Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
URI Permanente para esta coleção
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 798
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPerformatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes(2016) GRESPAN, Carla Lisbôa; RATTO, Cleber Gibbon; LACERDA, Miriam Pires Corrêa deO presente artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de viabilizar as Políticas de Performatividades de gêneros e de sexualidades no âmbito escolar, através do diálogo entre as Teorias Pós-Estruturalistas, os Estudos Feministas e Queer e os dados apresentados no relatório do “Projeto de Estudo sobre Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar” e da “Agenda Juventude Brasil”.
- ItemAvaliação da situação-problema por tutores e discentes em um curso de graduação vivenciado em metodologias ativas(2016) DORENELS, Rodrigo; SILVA, Kelly da; CÉSAR, Carla Patrícia Hernadez Alves Ribeiro; OLIVEIRA BARRETO, Aline Cabral de; GUEDES-GRANZOTTI, Raphaela BarrosoO objetivo do artigo é comparar as avaliações de discentes e tutores sobre os problemas utilizados em um curso de Fonoaudiologia estruturado em metodologias ativas.
- ItemSaberes docentes na compreensão de contadores professores(2016) DAL MAGRO, Cristian Baú; MANFROI, Leossânia; RAUSCH, Rita BuzziO objetivo central do estudo foi analisar a compreensão de contadores professores sobre os saberes docentes que contribuem ao processo ensino-aprendizagem.
- ItemTecnologias da informação e da comunicação para empoderamento: reflexões para a educação deste início de século(2016) REIS, Márcia LopesEsta resenha trata das análises as relações e vivências sobre as relações da aprendizagem situada e os distintos momentos que a configuram em novos processos nos quais o trabalho compartilhado, e em rede, incrementa o arcabouço teórico e experiencial.
- ItemRevista nova escola e avaliação externa: como ocorre a circulação de ideias(2016) OLIVEIRA, Helen Vieira deEste artigo tem por objetivo realizar o mapeamento e a análise das publicações regulares e especiais da revista Nova Escola que abordaram o assunto Avaliação Externa das Aprendizagens entre os anos de 2006 e 2015. Entende-se a importância de se verificar a forma como o tema é abordado, tendo em vista a grande representatividade da revista junto aos sujeitos escolares.
- ItemEditorial(2016) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemAnálise da produção científica em dissertações e teses com foco no funcionamento das salas de recursos(2016) FREITAS, Soraia Napoleão; TEIXEIRA, Carolina Terribile; RECH, Andréia Jaqueline DevalleO presente trabalho visou contribuir com as investigações do Observatório Nacional de Educação Especial, que tem como foco a produção de estudos integrados sobre o programa de implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) tendo em vista a política da inclusão escolar. O objetivo do presente estudo é o de analisar a produção científica produzida na forma de teses e dissertações que abordam o funcionamento das salas de recursos.
- ItemMétodo de alfabetização fonovisuoarticulatório na EJA: estudo de caso(2016) JARDINI, Renata Savastano Ribeiro; BLANCO, Carina Teixeira; PAULA, Andrea Vilella de; RUIZ, Lydia Savastano RibeiroEsse projeto foi desenvolvido em uma classe regular da Educação de Jovens e Adultos (EJA em uma cidade do interior de São Paulo. A metodologia multissensorial fonovisuoarticulatória propõe o uso dos articulemas (bocas) para favorecer a conversão grafofonêmica, estruturada para a categoria da EJA, permitindo a autorregulação de sua aprendizagem.
- ItemOs caminhos escolhidos pela educação infantil para afabetizar matematicamente as crianças de 04 e 05 anos(2016) ZIVIERI NETO, OrestesA presente pesquisa intitulada: “Alfabetização matemática: os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 4 a 6 anos”, propõe um recorte no estudo para compreender como as crianças de 04 e 05 anos consolidam seus conhecimentos numéricos de recitar, contar e escrever números. Por essa razão, o objetivo é de verificar e analisar as escolhas teóricas e metodológicas utilizadas para alfabetizar matematicamente as crianças de 04 e 05 anos, no tocante ao processo de construção dos números do sistema numérico decimal.
- ItemRepresentação estudantil no ensino superior: a política de participação discente nos departamentos de ensino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1957 a 1964)(2016) LOPES, Silvana Fernandes; SILVA NETO, Nathanael da Cruz eEste artigo faz parte de uma investigação mais ampla cujo objetivo é a reconstrução da história da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (FFCL). Por meio da pesquisa documental (atas departamentais), discutimos a atuação discente nos departamentos da instituição no período de 1957 a 1964, ou seja, do início das atividades da FFCL até o Golpe Civil-Militar de 1964, que modificou fortemente o funcionamento do ensino superior em geral, e o dessa instituição em particular.
- ItemA desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português(2016) ARAÚJO, Alex Pereira deEste trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117).
- ItemAcessibilidade na educação superior também envolve o trabalho pedagógico(2016) CANDIDO, Eliane Aparecida Piza; NASCIMENTO, Claudia Regina Siena do; MARTINS, Morgana de Fátima AgostiniEsta pesquisa apresenta um estudo sobre a inclusão na Educação Superior e as práticas pedagógicas que podem contribuir para a realização dessa inclusão, salientando a dívida histórica que o Brasil possui baseada na exclusão e segregação de pessoas com deficiência que estão em constante luta por seus direitos, que sendo pouco a pouco garantidos têm um maior foco na Educação Básica e, atualmente, objetiva envolver de forma mais efetiva a Educação Superior.
- ItemO uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS) e as escolas de referência em gestão(2016) BATISTA, Fátima da Silva; GONZALEZ, Wania CoutinhoEste texto versa sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e os seus desdobramentos tanto para a qualidade do ensino como para a obtenção de premiação no âmbito da Gestão Escolar. O desenvolvimento dessa temática foi feito a partir de pesquisa de campo realizada com gestores de escolas públicas localizadas em diferentes estados, as quais possuíam em comum o fato de terem obtido boa avaliação no Prêmio em Gestão Escolar.
- ItemValidade do nível de escolaridade e inclusão no processo produtivo por meio de análise de correlação(2016) GUEDES, Alvaro Martim; BASSETTO, Camila FernandaO presente artigo visa demonstrar, por meio de base empírica e análise de correlação, a validade da afirmação de que a inclusão no mercado de trabalho está diretamente correlacionada com o grau de instrução, ou seja, com a formação obtida pelo indivíduo. As fontes de dados foram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, e o de Setores de Atividade Econômica da Relação Anual de Informações Sociais, RAIS.
- ItemTravestis: corpos em trânsito!? Sonho, mito e realidade(2016) BRUNS, Maria Alves de Toledo; DAVI, Edmar Henrique DairellNosso foco é problematizar o fenômeno do ethos da vivência afetivo-sexual das travestis na interface com a modelagem de seu corpo. Realidade mutante, o corpo na contemporaneidade ocupa o lugar de mercadoria – um produto com direito a pequenos reparos e duração programada.
- ItemPontos e contrapontos no universo do atendimento educacional especializado para educandos com transtorno do espectro autista(2016) BARBOSA, Marily Oliveira; FUMES, Neiza de Lourdes FredericoO Atendimento Educacional Especializado (AEE) veio estabelecer novas formas de agir com o público alvo da Educação Especial e, de certa maneira, pretende auxiliar na sua permanência na escola. Em se tratando do educando com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a sua entrada na escola regular é relativamente recente e isso desperta situações desafiadoras para todos os envolvidos. O objetivo deste estudo é averiguar o ponto de vista de uma professora do AEE sobre o TEA e os educandos com esse transtorno
- ItemDiásporas e aproximações entre educação sexual nas séries iniciais e enfrentamento ao preconceito: discussões sobre a lei municipal “escola sem homofobia” de Maringá(2016) SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos; MAIA, Ana Cláudia BortolozziEssa discussão se efetiva na construção histórica do projeto de lei nº 8.728/2010 no município de Maringá, Paraná, que consolidou o destino de verbas específicas à formação continuada das professoras (es) da rede municipal de ensino e possibilitou o primeiro programa municipal (do Brasil) de combate a homofobia na educação básica (primeiras séries da formação escolar).
- ItemEducação social e políticas públicas de juventude: experiências socioeducativas no Brasil e em Portugal(2016) MORAES, Cândida Andrade de; LEIRO, Augusto Cesar RiosA partir do binômio educação e juventude, o presente artigo discute as experiências socioeducacionais de jovens participantes de projetos sociais vinculados a políticas de juventude dos governos centrais do Brasil e de Portugal. O estudo é parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, com estágio na Universidade de Lisboa. Trata-se de uma investigação que objetiva analisar as percepções de jovens sobre a educação social.
- ItemFormação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa(2016) CARAMORI, Patricia MoralisO trabalho traz parte dos resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva participativa e interpretativa. Tem por objetivo oferecer formação continuada em serviço a professores regulares e de educação especial, sob o enfoque de consultoria colaborativa, tendo como base teórica os critérios de Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein.
- ItemCalidad de un MOOC sobre inclusión educativa: aplicación de varios instrumentos e indicadores(2016) GÓMEZ HERNÁNDEZ, Patricia Gómez Hernández; MONGE LÓPEZ, Carlos; SEBASTIÁN HEREDERO, EladioNo século XXI, a necessidade de treinamento em, para e com as Tecnologias de Informação e Comunicação parece significativa. Neste contexto, há dois elementos em destaque: os Cursos Massivos Abertos Online, e a escola inclusiva. Assim, o objetivo principal deste estudo é avaliar um MOOC do contexto ibero-americano que enfatiza a atenção à diversidade a partir de uma abordagem baseada na educação inclusiva.