Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
URI Permanente para esta coleção
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 798
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item15 anos pensando a Educação Escolar em Ibero-América(2020) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson SantosPassados 15 anos da assinatura do Convênio de Colaboração Acadêmica entre a UNESP – através da sua Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara – e Universidade de Alcalá de Henares – através do Departamento de Ciências da Educação –, celebra-se aqui a constituição de um grupo de investigadores que vêm se dedicando a pensar, escrever, analisar e propor iniciativas para a Educação Escolar no território ibero-americano.
- Item50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio(2017) CUNHA, Carolina Rodrigues; FORTUNATO, IvanEste trabalho é o relato de uma conversa sobre Célestin Freinet que os autores tiveram com a professora Rosa Maria Whitaker Sampaio, uma das pioneiras a trabalhar com a Pedagogia Freinet no Brasil e uma de suas maiores defensoras. T
- ItemA abordagem rogeriana como uma possibilidade de intervenção, prevenção e combate ao bullying(2016) BARBOSA, Rone Aparecido Dias; BARROS, Bruna Paes deO bullying é um fenômeno que acontece nas escolas e que se tornou evidente principalmente nas últimas décadas. O modo como os profissionais atuantes na educação lidam com as relações interpessoais no ambiente escolar pode ser decisivo na prevenção e no combate a esse fenômeno, que pode causar grandes consequências aos envolvidos em sua ocorrência.
- ItemA adoção do SISU e a evasão na Universidade Federal de Uberlândia(2017) BARBOSA, João Paulo Gomes; PORTILHO, Lucio Antonio; MIRANDA, Gilberto José; TAVARES, Marcelo TavaresO principal objetivo do trabalho foi verificar a evolução do percentual de alunos evadidos nos anos antes (2006 a 2010) e depois (2011 a 2014) da adoção do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de uma pesquisa documental. Os dados relativos à evasão foram obtidos com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da instituição.
- ItemA alfabetização Matemática e as práticas de numeramento na Comunidade Quilombola de São Félix: a pedagogia crítica e o currículo em ação(2020) SANTOS, Denília Andrade Teixeira dos; ZANARDI, Teodoro Adriano CostaOs saberes-fazeres matemáticos difundidos pelos moradores de comunidades quilombolas são contemplados nas práticas didático-pedagógicas, cotidianamente executadas em sala de aula? Como as diretrizes curriculares, que orientam os conteúdos escolares na Educação Básica, contemplam esses saberes? Essas questões, dentre outras, compõem uma pesquisa realizada de 2016 a 2018 em uma comunidade quilombola em Minas Gerais, apresentando, como objetivo principal, as práticas de Numeramento propostas aos estudantes em processo de alfabetização.
- ItemA alfabetização no ensino fundamental de nove anos no contexto das políticas educacionais: alguns desafios para reflexão(2016) SCHMIDT, Leonete Luzia; AGUIAR, Letícia CarneiroO artigo faz reflexões sobre os desafios que a perspectiva da alfabetização com letramento apresenta para os três primeiros anos do Ensino Fundamental, no contexto das políticas de ampliação deste ensino, sobretudo num momento em que a Lei nº 11.274/06 (BRASIL, 2006) completa dez anos de sua promulgação, e na qual foram definidos os três primeiros anos como tempo destinado à alfabetização e letramento.
- ItemA apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo(2016) FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; FRANCO, Sandra Aparecida PiresO artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento, a qual tem como objetivo investigar as possíveis práticas de leitura presentes na realidade de alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio e as possíveis mudanças obtidas após a realização de um grupo de estudos com os professores de Língua Portuguesa e suas intervenções em sala de aula. Aqui, buscou-se analisar o desenvolvimento do grupo de estudo e as possibilidades de formação teórica consistente para práxis transformadora.
- ItemA arte de viver junto(2019) DAMASCO, Denise Gisele de BrittoNessa resenha, discute-se sobre as discriminações vivenciadas em sociedade.
- ItemA atividade discente na universidade: caracterização dos estudantes e impactos da produtividade acadêmica(2016) OLIVEIRA, Maísa Aparecida; FERNANDES, Maria Cristina Silveira GalanO artigo analisa o perfil e o impacto da produtividade acadêmica na formação dos estudantes universitários. Utilizou-se a aplicação de 120 questionários a estudantes de graduação pertencentes a três Centros de Ciências de uma IFES, sendo analisados com o processo de categorização dos conteúdos semânticos fundamentados em perspectivas críticas.
