Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
URI Permanente para esta coleção
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 20 de 108
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item15 anos pensando a Educação Escolar em Ibero-América(2020) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson SantosPassados 15 anos da assinatura do Convênio de Colaboração Acadêmica entre a UNESP – através da sua Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara – e Universidade de Alcalá de Henares – através do Departamento de Ciências da Educação –, celebra-se aqui a constituição de um grupo de investigadores que vêm se dedicando a pensar, escrever, analisar e propor iniciativas para a Educação Escolar no território ibero-americano.
- ItemA avaliação da educação superior: um estudo sobre os determinantes de desempenho(2016) LEPCHAK, Alessandro; OLIVEIRA, André Júnior de; FRAGALLI, Adriana; SCARPIN, Jorge EduardoDiante das exigências da sociedade, nota-se a evolução dos investimentos em educação superior nos últimos anos no Brasil. O objetivo do estudo foi identificar fatores que influenciam nos indicadores de desempenho da educação superior.
- ItemA convivência ética x violência na escola: um desafio contemporâneo(2017) TOGNETTA, Luciene Regina Paulino
- ItemA filosofia na educação básica: concepções e práticas dos professores do ensino médio(2016) SILVA, Wanderley daEste texto deriva de uma atividade prática desenvolvida na disciplina Ensino de Filosofia no ano de 2015 e tem como objetivo divulgar e refletir sobre alguns dados extraídos de uma pesquisa qualitativa com docentes de filosofia do Ensino Médio.
- ItemA prática pedagógica no atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual(2020) MANZOLI, Luci Pastor; BATISTA, Bruna Rafaela de; SANTOS, Caio Vinicius dosO Atendimento Educacional Especializado – AEE está voltado para atender as necessidades dos alunos com deficiência em horários opostos aos das aulas do ensino regular. O presente estudo teve por objetivo descrever a prática pedagógica de uma professora de educação especial para desenvolver o pensamento lógico-matemático dos alunos com deficiência intelectual em uma sala de apoio especializado – AEE de uma escola estadual de uma cidade do interior paulista.
- ItemA tecnologia assistiva scala como recurso para produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação: uma experiência com pessoas adultas com transtorno do espectro autista(2017) BITTENCOURT, Ivanise Gomes de Souza; FUMES, Neiza de Lourdes FredericoO presente artigo tem por objetivo apresentar o Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo (SCALA) enquanto recurso de produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação.
- ItemAcessibilidade na educação superior também envolve o trabalho pedagógico(2016) CANDIDO, Eliane Aparecida Piza; NASCIMENTO, Claudia Regina Siena do; MARTINS, Morgana de Fátima AgostiniEsta pesquisa apresenta um estudo sobre a inclusão na Educação Superior e as práticas pedagógicas que podem contribuir para a realização dessa inclusão, salientando a dívida histórica que o Brasil possui baseada na exclusão e segregação de pessoas com deficiência que estão em constante luta por seus direitos, que sendo pouco a pouco garantidos têm um maior foco na Educação Básica e, atualmente, objetiva envolver de forma mais efetiva a Educação Superior.
- ItemActivities based on wiki platform for engineering higher education: students' point of view(2017) MELLO, Gláucia Nolasco de AlmeidaDesta forma, o objetivo principal desta pesquisa foi planejar uma atividade na plataforma wiki para o curso de Engenharia Civil de Concreto Reforçado e responder as seguintes perguntas: (1) Como a colaboração deve ser efetivamente medida na plataforma wiki? (2) Qual é o ponto de vista dos estudantes sobre o uso da plataforma wiki para uma atividade de colaboração? A plataforma Wikispaces Classroom foi escolhida para o projeto porque é uma plataforma de redação social livre, adequada para o aprendizado colaborativo.
- ItemAlfabetização: desafios atuais e novas abordagens(2016) PRIOTES, Claudia Dias; MAZZEU, Francisco José Carvalho; BARBOSA, Eliza MariaEste texto tem como objetivo apresentar o número especial da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação que traz como tema a Alfabetização, abordada sob uma multiplicidade de aspectos, dimensões e enfoques teórico-metodológicos. Agrupando os artigos em função do seu objeto, procuramos indicar ligações que estimulem o debate entre os autores e a identificação de convergências e divergências, convidando para um aprofundamento de temas e para a busca de superação dos desafios apontados.
- ItemAnálise de tratamento da segurança da informação de uma instituição de ensino público federal(2020) SOUZA, Jackson Gomes Soares; ARIMA, Carlos Hideo; BELDA, Francisco RolfsenA Tecnologia da Informação (T.I.) e sua governança estão cada vez mais presentes no desenvolvimento das instituições educacionais, aprimorando estratégias e objetivos institucionais. O presente trabalho tem por objetivo verificar o tratamento dado à segurança da informação dentro da gestão de riscos na governança de T.I.
- ItemAprendendo finanças de um jeito fácil e divertido: uma experiência com estudantes de escolas públicas(2017) VIEIRA, Kelmara Mendes; VALCANOVER, Vanessa Martins; BRUTTI, Franciele; TRINDADE, Caroline Rosa; KEGLER, Trindade, Josiane JúliaA educação financeira pessoal é fundamental na sociedade, visto que influencia diretamente nas decisões econômicas dos indivíduos. Nesse sentido, o presente estudo, baseado em um projeto que desenvolveu e aplicou um curso de educação financeira para jovens, tem como objetivo medir o nível de conhecimento financeiro dos alunos, antes e depois da aplicação do curso.
- ItemAprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na disciplina de tratamento de água, efluente e lodos(2018) MACHADO, Regina; BÖHM, Giani; BÖHM, EmersonQualquer instituição educacional que ofereça cursos profissionais leva consigo uma grande responsabilidade traduzida na formação de um profissional plenamente apto de suas competências e habilidades na eminente atuação em nosso competitivo e seletivo mercado de trabalho.
- ItemApresentação(2016) CARNEIRO, Relma Urel CarboneO dossiê aqui reunido traz artigos que problematizam e discutem o trabalho docente como elemento fundamental no processo de ensino e aprendizagem escolar para a construção de uma escola de qualidade para todos. Enfatizando práticas pedagógicas com alunos público-alvo da Educação Especial –alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação –, os trabalhos apresentam investigações desenvolvidas em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Superior, relacionadas à formação de professores, ao trabalho docente e à reorganização escolar, bem como uma reflexão sobre a temática tendo como base o modelo espanhol de inclusão escolar.
- ItemAspectos vivenciados no estágio curricular supervisionado do curso de pedagogia da UNEMAT - Câmpus de Juara(2017) MELLO, Ângela Rita Christofolo de; TABORDA, Cleuza Regina BalanEste artigo socializa aspectos vivenciados enquanto professoras do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental III e IV, realizados pelos acadêmicos matriculados na V e VI fases do curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Juara.
- ItemAvaliação da aprendizagem: concepções e olhares de docentes do curso de odontologia(2017) CARNEIRO, Verydianna Frota; PEQUENO, Alice Maria Correia; MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa; AGUIAR, Dulce Maria de Lucena; CARNEIRO, Cleide; CARNEIRO, Rithianne Frota CarneiroAvaliação da aprendizagem consiste em um mecanismo educacional contínuo que direciona a prática pedagógica, com base nos objetivos de aprendizagem propostos nos programas educacionais. O objetivo da pesquisa foi analisar o conhecimento de docentes de um curso de odontologia sobre avaliação da aprendizagem, em Fortaleza - CE. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada no período de setembro a outubro de 2014, por meio da análise documental e da técnica da entrevista semiestruturada.
- ItemAvaliação da situação-problema por tutores e discentes em um curso de graduação vivenciado em metodologias ativas(2016) DORENELS, Rodrigo; SILVA, Kelly da; CÉSAR, Carla Patrícia Hernadez Alves Ribeiro; OLIVEIRA BARRETO, Aline Cabral de; GUEDES-GRANZOTTI, Raphaela BarrosoO objetivo do artigo é comparar as avaliações de discentes e tutores sobre os problemas utilizados em um curso de Fonoaudiologia estruturado em metodologias ativas.
- ItemAvaliação do ensino da linguagem oral em sala de aula: utilizando a ferramenta EVALOE no Brasil(2017) LLOBERA, Fatima Veja; GARCIA, Marta Gràcia; DOMENICONI, Camila; BENITEZ, Priscila BenitezOs resultados do uso de uma ferramenta para avaliar o ensino da língua oral em escolas no Brasil são apresentados. Escala de Avaliação da Linguagem Oral no Contexto Escolar -EVALOE, foi construído com o objetivo de observar de forma sistemática e avaliar como professores fazer para promover o desenvolvimento de habilidades de língua oral (falar e ouvir) dos alunos em suas salas de aula.
- ItemBullying homofóbico e desengajamento moral: quando a justificativa moral e a culpabilização dizem “presente”(2020) SILVA, Carla Beatriz Pereira da; OLIVEIRA Wanderlei Abadio de; SILVA, Jorge Luiz da; SILVA, Marta Angélica Iossi daO presente estudo buscou identificar aspectos do desengajamento moral relacionados ao bullying homofóbico vivenciado na infância e/ou adolescência de estudantes universitários. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram entrevistados 14 universitários de uma cidade do interior do estado de São Paulo que se autodeclararam gays ou lésbicas.
- ItemCoexistence x violence in the school: a contemporary challenge(2017) TOGNETTA, Luciene Regina Paulino
- ItemConfecção de modelo neuroanatômico funcional como alternativa de ensino e aprendizagem para a disciplina de neuroanatomia(2017) SILVA, Yslaíny Araújo; SILVA JÚNIOR, Edivaldo Xavier da; SILVA, Bruno Nery da; RODRIGUES, Gabriella Pereira; SOUSA, Gabriella Oliveira de; NOVAES, Wbinayara Alves; SHHIOSAKI, Ricardo Kenji; SILVA, Tarcísio Fulgêncio Alves da; SCHWINGEL, Silva Paulo AdrianoAssim, o objetivo do estudo foi confeccionar um modelo neuroanatômico humano funcional alternativo para as aulas práticas da disciplina de neuroanatomia. O estudo foi uma pesquisa-ação, descritiva e exploratória, onde o modelo foi confeccionado por discentes monitores da disciplina, com material de baixo custo