Dossiê
pt, en
Campinas, SP
jun.
Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, as questões que serão analisadas dizem respeito aos desdobramentos das teorias educacionais na constituição epistemológica da ciência da educação.

This article aims to present data from the research conducted at the Faculty of Education of the State University of Campinas-SP in 2010, for the acquisition of the title of Doctor of Education. Besides the presentation of the data, the proposal will be to work on the specific contents of Edgar Morin's complexity theory, its implication on the production of Brazilian and Latin American research and education. Since this is a discussion presented as a class for the graduate program in education at the Federal University of Alagoas - UFAL, the issues that will be analyzed concern the developments of educational theories in the epistemological constitution of the science of education.
Teoria da complexidade, Ciências da educação, Filosofia da educação, Education sciences, Complexity theory, Philosophy of education
SILVA, Marcelo Donizete da. A concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana. Filosofia e Educação. Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 36–64, jun. 2022. 10.20396/rfe.v14i1.8668505. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668505. Acesso em: 2024-05-13