Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
URI Permanente para esta coleção
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 798
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil(2016) FANCHINETTI, Tamiris Aparecida; NASCIMENTO, Beatriz A. Barboza do; GIROTO, Claudia Regina MoscaA atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, épreponderantepara a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização.
- ItemO desafio do ensino da leitura no contexto contemporâneo(2016) BELINTANE, ClaudemirO objetivo do presente trabalho é apresentar alguns resultados de uma pesquisa longitudinal (2011-2014) cujo tema é a alfabetização e o ensino da leitura no Fundamental I, levando em conta o regime de ciclos.
- ItemImportancia del trabajo social en la intervención socio-educativa de la educación sexual(2016) QUIROZ A., Sandra; SEPÚLVEDA Q., PaulaIn education the figure of Social Services, is in a process of maturation-recognized, especially in terms of functions and professional work. Currently in the school social worker is carrying out his work in interdisciplinary teams of teachers, psychologists and other related educational field professionals, the development of actions, often passively and quietly.
- ItemCoreografias didáticas: reflexões acerca dos encaminhamentos docentes em sala de aula para o ensino-aprendizagem nas artes visuais(2016) MIRANDA, Vivian Castro de; VEIGA, Adriana Moreira da RochaEste texto tem como tema a reflexão sobre as estratégias didáticas na perspectiva das chamadas “coreografias didáticas”, resultantes dos procedimentos empregados em sala de aula. O objetivo é refletir sobre os encaminhamentos docentes, no recorte da pedagogia universitária.
- ItemApontamentos iniciais sobre qualidade educacional: resultados do IDEB e fatores socioeconômicos(2016) MELLO, Liliane Ribeiro de; BERTAGNA, Regiane HelenaEste trabalho aponta uma discussão inicial sobre a qualidade da educação brasileira obtida através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi elaborado a partir da abordagem qualitativa com análise documental e bibliográfica, utilizando dados do IDEB, taxas de analfabetismo, Produto Interno Bruto per capita, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados brasileiros.
- ItemConteúdo e forma, razão e sensibilidade no processo de ensino-aprendizagem(2016) NEUVALD, Luciane; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo LiraPretende-se refletir sobre a relação entre conteúdo e forma a partir do par conceitual razão e sensibilidade. Entende-se que a experiência estética abre espaço para o diálogo entre os dois elementos que compõem o último par conceitual, contribuindo para que a relação entre conteúdo e forma resista ao dualismo e à espetacularização do ensino.
- ItemO cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento(2016) SOUZA, Sidclay Bezerra de; SIMÃO, Ana Margarida Veiga; FERREIRA, Paula da Costa; PAULINO, Paula; FRANCISCO, Sofia MateusO presente artigo buscou, por um lado, descrever como os estudantes universitários do Brasil e de Portugal experienciaram situações de cyberbullying no papel de vítimas, considerando-se algumas variáveis sociodemográficas, bem como analisar se existiam diferenças significativas em função do contexto relativamente aos comportamentos de vitimização, as emoções e as estratégias utilizadas pelas vítimas do Brasil e de Portugal. Buscando atender aos objetivos da investigação, 1340 estudantes universitários (Brasil: n = 592; Portugal: n = 748) responderam ao Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior (QCES).
- ItemEditorial(2016)
- ItemO compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária(2016) PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTIN, Fernando Ramalho; MIGUEL, Roberto CarlosEsse artigo relata uma experiência de extensão multidisciplinar intensiva em um município de pequeno porte no Estado do Mato Grosso realizada em julho de 2015 por um grupo de dois professores e oito alunos da UNESP (Universidade Estadual Paulista) que participaram de uma Operação do Projeto Rondon. A equipe foi formada por docentes e alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Farmácia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
- ItemO lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil(2016) SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de; GUARNIERI, Maria ReginaA partir de uma discussão que focaliza a ineficiência dos modos convencionais de inserção à docência no Brasil, este artigo objetiva apresentar um conceito relativamente inédito e suas potencialidades para repensar o momento reservado para a prática na formação inicial de professores. Trata-se do conceito de preparo prático, fundamentado nas contribuições de Marcelo, Gauthier et al. e Gimeno.
- ItemEducação especial no ensino superior: contribuições e perspectivas(2016) ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro; ARAUJO, Carla Cristina Castro; ARAUJO, Elson Luiz deCom o advento da Educação Especial no Brasil impulsionado pela Declaração de Salamanca (1994), algumas posições teóricas se apresentaram, a exemplo da inclusão total das pessoas com deficiência nas escolas comuns e da inclusão a partir do olhar da perspectiva do desenvolvimento das funções psíquicas superiores (VIGOTSKI, 1997).
