Filosofia e Educação
URI Permanente para esta coleção
O periódico Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, organizada e editada pelo Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Destina-se à divulgação e ao debate de ideias nas áreas de Filosofia e Educação. A revista publica textos na forma de artigos, ensaios, notas de estudos e pesquisas em andamento, relatos e reflexões sobre experiências, resenhas e leituras críticas. Busca, dessa forma, não só contribuir para uma ampla circulação de pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também honrar a tradição crítica da Filosofia e do pensamento educacional, pautando-se pelo pluralismo e pela abertura ao debate.
Descrição
Navegar
Navegando Filosofia e Educação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 208
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (in)eficácia da formação dos magistrado brasileiros em direitos humanos e controle de convencionalidade(2020) TORRES, José Henrique RodriguesA pesquisa que fundamenta este artigo investiga a eficácia dos cursos de formação em direitos humanos e controle de convencionalidade ministrados pela ENFAM e Escolas judiciais e verificar se os magistrados estão aplicando as normas de DDHH e realizando o controle de convencionalidade. A pesquisa apresenta resultados de um estudo sobre as sentenças proferidas em Campinas, de 2015 a 2019, verificando a abordagem ou referências feitas nessas decisões sobre “direitos humanos” e “controle de convencionalidade”. Foram verificadas todas as sentenças proferidas em 33 varas judiciais. Os resultados indicam que as Escolas judiciais devem ampliar, intensificar e aprofundar o seu compromisso ético, estético e político de formação para garantir a dignidade humana e os direitos humanos no sistema jurisdicional.
- ItemA arte como superação da violência : uma leitura a partir da fenomenologia da vida(2022) GRZIBOWSKI, Silvestre; PAGNUSSAT, Janessa; GRZIBOWSKI, Aline HernandesO objetivo desse estudo é apresentar a arte como ferramenta para superação da violência a partir da fenomenologia da vida. Michel Henry mostra que a vida é Energia que se impõe como uma verdadeira força e se revela a si mesma. No entanto, nos perguntamos: Por que então existe a barbárie e a violência? Por que a violência se impõe com tanta força em todos os lugares e inclusive no ambiente escolar? Sustentaremos a tese de que a vida tem seus poderes, mas ela precisa se manifestar como na arte, caso contrário, cairemos no obscurantismo. Por isso, iremos considerar que o caminho que nos leva para a manifestação da vida e a superação da violência só pode ser conduzido através da educação.
- ItemA atuação do Profissional de Educação Física e as novas dinâmicas das atividades físicas escolares e extraescolares: lições do tempo da pandemia(2021) NUNES, Cesar Adriano RibeiroAnalisa a conjuntura da disseminação da COVID 19, os impactos na prática profissional do professor de Educação Física com a impossibilidade ou a redução de atuação em espaços fechados e de convivência como academias e meios coletivos, e a urgente necessidade de assimilar novos protocolos de saúde pública na oferta de qualidade de vida, de promoção de bem-estar e de práticas de Educação e de Desenvolvimento de Atividades física sistematizadas. Estuda as possibilidades de compreensão da atuação do Profissional de Educação Física na sociedade atual, de acentuada globalização econômica e cultural. Destaca as diretrizes nacionais da formação do profissional de Educação Física no Brasil e os projetos e contradições que se enfrentam na proposição deste debate, de um lado a defesa de uma concepção de formação omnilateral e social e de outro a redução aos dispositivos tecnicistas e neoliberais, voltados para as necessidades impostas pelo mercado de trabalho. Interpretação crítico-dialética que aponta possíveis superações e lições nos tempos da pandemia para o Profissional de Educação Física.
- ItemA categoria trabalho nos dizeres de alunos da educação de Jovens e adultos de Brasil e Argentina(2020) PRATA, Hugo LeonardoApresentamos um recorte da pesquisa realizada no âmbito do doutorado em Educação na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Utilizamos partes de entrevistas realizadas em uma escola no Rio de Janeiro, BR e em Córdoba, AR. Trabalharemos com uma categoria criada e desenvolvida na tese a partir de interlocuções com a bibliografia e a posterior análise. Objetivamos analisar as condições materiais dos sentidos dos discursos de alunos da Educação de Jovens e Adultos de Brasil e Argentina sobre a categoria trabalho. Nos fundamentamos em uma metodologia qualitativa. Tivemos como fulcro teórico a Análise de Discurso.A partir dos Recortes discursivos, observamos uma exaltação do trabalho.
- ItemA concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana(2022) SILVA, Marcelo Donizete daEste artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, as questões que serão analisadas dizem respeito aos desdobramentos das teorias educacionais na constituição epistemológica da ciência da educação.
- ItemA construção da genealogia de Foucault a partir de Nietzsche(2022) FIGUEIREDO, Rodrigo de OliveiraEste artigo tem como objetivo abordar o tratamento dado por Foucault ao tema da produção dos sujeitos e objetos do conhecimento. A partir de conceitos fundamentais de Foucault como saber, poder, prática e discurso, procuro ressaltar a influência que os textos de Nietzsche dedicados ao conhecimento tiveram sobre a abordagem genealógica foucaultiana. Passando por alguns textos de teor metodológico de Foucault, pretendo mostrar como a sua genealogia é marcada por uma crítica do conhecimento em que se questiona, a partir de uma perspectiva nietzschiana, o estatuto da relação entre sujeito e objeto e os modos de constituição da verdade são questionados.
- ItemA cruel pedagogia do vírus: quarentena para sobreviver(2022) SOUZA, Neuza Maria Câmara deLançada em 2020, a presente obra A cruel pedagogia do vírus, (32p.) do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos (1940), professor da Universidade de Coimbra/ Portugal, e autor de outras obras sobre o sul global e sobre a periferia do mundo, tratando de questões de movimentos de direitos humanos e sociais, justiça cognitiva e equidade epistemológica. A obra é composta por cinco capítulos com um discurso atual e apropriado sobre a crise que o vírus chinês intitulado COVID-19, ou corona vírus, trouxe para o mundo. Uma reflexão além de teórica, com viés humanitário e que ressalta as mazelas sociais que existiam nas sociedades mesmo antes da descoberta do vírus e agravadas com a evolução dele. Um texto curto, mas um texto importante, pertinente e potente, com uma discussão inesgotável sobre o momento em que o mundo e o Brasil passam pela pandemia. Essa obra faz parte da coleção Pandemia Capital, da Boi Tempo Editorial, responsável por uma série de e-books curtos sobre a pandemia e as questões sociais.
- ItemA culpabilização do indivíduo, se eu, ele ou você quisermos nós conseguimos!?(2019) PRATA, Hugo Leonardo; ALVES JUNIOR, Edmundo de DrummondApresentamos um recorte da pesquisa realizada no âmbito do doutorado em educação na (UNC) Argentina, acrescido de determinadas fundamentações teóricas que não fizeram parte da pesquisa original. Utilizamos partes de entrevistas que foram realizadas em uma escola no Rio de Janeiro, Brasil e em Córdoba, Argentina. Trabalharemos aqui com uma categoria que foi criada e desenvolvida na tese a partir de interlocuções com a bibliografia e a posterior análise, categoria esta que utilizamos como título deste artigo. Nos basearemos em princípios teóricos e metodológicos desenvolvidos pela AD, em especial Pêcheux e Orlandi, como também as fundamentações teóricas desenvolvidas por Zizek, dentre outras.
- ItemA dialética subjetividade-objetividade: elementos marxianos na leitura filosófica de Paulo Freire(2022) CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida; SILVA, Guilherme Oliveira e; PINHEIRO, Ana Luiza FontouraO presente artigo intenciona realizar uma breve investigação da relação dialética subjetividade-objetividade numa perspectiva emancipatória da classe oprimida. Com efeito, nosso objeto de estudo, a pedagogia do(a) oprimido(a) em Paulo Freire, será analisado numa perspectiva dialógica com o pensamento marxiano, com vistas a encontrar algumas marcas fundamentais da contribuição do filósofo alemão na constituição do ideário crítico freiriano. Destacamos aqui que o problema central da pesquisa, qual seja: a relação mundo e consciência, institui-se como problema indeclinável para o processo de luta histórica e social.
- ItemA docência em filosofia no contexto da profissão docente no país: aspectos conjunturais e reflexão filosófica(2018) NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes doO objetivo deste artigo é retratar informações referentes à profissão docente, expondo, sempre que possível, elementosque reflitam a realidade da docência em Filosofia no país. A investigação, que surgiu da necessidade de suprir uma lacuna existente nos estudos sobre o perfil do docente, especificamente do de Filosofia, partiu da seguinte questão: Que elementos caracterizam a docência em nosso país, e de forma específica a de Filosofia? A argumentação percorre o seguinte traçado. Em um primeiro momento são expostos alguns dados referentes à docência no Brasil. Em seguida, explora-se a reflexão filosófica que Adorno desenvolveu em torno da profissão docente. Do ponto de vista metodológico, o texto contempla elementos quantitativos e qualitativos, sendo a análise de conteúdo o procedimento adotado.
- ItemA educação de surdos e atuação de intérpretes educacionais em escolas com propostas bilíngues(2020) MARTINS, Vanessa Regina de OliveiraApresenta-se resultados de uma pesquisa desenvolvida na área da educação de surdos, realizada no período de 2015 a 2017, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A investigação aconteceu em salas de aulas do ensino fundamental II, com a presença de alunos surdos e intérpretes educacionais, de uma escola municipal inclusiva no interior do estado de São Paulo. Percebe-se em que medida o percurso escolar anterior dos alunos surdos facilitaram a interação com os profissionais tradutores e intérpretes de língua de sinais educacional (TILSE). Conclui-se que os alunos surdos que passaram por salas bilíngues com a língua de instrução Libras, nos anos iniciais do ensino fundamental I, apresentaram uma melhor relação com os TILSE.
- ItemA educação e a vida intelectual na Primeira Escolástica(2018) ALMEIDA, Rogério Miranda deQuando se fala da Escolástica, é-se habituado a considerar quase tão somente o século XIII, que, deste ponto de vista, representaria o apogeu de todo o desenrolar do pensamento medieval. Fala-se pouco da Escolástica greco-árabe e greco-judaica. Todavia, os limites formais deste estudo não permitem uma análise mais acurada destas duas últimas. Esta é razão pela qual o meu foco recairá sobre a Escolástica latina e, mais precisamente, sobre a sua primeira fase - a Primeira Escolástica, que culminou com o século XII e que não se apresenta como uma simples passagem, ou transição, para a Alta Escolástica.
- ItemA educação humanista para o ensino jurídico(2022) PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; MARIZ, Tobyas Maia de Albuquerque; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa SantosEste estudo buscou analisar como os currículos se originaram, estabelecendo como ponto de partida a tradição romana e sua arqueologia do saber jurídico, para, em seguida, adentrar nas reflexões em torno da ciência e da técnica na modernidade, desnudando aspectos valiosos a fim de se (re)pensar uma pauta humanista nessa seara. Como opção teórico-metodológica, adotou-se a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura. Como resultado, ficou evidente a necessidade concreta de um modelo de educação jurídica que possa romper com a configuração socioeducacional atual e que seja capaz de assegurar a junção equilibrada entre o Humanismo, a Ciência, a Técnica, as Artes.
- ItemA epistemologia do uso e a educação: algumas implicações(2022) TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro PinheiroEste ensaio teórico, indico a epistemologia do uso de Arley Moreno, apoiada em Kant, Granger e Wittgenstein, como atividade terapêutica que possibilita “curar” concepções educacionais de problemas existentes quando apoiadas em teorias dogmáticas e, assim, analisar a questão do ensino e da aprendizagem a partir de uma de uma nova concepção filosófica. Para atingir esse objetivo, situo a epistemologia do uso de Moreno no campo teórico e abordo seus fundamentos filosóficos, alguns conceitos, a partir dos quais passo às perspectivas educacionais, onde destaco novas reflexões sobre o uso e o contexto, o treino como atividade para a aprendizagem, bem como sobre o papel do professor.
- ItemA epistemologia pragmatista de John Dewey: uma filosofia da experiência(2022) NASCIMENTO, Edna Maria MagalhãesDewey desenvolveu um programa doutrinário que visa mostrar como o conhecimento se funda na experiência. Essa é a dimensão científico-naturalista da sua obra. Nesse sentido, o seu projeto consiste numa rigorosa argumentação contra as explicações em que a experiência e a natureza são apresentadas com base em distinções arbitrárias. Na obra, Reconstruction in Philosophy [Reconstrução em Filosofia], Dewey desenvolveu seu projeto metafísico de dimensão historicista, propondo uma reconstrução para a filosofia. Em Experience and Nature [Experiência e Natureza], ele apresentou uma visada científica para a metafísica. Nessa obra, Dewey tenta pensar um sistema desenvolvido a partir da aplicação do método científico à filosofia tendo como base uma concepção filosófica da experiência. As concepções de Dewey acerca do conhecimento, do uso inteligente da razão e da natureza social da filosofia concorrem para a constituição de sua concepção de ciência. Nas duas obras fica evidente a sua crítica à noção tradicional de conhecimento como representação da realidade. Contra isso, Dewey passa a designar o conhecimento como um conjunto de “crenças” e “proposições” tomadas como garantias de usos ou assertividade garantida. Dewey se opõe à forma pela qual o problema epistemológico é formulado pela tradição, ou seja, a partir de uma posição realista ingênua no qual o conhecimento é visto como representação, desconsiderando o processo de conexão entre as coisas e entre o conhecedor e as coisas.
- ItemA fenomenologia existencial em Paulo Freire: possíveis diálogos(2019) LOURENÇO, Silmara Silveira; MENDONÇA, Viviane Melo deA fenomenologia existencial é uma corrente filosófica que considera o ser-no-mundo e entende o sujeito como resultado de relações intersubjetivas. O trabalho buscou identificar nos escritos do educador e filósofo Paulo Freire aspectos dessa corrente pautando-se, principalmente, em Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre sem, contudo, limitar o autor ao paradigma, mas compreender possíveis diálogos. Em sua obra detectaram-se referências ao existencialismo fenomenológico, em especial ao que se refere à atitude de entender o processo de ensino-aprendizagem pautado na dialogicidade e criticidade em via horizontal que depende das relações que os sujeitos estabelecem com o mundo e como outro.
- ItemA filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo(2022) LIMA, Jose Aparecido de Oliveira; MATOS , Junot CornélioO falar desse artigo repousa em uma filosofia da pergunta! Talvez devêssemos, desde já, expressar que quanto mais problematizamos e questionamos a respeito de algo, mais temos a possibilidade de compreendê-lo melhor. Nesse processo, o objetivo deste artigo é enfatizar a caminhada do ser humano ao conhecimento de si mesmo pelo perguntar-se. Queremos dizer que não podemos estar preocupados em apenas dispor de respostas, e sim em reiterar a prática da pergunta. Ora, quanto mais voltamos o olhar para nosso modo de viver a vida, mais temos a oportunidade de um encontro íntimo conosco. O questionar-se pode afrontar um modo de viver indolente. Portanto, toda a realidade que confrontamos refere-se ao nosso modo de agir no mundo. Fundamentados no pensamento de Michel Foucault (2010), trataremos aqui das perguntas da vida como horizonte para uma formação e transformação do ser humano, naquilo que enfatizaremos como uma maneira de viver a vida.
- ItemA filosofia no espaço escolar como possibilidade de cisão da Ideologia: uma breve análise(2022) MATTOS, Luan Alex deO presente artigo visa debater o papel da filosofia dentro do espaço escolar, ou mais que isso, visa compreender as razões pelas quais em alguns momentos ela é removida dos quadros escolares. Para isso, buscamos analisar a partir de teóricos sociais e da educação, o papel da escola na contemporaneidade contribuindo na manutenção de determinados funcionamentos sociais. Buscamos também compreender o papel da filosofia dentro da escola, uma vez que é um papel muito específico que se distingue pela proposição de uma reflexão crítica sobre a realidade. Por fim, voltando nosso olhar, com Alves (2002), para o período da ditadura militar no Brasil, vamos discutir os efeitos de uma filosofia crítica dentro de um funcionamento estatal enrijecido e buscar na contemporaneidade traços dessas mesmas práticas excludentes.
- ItemA formação de professores/as e o estágio supervisionado no curso de Pedagogia : diálogos possíveis(2020) VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; ALVARENGA, Elda; LOBOS, Juliana Paoliello SanchezNo percurso histórico do curso de Pedagogia e no conjunto de seus desafios, este artigo discute a dimensão formativa do estágio supervisionado e problematiza a formação inicial no contexto do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico-documental, tem como aportes produções acadêmicas e documentos oficiais brasileiros. As análises evidenciam transformações no aparato normativo da formação e indicam qe os programas em tela podem produzir um estreitamento curricular que se distancia da complexidade dos processos de fornmação e das vivências dos/as futuros/as professores/as.
- ItemA hermenêutica filosófica de Gadamer e sua contribuição para o cenário educacional(2018) GUSMÃO, José Lucas Omena; PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; LIMA, Walter MatiasO presente artigo visa a analisar as ideias centrais de Gadamer, mais especificamente sua Hermenêutica Filosófica, buscando a articulação desses postulados com a educação. Para tanto, é feito um resgate em torno do surgimento da educação, trabalhando-se, ainda, noções gerais dos primórdios da Filosofia e da chamada Filosofia da educação, enfatizando os principais fundamentos gadamerianos e suas possíveis interligações com o cenário educacional atual, tentando, assim, instigar a reflexão em torno das potencialidades pedagógicas da hermenêutica filosófica na busca de alternativas para alguns problemas visualizados no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo.