestam pela atividade linguageira desse professor em uma situação de autoconfrontação. Foi possível perceber o quanto os afetos atravessam a atividade desse professor que, por sua vez, está muito relacionada à atividade dos alunos, evocando, assim, um posicionamento efetivamente alteritário por parte do docente e uma espécie de “ciclo de afetação” ou aquilo que Clot nomeia de “coafetação”.
- ItemPor que estudar Bachelard?(2021) BULCÃO, MarlyLendo Bachelard criamos novas ideias. Sua filosofia é instigante, é desconcertante, eu diria que é, até mesmo, uma filosofia ousada. Ousada porque remete o leitor a uma atitude transgressora. Bachelard nos propõe transgredir pressupostos da tradição francesa, da tradição filosófica europeia, sempre no sentido de chegar a ideias inovadoras. Lendo Bachelard somos conduzidos a um reino filosófico inteiramente novo. Bem diferente dos filósofos seus contemporâneos, que por serem acadêmicos, eram também formalistas, Bachelard violenta hábitos que tínhamos e que considerávamos sólidos, afasta certezas adquiridas e nos impulsiona em direção à novidade e à construção de um futuro intelectual mais iluminado. Lendo Bachelard criamos novas ideias. Sua filosofia é instigante, é desconcertante, eu diria que é, até mesmo, uma filosofia ousada. Ousada porque remete o leitor a uma atitude transgressora. Bachelard nos propõe transgredir pressupostos da tradição francesa, da tradição filosófica europeia, sempre no sentido de chegar a ideias inovadoras. Lendo Bachelard somos conduzidos a um reino filosófico inteiramente novo. Bem diferente dos filósofos seus contemporâneos, que por serem acadêmicos, eram também formalistas, Bachelard violenta hábitos que tínhamos e que considerávamos sólidos, afasta certezas adquiridas e nos impulsiona em direção à novidade e à construção de um futuro intelectual mais iluminado.
- ItemFormação e aprendizagem docente: como os professores aprendem a ser professores?(2021) RODRIGUES, Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues; SOCORRO, Maria do; REGINA, KátiaNeste estudo busca-se analisar que concepções de aprendizagem docente se constituem na visão de professores em exercício. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com seis professores, que, através de suas narrativas, evidenciaram a experiência cotidiana como elemento determinante do aprendizado docente. Tal aprendizado é permeado pelo desejo de ser ou não professor, pelas angústias da trajetória docente e pela relação entre teoria e prática. Constatou-se que a reflexão sobre a aprendizagem docente é necessária, principalmente analisada pela perspectiva do professor. Os cursos de formação precisam conhecê-las e considerá-las para oportunizar um conhecimento significativo, que venha a contribuir com o trabalho docente.
- ItemDa formação inicial ao ingresso na carreira docente: um diálogo luso-brasileiro(2021) FELÍCIO, HelenaEste trabalho analisa as representações que os professores, egressos do curso de formação de professores de uma universidade pública brasileira e uma universidade portuguesa, fazem do seu processo de formação inicial, considerando a sua experiência profissional. As informações foram recolhidas por meio de um questionário disponibilizado on-line. Em ambos os contextos os professores reconhecem as positividades e as limitações dos cursos de formação inicial, enfatizando o papel da prática pedagógica e do estágio supervisionado como facilitador deste processo. Os resultados apontam para a necessidade de pensar o currículo de formação em rede que considere a articulação entre universidade e escola de educação básica, a fim de que a transição de estudante à profissional seja menos impactante.
- ItemEstudo do verbo em livros didáticos: excesso permanente de metalinguagens para crianças(2021) SILVA, Wagner Rodrigues; ANDRADE, Ayne Almeida; BATISTA-SANTOS, Dalve OliveiraInvestigamos uma proposta de trabalho pedagógico com conteúdo gramatical em uma coleção de livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, no tocante à classe morfológica dos verbos. Investigamos o manual do professor da coleção selecionada, além dos cinco volumes didáticos destinados aos alunos. Os resultados revelaram que três livros apresentam um trabalho pedagógico sistematizado sobre formas verbais e informado por atividades metalinguísticas. Os verbossão focalizados em textos completos ou, inclusive, em excertos selecionados. As noções de gêneros textuais não influenciaram diretamente o enfoque gramatical, diferentemente do recomendado na literatura científica de referência e em diretrizes curriculares oficiais.