Revista Online de Política e Gestão Educacional

URI Permanente para esta coleção

A criação de uma Revista on line de Política e Gestão Educacional surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Ciências da Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do momento, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003).

Descrição

  • Mantenedor: UNESP
  • Tipo: IESE
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Araraquara/SP
  • ISSN: 1519-9029
  • Qualis: B4
  • Periodicidade: Quadrimestral
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      O papel do gestor escolar: estudo de caso sobre os desafios da educação pública
      (2019) NASCIMENTO, Vanise Panont do; CHIUSOLI, Cláudio Luiz
      O presente artigo diz respeito a um estudo de caso sobre o papel do gestor escolar frente aos principais desafios da educação pública atual e como trabalha para tentar solucionar tais desafios.
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      Documentos oficiais de educação no Brasil e a teoria construtivista piagetiana
      (2019) ALIXANDRE, Maria Aparecida Rosa de Andrade; BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida
      O presente artigo teve como problemática investigar a origem da teoria construtivista e analisar os Documentos Oficiais de Educação. Tal estudo justifica pelo pressuposto que diferentes associações feitas pelos professores em relação à teoria e a prática encontram-se dialeticamente relacionadas às propostas oficiais de educação.
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      Uma narrativa histórica da educação nacional entre mitos: do fundador ao de democracia racial
      (2019) SOUZA, Paulo Crispim Alves de; FORTUNATO, Ivan
      Este artigo tem como objetivo desenvolver um debate sobre as características que consolidaram um projeto nacional autônomo com pretensões imponentes, marcadamente na virada do século XIX para o século XX.
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      O papel do professor como intelectual orgânico à luz de Gramsci
      (2019) MORAIS, Rogério de; MELO JÚNIOR, Arlindo Lins de; DOMINGUES, Tiago Cesar
      O papel do professor como intelectual orgânico se dá num campo de batalha, que é a própria escola. Essa disputa refere-se à produção de uma concepção de mundo que seja coerente, articulado e orgânico de acordo com a vontade popular, a partir das relações pedagógicas entre todos os indivíduos que constituem o trabalho educativo vivo.
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      Ensino médio em tempo integral e a escola de Antonio Gramsci
      (2019) SILVA, Flavia Gonçalves da; BERNADO, Elisangela da Silva
      Esse artigo apresenta elementos que compõem o debate atual sobre o Ensino Médio em Tempo Integral, mais especificamente, a política pública intitulada Programa Ensino Médio Inovador criado em 2009 pelo Governo Federal e implementado nos diversos estados da Federação e a escola pensada por Antonio Gramsci.
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