Revista Online de Política e Gestão Educacional
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A criação de uma Revista on line de Política e Gestão Educacional surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Ciências da Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do momento, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003).
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- ItemPolíticas públicas brasileiras e práticas democráticas de diretores escolares(2016) LUIZ, Maria Cecília; GOMES, Ronaldo Martins; SILVA, Cristina de Cássia Mabelini daRefletimos sobre a importância das práticas democráticas como processo e seu significado no âmbito educacional, a partir de relatos de alguns diretores escolares. A parte empírica foi realizada em uma cidade de médio porte, localizada no interior de São Paulo. Estabeleceu-se uma amostra de dez escolas municipais cada uma com seus respectivos gestores e efetuamos entrevistas semiestruturadas, com intuito de verificar em que medida eles criavam práticas democráticas e em que espaços, segundo os seus pontos de vista. Apresentamos três categorias: espaços democráticos e a política da escola; a democracia na visão dos diretores de escola; e, políticas educacionais e gestão democrática. Ao analisarmos os relatos e práticas dos diretores concluímos que estes, buscavam gerir a escola com perspectivas democráticas. Estas práticas são bastante criativas como foi o caso da política do cafezinho.
- ItemPolítica de formação: os significados do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação de professores supervisores(2016) MIRANDA, Edivaldo; ALVES, Daniela; BRAÚNA, RitaEste trabalho é resultante de uma pesquisa de Mestrado que teve por objetivo central analisar em que medida experiências vivenciadas por professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem gerado contributos para a formação permanente do professorado e para o desenvolvimento profissional dos docentes. A pesquisa contou com a colaboração de treze professores vinculados à supervisão do PIBID ligado a uma importante Universidade de Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, orientada por um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados nos levaram a conclusão de que o referido programa tem proporcionado aos docentes efetiva formação permanente e contribuído para o desenvolvimento profissional dos profissionais.
- ItemOs fundamentos ontológicos da didática: a mediação compreendida a partir da ontologia do ser social(2016) ALMEIDA, José Luis Vieira deEste texto enfoca a mediação na perspectiva da Ontologia do Ser Social e também como categoria central nas atividades educativas. Compreendida dessa maneira, a mediação se torna fundamental para a Didática. A mediação e a Ontologia do Ser Social devem fundamentar a Didática porque ela sempre estabelece uma relação entre o imediato e o mediato – mediação.
- ItemEstado e políticas públicas para o livro didático no Brasil(2016) MELO, Fernando Garcez deEste trabalho objetiva analisar as bases constitutivas do livro didático no Brasil. Para tanto, ultrapassa seus caracteres pedagógicos imediatos como seus conteúdos e ideologia intrínseco e busca captar os seus pressupostos políticos e econômicos.
- ItemConcepções de estado e política educacional: uma análise comparativa a partir das perspectivas epistemológicas(2016) SOARES, Solange ToldoEscolhemos a cartografia social como metodologia de nossa pesquisa, que buscou comparar as perspectivas analíticas explicitadas pelos pesquisadores com as concepções de Estado e Política Educacional em suas análises. Mapeamos, assim, na amostra analisada, referente ao campo de estudo da Política Educacional, que as perspectivas epistemológicas mais recorrentes foram o marxismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e pluralismo, porém nem sempre essas apareceram de forma explícita nos trabalhos, o que nos levou a inferir que o debate epistemológico no campo de estudo da Política Educacional, no Brasil, é urgente e necessário. Ademais, de forma plural, procuramos apresentar as concepções dos autores sobre Estado e Política Educacional e a possível relação com a epistemologia utilizada. Isso nos fez concluir que a pesquisa em Política Educacional depende de expressões mais veementes sobre as concepções de Política Educacional e Estado, seja qual for a teoria e epistemologia adotadas pelo pesquisador, visto que seus conceitos poderiam trazer mais reflexões no que diz respeito às mediações necessárias para a efetivação do direito à educação no país, pois, sem rigor conceitual, podemos deixar de ter uma pesquisa politicamente comprometida.
- ItemApresentação(2016) LEMES, Sebastião de Souza; CRUZ, José Anderson SantosIniciamos esse número da Revista Eletrônica de Política e Gestão, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar com o Departamento de Ciências da Educação, por tema crítico que provoca discussões permanentes nos meios acadêmicos. O texto apresentado pelas autorasAlexandra Vanessa de Moura Baczinski eSueli Ribeiro Comar,GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRADIÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES,problematiza essa questão ao colocar o problema teórico que busca compreender como é possível uma gestão democrática na escola, cuja função é formar para a sociedade capitalista e reforçar os ideais desse modelo de sociedade.
- ItemMetodologia estatística aplicada na análise da violência escolar: apuração e interpretação de dados na rede pública do estado de Goiás(2016) SILVA, Paola Marcelino daAs Políticas Públicas Nacionais (PPNs) encontram-se desafiadas ao elaborar novas estratégias de combate à violência. Globalmente, os aspectos da violência no ambiente escolar se agravam e as definições que envolvem o termo tornam-se volúveis. O presente artigo relaciona os métodos estatísticos descritivos e inferenciais, bem como, aplicações gerais da estatística em interface da análise contextual realizada na rede pública de ensino localizada em cidades periféricas do estado de Goiás. A correlação da estatística com a violência escolar resultou na identificação das variáveis, seleção da amostra, obtenção e apuração dos dados. Objetivou-se a contribuição de novos estudos com a finalidade de dinamizar a tarefa dos professores no combate à violência. O estudo aponta que 32% dos sujeitos da amostra vivenciaram o “bullying”, termo atualmente mais utilizado para retratar a violência escolar.
- ItemFormação continuada de professores: impasses, contextos e perspectivas(2016) GALINDO, Camila José; INFORSATO, Edson do CarmoA produção acadêmica sobre a formação continuada de professores no Brasil é consensual quanto à sua finalidade estar a serviço do aperfeiçoamento contínuo da prática profissional dos docentes, com preocupações centradas na busca de melhorias na qualidade do serviço educacional prestado à comunidade escolar.
- ItemO tempo e a gestão na educação: elementos de uma análise a partir da teoria crítica(2016) MAIA, Ari FernandoApesar da existência de um vasto campo de estudos sobre a gestão na educação a dimensão temporal praticamente não tem sido discutida, embora seja uma característica pervasiva de qualquer processo pedagógico e uma força organizativa fundamental para a reprodução da sociedade. O objetivo deste artigo é utilizar conceitos elaborados por autores que têm discutido a temporalidade para apontar alguns problemas ainda pouco analisados pelas pesquisas educacionais sob uma perspectiva temporal.
- ItemRelação IDEB e gasto aluno-ano: algumas aproximações de correlações e sua pertinência para melhoria dos investimentos em educação(2016) OLIVEIRA, Rejane de; LEMES, Sebastião de SouzaEste estudo apresenta o comportamento do Índice de Desenvolvimento da Educação de duas regiões paulistas correlacionado aos gastos por aluno-ano como proporção do PIB per capita municipal no decorrer dos anos, após a adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
- ItemA educação infantil no município de Marília (SP): a oferta, o atendimento e a infraestrutura e o plano nacional de educação(2016) BRANDÃO, Carlos da Fonseca; LOPES, Silvana Fernandes; ALVES, Catharina Edna Rodrigues; UREL, Ana Laura JeremiasO presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada junto à Secretaria Municipal de Educação do município de Marília (SP), a qual procurou diagnosticar a situação das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) em Marília no que se refere às questões de oferta, atendimento e infraestrutura, tendo como parâmetro principal o Plano Nacional de Educação (PNE) que vigorou até 2011 (Lei nº 10.172/01). Diante da situação encontrada, o presente artigo também analisa as mesmas questões, à luz do atual Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/14), com o objetivo de verificarmos o quão distantes estamos (ou não) da consecução da meta nº 1 do atual PNE, relativa à Educação Infantil.
- ItemAs políticas de acesso e permanência na educação superior: a busca da igualdade de resultados(2016) GISI, Maria Lourdes; PEGORINI, Diana GurgelEste texto tem como objeto de estudo as políticas de acesso e a evasão na educação superior. Busca analisar os avanços relacionados à ampliação do acesso a esse nível de ensino e a permanência dos estudantes. A evasão é uma problemática que tem se agravado por razões tanto de ordem econômica como aquelas decorrentes da própria instituição. Em relação à instituição, existem as expectativas não atendidas dos estudantes, o modo como se realiza a integração no mundo acadêmico e as condições relacionadas ao processo pedagógico. Discute-se o papel das instituições de ensino no que se refere à implementação de ações que possam contribuir para diminuir a evasão a partir da concepção da igualdade dos resultados, portanto do acesso, permanência e conclusão da educação superior. Trata-se de um estudo que contempla uma análise documental, com base em documentos oficiais, legislação vigente e dados de organismos nacionais e internacionais. Contempla o contexto da educação superior e a efetividade das políticas em relação às iniciativas governamentais que se relacionam com as possibilidades de ampliar o acesso e favorecer a permanência na educação superior. Na sequência, analisa-se a educação superior na perspectiva da justiça social, de modo a diminuir as disparidades existentes.
- ItemApontamentos sobre a expansão da graduação tecnológica no Brasil(2016) SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; XEREZ, Antonia Solange PinheiroAnalisa a política de expansão da Educação superior no Brasil que, em tempos de reformas do Estado, opta pela precarização da universidade, enquanto valoriza a expansão da graduação tecnológica, objeto específico desta exposição. A opção teórico-metodológica recai sobre materialismo histórico-dialético, pois, do ponto de vista crítico, tal proposta é a que mais se aproxima da realidade, possibilitando ao investigador chegar o mais próximo possível do objeto estudado.
- ItemO aluno público alvo da educação especial no ensino médio: as relações entre família e escola(2016) MUTO, Jéssica Harume Dias; CAMPOS, Juliane Ap. de Paula Perez; MELO, Eleonice Máximo eEste estudo de abordagem qualitativa visa analisar a relação família-escola contando com a participação de quatro mães de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) matriculados no ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os dados das entrevistas semi-estruturadas foram analisadas e agrupadas nos eixos temáticos: inclusão; alunos PAEE na escola regular; família e escola; e aluno PAEE no ensino médio. Os resultados apontam a importância de informar às famílias sobre os direitos educacionais que a lei assegura aos alunos PAEE no processo de inclusão no ensino regular; de mudanças na relação família-escola; informar sobre o papel do professor da educação especial dentro da escola às famílias, e sobre as potencialidades e limitações dos alunos PAEE diante da escolarização. Considera-se a necessidade de melhorar a comunicação entre família-escola, propondo-se alternativas que beneficiem essa parceria. Assim, foi evidenciado lacunas para novas pesquisas nessa área.
- ItemA estreita relação entre a comunicação efetiva e a gestão democrático-participativa(2016) BARAZZETTI, Vanessa Rita; PROVIN, Willie Anne Martins da Silva; FILIPAK, Sirley TerezinhaO presente artigo analisa os conceitos de comunicação efetiva e de gestão democrático-participativa e a relação entre estes dois termos. Aspectos como os benefícios que o trabalho em conjunto desses dois termos oferece para a atuação dos gestores/gestoras e os problemas que podem ocorrer caso não haja a interação entre esses dois principais conceitos, são explanados neste texto. Baseado, principalmente, nas pesquisas de DEMO(2009), FRANÇA(2013) e HABERMAS(1987), este artigo parte do pressuposto de que parte dos gestores/gestoras de instituições de ensino possui o conhecimento, mas não consegue executá-lo de maneira efetiva. É neste ponto que com relação ao foco educacional, torna-se fundamental a estreita relação entre a comunicação efetiva e a gestão democrático-participativa para o sucesso da comunicação pretendida.
- ItemAvanços e desafios no processo de implementação do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa dinheiro direto na escola (PDDE)(2016) LIMA, Michelle Fernandes; OLIVEIRA, Miriane Sozare de; GUARDACHESKI, Andriele PetrouskiEste artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada no curso de Pedagogia (Unicentro/Irati-PR), pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Teve como objetivo identificar os principais avanços e desafios no processo de implementação e gestão de dois programas federais: Alimentação Escolar (PNAE) e Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na Rede Estadual de Ensino de Irati-PR. Consideramos nessa pesquisa as orientações legais para a efetivação desses programas, informações disponíveis nos sites do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Estado da Educação/ Governo do Paraná (SEED). Para complementar o estudo realizamos entrevistas com diretores de duas escolas estaduais, além de entrevista com a gestora do Núcleo Regional de Educação do Município, responsável pelos programas.
- ItemPacto pelo fortalecimento do ensino médio em rondônia: (re) pensando o currículo escolar nos territórios da linguagem(2016) BERTOTTI, Mirian de Oliveira; SIMÕES, Robson FonsecaEste texto é um mergulho inicial. Mira colocar em cena o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia, PNEM/RO, um programa de formação continuada do governo federal. As reflexões aqui tratadas são um convite para nos aproximarmos de algumas fontes de pesquisa, procurando ampliar a nossa compreensão sobre esta política de Formação continuada nos territórios da Língua Portuguesa. Mas do que trata esta política para o Ensino Médio? Para esta discussão, valemo-nos dos seguintes autores: Pimenta (2002), Sacristán (2000), Garcia (2013) e Candau (2007) que nos ajudam a refletir sobre possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de Linguagens. Sem a pretensão de esgotar o debate, este texto considera importante aprofundar as discussões sobre os componentes curriculares nas veredas da língua, considerando o impacto na melhoria de condições de aprender e desenvolver-se dos sujeitos e dos educadores na etapa conclusiva da Educação Básica.
- ItemGestão escolar democrática e a pedagogia histórico-crítica: contradições, limites e possibilidades(2016) BACZINSK, Alexandra Vanessa de Moura; COMAR, Sueli RibeiroEste artigo problematiza a questão da gestão escolar democrática e sua relação com a teoria da pedagogia histórico-crítica. O problema teórico que instiga este estudo consiste em compreender como é possível uma gestão democrática na escola, cuja função é formar para a sociedade capitalista e reforçar os ideais desse modelo de sociedade? Para o debate intelectual que agora se inicia três momentos são relevantes. O primeiro aborda a relação entre as teorias da administração científica – Taylorismo, Fordismo e Toyotismo – com o discurso da gestão democrática. O segundo trata da matriz teórica da Pedagogia Histórico-Crítica, por entendermos que o referido suporte teórico, pautado no materialismo histórico, possibilita desmistificarmos as relações de poder intrínsecas nas teorias administrativas, as quais ainda estão presentes na conjuntura da escola. E por fim, pretende-se uma reflexão acerca dos limites e possibilidades para a realização da gestão escolar democrática, com base na pedagogia histórico-crítica, em tempos de escola neoliberal. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para realização desse estudo. Concluímos que a gestão democrática é uma necessidade da classe trabalhadora, portanto, não podemos ficar esperando que um modelo democrático de administração seja elaborado e enviado as escolas pelos órgãos centrais.
- ItemPolíticas públicas em educação: a escola de educação infantil da UFRJ frente à resolução nº 1 do CNE/MEC(2016) VIEIRA, José Jairo; LOPES, Isabela Pereira; VIEIRA, Andréa Lopes da CostaEste artigo procurou compreender os impactos das atuais políticas públicas direcionadas às unidades de educação infantil federais, principalmente no momento atual, quando legislações e políticas públicas estão inquietando esses espaços e atribuindo-lhes novos significados e demandas. Neste estudo, foi utilizada a Escola de Educação Infantil da UFRJ diante de Resolução do Conselho Nacional de Educação, que entre outros pontos democratiza o acesso às unidades de educação infantil universitárias, espaços que em sua maioria, durante décadas, foram entendidos como benefício de alguns poucos servidores e estudantes. Os desafios que a Escola de Educação Infantil da UFRJ tem enfrentando para constituir sua nova identidade, no início da implantação de uma política pública, são problematizados. Dialogo com alguns autores que procurar explicar o histórico da educação infantil tão relacionado ao assistencialismo (Costa, Nunes, Ghon) e que pensa especificamente isso aplicado às creches universitárias (Raupp). Observando o histórico de cada creche universitária, é possível perceber que cada uma buscou estratégias para a sua legitimação e para se destacar no campo acadêmico. Se ainda hoje é possível notar que muitas dessas creches ainda mantêm vínculos iniciais, firmados há décadas, fica fácil entender o desconforto gerado pela Resolução e os desafios que serão enfrentados por esses espaços.
- ItemCaminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores(2016) CUNHA, Maíra Darido da; BIZELLI, José LuísAs novas tecnologias da informação e da comunicação – TIC - ditam um novo cenário para sala de aula. Muitas são as expectativas de aprendizagem por meio desta nova ferramenta. Para tanto, é preciso pensar na mudança de paradigmas sob a ótica do professor, agente fundamental no processo de aprendizagem dentro da escola. A seguinte pesquisa buscou identificar os limites e as possibilidades do uso das TICs em sala de aula, elencando as principais mudanças necessárias para efetivação dentro deste processo. Foram ouvidos 150 professores e 7 diretores, distribuídos em 10 escolas estaduais do município de Piracicaba – SP. Diante dos resultados da pesquisa, tornou-se fundamental repensar práticas escolares, entender TIC como meio a mais de fomentar discussão crítica entre professores a fim de traçar caminhos que orientem prática docente criativa e reflexiva, em que TIC poderiam ser compreendidas como espaço de possibilidade de criação, individual ou colaborativa e não apenas utilizada como forma de chamar a atenção de alunos ou de sensibilizá-los aos conteúdos propostos na aula.