Revista Online de Política e Gestão Educacional
URI Permanente para esta coleção
A criação de uma Revista on line de Política e Gestão Educacional surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Ciências da Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do momento, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003).
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- ItemPolícia militar como solução para violência escolar: uma análise da reação docente(2016) LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz; GUIMARÃES, Paula Cristina PereiraDiante do aumento do fenômeno da violência escolar foi iniciado, em 2011, na Rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, o Programa Estadual de Integração na Segurança. O objetivo da pesquisa foi analisar a reação dos docentes frente ao programa. A pesquisa resultou numa investigação qualitativa de base explicativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas.
- ItemPolíticas educacionais orientadas à inovação(2016) VIDAL, Karina Domingues Bressan; ROCHA NETO, IvanConsiderando que as tecnologias digitais influenciaram não apenas o ambiente escolar mas os hábitos de uma geração, este artigo explora os desafios dos formuladores de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento do indivíduo para o século XXI. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas principais estratégias educacionais implementadas por países que obtiveram alta classificação no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em 2012 e nas estratégias brasileiras. A pesquisa bibliográfica apontou que é necessário não apenas investir em infraestrutura e formação de professores, mas também em uma reforma curricular flexível, voltada para a realidade local; realizar revisão da proposta pedagógica, valorizando a construção do conhecimento ao invés da memorização; alterar o processo de avaliação, aplicando a auto-avaliação e avaliação por pares, ao invés dos testes tradicionais; investir no desenvolvimento profissional dos professores; reestruturar a escola; e avaliar constantemente os resultados por meio de indicadores
- ItemEducação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria-RS: diálogos possíveis(2016) ANDRADE, Natália Desconsi de; WIEBUSCH, Andressa; SEGAT, Taciana CameraEsta pesquisa trata sobre a Educação em Tempo Integral na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria - RS. Tem como objetivo compreender a proposta educativa realizada com as crianças que permanecem em Tempo Integral na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a qual objetivou compreender da organização do trabalho docente e da equipe gestora, em especial da direção, tendo em vista o Turno Integral.
- ItemA formação continuada para gestores da educação básica e a demanda do cotidiano escolar: uma análise no âmbito das políticas públicas(2016) RODRIGUES, Evally Solaine de Souza; ARANDA, Maria Alice de Miranda; REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dosAs transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar.
- ItemPrograma de Iniciação Cientifica: influência no aumento quantitativo e qualitativo da produção científica(2016) MAZZAFERA, Bernadete Lema; SEGUIMOTO, HelioA participação do aluno de graduação em Programas de Iniciação Científica proporciona o aprendizado do método científico e pode melhorar seu desempenho na pós-graduação em especial nos cursos de mestrado e doutorado. O objetivo deste estudo foi verificar a produção científica dos alunos de stricto sensu que participaram de programas de iniciação científica. Para responder à questão proposta desenvolveu-se uma pesquisa descritiva documental. Foram analisados os currículos da plataforma Lattes dos alunos matriculados nos seis cursos de mestrado da UNOPAR no período de julho a agosto de 2015. Para realizar a análise proposta foram coletados os dados referentes à: atualização do currículo; participação ou não em programas de I.C. e experiência docente. Os dados foram analisados por meio de dados coletados quantitativamente, e comparados em relação às produções de artigos dos alunos que participaram ou não, de programas de I.C. Neste estudo foi possível verificar que: dos 135 alunos regularmente matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu 85,2% possuíam currículos atualizados; a maioria dos alunos que participaram de programas de I.C. possuem artigos científicos publicados em periódicos científicos avaliados em estratos indicativos de qualidade, bem como outras produções científicas; e a produção científica dos alunos que exercem à docência é superior aos dos não docentes. Os dados encontrados neste estudo, não diferem de outros estudos realizados sobre o assunto em relação ao valor da iniciação científica como incentivo a formação e qualidade dos trabalhos produzidos pelos alunos. A preocupação com a qualidade dos trabalhos publicados, por meio do levantamento do Qualis dos periódicos, é um diferencial deste estudo que agrega valor a iniciação científica como um caminho para publicação científica de qualidade.
- ItemInclusão pedagógico cultural: daltonismo e o ensino de cores na educação infantil(2016) CUNHA, Arielly Kizzy; CRUZ, José Anderson SantosO artigo aborda o ensino de cores incluindo crianças com daltonismo. As cores estão presentes em tudo que nos cerca e o uso das cores tem uma ligação direta ao desenvolvimento da criança. Os bebês percebem as cores a partir dos 3 meses, e nomeá-las é um processo que se estende até os 3 anos, já que demanda estímulos, e é nessa fase, entre 2 e 3 anos, que a suspeita de daltonismo surge.
- ItemAvanços e desafios no processo de implementação do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa dinheiro direto na escola (PDDE)(2016) LIMA, Michelle Fernandes; OLIVEIRA, Miriane Sozare de; GUARDACHESKI, Andriele PetrouskiEste artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada no curso de Pedagogia (Unicentro/Irati-PR), pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Teve como objetivo identificar os principais avanços e desafios no processo de implementação e gestão de dois programas federais: Alimentação Escolar (PNAE) e Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na Rede Estadual de Ensino de Irati-PR. Consideramos nessa pesquisa as orientações legais para a efetivação desses programas, informações disponíveis nos sites do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Estado da Educação/ Governo do Paraná (SEED). Para complementar o estudo realizamos entrevistas com diretores de duas escolas estaduais, além de entrevista com a gestora do Núcleo Regional de Educação do Município, responsável pelos programas.
- ItemPacto pelo fortalecimento do ensino médio em rondônia: (re) pensando o currículo escolar nos territórios da linguagem(2016) BERTOTTI, Mirian de Oliveira; SIMÕES, Robson FonsecaEste texto é um mergulho inicial. Mira colocar em cena o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia, PNEM/RO, um programa de formação continuada do governo federal. As reflexões aqui tratadas são um convite para nos aproximarmos de algumas fontes de pesquisa, procurando ampliar a nossa compreensão sobre esta política de Formação continuada nos territórios da Língua Portuguesa. Mas do que trata esta política para o Ensino Médio? Para esta discussão, valemo-nos dos seguintes autores: Pimenta (2002), Sacristán (2000), Garcia (2013) e Candau (2007) que nos ajudam a refletir sobre possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de Linguagens. Sem a pretensão de esgotar o debate, este texto considera importante aprofundar as discussões sobre os componentes curriculares nas veredas da língua, considerando o impacto na melhoria de condições de aprender e desenvolver-se dos sujeitos e dos educadores na etapa conclusiva da Educação Básica.
- ItemGestão escolar democrática e a pedagogia histórico-crítica: contradições, limites e possibilidades(2016) BACZINSK, Alexandra Vanessa de Moura; COMAR, Sueli RibeiroEste artigo problematiza a questão da gestão escolar democrática e sua relação com a teoria da pedagogia histórico-crítica. O problema teórico que instiga este estudo consiste em compreender como é possível uma gestão democrática na escola, cuja função é formar para a sociedade capitalista e reforçar os ideais desse modelo de sociedade? Para o debate intelectual que agora se inicia três momentos são relevantes. O primeiro aborda a relação entre as teorias da administração científica – Taylorismo, Fordismo e Toyotismo – com o discurso da gestão democrática. O segundo trata da matriz teórica da Pedagogia Histórico-Crítica, por entendermos que o referido suporte teórico, pautado no materialismo histórico, possibilita desmistificarmos as relações de poder intrínsecas nas teorias administrativas, as quais ainda estão presentes na conjuntura da escola. E por fim, pretende-se uma reflexão acerca dos limites e possibilidades para a realização da gestão escolar democrática, com base na pedagogia histórico-crítica, em tempos de escola neoliberal. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para realização desse estudo. Concluímos que a gestão democrática é uma necessidade da classe trabalhadora, portanto, não podemos ficar esperando que um modelo democrático de administração seja elaborado e enviado as escolas pelos órgãos centrais.
- ItemApresentação(2016) LEMES, Sebastião de Souza
- ItemO bacharelismo e a crise permanente da formação de professores(2016) INFORSATO, Edson do CarmoÉ um clichê referir-se a uma situação de crise, seja do que for, como uma oportunidade para o surgimento de novas formas de estabelecer relações com o mundo à nossa volta, tanto o natural quanto o psicossocial. Como clichê, pela sua própria característica, nas ocorrências de crise esse enunciado se encerra nele mesmo e, assim, as oportunidades, se é que existem, são desperdiçadas continuando a crise a perpetuar o caos.
- ItemDiretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista(2016) GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMERO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos SidneiO Brasil enfrenta o desafio de promover a qualidade na escola pública brasileira e, neste processo, entre muitas coisas, o diretor escolar tem um papel relevante. Trata-se de um profissional que influencia a escola e os resultados dos alunos por meio de seu perfil e das formas de condução da gestão democrática. Este estudo tem o objetivo identificar e analisar as características dos diretores escolares da Região do Grande ABC Paulista e, paralelamente, investigar como os processos de gestão democrática têm sido conduzidos nas escolas públicas da mesma região. Um estudo de caso foi utilizado para coletar informações, inicialmente, no Censo Escolar de 2013 sobre o perfil do diretor e sobre os processos da gestão democrática. Esses achados foram contextualizados a partir de entrevistas com diretores (N=26) das unidades escolares da região. Os resultados mostraram que a maioria dos diretores são mulheres, acima dos 40 anos idade, formadas em pedagogia, em instituições privadas, cursos presenciais, com experiência de mais de cinco anos. Em relação à gestão escolar democrática, constatou-se que se trata ainda de um processo frágil, mais fortalecido no discurso das pessoas do que da concretude das realizações escolares. A gestão democrática é ainda muito mais um símbolo inspirador do que um marco que incita à ação. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para fomentar discussões entre especialistas e gestores, bem como nos cursos de formação de diretores.
- ItemCaminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores(2016) CUNHA, Maíra Darido da; BIZELLI, José LuísAs novas tecnologias da informação e da comunicação – TIC - ditam um novo cenário para sala de aula. Muitas são as expectativas de aprendizagem por meio desta nova ferramenta. Para tanto, é preciso pensar na mudança de paradigmas sob a ótica do professor, agente fundamental no processo de aprendizagem dentro da escola. A seguinte pesquisa buscou identificar os limites e as possibilidades do uso das TICs em sala de aula, elencando as principais mudanças necessárias para efetivação dentro deste processo. Foram ouvidos 150 professores e 7 diretores, distribuídos em 10 escolas estaduais do município de Piracicaba – SP. Diante dos resultados da pesquisa, tornou-se fundamental repensar práticas escolares, entender TIC como meio a mais de fomentar discussão crítica entre professores a fim de traçar caminhos que orientem prática docente criativa e reflexiva, em que TIC poderiam ser compreendidas como espaço de possibilidade de criação, individual ou colaborativa e não apenas utilizada como forma de chamar a atenção de alunos ou de sensibilizá-los aos conteúdos propostos na aula.
- ItemPolíticas públicas brasileiras e práticas democráticas de diretores escolares(2016) LUIZ, Maria Cecília; GOMES, Ronaldo Martins; SILVA, Cristina de Cássia Mabelini daRefletimos sobre a importância das práticas democráticas como processo e seu significado no âmbito educacional, a partir de relatos de alguns diretores escolares. A parte empírica foi realizada em uma cidade de médio porte, localizada no interior de São Paulo. Estabeleceu-se uma amostra de dez escolas municipais cada uma com seus respectivos gestores e efetuamos entrevistas semiestruturadas, com intuito de verificar em que medida eles criavam práticas democráticas e em que espaços, segundo os seus pontos de vista. Apresentamos três categorias: espaços democráticos e a política da escola; a democracia na visão dos diretores de escola; e, políticas educacionais e gestão democrática. Ao analisarmos os relatos e práticas dos diretores concluímos que estes, buscavam gerir a escola com perspectivas democráticas. Estas práticas são bastante criativas como foi o caso da política do cafezinho.
- ItemPolítica de formação: os significados do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação de professores supervisores(2016) MIRANDA, Edivaldo; ALVES, Daniela; BRAÚNA, RitaEste trabalho é resultante de uma pesquisa de Mestrado que teve por objetivo central analisar em que medida experiências vivenciadas por professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem gerado contributos para a formação permanente do professorado e para o desenvolvimento profissional dos docentes. A pesquisa contou com a colaboração de treze professores vinculados à supervisão do PIBID ligado a uma importante Universidade de Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, orientada por um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados nos levaram a conclusão de que o referido programa tem proporcionado aos docentes efetiva formação permanente e contribuído para o desenvolvimento profissional dos profissionais.
- ItemOs fundamentos ontológicos da didática: a mediação compreendida a partir da ontologia do ser social(2016) ALMEIDA, José Luis Vieira deEste texto enfoca a mediação na perspectiva da Ontologia do Ser Social e também como categoria central nas atividades educativas. Compreendida dessa maneira, a mediação se torna fundamental para a Didática. A mediação e a Ontologia do Ser Social devem fundamentar a Didática porque ela sempre estabelece uma relação entre o imediato e o mediato – mediação.
- ItemEstado e políticas públicas para o livro didático no Brasil(2016) MELO, Fernando Garcez deEste trabalho objetiva analisar as bases constitutivas do livro didático no Brasil. Para tanto, ultrapassa seus caracteres pedagógicos imediatos como seus conteúdos e ideologia intrínseco e busca captar os seus pressupostos políticos e econômicos.
- ItemConcepções de estado e política educacional: uma análise comparativa a partir das perspectivas epistemológicas(2016) SOARES, Solange ToldoEscolhemos a cartografia social como metodologia de nossa pesquisa, que buscou comparar as perspectivas analíticas explicitadas pelos pesquisadores com as concepções de Estado e Política Educacional em suas análises. Mapeamos, assim, na amostra analisada, referente ao campo de estudo da Política Educacional, que as perspectivas epistemológicas mais recorrentes foram o marxismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e pluralismo, porém nem sempre essas apareceram de forma explícita nos trabalhos, o que nos levou a inferir que o debate epistemológico no campo de estudo da Política Educacional, no Brasil, é urgente e necessário. Ademais, de forma plural, procuramos apresentar as concepções dos autores sobre Estado e Política Educacional e a possível relação com a epistemologia utilizada. Isso nos fez concluir que a pesquisa em Política Educacional depende de expressões mais veementes sobre as concepções de Política Educacional e Estado, seja qual for a teoria e epistemologia adotadas pelo pesquisador, visto que seus conceitos poderiam trazer mais reflexões no que diz respeito às mediações necessárias para a efetivação do direito à educação no país, pois, sem rigor conceitual, podemos deixar de ter uma pesquisa politicamente comprometida.
- ItemUso de ferramentas de avaliação institucional pela gestão escolar para aferir a qualidade social da escola: uma revisão de literatura das pesquisas da BDTD (2010-2014)(2016) VASQUES, Rosane Fátima; PETRY, Oto JoãoEsta pesquisa tem como foco verificar quais ferramentas de avaliação institucional são comumente utilizadas pela gestão escolar, na educação básica, para avaliar a qualidade social de uma instituição escolar, bem como demonstrar quais caminhos a gestão escolar e a avaliação institucional têm percorrido nos trabalhos científicos brasileiros nos últimos anos. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, tendo como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatou-se a escassez de ferramentas de avaliação institucional que possam auxiliar o gestor escolar em seu trabalho diário. Ao mesmo tempo, confirmou-se que é indispensável à gestão escolar fazer uso da avaliação institucional para melhorar a qualidade educacional. Os estudos sinalizam a Avaliação Institucional Participativa como um bom caminho para a gestão escolar diagnosticar e repensar sua instituição. Por fim, salientamos que nenhuma ferramenta conseguirá apreender a realidade escolar (em sim mesma), mas pode auxiliar a gestão escolar na busca pela qualidade social da instituição.
- ItemA didática e a pedagogia como suporte teórico para uma coordenação pedagógica qualificada(2016) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RIBEIRO, Luís Távora FurtadoEste artigo discute as possibilidades e as contribuições da Didática e da Pedagogia para a atuação, de modo crítico, dos coordenadores pedagógicos no âmbito escolar. A pesquisa empírica envolveu quatro coordenadoras pedagógicas da rede Municipal de Ensino do município de Missão Velha (CE), as quais serão aqui denominadas de Coordenadoras A, B, C e D. Para a coleta de dados, realizou-se quatro entrevistas semiestruturadas.