- ItemA atualidade da proposta pedagógica de Célestin Freinet(2017) ELIAS, Marisa Del CioppoO objetivo deste artigo é mostrar que a Pedagogia Freinet pode auxiliar o professor na educação das crianças e jovens da atualidade.
- ItemA avaliação da educação superior: um estudo sobre os determinantes de desempenho(2016) LEPCHAK, Alessandro; OLIVEIRA, André Júnior de; FRAGALLI, Adriana; SCARPIN, Jorge EduardoDiante das exigências da sociedade, nota-se a evolução dos investimentos em educação superior nos últimos anos no Brasil. O objetivo do estudo foi identificar fatores que influenciam nos indicadores de desempenho da educação superior.
- ItemA avaliação revisitada: novos espaços do político e do pedagógico na gestão educacional(2019) GHISLENI, Ana Cristina; COSTA, Daianny MadalenaO artigo analisa a abordagem do projeto político-pedagógico (PPP) da mantenedora de uma rede municipal no que tange à avaliação.
- ItemA brincança dos Embelêcos: vozes políticas e epistemológicas dos subalternos(2020) SANTANA, Lindiane de; LUCINI, MarizeteEsse texto apresenta a brincança dos Embelêcos de Moita Bonita-SE como uma prática cultural que, na perspectiva dos brincantes, é subversiva e revolucionária.
- ItemA busca da interdisciplinaridade nas disciplinas de projeto arquitetônico no curso de graduação em arquitetura e urbanismo(2016) MARTINS, Djanine Dolovet; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de LimaO presente artigo se constitui como trabalho final do Curso de Pós - Graduação: “Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem”, ofertado em uma Universidade da rede privada situada no município de Presidente Prudente/SP. O intuito deste trabalho é o de apresentar como a disciplina de Projeto Arquitetônico, especificamente, do curso de Arquitetura e Urbanismo ofertado pela referida Universidade, necessita e depende de uma organização interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas da grade curricular do curso.
- ItemA categoria marxista conteúdo e forma na leitura literária(2017) FRANCO, Sandra Aparecida Pires; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim SimõesEste estudo analisa a obra Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, em adaptação publicada em 2013.
- ItemA colaboração facilitando o processo de difusão das experiências vividas no programa professores para o futuro: relatos de experiências(2018) PASSOS, Marize Lyra Silva; VIEIRA, Azenaide Abreu Soares; COSTA, Conceição de Maria CardosoEste trabalho faz um breve relato do processo de difusão dos conhecimentos adquiridos pelos professores brasileiros durante a fase final do curso na Finlândia: VET (Vocational Education and Training) Teachers for the Future - Professional Development Certificate - Cohort III (2016).
- ItemA concepção de mulher retratada pelos diferentes gêneros musicais: propostas de pesquisas em políticas de identidades e identidades políticas(2018) GODOY, Diego Azevedo; ROSSI, Célia ReginaEsta pesquisa se fundamenta pela ótica da Psicologia Social Dialética de Lane (1984), passando por autores como: Goffman (1977), (2004), Ciampa (1977), (2002), Honneth (2003), Habermas (1983) e principalmente os pressupostos da teoria da Identidade de Ciampa (2007).
- ItemA concepção docente em uma experiência de educação infantil inclusiva: um estudo de caso(2019) SALTO, Mariana Picchi; CARNEIRO, Relma Urel CarboneCom a efetividade da Educação Infantil inclusiva, são disponibilizadas as condições necessárias para que as crianças se desenvolvam integralmente, assim como ocorre a formação de uma nova geração, livre de preconceitos sobre o outro.
- ItemA construção da pedagogia universitária da unipampa nos primeiros anos de criação - visão institucional(2018) ROSSI, Caren; LEAL, Alzira Elaine Melo; KNOLL, Katiane Rossi HaseleinRefere-se a uma investigação desenvolvida em 2015, que teve como objetivo compreender como se construiu a pedagogia universitária na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA nos primeiros anos de criação da Instituição. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com finalidade descritiva e enfoque metodológico qualitativo.
- ItemA construção da relação creche-família no berçário: contribuição da pesquisa-formação(2017) BAHIA, Celi Costa; MOCIUTTI, SolangeEste estudo objetivou refletir sobre a relação creche-família em uma Unidade de Educação Infantil e analisar a contribuição da pesquisa-formação na construção de práticas que favoreçam tal relação. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação.