Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
URI Permanente para esta coleção
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 798
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA indústria cultural e a des/re/construção das estereotipias de famílias na formação de conceitos docentes(2016) OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de Moraes; COIMBRA, Renata MariaConceituar família na contemporaneidade é um exercício que exige profundas reflexões, visto que a indústria cultural através da mídia pulveriza e torna visível uma série de experiências biográficas e modelos organizacionais que contribuem para aprofundar e ampliar os estigmas reforçando estereotipias.
- ItemA educação infantil em foco: desafios e perspectivas para a educação dos bebês(2016) PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MORENO, Gilmara Lupion; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; BARROS, Marta Silene deO artigo discute o trabalho pedagógico nas escolas infantis, a partir das concepções de professoras que atuam no berçário. O objetivo se justifica por problematizar o descompasso existente entre o que pensam e o que fazem essas profissionais, já que, na prática, os cuidados relacionados ao corpo da criança acontecem de maneira mecânica e dissociada de um trabalho intencionalmente educativo.
- ItemAcerca da avaliação: governamentalidade e processos de subjetivação docente(2016) GHISLENI, Ana Cristina; MUNHOZ, Angélica Vier; GIONGO, Ieda MariaO presente artigo está relacionado a uma investigação em desenvolvimento numa Instituição de Ensino Superior gaúcha. Uma das ações da referida investigação prevê que, através de documentos oficiais e entrevistas com alunos e professores, os pesquisadores compreendam como se efetua a composição da nota obtida do Índice de Desenvolvimento da Escola Básica e seus efeitos num grupo de seis educandários da Região da Instituição.
- ItemConsiderações sobre o processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil(2016) GARAY GONZÁLEZ, Abel Gustavo; MELLO, Maria AparecidaEste artigo é parte de pesquisa de doutorado em Educação e discute sobre o processo de apropriação da linguagem escrita por crianças de Educação Infantil, abordando os fundamentos teórico-metodológicos necessários para a compreensão da formação e do desenvolvimento do pensamento conceitual das crianças nessa etapa de escolarização, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.
- ItemOs órfãos do construtivismo(2016) MORTATTI, Maria do Rosário LongoNo Brasil, a relação entre a necessidade de superação dos problemas sociais, políticos e educacionais, gerados pela ditadura militar instaurada em 1964, e a busca de respostas didático-pedagógicas para os problemas da alfabetização e do analfabetismo encontrou sua síntese na teoria construtivista resultante das pesquisas de Emilia Ferreiro e por ela apresentada como “revolução conceitual” em alfabetização. Inicialmente, essa teoria se caracterizava como contra-hegemônica, no conjunto de ideias e práticas pedagógicas “de esquerda”, e seus disseminadores a apresentavam como promessa de superação dos problemas da a alfabetização das “classes populares” e dos “filhos do analfabetismo”.
- ItemA abordagem rogeriana como uma possibilidade de intervenção, prevenção e combate ao bullying(2016) BARBOSA, Rone Aparecido Dias; BARROS, Bruna Paes deO bullying é um fenômeno que acontece nas escolas e que se tornou evidente principalmente nas últimas décadas. O modo como os profissionais atuantes na educação lidam com as relações interpessoais no ambiente escolar pode ser decisivo na prevenção e no combate a esse fenômeno, que pode causar grandes consequências aos envolvidos em sua ocorrência.
- ItemUma modelagem da arquitetura mental de inferência dos estímulos sensoriais para o ensino de surdos(2016) GUIMARÃES, Rubens SantosA transmissão e fixação de conhecimento sustentam-se na faculdade cognitiva sobre os conceitos a ele atrelados. A repetibilidade de suas aplicações constrói uma base sólida para a Educação, segundo padrões culturais e comportamentais estabelecidos pela Sociedade.
- ItemEstilo de vida de professores de colégios militares do Brasil(2016) AZAMBUJA, Cati Reckelberg; BRUM, Liliani Mathias; PANDOLFO, Kelly Christine Maccarini; CERATTI, Daniella Araújo; SANTOS, Daniela Lopes; SCHETINGER, Maria Rosa ChitolinaA prática regular de exercícios físicos, a manutenção de atividades ocupacionais e momentos de lazer ativos contribuem na saúde de cada indivíduo. Este estudo objetivou identificar o estilo de vida e o nível de atividade física dos professores de Colégios Militares do Brasil. Participaram da pesquisa 33 professores do Sistema Colégio Militar do Brasil.
- ItemEstudo comparativo sobre o uso de mídia social em escolas(2016) GOULART, Elias Estevão; AARRENIEMI-JOKIPELTO, PäiviA presença do Facebook, um canal de comunicação quase universal, está indubitavelmente transformando as escolas. Um acompanhamento de 12 escolas finlandesas e brasileiras foi realizado para entender como o Facebook tem sido empregado. A teoria da presença social foi selecionada como referencial teórico das análises.
- ItemAnálise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue(2016) RAMOS, Denise Marina; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa deEsse estudo objetivou analisar o processo de elaboração e implementação de avaliações pedagógicas pensadas para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue e identificar as estratégias e os recursos didáticos empregados por professores ouvintes bilíngues, do ensino fundamental I, com o intuito de desenvolver avaliações pedagógicas condizentes com as especificidades desses alunos.
- ItemO trabalho dos professores orientadores de estágio em cursos de formação de professores(2016) FELDKERCHER, NadianeO estágio curricular na formação de professores objetiva aproximar o estagiário da escola básica, seu futuro campo de atuação. É uma atividade supervisionada por implicar o acompanhamento e orientação do professor orientador de estágio (vinculado à universidade) e do professor regente da turma (vinculado à escola O estágio curricular na formação de professores objetiva aproximar o estagiário da escola básica, seu futuro campo de atuação.
- ItemEducação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum(2016) FERREIRA, José Adnilton de Oliveira; CARNEIRO, Relma Urel CarboneEste estudo discutiu como se dá o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar em uma escola da rede privada de Araraquara SP, que atende alunos do ensino fundamental II. Realizou-se uma pesquisa de campo com uma abordagem de estudo de caso, a partir da seguinte questão problema: Como se dá o trabalho pedagógico com alunos (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar? O lócus da pesquisa foi uma Escola particular, que oferta anos finais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados foram realizados questionários com perguntas abertas e fechadas.
- ItemO papel ético-político da educação na superação da crise socioambiental: uma análise gramsciana(2016) FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luis Castro deA crise socioambiental atinge proporções alarmantes, devendo ser pensada para além do meio físico e biológico. Esta se configura como um problema que abrange as dimensões: econômica, social, políticas, em suas inter-relações, estando diretamente condicionada ao modelo civilizatório vigente, o capitalismo.
- ItemNormalidade, diversidade e diferença: como o corpo de pessoas com deficiência é visto na atualidade?(2016) BENTES, José Anchieta de Oliveira; SILVA, Cyntia França Cavalcante de Andrade da; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato InnocentiniEste artigo discute a identidade e a alteridade das pessoas com deficiências, a partir de três construções teóricas: a normalidade, a diversidade e a diferença. O artigo está construído para responder de um ponto de vista teórico-epistemológico a seguinte questão: como o corpo das pessoas com deficiências é visto na atualidade? Nessa perspectiva, este trabalho tem como principal objetivo discutir as concepções a respeito da pessoa com deficiência, bem como estabelecer aproximações com a filosofia relacional-dialógica representada por Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Emmanuel Lévinas.
- ItemDesenvolvimento de sistemas gamificados com foco no edutretenimento e no jogador: uma análise dos arquétipos de Bartle e Marczewski(2016) CHRISTIANINI, Shelley Navari; DE GRANDE, Fernando Chade; AMÉRICO, MarcosO presente trabalho traz uma metodologia de desenvolvimento de sistemas gamificados, em que se aborda o aprendizado nesses meios a partir do entretenimento, conceito definido como Edutretenimento. Ao se empregar a Gamificação neste tipo de produção, acredita-se que a investigação deva recair apenas sobre as técnicas de jogo.
- ItemEditorial(2016) CRUZ, José Anderson
- ItemPercepção de professores homens sobre o mal-estar docente(2016) GONÇALVES, Josiane Peres; MOURIÑO MOSQUEREA, Juan José; STOBÄUS, Claus DieterUm dos problemas existentes entre os profissionais da educação refere-se ao fenômeno que passou a ser conhecido como mal-estar docente, surgindo o interesse em compreender esta realidade. Assim, o presente estudo tem por objetivo investigar as percepções de professores homens que escolheram o magistério como principal profissão, sobre o mal-estar docente.
- ItemUm estudo de caso sobre socioeducacionais integração das famílias de imigrantes em Granada (Espanha)(2016) CARMONA, Marina Garcia; LACÁRCEL, Alfonso CondeIntegração sócio-educativa das famílias imigrantes é um dos pilares de uma sociedade multicultural e multiétnica, gerando oportunidades para todas as pessoas. O estudo apresentado foi realizado em um bairro suburbano da cidade com forte acolhimento de imigrantes de Granada (Espanha) e tem como objetivo comparar o atual quadro legislativo com os recursos que os pais estrangeiros podem encontrar disponíveis para promover adequada participação nas escolas de seus filhos.
- ItemA necessária disciplina de orientação profissional na formação de professores para o século XXI(2016) DÁTILO, Gilsenir Maria Prevelato de AlmeidaO objetivo do artigo é demonstrar resultados de pesquisa realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar a importância da Orientação Profissional (OP) no curso de formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando futuros alunos na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa para aluno a sua escolha profissional, 3) identificar a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional.
- ItemA avaliação da educação superior: um estudo sobre os determinantes de desempenho(2016) LEPCHAK, Alessandro; OLIVEIRA, André Júnior de; FRAGALLI, Adriana; SCARPIN, Jorge EduardoDiante das exigências da sociedade, nota-se a evolução dos investimentos em educação superior nos últimos anos no Brasil. O objetivo do estudo foi identificar fatores que influenciam nos indicadores de desempenho da educação superior.