Educação On-line

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A revista Educação On-line é um periódico quadrimestral, com revisão por pares, em sistema de avaliação cega. Classificada na área de Ensino e Educação pelo Qualis/Capes, prioriza artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas sobre relações de ensino-aprendizagem e educação. Publica também relatos de pesquisas, entrevistas e resenhas. Sendo um periódico de acesso aberto, seu conteúdo pode ser lido, baixado gratuitamente e reproduzido, respeitadas as normas padrão de referência a artigos científicos.

Descrição

  • Mantenedor: PUC-Rio
  • Tipo: IESP
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Rio de Janeiro/RJ
  • ISSN: 1809-3760
  • Qualis: B1
  • Periodicidade: Quadrimestral
  • Tít. abreviado: Educ. on-line
  • E-mail: luizacanedo@puc-rio.br
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      Assistência estudantil : da formalização aos desafios na consolidação do direito
      (2019) BACK, Larissa Brand
      O artigo apresentado visa a realizar uma aproximação crítica entre o direito à assistência estudantil e os descompassos para sua materialização, com vistas a produzir conhecimento que contribua como mecanismo de reflexão e ressignificação dessa política pública. O artigo aborda a concepção da assistência estudantil como direito social e sua materialização por meio do Decreto 7.234/2010. Na sequência, faz uma breve retrospectiva histórica quanto a sua formalização e implementação e, por fim, apresenta algumas reflexões acerca das contradições e impasses internalizados nas ações de assistência estudantil. Desse modo, aponta-se, com o estudo realizado, a intenção de avançar na consolidação da assistência estudantil como política pública que garanta a permanência de um número significativo de estudantes na educação superior pública, gratuita e de qualidade
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      Subjetividade e violência: do aprisionamento do preconceito à necessidade da experiência para uma educação inclusiva transformadora
      (2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SOUZA, Ravelli Henrique de; SANTOS, Flávia Regina Schimanski dos
      O presente artigo objetiva refletir sobre o preconceito e a inclusão, a partir de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos estudiosos da Teoria Crítica da Sociedade, entre eles, Adorno (1995) e Horkheimer e Adorno (1978) em sintonia com as contribuições de Crochík (1996, 2001, 2008, 2011), que discute as subjetividades humanas no contexto da sociedade e na escola contemporânea. Ainda, analisar os fatores que determinam o desenvolvimento de atitudes discriminatórias e a relação entre objeto e sujeito relacionados ao preconceito e inclusão, refletindo possibilidades de ruptura dos comportamentos preconceituosos, e discutir o papel da escola na construção de experiências para a efetivação de uma educação inclusiva. Os resultados mostram a necessidade de um movimento de inclusão escolar, para além da ausência de preconceito, que direcione para a experiência de convivência, e o fortalecimento das diversas identidades no sentido de que a barbárie não se mascare por meio da educação (in)tolerante.
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      A construção da identidade docente e a formação continuada de professores
      (2020) CABRAL, Giovanna Rodrigues
      Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada, com o objetivo de pensar as políticas federais de formação continuada para alfabetizadores, no período de 2008 a 2018, oferecidas em um pequeno município de Minas Gerais. Para levantamento dos dados, utilizamos questionários e entrevista coletiva com as professoras do município que frequentaram a formação em serviço. Para o tratamento, optou-se pela análise de conteúdo, sob o aporte teórico de autores, como Nóvoa (1997), Tardif (2002) e Candau (1997). Os textos narrativos foram analisados, possibilitando a emergência das seguintes categorias empíricas: a) Ser professor, b) Saberes docentes, e c) Fazer pedagógico. Neste artigo, apresentamos a dimensão sobre o ser professor, que toma como referência o conjunto de falas de cada professora sobre sua trajetória de vida, formação inicial e continuada, histórias de leitura e escrita que permeiam seu papel profissional e seu agir individual.
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      Quanto custa um aluno do ensino superior? Um estudo na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
      (2019) ALMEIDA, José Henrique Matias de; AQUINO, Cíntia Vanessa Monteiro Germano; SILVA, Clayton Robson Moreira da
      Este estudo mensurou o custo por aluno da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), localizada no município de Sobral, estado do Ceará. Para tanto, realizaram-se uma adaptação e aplicação do modelo proposto por Cordeiro e Alves (2016), que mede o custo por aluno pelo método de Custeio Baseado em Atividade (
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      Um manifesto a favor da mídia-educação nas escolas
      (2020) ARAUJO, Clara de Melo
    Não informado o tipo de Licença usada pelo periódico.