ORCID
pt, en
Campinas, SP
jan.
O presente artigo visa debater o papel da filosofia dentro do espaço escolar, ou mais que isso, visa compreender as razões pelas quais em alguns momentos ela é removida dos quadros escolares. Para isso, buscamos analisar a partir de teóricos sociais e da educação, o papel da escola na contemporaneidade contribuindo na manutenção de determinados funcionamentos sociais. Buscamos também compreender o papel da filosofia dentro da escola, uma vez que é um papel muito específico que se distingue pela proposição de uma reflexão crítica sobre a realidade. Por fim, voltando nosso olhar, com Alves (2002), para o período da ditadura militar no Brasil, vamos discutir os efeitos de uma filosofia crítica dentro de um funcionamento estatal enrijecido e buscar na contemporaneidade traços dessas mesmas práticas excludentes.

The present article pretends to debate the paper of the philosophy in the school space. More than this, pretends to understand the reasons that makes of philosophy as being removed from the school boards. For this, we seek to analyze, starting from social teoricals and education teoricals, the paper of school today, contributing on the maintance of determinates socials workings. We also pretend to understand the paper of philosophy inside of the school, once that paper is very specific wich is dintinguished by the proposition of a critical reflection on reality. Finally, turning our gaze, with Alves (2002), to the period of military dictatorship in Brazil, we will discuss the effects of a critical pholosophy whitin a rigid state functioning and seek in contemporany time traces of these same exclusionary practices.
Filosofia, Sociologia, Educação, Philosophy, Education, Sociology
MATTOS, Luan Alex de. A filosofia no espaço escolar como possibilidade de cisão da Ideologia: uma breve análise. A filosofia no espaço escolar como possibilidade de cisão da Ideologia: uma breve análise. Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2438–2451, jan. 2022. 10.20396/rfe.v13i2.8660801. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8660801. Acesso em: 2024-05-13