Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
URI Permanente para esta coleção
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação por Classificação "Nível metodológico"
Agora exibindo 1 - 20 de 54
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA colaboração facilitando o processo de difusão das experiências vividas no programa professores para o futuro: relatos de experiências(2018) PASSOS, Marize Lyra Silva; VIEIRA, Azenaide Abreu Soares; COSTA, Conceição de Maria CardosoEste trabalho faz um breve relato do processo de difusão dos conhecimentos adquiridos pelos professores brasileiros durante a fase final do curso na Finlândia: VET (Vocational Education and Training) Teachers for the Future - Professional Development Certificate - Cohort III (2016).
- ItemA construção da relação creche-família no berçário: contribuição da pesquisa-formação(2017) BAHIA, Celi Costa; MOCIUTTI, SolangeEste estudo objetivou refletir sobre a relação creche-família em uma Unidade de Educação Infantil e analisar a contribuição da pesquisa-formação na construção de práticas que favoreçam tal relação. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação.
- ItemA dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural(2016) MARTINS, Lígia MárciaO estudo das dimensões consciente e inconsciente do psiquismo humano marca as próprias origens da psicologia. Enfoques prevalentes ora sobre uma dimensão ora sobre outra conduziram a interpretações distintas e antagônicas que foram firmando-se nas diversas matrizes do pensamento psicológico.
- ItemA educação social nos novos espaços e tempos: as realidades entroncadas da intervenção social e educativa(2020) MARTINS, Ernesto CandeiasO artigo norteia-se pelos seguintes objetivos, na base de uma metodologia hermenêutica (analítica) que coincide com os pontos estruturais do texto: Analisar os indícios/vestígios da realidade atual e o reto da educação social; Clarificar conceptual e semanticamente a pedagogia social e educação social, no âmbito das Ciências da Educação; Compreender a (inter)relação entre a pedagogia social (âmbito teórico) e a educação social (âmbito prático), especialmente a prática da ação pedagógico-social do educador social na comunidade; Aprofundar a pedagogia social e educação social no contexto da intervenção social escolar.
- ItemA formação do pensamento humano por meio da escolarização: diálogos entre a filosofia, a psicologia e a didática(2020) FERNÁNDEZ AQUINO, Orlando; RODRIGUES, AdrianaO objeto da investigação foi a formação do pensamento na escola. O objetivo foi construir uma síntese teórica interdisciplinar, na base de um sistema de categorias correlacionadas entre a filosofia, a psicologia e a didática.
- ItemA importância da avaliação por pares e auto avaliação em ABP aplicada a um curso de administração(2018) MANSUR, Andre Fernando Uebe; ALVES, Anabela CarvalhoA aprendizagem baseada em projetos (PBL) é uma metodologia de aprendizagem ativa que coloca o aluno no centro da aprendizagem, forçando o professor a assumir um papel de facilitador e coadjuvante.
- ItemA inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores(2016) CARNEIRO, Relma Urel Carbone; UEHARA, Flavia MariaEste estudo se propôs a analisar como tem se dado a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento metodológico o Estudo de Caso. Foi aplicado um questionário a 13 professores de classe comum atuantes em uma escola municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que tinham em suas turmas alunos com deficiência.
- ItemAceitabilidade das metodologias ativas de ensino-aprendizagem entre discentes de odontologia(2020) GONTIJO, Liliane Pereira Tannus; HERVAL, Álex Moreira; CARCERERI, Daniela Lemos; FREITAS, Sérgio Fernando Torres deO estudo tem dois objetivos complementares: apresentar as Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) aplicadas, pautadas em processos educacionais construtivistas-interacionistas, em um curso de graduação em odontologia de uma universidade federal; e analisar a aceitabilidade discente a essas metodologias.
- ItemAcessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva: um estudo bibliométrico(2016) OLIVEIRA, Camila Dias de; MILL, DanielEste estudo busca investigar como a temática acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva vem sendo trabalhada nas pesquisas científicas da área de educação. Com o objetivo de responder a seguinte questão: quão representativa é a produção científica realizada sobre essa temática? Consideramos a pesquisa bibliométrica uma metodologia adequada para o estudo e utilizamos a base de teses da área de Educação, estruturada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte).
- ItemAnálise das propriedades psicométricas do questionário epistemológico-inventário de crenças epistemológicas (CEICE) em universitários espanhóis(2020) ROMERO MARTINEZ, Sonia Janeth; ORDÓÑEZ CAMACHO, Xavier GiovanniCrenças Epistemológicas (CE) são considerações sobre conhecimento e aprendizagem que influenciam o desempenho e a motivação dos alunos. O objetivo deste estudo é analisar as propriedades psicométricas do teste do questionário epistemológico-inventário de crenças epistemológicas (CEICE em espanhol) em estudantes universitários espanhóis, incluindo uma análise confirmatória de sua estrutura fatorial, confiabilidade e invariância fatorial de acordo com gênero, ano e área de estudo e descrição dos escores da escala.
- ItemAprendizagem ativa na formação continuada docente: relatos de experiências(2018) PASSOS, Marize Lyra Silva; NOBRE, Isaura Alcina Martins; MAISSIAT, JaquelineEste trabalho faz um breve relato da experiência da aplicação de abordagens pedagógicas baseadas na aprendizagem ativa e centrada no aluno, com ênfase em métodos colaborativos em curso de formação inicial e continuada para professores.
- ItemAprendizagem baseada em projetos no ensino de bioquímica metabólica(2018) GARCÊS, Bruno Pereira; SANTOS, Kelly de Oliveira; OLIVEIRA, Carlos Alberto deA Bioquímica é um componente curricular que está presente nos cursos de Licenciatura em Química e Biologia e os alunos costumam considerá-lo complexo. A utilização de metodologias ativas de aprendizagem busca tornar o aprendizado desse componente significativo aplicando situações de aprendizagem reais e autênticas e colocando o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem.
- ItemAprendizagem cooperativa no Ensino Superior: relato de uma experiência(2020) CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; BELLO,Marcia Miranda Silveira; REIS, Verônica Lima dosA Aprendizagem Cooperativa (AC) trata-se de uma metodologia de ensino e aprendizagem que visa superar a tradicional por meio de atividades cooperativas; ainda pouco adotada no ensino superior, pressupõe a formação de grupos heterogêneos. Este manuscrito objetiva relatar a experiência vivenciada na disciplina “Prática de Ensino na Educação Infantil” de uma turma de licenciatura em Pedagogia utilizando a metodologia de AC. Participaram 35 alunos(as) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP matriculados no 2º ano.
- ItemAs possibilidades da educação não formal nos MOOCs(2017) ZADUSKI, Jeong Cir Deborah; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dosEsse artigo expõe as possibilidades de aprendizagem em um ambiente não formal denominado Unesp Aberta, com cursos oferecidos no formato MOOC, em um espaço virtual aberto, gratuito e totalmente acessível, sem tutoria ou certificação, no qual a construção de conhecimentos é possível e observada a partir da interação entre cursistas.
- ItemConsiderações iniciais sobre um ambiente rizomático de aprendizagem(2018) ZADUSKI, Jeong Cir Deborah; LOPES, Rodrigo Barbosa; SCHLÜNZEN JUNIOR, KlausO presente estudo propõe a criação de uma rede de aprendizagem estruturada em conformidade com os pressupostos da educação aberta, visando promover a aprendizagem, a troca e a colaboração entre professores participantes de uma formação em serviço.
- ItemConstrução colaborativa de um plano de ação para a educação inclusiva: como a experiência educacional finlandesa pode rechear esse processo?(2018) SOUZA, Renato Aparecido de; SILVA, Grasiane Cristina da; COIMBRA, Silva, Matheus Batista BarbozaO presente artigo aborda o uso das metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem centrada no estudante, as quais se contextualizam com a Educação Finlandesa, em prol da organização e construção de um Plano de Ação acerca da Educação Inclusiva. É apresentada uma rotina pedagógica para um período de quatro horas com uso de estratégias educacionais para a promoção da discussão da Educação Inclusiva.
- ItemCursos de curta duração no exterior: aprendizagens obtidas por estudantes de pós-graduação em Educação(2020) BONILLA ESQUIVEL, José Luis; MONTES SILVA, Melanie ElizabethA mobilidade acadêmica é uma estratégia para alcançar a internacionalização e ajuda a atender às demandas da globalização. Este trabalho relata os aprendizados alcançados por 31 estudantes mexicanos de um programa de mestrado profissionalizante, que fez um curso curto de uma semana na Universidade de Salamanca e na Universidade de Coimbra.
- ItemDesenho metodológico para medir a inclusão social no ensino superior colombiano: estudo de caso da Universidade Autônoma de Bucaramanga(2018) MARTÍNEZ, AdrianaEm 2013, o Ministério da Educação Nacional da Colômbia (MEN) publicou as Diretrizes para a Educação Inclusiva Superior, um documento orientador para as universidades. Com base nestas orientações, o artigo descreve a metodologia concebida e aplicada para medir o grau de inclusão social na formação profissional na Universidade Autônoma de Bucaramanga.
- ItemDesenvolvimento das competências cognitivas próprias das artes cênicas na sala de aula(2020) BARBA DÁVALOS, MarinaA memória, a atenção, a escuta ativa e o trabalho em equipe são habilidades exercidas em alto nível nas artes cênicas. Os dançarinos são capazes de lembrar coreografias, seus movimentos, suas posições e deslocamentos no espaço, ao mesmo tempo que ouvem e acompanham a música e o resto do corpo de baile.
- ItemDeveloping student-centered assessment for a postgraduate course designed for basic education teachers(2018) SASAKI, Daniel Guilherme Gomes; MÄLLINEN, SiskoThe Constructive Alignment theory,by Biggs,relies on students’ self-construction of meaning by relevant learning activities. To accomplish this goal, teachers have to align four essential elements: curriculum, Intended Learning Outcomes (ILOs), methodologies and assessment. In this paper, we describe an implementation of a constructively aligned postgraduate course on active learning methodologies for basic education teachers.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »