Revista Online de Política e Gestão Educacional

URI Permanente para esta coleção

A criação de uma Revista on line de Política e Gestão Educacional surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Ciências da Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do momento, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003).

Descrição

  • Mantenedor: UNESP
  • Tipo: IESE
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Araraquara/SP
  • ISSN: 1519-9029
  • Qualis: B4
  • Periodicidade: Quadrimestral
  • Navegar

    Submissões Recentes

    Agora exibindo 1 - 5 de 410
    • Item
      Documentos oficiais de educação no Brasil e a teoria construtivista piagetiana
      (2019) ALIXANDRE, Maria Aparecida Rosa de Andrade; BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida
      O presente artigo teve como problemática investigar a origem da teoria construtivista e analisar os Documentos Oficiais de Educação. Tal estudo justifica pelo pressuposto que diferentes associações feitas pelos professores em relação à teoria e a prática encontram-se dialeticamente relacionadas às propostas oficiais de educação.
    • Item
      O papel do gestor escolar: estudo de caso sobre os desafios da educação pública
      (2019) NASCIMENTO, Vanise Panont do; CHIUSOLI, Cláudio Luiz
      O presente artigo diz respeito a um estudo de caso sobre o papel do gestor escolar frente aos principais desafios da educação pública atual e como trabalha para tentar solucionar tais desafios.
    • Item
      Ensino médio em tempo integral e a escola de Antonio Gramsci
      (2019) SILVA, Flavia Gonçalves da; BERNADO, Elisangela da Silva
      Esse artigo apresenta elementos que compõem o debate atual sobre o Ensino Médio em Tempo Integral, mais especificamente, a política pública intitulada Programa Ensino Médio Inovador criado em 2009 pelo Governo Federal e implementado nos diversos estados da Federação e a escola pensada por Antonio Gramsci.
    • Item
      Significado formativo e participação democrática: uma pesquisa sobre o ensino da história e da literatura
      (2019) CAFAGNA, Vincenzo
      A pesquisa aqui apresentada pretende fazer parte do debate sobre a importância das humanidades e oferecer sua contribuição do ponto de vista educacional.
    • Item
      A psicopedagogia na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem
      (2019) MOURA, Anaisa Alves de; RODRIGUES, Francisca Neide Camelo Martins; SOARES, Stela Lopes; FERREIRA, Heraldo Simões
      O presente artigo tem como objetivo principal investigar as dificuldades de aprendizagem enquanto limitadoras do processo de alfabetização. Nesse contexto, utilizou-se para a investigação de diversos referenciais teóricos voltados para o esclarecimento da importância do psicopedagogo, seu trabalho interventivo e preventivo e seu papel no ambiente escolar e ao educando, a partir do seu contexto social, cognitivo, psíquico e orgânico.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional.