Revista Online de Política e Gestão Educacional
URI Permanente para esta coleção
A criação de uma Revista on line de Política e Gestão Educacional surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Ciências da Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do momento, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003).
Descrição
Navegar
Navegando Revista Online de Política e Gestão Educacional por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 410
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios(2018) GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; VITTA, Fabiana Cristina FrigieriO dossiê “10 anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios” objetiva apresentar e problematizar aspectos relacionados à trajetória, limites e desafios engendrados pela PNEEPEI, no que diz respeito aos referenciais históricos e políticos, à constituição de redes de apoio para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, ao mapeamento e avaliação das formas de organização e operacionalização de sistemas educacionais inclusivos e às práticas pedagógicas inclusivas constituídas nos diferentes contextos educacionais.
- Item20 anos de produção científica sobre o SARESP (1996-2016): reflexões acerca dos desdobramentos na prática docente e da privatização(2018) TORREZAN, Hayla Emanuelle; BERTAGNA, Regiane Helena; NAKAMURA, Henrique KendiNeste trabalho, socializamos os resultados da produção científica brasileira (dissertações e teses) sobre o SARESP (1996-2016), além das possíveis relações entre esta avaliação e as formas de privatização que permeiam o cenário educacional.
- ItemA adoção da nova gestão pública nas agendas governamentais em diferentes países: influências nas reformas educacionais e no ensino médio mineiro(2018) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeO presente artigo apresenta aspectos concernentes a adoção dos princípios políticos e diretrizes operacionais veiculados pela Nova Gestão Pública nas agendas governamentais de diferentes países.
- ItemA avaliação da aprendizagem dos educandos que permanecem em tempo integral no município de Angra dos Reis/RJ por meio do programa novo mais eEducação: discussões preliminares sobre o papel da educação na construção do conhecimento(2018) SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patricia FláviaA partir da inserção do Programa Novo Mais Educação na Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis/ RJ e sua orientação para aplicação de avaliações padronizadas aos estudantes que permanecem em tempo integral para medir a aprendizagem em língua portuguesa e matemática, este presente artigo foi elaborado objetivando, por meio da pesquisa bibliográfica sobre as temáticas que se evidenciam nesta produção apresentar as reflexões iniciais realizadas sobre o papel da educação na construção do conhecimento.
- ItemA base nacional comum curricular e a formação de professores de língua inglesa: desafios e possibilidades(2019) FISTAROL, Caique Fernando da Silva; FISCHER, Adriana; WENDERLICH, Rosana Clarice CoelhOO objetivo do presente artigo é analisar a última versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) quanto à formação de professores de língua inglesa na Educação Básica. São analisadas propostas presentes nesta versão da BNCC, à luz de enfoques teóricos como saberes docentes, teoria dialógica da linguagem, inglês como língua franca e práticas pedagógicas com tecnologias em língua inglesa.
- ItemA busca pelo empoderamento feminino ao longo da história e Coco Chanel como ícone das mudanças na vida da mulher do século XX(2019) MARTINS, Maria Angélica Seabra RodriguesO cinema e a literatura têm explorado a temática do “empoderamento” feminino de forma abrangente, evidenciando a opressão, na relação de igualdade homem-mulher, em um mundo eminentemente dominado pelos homens.
- ItemA circularidade do autoreferencial teórico do Banco Mundial em suas pesquisas educacionais e seus projetos(2017) BASTOS, Remo Moreira Brito; ROCHA, Antônia Rozimar Machado eO artigo trata do paradigma teórico e do modus operandi prevalecentes nos departamentos de pesquisa do Banco Mundial, mormente os afetos à área educacional, esfera em que essa instituição financeira vem se insinuando como organismo central na formulação das novas políticas educacionais globais para os países da periferia capitalista. Pautando-se em fontes bibliográficas e documentais daquela corporação e na literatura acadêmica crítica sobre ela, o estudo conduz a resultados que indicam, ademais do caráter ideológico, a estreiteza de horizonte, a limitação epistemológica e a funcionalidade estratégica à manutenção dos paradigmas neoliberais da pesquisa educacional conduzida naquele banco ou por ele comissionada.
- ItemA complexidade dos desafios das políticas curriculares em educação de jovens e adultos na atualidade(2020) OLIVEIRA, Raimundo Nonato Moura; MORAIS, Georgyanna Andréa SilvaO texto em tela desenvolve-se em torno do eixo discursivo denominado políticas curriculares em Educação de Jovens e Adultos (EJA), colocando em realce complexidade e desafios inerentes a essas políticas, mediante seu propósito de promoção de sua formação crítica conforme requerida na atualidade deste século XXI.
- ItemA conquista da aprendizagem em matemática: matéria pendente na agenda de políticas educacionais do México, para o ensino secundário superior(2020) LEVER, Cecilia OsunaRealiza-se uma reflexão sobre as principais reformas educacionais dos últimos anos no México, descrevendo sucintamente quais e quantas foram culminando com a recente Reforma Educacional de 2019.
- ItemA construção do conhecimento a partir da realidade social do educando(2018) FREITAS, André Luis Castro de; FREITAS, Luciane Albernaz de AraujoO texto possui como objetivo tecer aproximações ao pensamento de Paulo Freire, no que pese à constituição de uma relação dialética entre as práticas sociais e o conhecimento, de tal maneira que os seres humanos assumam uma postura crítica e criativa frente ao mundo do qual fazem parte.
- ItemA contradição gestão democrática x administração burocrática da escola: apontamentos para o debate(2019) PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; LIMA, Kátia Regina RodriguesO referido trabalho busca empreender uma análise acerca da problemática da gestão educacional buscando desvelar o atual cenário do debate sobre a contradição entre gestão democrática e administração burocrática da escola.
- ItemA contribuição da estratégia como prática para o estudo da formação de estratégias em universidades(2016) ANDRIGUETTO JÚNIOR, HaroldoAs universidades, classificadas como organizações complexas, possuem uma forma especial de atuar, pela multiplicidade de seus objetivos, aliados a heterogeneidade de seu grupo profissional. O objetivo deste estudo teórico é examinar a contribuição da Estratégia como Pratica para a formação das estratégias em Universidades. Como resultado do estudo foi elaborado um quadro conceitual guia para pesquisas futuras. Como conclusões, obteve-se que a Estratégia como Prática é fundamental para aprofundar o processo estratégico das organizações universitárias, possuindo substantivas implicações para os estudos dessas organizações pelo forte enfoque nas atividades micro, ou seja, nas práticas estratégicas diárias, nas rotinas, nas negociações, entre outras de extrema relevância para essas organizações, já que a estratégia fica, em geral, a mercê dos especialistas ou praticantes.
- ItemA contribuição da produção de vídeos digitais por discentes de uma escola municipal na construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências(2017) VIEIRA, Sebastiao SilvaEste trabalho apresenta uma pesquisa de intervenção e participante que analisa como a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola municipal traz contribuições para a construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. Para isso foram usadas referências para atender a quatro campos temáticos: o uso das tecnologias digitais no contexto escolar; a contextualização dos conteúdos no ensino de ciências; comunicação e mediação na escola; e por fim a produção de vídeo digital no ensino de ciências.
- ItemA coordenação pedagógica: uma proposta interdisciplinar para a educação de jovens e adultos baseada na educação para o trabalho(2020) RAZUCK, Fernando Barcellos; RAZUCK, Renata Cardoso de Sá RibeiroEste artigo faz uma reflexão sobre o potencial transformador que a Coordenação Pedagógica (CP) tem na Educação. Essa reflexão é resultado de um trabalho de pesquisa realizado em uma Escola Pública de Ensino Médio, da Modalidade Jovens e Adultos (EJA), e tem como objetivo investigar as questões discutidas durante a CP e a sua articulação com o processo de ensino-aprendizagem.
- ItemA curiosidade denegada: quando a infância negligenciada favorece o risco ao abuso sexual(2020) LEÃO NETO, Artur Augusto Fernandes; JACINTO, Jéssica da Costa; SILVA, Ricardo Desidério daPara el presente trabajo adoptamos la metodología de análisis basada en una bibliografía sobre abuso sexual infantil, tema que contiene en sí mismo la ambivalencia de ser tabú y urgente. Tabú, por estar prohibido y rodeado de secretos, discriminación, prejuicio y urgencia, ya que es necesario brindar espacios adecuados, éticos y sustentados científicamente, dada la creciente y acentuada ocurrencia de esta modalidad de violación y violencia contra los niños.
- ItemA didática e a pedagogia como suporte teórico para uma coordenação pedagógica qualificada(2016) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RIBEIRO, Luís Távora FurtadoEste artigo discute as possibilidades e as contribuições da Didática e da Pedagogia para a atuação, de modo crítico, dos coordenadores pedagógicos no âmbito escolar. A pesquisa empírica envolveu quatro coordenadoras pedagógicas da rede Municipal de Ensino do município de Missão Velha (CE), as quais serão aqui denominadas de Coordenadoras A, B, C e D. Para a coleta de dados, realizou-se quatro entrevistas semiestruturadas.
- ItemA disciplina de educação física no ensino médio: reflexões sobre a prática docente(2018) SANTOS, Maria Adriana Borges dos; FERNANDES, Maria Petrilia Rocha; FERREIRA, Heraldo SimõesEste estudo tem como objetivo refletir sobre a prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo.
- ItemA educação (em tempo) integral no Brasil: um olhar sobre diferentes experiências(2020) VILAS BOAS, Mariana Lubarino; ABBIATI, Andréia SilvaOs projetos de educação em tempo integral desenvolvidos por Anísio Teixeira (1950) e Darcy Ribeiro (1980) impulsionaram diferentes experiências educacionais no Brasil. Em vista disto, apresenta-se como objetivo deste artigo analisar algumas dessas experiências à luz de artigos científicos disponibilizados na plataforma da biblioteca online SciELO, no período de 2002 a 2019.
- ItemA educação a distância nos cursos de graduação em enfermagem: aplicação e efetividade(2017) TANAKA, Erika Zambrano; SARTORI, Dulcegleika Villas Boas; FERREIRA, Larissa Ribeiro; BERMEJO, Lucas JustinianoEste estudo foi desenvolvido com o intuito de analisar a EaD, assim como sua aplicação nos cursos de enfermagem. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura qualitativa de pesquisa teórica. Foram retirados artigos em bases de dados nacionais publicados no período de 2002 a 2014.
- ItemA educação como arma de luta: repensando a revolta de parkland na era da violência em massa(2018) GIROUX, Henry A.Este ensaio aborda como os jovens manifestantes de Parkland estão reescrevendo a resistência como um esforço individual e coletivo, criando uma nova visão de esperança e luta de massas.