Filosofia e Educação
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O periódico Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, organizada e editada pelo Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Destina-se à divulgação e ao debate de ideias nas áreas de Filosofia e Educação. A revista publica textos na forma de artigos, ensaios, notas de estudos e pesquisas em andamento, relatos e reflexões sobre experiências, resenhas e leituras críticas. Busca, dessa forma, não só contribuir para uma ampla circulação de pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também honrar a tradição crítica da Filosofia e do pensamento educacional, pautando-se pelo pluralismo e pela abertura ao debate.
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- ItemA docência em filosofia no contexto da profissão docente no país: aspectos conjunturais e reflexão filosófica(2018) NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes doO objetivo deste artigo é retratar informações referentes à profissão docente, expondo, sempre que possível, elementosque reflitam a realidade da docência em Filosofia no país. A investigação, que surgiu da necessidade de suprir uma lacuna existente nos estudos sobre o perfil do docente, especificamente do de Filosofia, partiu da seguinte questão: Que elementos caracterizam a docência em nosso país, e de forma específica a de Filosofia? A argumentação percorre o seguinte traçado. Em um primeiro momento são expostos alguns dados referentes à docência no Brasil. Em seguida, explora-se a reflexão filosófica que Adorno desenvolveu em torno da profissão docente. Do ponto de vista metodológico, o texto contempla elementos quantitativos e qualitativos, sendo a análise de conteúdo o procedimento adotado.
- ItemA influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã(2018) FREITAS, Charles Lamartine de SousaNeste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes momentos, vai ser elemento chave para a construção de uma paideia cristã. Esta, por sua vez além de sintetizar elementos universalistas do pensamento grego, se nutre de um tempo oportuno, de um kairós para expandir a mensagem cristã oriunda das promessas da religião judaica de um messiah para a universalidade dos homens, cuja expressão vai ser fundamental para a construção dos valores da sociedade ocidental.
- ItemPráxis: trabalho e ideia prática em Hegel(2018) MACHADO, Carlos Eduardo. PráxisO artigo pretende mostrar a articulação apresentada por Hegel (1770-1831) entre as noções de práxis material e trabalho na sua obra Fenomenologia do espírito e as noções de ideia prática e a ideia de Bem na sua obra Ciência da lógica.Inicialmente, será traçado um percurso histórico que a ideia de práxis cumpriu desde os pensadores da Antiguidade grega, passando pela Idade Média, quando no Renascimento, relativizam o privilégio da reflexão e da contemplação sobre a práxis material produtiva.Finalmente, chegaremos ao pensamento de Hegel que dará dignidade plena à práxis material, igualando-a as atividades do espírito.
- ItemAs escolas e o ressurgir da filosofia no Renascimento Carolíngio(2018) VASCONCELLOS, ManoelCom o fim do Império Romano, a estrutura educacional foi abalada. A religião cristã foi capaz de preservar a tradição da antiguidade. Pouco a pouco uma nova civilização vai surgindo, erguendo-se a partir de três bases: a cultura romana subsistente, o impacto dos bárbaros e a religião cristã. No reino dos francos, Carlos Magno faz renascer a cultura, através de sua aliança com a Igreja. Surgem novas escolas e há uma retomada das artes liberais; a dialética, particularmente, será a base para a retomada dos debates filosóficos, mesmo inseridos em polêmicas teológicas, tais como a discussão em torno da predestinação divina que colocou em lados opostos Godescalco e Scoto Eriúgena.
- ItemÉtica e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Habermas(2018) POLLI, José RenatoNeste trabalho apresentamos alguns resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida junto à faculdade de Educação da Universidade de São Paulo entre 2002 e 2006, com o título: Ética do discurso e Ética Universal do Ser Humano: convergências entre Paulo Freire e Jurgen Habermas. Trata-se de uma breve descrição dos resultados obtidos, no intuito de aproximar o pensamento de dois autores complexos e de grande importância no pensamento filosófico mundial. Por um lado temos Paulo Freire e sua preocupação em relacionar educação e crítica social libertadora. Por outro, o esforço gigantesco de Jürgen Habermas em produzir uma grande interpretação sobre o mundo, defendendo o projeto inicial da modernidade. Ambos se aproximam no final da década de 1990, chegando quase a um encontro pessoal, no âmbito da Teoria Crítica da Sociedade, quando seguidores de lado a lado identificam conceitos e intenções próximos, como a ideia do diálogo qualificado, de uma ética universalista possível, de uma emancipação humana no horizonte.
- ItemA educação e a vida intelectual na Primeira Escolástica(2018) ALMEIDA, Rogério Miranda deQuando se fala da Escolástica, é-se habituado a considerar quase tão somente o século XIII, que, deste ponto de vista, representaria o apogeu de todo o desenrolar do pensamento medieval. Fala-se pouco da Escolástica greco-árabe e greco-judaica. Todavia, os limites formais deste estudo não permitem uma análise mais acurada destas duas últimas. Esta é razão pela qual o meu foco recairá sobre a Escolástica latina e, mais precisamente, sobre a sua primeira fase - a Primeira Escolástica, que culminou com o século XII e que não se apresenta como uma simples passagem, ou transição, para a Alta Escolástica.
- ItemDeficiência intelectual: análise da produção científica com base no modelo biomédico e modelo social da deficiência(2018) MATA, Andreia Silva daO presente estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica-documental a partir de artigos disponíveis na base de dados do Scielo. Para a seleção desses artigos foram utilizadas sete palavras-chave que permitiram identificar as pesquisas sobre as pessoas com deficiência intelectual. A partir desta seleção realizou-se uma análise qualitativa dos resumos e dos objetivos destes artigos separando-os com base na fundamentação teórica do modelo conceitual sobre a deficiência intelectual utilizados nesta pesquisa, a saber: o modelo biomédico e o modelo social da deficiência. Os resultados indicaram a predominância de pesquisas na vertente biomédica, além da predominância de estudos realizados com crianças com deficiência intelectual.
- ItemEditorial: Ética e Educação(2018) GAMBOA, Silvio SánchezA presente edição de Filosofia e Educação, a primeira de 2018, apresenta algumas novidades com relação às anteriores. A primeira delas é a mudança de datas na organização dos três (3) números que correspondem a 2018, mantendo sua periodização quadrimestral. Esta edição que na sequência anterior correspondia aos meses de outubro-janeiro sofre um ajuste neste 1º número do décimo volume. Assim, a atual edição (v. 10, n.1) corresponde aos quatro primeiros meses de 2018 (janeiro-abril). Na sequência, a 2ª edição deve corresponder aos meses de maio-agosto e a 3ª aos meses de setembro-dezembro.
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- ItemA hermenêutica filosófica de Gadamer e sua contribuição para o cenário educacional(2018) GUSMÃO, José Lucas Omena; PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; LIMA, Walter MatiasO presente artigo visa a analisar as ideias centrais de Gadamer, mais especificamente sua Hermenêutica Filosófica, buscando a articulação desses postulados com a educação. Para tanto, é feito um resgate em torno do surgimento da educação, trabalhando-se, ainda, noções gerais dos primórdios da Filosofia e da chamada Filosofia da educação, enfatizando os principais fundamentos gadamerianos e suas possíveis interligações com o cenário educacional atual, tentando, assim, instigar a reflexão em torno das potencialidades pedagógicas da hermenêutica filosófica na busca de alternativas para alguns problemas visualizados no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo.
- ItemO recurso didático à geometria em Agostinho e Espinosa(2018) OLIVEIRA, Fernando Bonadia deO objetivo do ensaio é compreender como Agostinho e Espinosa empregam a geometria na exposição de seus sistemas, tendo como foco o aspecto didático, devidamente sublinhado e discutido por cada um deles. Conclui-se que tal recurso é comum aos dois filósofos em sentido semelhante, sobretudo pela perspectiva da aplicação didática. No entanto, o modo de promover o uso da geometria segue orientações distintas em cada um dos sistemas. Enquanto Agostinho evoca a matemática para reforçar o desligamento dos sentidos corporais, Espinosa se vale do expediente dos matemáticos para pensar não o desligamento dos sentidos, mas a reordenação das afecções corporais do aprendiz.
- ItemCurrículo, disciplinamiento y gubernamentalidad(2018) FERRARO, José Luís SchifinoEste ensayo tiene como objetivo enfocar las relaciones que pueden ser establecidas entre los estudios curriculares y la filosofía de Michel Foucault. En esta aproximación, se pretende examinar el currículo como prescripción en términos del ejercicio del poder disciplinaryde la gubernamentalidad. En ese sentido, la mirada que se vuelve al currículo tiene que ver con el debate en torno de las relaciones de saber-poder en las escuelas quepermiten la producción deun tipo específico, refinado y pedagogizado de saber que se convierteen nuevas/otras prácticas con dispositivos específicos para la producción de subjetividades deseadas.
- Item“Ite, eunte omnes docete”, ou seja, “Ide, ensinai a todos os povos”: paradigma da concepção de educação para todos – atitude democrática que diferencia a Paidéia Grega da Paidéia Cristã(2018) COSTA, Valdirene PereiraO artigo busca delinear a posição da Paidéia Grega na história da Educação e evidenciar a diferença existente entre a Paidéia Grega e a Paidéia Cristã. Mostra-se que a educação é o esforço consciente do conhecimento; que esta não é uma propriedade individual, mas pertence à comunidade que imprime seu caráter em cada um de seus membros; que toda educação, portanto, é resultado da consciência viva que rege uma comunidade humana, quer se trate: de uma família, de uma classe, de uma profissão, de um grupo étnico, de um Estado; e que o homem é a fonte de toda ação e de todo conhecimento. Destaca a concepção fundante da Paideia Cristã e sua original proposta de universalização da possibilidade de conhecer e de crer, posta para toda a humanidade. Define a Educação como processo de formação humana e importante ou destacada prática social.
- ItemDeleuze-Guattari e educação física cultural: pedagogia do conceito de "escrita-currículo"(2018) BONETTO, Pedro Xavier Russo; NEIRA, Marcos GarciaO artigo em questão trata do conceito de “escrita-currículo”, produzido no âmbito da perspectiva cultural de Educação Física. A partir da “pedagogia do conceito” inscrita na perspectiva filosófica de Félix Guattari e Gilles Deleuze (2010), analisamos o referido conceito tomando como referência os elementos de: assinatura, historicidade, campo de imanência, elementos e componentes, multiplicidade, personagem conceitual, traços de intensidade e objetividade. Assim, vimos que o conceito procura movimentar de uma outra forma as práticas pedagógicas prescritas, fixas, rígidas, tradicionais, tecnicistas, procedimentais, acríticas, homogeneizantes, moralizantes, deterministas e sequenciais.
- ItemA Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego(2018) BORTOLINI, Rosane Wandscheer; NUNES, CésarA compreensão originária da paidéia grega sempre acompanha a formação de educadores e de pesquisadores em Educação. Trata-se de um tema que nos remete às origens da Educação e da compreensão do discurso filosófico e político sobre a Educação e suas dimensões. Apresenta-se a paidéia como princípio fundante voltado para o entendimento da formação social, política e cultural do povo grego a partir da problemática em torno da constituição histórica e filosófica dessa matriz Educacional. O objetivo foi abordar sobre os ideaisde alguns filósofos e educadores que contribuíram para o pensamento do modelo grego de educação, entre outros aspectos, para a elaboração conceitual caracterizando e contextualizando-os em seu tempo e espaço histórico. Este artigo foi desenvolvido por pesquisa de caráter bibliográfico. Entre as contribuições desse estudo, estão os conceitos e fundamentos da arete e da paidéia, que direcionaram ou foram direcionados a pensar uma educação para a vida na pólis, portanto, para a vida em sociedade de maneira universalizada, por meio de uma educação com base na cientificidade, na virtude, na política. A essência da educação grega está na sua própria cultura e organização política que vai sendo evidenciada pela sociedade em praticamente três milênios.
- ItemSobre a ensinabilidade e a aprendizibilidade da filosofia: reflexões acerca da especificidade do exercício filosófico(2018) SCHÜTZ, Jenerton Arlan; SCHWENGBER, Ivan LuísO presente texto reflete sobre a relação entre o ensinar e aprender filosofia. As indagações que levantamos neste artigo referem-se ao exercício da filosofia, ou seja, é possível que a filosofia seja “ensinável”? E “aprendível”? Para destrinchar os fios filosóficos das interrogações, o estudo decompõe-se em três partes: i) tematiza a ensinabilidade da filosofia, buscando superar a célebre discussão sobre se se ensina a filosofia ou se ensina a filosofar; ii) problematiza a aprendizibilidade da filosofia; iii) desenvolve a perspectiva da especificidade da filosofia. Ademais, considera que o ensino e a especificidade da filosofia está no ato de criação de conceitos. Caso queiramos um ensino de filosofia “filosófica”, necessitamos desenvolvê-lo a partir dos conceitos.
- ItemConcepções de ciência de um curso de licenciatura em ciências biológicas: excertos e reflexões introdutórias(2019) FEIO, Kleber Vinicius Gonçalves; PAIXÃO, CarlosEste artigo tem por objetivo analisar excertos de entrevistas com professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a finalidade de estabelecer um panorama analítico balizado por reflexões de caráter introdutório, sobre as concepções de ciência explícitas e tácitas presentes nas respostas desses docentes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. A título de Conclusão, está investigação nos remete ao entendimento de que, existe no Curso estudado uma predominância de uma racionalidade técnica na interpretação e manutenção de um sentido de ciência aproximada de um tipo de positivismo alargado e um culto a noção de evolução-progresso de cunho neodarwinista.
- ItemDas mônadas de Leibniz à educação estética de Schiller(2019) SILVEIRA, Roberison Wittgenstein DiasPartindo da proposta ontológica de Leibniz, a ideia de perfeição dá origem à discussão estética germânica. O grande questionamento é se o gosto está ligado a uma concepção de perfeição inerente à realidade ou se é o resultado da dinâmica dos sentidos, responsáveis pelas sensações. Reformulando a concepção estética moderna, Kant não concebe nenhuma validade de coisa-em-si para o gosto, ele não está nas coisas nelas mesmas, mas antes na maneira de operar da faculdade de julgar reflexiva. Reconhecendo esta nova perspectiva, e encontrando nela lacunas no que diz respeito à aproximação entre razão e sensibilidade, Schiller propõe uma nova criação da estética como modelo de formação do homem.
- ItemO retrocesso no combate da LGBTfobia no Brasil: o preconceito vivenciado pela população LGBT no ambiente escolar(2019) GONZAGA, Taynan Matheus Sousa; GALLAS, Ana Kelma CunhaA escola é um dos espaços onde a população LGBT sofre preconceito e isso continua sendo reforçado pelos profissionais desse ambiente e pela falta de preparo dos mesmos para lidarem com essa problemática Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, adotando-se como metodologia a revisão da literatura. Este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa, onde procuramos discutir o processo de preconceito e exclusão desses alunos e qual o motivo que gera a evasão dos mesmos da escola. O presente artigo concluiu que ainda há muito a ser superado pelo sistema educacional para que as políticas públicas de gênero e sexualidade sejam efetivadas.
- ItemEducação formal, não-formal e Hip Hop contextos e desafios educacionais no Brasil e Cabo Verde(2019) MAFRA, VitorO modelo escolar moderno que foi universalizado durante o século XX, mostrou-se incapacitado de responder todas as demandas sociais que lhe foram impostas. Dessa forma, durante a segunda metade deste século a crise do sistema de ensino formal deu abertura a diversos debates sobre questões que permeiam a ação de educar, como os espaços, os atores e porque não sobre próprio conceito: o que é educar? Sendo assim, neste artigo trago reflexões sobre a educação formal, dentre outras formas, analisando o contexto da educação no Brasil e em Cabo Verde, para compreender de que maneira determinados atores sociais, como os rappers, podem contribuir para a construção de uma educação emancipadora.