Horizontes
URI Permanente para esta coleção
O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.
Descrição
Navegar
Navegando Horizontes por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 136
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA atuação de professores de educação física no ensino remoto em um CEJA do interior do Ceará(2022) LIMA, Paulo Rogério de; OLIVEIRA, Genira Fonseca de; AZEVEDO, Maria Raquel de CarvalhoO objetivo deste estudo foi compreender como se encontra a atuação dos professores de Educação Física de um dos Centros de Educação de Jovens e Adultos do interior do Estado do Ceará no contexto do ensino remoto. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa em que utilizamos um questionário organizado e estruturado via Google Forms. Notamos, a partir dos resultados, que os professores têm utilizado algumas ferramentas tecnológicas para a mediação das aulas remotas, com destaque para o uso do aplicativo do WhatsApp. Percebemos ainda, que os docentes relataram dificuldades relacionadas à falta de domínio em manusear algumas ferramentas tecnológicas e a tarefa de manter os alunos concentrados nas interações virtuais.
- ItemA atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática(2023) ALVES, Mayara Ferreira; GUEDES, Lívia Couto; SILVA, Givanildo daA educação é um campo em construção, passando por diversas mudanças, as quais podem ser observadas no cenário das políticas educacionais brasileiras. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a atuação dos Conselhos Escolares para a prática da gestão democrática. A metodologia utilizada esteve pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturas com conselheiros escolares de três escolas públicas do município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que a gestão democrática é um princípio que necessita de participação, de autonomia e de descentralização na escola, a partir da presença dos diferentes segmentos, garantindo-lhes poder de reflexão, de debates e de decisão.
- ItemA constituição da palavra na área de Filosofia: um cenário da escrita acadêmica em Moçambique(2023) FONSECA, Janaína Zaidan BicalhoFaceà crisena produção de conhecimento do Ensino Superior, objetiva-seanalisar e considerar o modo como se processam a escrita e a construção de conhecimento no âmbito de uma universidade moçambicana. Assim, selecionaram-se10 projetos de doutorado em Filosofia e analisou-se–assente naabordagem dialógica da linguagem,nos estudos sobre a escrita acadêmica e na produção de conhecimento–um deles. Os dados apontampara uma tendência de definições conceituais epara uma impressão de harmonia entre as vozes teóricas que compõem o projeto. Os momentos em que a aparente voz do autor se sobressaimostrama existência de uma heterogeneidade constitutiva, em que a negação ou a afirmação de conceitos se dá por meio da legitimação de vozes que não são referenciadas no curso da escrita.
- ItemA educação a distância na autoavaliação da Universidade Federal de Goiás – um estudo bibliográfico e documental(2021) FREIRE, Flávia Magalhães; SOUZA, Wendy Caldeira de; LIMA, Daniela da Costa Britto PereiraEste estudo busca compreender como a educação a distância (EaD) é representada na autoavaliação institucional na Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir da análise de instrumentos avaliativos. A pesquisa desenvolvida é do tipo qualitativa, bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu por meio dos documentos disponibilizados pela UFG, por meio da Comissão de Avaliação Institucional (Cavi), em seu site. O período pesquisado engloba os anos de 2006 a 2018. O resultado indica que o desenvolvimento da institucionalização da EaD no âmbito da Universidade ainda está em construção, uma vez que a autoavaliação realizada não contempla as suas especificidades, dificultando o diagnóstico e aprimoramento da modalidade.
- ItemA educação é uma ciência? Reflexões acerca de seu estatuto epistemológico e metodológico(2022) BADY, Janaína Bueno; LIMA, Adriano do Carmo Flores de; SILVA, Denise Regina Quaresma da
- ItemA ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular: diálogos interinstitucionais(2023) SOUZA, Tiago Zanquêta de; NOVAIS, Gercina Santana; VASCONCELOS, Valéria Oliveira deO objetivo deste ensaio é o de refletir sobre a ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular, constituída a partir de experiências decorrentes dos movimentos de enfrentamento político-epistemológico e da valorização de saberes e métodos plurais de produção de conhecimentos. Como consonância desse pensamento, apresentam-se algumas articulações entre nossos quefazeres cotidianos como pesquisadores(as) em programas Stricto Sensu. Partilham-se experiências e práticas comuns em que a formação ética se erige na aproximação da realidade como ponto de partida/chegada, alicerçada no diálogo, no respeito e na confiança mútuos, com clara intencionalidade política, baseada na justiça e na busca por autonomia no sentido de Ser Mais.
- ItemA formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores(2022) NOGUEIRA, Adrinelly; BORGES, Maria CéliaEste estudo teve como objetivo entender a formação continuada enquanto política pública em um município do Triângulo Mineiro. Baseou-se em uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados os seguintes: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa empírica utilizou-se questionários online como instrumentos para a coleta de dados. Conclui-se que para os professores e gestores políticas públicas são ações e programas desenvolvidos para atender às necessidades e interesses do povo. Constatamos que existe um projeto de formação continuada para os professores no município, mas são necessárias novas perspectivas em relação às políticas públicas e práticas educativas da rede
- ItemA formação continuada segundo os (as) professores (as) do ensino médio no norte do Tocantins: forma, finalidade e conteúdo(2021) QUEIROZ, Hélida Brilhante de Jesus; Locatelli, CleomarO presente artigo trata da formação continuada para os (as) professores (as) da educação básica. O objetivo é analisar as concepções e as possíveis indicações para o desenvolvimento profissional permanente a partir da/na manifestação dos (as) professores (as) do ensino médio. O estudo coletou informações junto ao quadro docente da rede estadual de ensino do norte do Tocantins, aplicando 110 questionários. As respostas revelam que, para a maioria dos participantes da pesquisa, a formação continuada deve complementar o processo formativo, sendo aperfeiçoamento ou aprimoramento profissional, realizada no médio prazo e em espaço escolar. Os principais interesses de estudos são os temas específicos das áreas de conhecimento e aqueles relativos às especificidades do trabalho docente.
- ItemA hegemonia da burguesia industrial brasileira: o caso do ensino técnico profissional (1930-1950)(2021) BORDIGNON, Talita F.; BATISTA, Eraldo LemeNo presente artigo, analisa-se como a burguesia industrial brasileira organizou-se, entre 1930 e 1950, em torno da criação de estratégias que lhe permitiram não apenas fomentar a industrialização do país, como também implementar seu ideário político-econômico. A criação do Instituto de Organização Racional do Trabalho –IDORT e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –SENAI, representam importantes passos para a garantia da hegemonia burguesa. Também avalia como os acordos bilaterais firmados entre Brasil e Estados Unidos para a educação técnica industrial permitiram a interferência dos EUA em assuntos brasileiros. Os argumentos pautam-se em publicações do IDORT e no Decreto-Lei n.9.724/1946 por meio do qual firmou-se o primeiro dos acordos bilaterais mencionados.
- ItemA implementação da gestão escolar democrática na escola pública paulista em discussão(2022) MIRANDA, Nonato Assis de; SANTANA, Maria Aparecida NobreEsta pesquisa de natureza qualitativa, buscou identificar e analisar a implementação da gestão escolar democrática na Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc). Os dados foram obtidos por meio da realização de um Grupo de Discussão com seis diretores dessa rede de ensino. Os resultados mostram que a gestão escolar democrática, na escola pública paulista, embora ainda seja um processo em construção, portanto, não consolidado, é possível e não uma utopia. Os diretores com menos tempo de experiência mostram-se mais abertos às mudanças e à proposição de alternativas para ampliar a participação das famílias na gestão escolar numa perspectiva mais democrática. Os gestores veteranos, embora defendam a gestão democráticas são mais reticentes às mudanças no cotidiano escolar.
- ItemA institucionalização de sistemas internos de garantia de qualidade, como pilar para o desenvolvimento de processos de autorregulação de IES(2021) DIAS, Juliana da Silva; OLIVEIRA, Cassius Gomes deEste estudo visa analisar os processos regulatórios e avaliativos de instituições portuguesas, por meio dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade, para estabelecer proposições junto ao modelo brasileiro e favorecer os processos de autorregulação. Caracteriza-se tal pesquisa como exploratória, pois se preocupou em identificar fatores determinantes, que contribuíram para a ocorrência dos fenômenos. Na concepção metodológica, configura-se pela escolha do método qualitativo, baseada no aprofundamento da compreensão do que se estuda e da análise dos resultados. Como resposta, o estudo revelou que um processo favorecerá a qualidade na medida em que tenha mecanismos de autorregulação robustos, bem desenvolvidos, de forma contínua, com credibilidade junto à comunidade acadêmica.
- ItemA meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014 - 2024) na rede municipal de Fortaleza(2022) FORTUNATTI, Keifer; SOUSA, Ruani Cordeiro de; VIDAL, Eloisa MaiaO artigo analisa a política de educação em tempo integral na rede municipal de Fortaleza no período de 2014 a 2020, visando o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação. Trata-se de um estudo de caso de natureza quantitativa, com uso de estatística descritiva e dados das Sinopses Estatísticas da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados mostram que a rede municipal atingiu os indicadores previstos na meta 6 por meio de diferentes estratégias para a oferta de educação em tempo integral já no início da vigência do Plano, incluindo a diversificação de programas de jornada ampliada como o Mais Educação e outros, próprios da rede municipal, e a criação de escolas de tempo integral.
- ItemA política pública de educação e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Manaus/AM: desafios diante das legislações(2021) CACAU, Claudiney Lofiego; OLIVEIRA, Márcio de; SILVA, Iolete Ribeiro daA violência sexual é uma violação de Direitos Humanos de crianças e adolescentes muito frequente no Brasil e tem ocupado significativo espaço na grande mídia e debates acadêmicos. Esta pesquisa buscou compreenderquais são as responsabilidades da política pública de educação no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentescom base na Lei nº 13.431/2017 e Decreto nº 9.603/2018. Também buscou-se identificar se estas legislações dialogam com as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação do município de Manaus/AM. Após a análise do PME do município de Manaus/AM, verificou-se que apenas uma única estratégia de ensino –estratégia 7.25 –menciona a questão da violência sexual, configurando um contexto de diálogo e debate de pouca visibilidade no âmbito escolar.
- ItemA Primeira República e o Ensino de Química no Brasil(2023) RIGUE, Fernanda Monteiro; CORRÊA, Guilherme CarlosBusca-se, por meio de uma perspectiva genealógica (FOUCAULT, 1979), apresentar o jogo de forças que configura a estratégia de instauração da Química na escola na Primeira República no Brasil. A analítica proposta percorre uma historicidade que demonstra os atravessamentos econômicos e políticos que contribuíram com uma nova orientação educativa para pensar a escolarização no Brasil, perpassando pela Reforma Benjamin Constant, pelo Período Getulista, por Francisco Campos e pela Escola Nova. O entrelaçar dessas forças e iniciativas possibilita o surgimento e a popularização de um Ensino de Química escolar fortemente influenciado pelas duas Guerras Mundiais, no qual a Química começa a tomar maior destaque enquanto disciplina nos currículos escolares ao final do período republicano brasileiro.
- ItemA universidade no horizonte de estudantes oriundos de escola pública: um estudo qualitativo sobre a permanência(2022) MATTOS, Hellen Cristina Xavier da Silva; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira GalanEste artigo analisa a permanência dos estudantes oriundos de escola pública que compõem o novo perfil universitário brasileiro, resultante da implementação da Lei de Cotas de 2012. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários e os dados foram analisados a partir das contribuições de Pierre Bourdieu e de pesquisas sobre a permanência universitária. Identificamos que a principal dificuldade na permanência se refere à ausência de conteúdos escolares e de um habitus de estudo. Apesar do respaldo assistencial, ainda não há apoio efetivo dos professores e coordenadores de cursos, o que fortalece a ideologia do dom e a legitimação das desigualdades sociais. Considera-se que a efetivação da permanência universitária necessita, também, de ações de apoio acadêmico.
- ItemA(s) infância(s) e as questões éticas e epistemológicas na pesquisa com crianças(2023) TAVARES, Maria Tereza Goudard; LISBOA, Adrielle; CARDOSO, Carla Verônica CorrêaEste artigo é fruto de estudos e debates realizados por pesquisadores e pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Diversidade Cultural (Gifordic) acerca de questões éticas e epistemológicas presentes na pesquisa com crianças. O texto busca problematizá-las diante dos procedimentos teóricos e metodológicos adotados em investigações realizadas pelo Gifordic no campo da Educação Infantil, discutindo trabalhos que abordam o direito à cidade de crianças que vivem e produzem suas educabilidades em periferias urbanas, especialmente na cidade de São Gonçalo/RJ. Pensamos ser necessário aprofundar a concepção da ética nas pesquisas com crianças como uma experiência de conhecimento.
- ItemApontamentos históricos sobre a educação marista na cidade de Curitiba (1924 a 1985)(2021) STROPA, Danyelle Vallin; RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque PianovskiEste estudo trata da atuação dos Irmãos Maristas, a partir de sua chegada ao Brasil e de sua vinda ao Paraná, no início do século XX. Como objetivo, procurou-se destacar os documentos guardados no Memorial Marista, que contribuem para apontamentos históricos sobre a atuação da Instituição Marista na educação, em Curitiba. Para tanto, abordou-se o processo histórico de constituição e desenvolvimento das primeiras escolas implantadas em Curitiba –o Instituto Santa Maria e o Instituto Paranaense –, bem como de que forma é constituída a Educação Marista nos documentos da instituição no Paraná. A pesquisa teve abordagem histórica, sendo de caráter bibliográfico e documental. O apoio teórico e metodológico foi buscado em Le Goff (2013).
- ItemAs brincadeiras lúdicas e a formação de crianças(2022) GOMES, Cleomar Ferreira; CARVALHO, Eva Laura Silva Fortes; MIZUSAKI, Renata Aparecida CarboneO texto que ora se apresenta intenta uma reflexão sobre a importância que tem os jogos e as brincadeiras na vida de crianças em seus estágios de formação e de desenvolvimento geral. Essas atividades lúdicas são muito requisitadas por professores(as) de Educação Física e de Pedagogia, que supõem, a partir de suas crenças, que esses eventos podem tornar o trabalho mais leve. Teóricos do jogo e da brincadeira servem de apoio para pavimentar uma teoria. Como suspeita de serventia pedagógica, foram ouvidos alguns professores(as) em suas práticas com o uso desses jogos. O resultado é sempre positivo: o de acharem que essas atividades são indispensáveis no labor pedagógico de cada um(a).
- ItemAs contribuições da formação continuada para o ensino superior em um centro universitário de Maceió/AL(2022) MAURICIO, Glauber Marques de Magalhães; SCHMITD, Leonete Luzia SchmitdEste artigo tem como objetivo conhecer as contribuições do programa de formação continuada ofertado aos professores de ensino superior para a realização de seu trabalho pedagógico em sala de aula. Trata-se do resultado de uma pesquisa de campo e documental realizada em um centro universitário. Entre os resultados, destaca-se que os professores consideram que as atividades de formação continuada na instituição de ensino superior contribuem para a melhoria de sua prática pedagógica; que a formação continuada proposta consiste em atividades pontuais e desarticuladas entre si; e que, para ser denominado programa de formação continuada e contribua para a constituição da identidade docente, necessita de reformulações.
- ItemAs múltiplas facetas do currículo escolar permeado pela reflexividade narrativa na formação de professores(as)(2023) MORAIS, Joelson de SousaO texto foi produzido como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação e mostra a importância de evocar a experiência do sujeito-autor na construção de conhecimentos e no aprimoramento da formação docente pela narração. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: escritas narrativas, itinerários de leitura e diário de pesquisa. O objetivo é compreender os processos formativos da docência trilhados no contexto da produção dos itinerários de leitura mediatizados pela escrita narrativa (auto)biográfica. A pesquisa mostrou que a reflexividade narrativa na formação doutoral revelou um conjunto de possibilidades potenciais de formação, transformação e aprendizagens que modificam o sujeito na construção de conhecimentos de si e da vida.