- ItemBrincar com a linguagem: educação infantil “rima” com alfabetização?(2016) ARAUJO, Liane Castro deO contexto atual de ampliação do sistema educacional para o segmento da Educação Infantil e de estabelecimento de metas de alfabetização até os 8 anos de idade justifica discutirmos sobre o papel que teria a Educação Infantil na alfabetização e no letramento.
- ItemA indústria cultural e a des/re/construção das estereotipias de famílias na formação de conceitos docentes(2016) OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de Moraes; COIMBRA, Renata MariaConceituar família na contemporaneidade é um exercício que exige profundas reflexões, visto que a indústria cultural através da mídia pulveriza e torna visível uma série de experiências biográficas e modelos organizacionais que contribuem para aprofundar e ampliar os estigmas reforçando estereotipias.
- ItemA educação infantil em foco: desafios e perspectivas para a educação dos bebês(2016) PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MORENO, Gilmara Lupion; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; BARROS, Marta Silene deO artigo discute o trabalho pedagógico nas escolas infantis, a partir das concepções de professoras que atuam no berçário. O objetivo se justifica por problematizar o descompasso existente entre o que pensam e o que fazem essas profissionais, já que, na prática, os cuidados relacionados ao corpo da criança acontecem de maneira mecânica e dissociada de um trabalho intencionalmente educativo.
- ItemAcerca da avaliação: governamentalidade e processos de subjetivação docente(2016) GHISLENI, Ana Cristina; MUNHOZ, Angélica Vier; GIONGO, Ieda MariaO presente artigo está relacionado a uma investigação em desenvolvimento numa Instituição de Ensino Superior gaúcha. Uma das ações da referida investigação prevê que, através de documentos oficiais e entrevistas com alunos e professores, os pesquisadores compreendam como se efetua a composição da nota obtida do Índice de Desenvolvimento da Escola Básica e seus efeitos num grupo de seis educandários da Região da Instituição.
- ItemConsiderações sobre o processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil(2016) GARAY GONZÁLEZ, Abel Gustavo; MELLO, Maria AparecidaEste artigo é parte de pesquisa de doutorado em Educação e discute sobre o processo de apropriação da linguagem escrita por crianças de Educação Infantil, abordando os fundamentos teórico-metodológicos necessários para a compreensão da formação e do desenvolvimento do pensamento conceitual das crianças nessa etapa de escolarização, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.
- ItemA diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa(2016) ROCHA, Vanessa Lima Blaudt; RANGEL, MaryEste artigo se constitui em uma revisão narrativa e tem como objetivo analisar a questão da diversidade sexual mediada pela teoria das representações sociais. Busca-se traçar o panorama da produção acadêmica alusiva à temática bem como apreender aproximações e singularidades nas investigações dos diferentes autores. A pesquisa da literatura pertinente ao assunto ocorreu na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no período delimitado entre 2000 e 2015, em artigos produzidos no Brasil.
- ItemAltas habilidades/superdotação e deficiência visual: duplicidade de necessidades educacionais especiais(2016) RANGNI, Rosemeire de Araújo; COSTA, Ailton Barcelos daA Educação Especial no Brasil é evidenciada, historicamente, à atenção aos indivíduos com deficiência. Os estudantes com alto potencial estão nas escolas, porém, com pouca visibilidade e reconhecimento. Infere-se que os estudantes em condição de altas habilidades/superdotação e deficiência são menos contemplados pelos serviços especiais. Este artigo objetiva revisar publicações sobre a duplicidade de necessidades educacionais especiais (DNEE), talento e deficiência visual, no período de 2002 a 2012, como também, considerar conceitos sobre talento e deficiência visual e refletir sobre a DNEE.
- ItemAcessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva: um estudo bibliométrico(2016) OLIVEIRA, Camila Dias de; MILL, DanielEste estudo busca investigar como a temática acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva vem sendo trabalhada nas pesquisas científicas da área de educação. Com o objetivo de responder a seguinte questão: quão representativa é a produção científica realizada sobre essa temática? Consideramos a pesquisa bibliométrica uma metodologia adequada para o estudo e utilizamos a base de teses da área de Educação, estruturada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte).
- ItemEditorial(2016) BiZELLI, José LuísEstamos publicando o segundo número do volume 11 – correspondente ao ano 2016 – da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Reafirmamos nosso intuito de proporcionar um espaço de reflexão sobre a Educação que está sendo produzida nos países da nossa região.