Educação On-line
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A revista Educação On-line é um periódico quadrimestral, com revisão por pares, em sistema de avaliação cega. Classificada na área de Ensino e Educação pelo Qualis/Capes, prioriza artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas sobre relações de ensino-aprendizagem e educação. Publica também relatos de pesquisas, entrevistas e resenhas. Sendo um periódico de acesso aberto, seu conteúdo pode ser lido, baixado gratuitamente e reproduzido, respeitadas as normas padrão de referência a artigos científicos.
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- ItemA antropologia educacional de Tim Ingold(2021) MACEDO, Liliane de Fátima dias
- ItemA autonomia do aluno e sua postura de sujeito ético(2021) JEFFREY, DenisDesde os anos 1970, os sistemas educativos modernos visam ao desenvolvimento da autonomia do educando. Ora, um aluno autônomo deve, imperativamente, tomar sua própria vida em suas mãos e assumir suas responsabilidades. A esse respeito, a aprendizagem da autonomia na escola deve ser sustentada pela apropriação de uma postura ética. Na verdade, o aluno deveria considerar que ele se torna sujeito de sua própria ética. Essa é a ideia explorada neste texto.
- ItemA concepção de corpo e sua interface entre gênero e sexualidade nos PCNs e na BNCC(2021) BACK, Jeizi Loici; NOGUEIRA, Francis Mary GuimarãesEsta pesquisa examina a concepção de corpo e sua interface entre gênero e sexualidade, expressa nas políticas educacionais dos anos de 1990, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente. A metodologia se restringiu à pesquisa documental e bibliográfica e apontou que o corpo, como construção sócio-histórica, vem sendo normatizado de acordo com as necessidades de cada momento político no Brasil. Nessa perspectiva, a escola atua como importante instituição que opera para a normatização, refletida na implantação dos PCNs e da BNCC.
- ItemA construção da identidade docente e a formação continuada de professores(2020) CABRAL, Giovanna RodriguesEste artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada, com o objetivo de pensar as políticas federais de formação continuada para alfabetizadores, no período de 2008 a 2018, oferecidas em um pequeno município de Minas Gerais. Para levantamento dos dados, utilizamos questionários e entrevista coletiva com as professoras do município que frequentaram a formação em serviço. Para o tratamento, optou-se pela análise de conteúdo, sob o aporte teórico de autores, como Nóvoa (1997), Tardif (2002) e Candau (1997). Os textos narrativos foram analisados, possibilitando a emergência das seguintes categorias empíricas: a) Ser professor, b) Saberes docentes, e c) Fazer pedagógico. Neste artigo, apresentamos a dimensão sobre o ser professor, que toma como referência o conjunto de falas de cada professora sobre sua trajetória de vida, formação inicial e continuada, histórias de leitura e escrita que permeiam seu papel profissional e seu agir individual.
- ItemA construção de um padrão de escolhas de modo de vida saudável entre estudantes de pedagogia e sua relação com o processo educativo(2022) TEIXEIRA, Renato da Costa; GOETZ, LisianeEste estudo acompanhou a construção de um estilo de vida saudável entre estudantes de pedagogia, em resposta às ações realizadas por meio de uma disciplina de tema transversal durante a graduação. Os dados foram obtidos através do registro diário de hábitos de vida sobre dez aspectos relacionados à saúde. Os resultados apontam uma influência positiva com significância estatística dos conteúdos da disciplina sobre as escolhas dos alunos, ao longo do estudo. O registro dos hábitos por parte dos alunos demonstrou ser uma eficiente estratégia para avaliar a efetividade da abordagem dos conteúdos, indicando ao professor da disciplina, os pontos a serem retomados ou fortalecidos para o desenvolvimento da autonomia e autorregulação do estudante. Além do benefício pessoal, os futuros pedagogos são preparados para difundir a cultura da saúde entre os alunos da educação básica quando adentrarem ao mercado de trabalho.
- ItemA cultura lúdica dos alunos de uma escola das águas no Pantanal(2020) MELO, Rogério Zaim de; SAMBUGARI, Márcia Regina do NascimentoTrata-se de uma pesquisa realizada com 33 crianças que moram no Pantanal sul-mato-grossense e estudam em uma das chamadas ?Escolas das Águas?. O objetivo é analisar como é a sua cultura lúdica, mais precisamente, como elas aprendem os jogos e brincadeiras de que mais gostam. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou: diário de campo, transcrições de episódios de brincadeira, desenhos realizados com as crianças e entrevistas. A análise dos dados se apoia no conceito de cultura lúdica, desenvolvido por Gilles Brougère (1998). Os resultados indicam que, independente do gênero e da idade, as crianças preferem brincadeiras e jogos realizados em grandes grupos, e que o aprendizado desses jogos acontece de três formas: vertical, as crianças aprendem com seus pais e/ou responsáveis, oblíqua, aprendem com os professores, e paralela, a aprendizagem acontece entre grupos coetâneos
- ItemA dimensão da afetividade em pesquisas educacionais à luz do sociointeracionismo vygotskyano(2019) ROSS, Paulo Ricardo; SILVA, Paulo Vinicius Tosin daRelevante para os processos de ensino e aprendizagem, a afetividade (
- ItemA educomunicação no ensino superior como aliada no combate à evasão escolar: relato de experiência(2022) SANTOS, Darlan Roberto dos; HENRIQUES, Cirley JoséA educomunicação compreende a utilização de ferramentas de comunicação em sala de aula, com objetivos didáticos. Em tempos de grande evasão nas instituições de ensino e desmotivação dos alunos, tal procedimento pode ser bastante útil. Nesse sentido, propõe-se apresentar a educomunicação, em algumas de suas potencialidades, como aliada na educação. Para isso, a pesquisa conta com levantamento bibliográfico, além de relato de experiência. Na coleta de dados, foram adotadas as técnicas de observação participante e aplicação de questionários. Os resultados mostraram que a educomunicação, através de atividade específica, contribuiu para o engajamento de estudantes, o que, conforme hipótese aventada, coloca tal prática como aliada no combate à evasão escolar, na medida em que pode tornar o ensino mais participativo e atraente aos discentes.
- ItemA face de incentivo à leitura em redes sociais: um relato de experiência(2021) SANTOS, Elza Ferreira; OLIVEIRA, Cyndi Moura Guimarães de; MELO, Sonia Pinto de AlbuquerqueEste artigo faz parte de um trabalho sobre o incentivo à leitura em tempos de tecnologia digital. O texto examina questões relativas ao uso do
- ItemA formação integral do ser humano à luz das ideias de Ken Wilber e a prática educativa(2021) BARRETO, Maribel Oliveira; FREIRE, Jane Luci OrnelasO presente artigo tem o objetivo de compreender a perspectiva da formação integral do ser humano à luz das ideias de Ken Wilber, dando pistas para uma prática educativa integral. Apresenta as perspectivas do pensamento filosófico de Ken Wilber, pesquisador da Psicologia Transpessoal, que sente a necessidade, em seus estudos, de incluir os aspectos psicológicos constitutivos do ser humano, nesta experiência de vida, da mesma forma que não deixa de fora contribuições da história, da antropologia, da física quântica, entre outras áreas de estudos. Ele propõe uma visão integral do ser humano como tarefa de filósofos e pesquisadores de variadas ciências contemporâneas, inclusive de educadores, que primam pelo desenvolvimento de uma prática educativa integral. A metodologia definida se refere à pesquisa bibliográfica, com base nas obras centrais no constructo teórico de Ken Wilber (1999, 2000a, 2000b, 2001a, 2001b). As categorias centrais da pesquisa são o contexto da modernidade, o desafio do atual mundo moderno e seus impactos na formação integral do ser humano; o modelo teórico evolucionário do ser humano segundo Ken Wilber, bem como perspectivas para o desenvolvimento de uma prática educativa integral. Como conclusão, evidencia as possibilidades de relacionar as ideias de Ken Wilber a uma prática educativa integral.
- ItemA geometria gráfica no ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre o aprendizado(2022) FULGÊNCIO, Vinicius Albuquerque; GUSMÃO, Mariana Buarque Ribeiro de; LOPES, Andiara Valentina de Freitas; CARVALHO, Gisele Lopes deEste artigo é parte de uma investigação desenvolvida por pesquisadores do Labgraf/CAC/UFPE. Devido às restrições da pandemia do Covid-19, o semestre 2020.3 ocorreu, pela primeira vez, inteiramente de forma remota. O objetivo deste artigo é compreender como fatores, tais como experiência prévia, ambiente de estudo, material didático, conteúdo do curso e interação social, podem afetar o aprendizado remoto. Para abordar essas questões, os pesquisadores analisaram experiências de ensino-aprendizagem remoto em três componentes curriculares que têm em comum o ensino de geometria gráfica. A metodologia desta pesquisa consiste na aplicação de um questionário
- ItemA participação política em grêmios estudantis na perspectiva de documentos orientadores(2021) BOUTIN, Aldimara Catarina Brito DelabonaO artigo tem como objetivo investigar a categoria participação política em documentos que orientam a organização discente em grêmios estudantis. O material empírico é constituído por 10 documentos, como cartilhas, manuais e guias, publicados por secretarias estaduais de educação e entidades da sociedade civil. As análises têm como suporte teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético, com a contribuição de autores como Marx (2010a; 2010b), Nogueira (2011), Lenin (2015) e Gramsci (2004; 2020). Os resultados da pesquisa explicitaram que, na maioria dos documentos, há a defesa de perspectiva fundamentadas na democracia e na cidadania, contudo, elas são fragilizadas, pois se relacionam ao protagonismo juvenil e/ou à realização de eventos festivos ou esportivos.
- ItemA percepção dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE sobre sua importância para a formação como professor universitário(2019) SILVA, Natália Ferreira da; SILVA, Thais Carollyne de Farias; OLIVEIRA, Tiago Pinheiro de; DURVAL, José Israel FelicianoA botânica é hoje um desafio no cenário da educação nacional. É comum encontrarmos estudos que discutam as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem de seus conteúdos. Nesse sentido, este trabalho busca compreender o papel da pós-graduação em biologia vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (Ppgbv-UFPE) na formação pedagógica de seus estudantes. Para a obtenção dos dados, seis alunos vinculados ao programa responderam um questionário como recurso facilitador para análise qualiquantitativa. A partir da metodologia utilizada, constatou-se que o programa dedica suas atividades exclusivamente para a formação de pesquisadores, fugindo de uma de suas propostas iniciais que é a formação do professor universitário.
- ItemA presença da disciplina de filosofia no currículo escolar de Moçambique(2019) CARMINATI, Celso João; OLIVEIRA, AlexandreAlvaroNeste artigo, analisamos o atual contexto da presença da disciplina de filosofia, no ensino secundário geral do segundo ciclo (11º e 12º anos de escolaridade), de Moçambique, contextualizando historicamente sua configuração e as condições do ensino. Os resultados indicam que o ensino da filosofia nesse nível é ministrado com objetivos predefinidos, com potencial para uma aprendizagem significativa. Já a pesquisa é utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem. Há diversas lacunas a registrar:
- ItemA rotação por estações de aprendizagem em aulas de gramática: desenvolvendo reflexões linguísticas por meio de metodologias ativas(2020) GUERRA JUNIOR, Antonio LemesEste trabalho contempla discussões relativas ao ?ensino híbrido?, com o objetivo de apresentar uma proposta de aplicação de metodologias ativas no ensino de língua portuguesa, por meio, especificamente, da adoção do método da rotação por estações de aprendizagem em aulas de gramática. Os dados sob análise resultam de atividades durante as quais, por meio do trabalho colaborativo, os alunos foram direcionados à solução de desafios teórico-práticos, com o apoio de diferentes recursos, inclusive digitais. Metodologicamente, o trabalho se caracteriza pela apresentação de uma reflexão crítica do professor, autor do trabalho, sobre a sua prática, com base nas etapas apresentadas por Smyth (1992) e Liberali (2004): descrever, informar, confrontar e reconstruir. Em síntese, os resultados apontam que a proposta ilustra a possibilidade de atualização das práticas pedagógicas, no contexto da atual busca pela efetividade do ensino de língua portuguesa.
- ItemAções afirmativas para permanência dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA)(2021) AMORIM, Antonio; CONCEIÇÃO, Ana Paula da Silva; ANDRADE, Perci LeiteEste estudo investigou quais ações afirmativas são necessárias nas escolas a fim de diagnosticar os entraves que as impedem de serem colocadas em prática e descrever se promovem de fato a permanência dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A investigação pautou-se na abordagem qualitativa para refletir sobre as informações coletadas através da pesquisa de campo. Pelos resultados encontrados, os gestores revelaram que não são medidos esforços para colocar as ações afirmativas em prática; os professores demonstraram que estas precisam ser aperfeiçoadas, mas também serem criadas novas e os estudantes evidenciaram que sem elas o desestímulo à permanência torna-se evidente. Considera-se, assim, que ambas as escolas as promovem, uma mais que a outra. Elas precisam dar continuidade as existentes e estar atentas a necessidade de novas.
- ItemAdaptive teaching based on gamification: a pedagogical strategy for formative assessment in higher education(2022) BARDINI , Vivian Silveira dos Santos; BRESSANE, Adriano; GALVÃO, Amanda Louisi dos Santos; FORMIGA, Jorge Kennety Silva; MARTINS, Paulo Rodolfo de Oliveira; NEGRI, Rogerio GalanteThis study aims at introducing and assessing a pedagogical strategy for formative assessment in higher education. Under such purpose, successive quick tests are applied as soon as new topics of the course are introduced to students. Thereby, learning weaknesses are identified, from which in turn makes it the focus of review by the student. In order to assess the effectiveness of this pedagogical strategy, two case studies were carried out at different undergraduate courses. As a result, there was a significant performance gain by the students. In conclusion, based on the analysis of statistical significance, it was possible to verify that the proposed pedagogical strategy constitutes a promising alternative for formative assessment in higher education.
- ItemAlfabetização a partir da abordagem pedagógica do computador: uma experiência com crianças do 1º ano do ensino fundamental(2020) ESPERANÇA, Joice Araújo; PONTIN, Gisele Pereira; RIBEIRO, BárbaraO presente trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou problematizar os processos de ensino e aprendizagem na alfabetização com a abordagem pedagógica do computador. A pesquisa se fundamenta nos estudos sobre alfabetização e cultura digital, com destaque para as obras de Emília Ferreiro, Magda Soares, Pierre Lévy, Manuel Moran e Marco Silva. O material empírico da investigação foi produzido através de observações participantes no contexto de uma prática pedagógica realizada em uma turma de alfabetização, do primeiro ano do ensino fundamental. As análises apontam que a abordagem das mídias digitais na alfabetização é capaz de potencializar as aprendizagens das crianças, possibilitando o avanço de suas hipóteses e compreensões. Assim, a escola e os profissionais da educação são desafiados a repensarem suas concepções e estratégias metodológicas, buscando qualificar os processos de aprendizagem no ciclo da alfabetização e na continuidade da trajetória escolar dos sujeitos que nascem e crescem no contexto da cultura digital.
- ItemAnálise sobre a implantação da política inclusiva na França e no Brasil: impactos das orientações supranacionais e efeitos sobre a gestão escolar(2019) KOHOUT-DIAZ, Magdalena; PAINAUD, Keyla SantanaO ponto de virada em favor da transformação dos sistemas educacionais por meio da ética inclusiva traduz as ambições mais recentes em termos de reforma política educativa adotada por países come Brasil e França. Nesses contextos, esse projeto remete a um alinhamento, nem sempre coerente, entre disposições nacionais, internacionais, supranacionais (Unesco, OCDE) e demandas da sociedade civil. A fim de ponderar essas diferentes retóricas e verificar seus efeitos sobre as condições de implementação da educação inclusiva na França e no Brasil, este artigo propõe uma análise teórico-bibliográfica, cujos resultados apontam para importantes contradições entre a ética inclusiva e a gestão escolar de nossos dias
- ItemAprendiendo con el cuerpo y más allá del cuerpo: la enseñanza de la capoeira Angola y la importancia de la relación Mestre-alumno(2021) VARELA, Sergio GonzálezEl presente artículo es acerca del proceso de aprendizaje del arte ritual afrobrasileño de la