Educação On-line

URI Permanente para esta coleção

A revista Educação On-line é um periódico quadrimestral, com revisão por pares, em sistema de avaliação cega. Prioriza artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas sobre relações de ensino-aprendizagem e educação. Publica também relatos de pesquisas, entrevistas e resenhas. Sendo um periódico de acesso aberto, seu conteúdo pode ser lido, baixado gratuitamente e reproduzido, respeitadas as normas padrão de referência a artigos científicos.

Descrição

  • Mantenedor: PUC-Rio
  • Tipo: IESP
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Rio de Janeiro | RJ
  • ISSN: 1809-3760
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • E-mail: giselle-ferreira@puc-rio.br
  • Editor: Giselle Ferreira
  • Tít. abreviado: Educ. on-line
  • Sistema de Preservação Digital: PKP PLN
  • Link de acesso ao site
  • Navegar

    Submissões Recentes

    Agora exibindo 1 - 5 de 133
    • Item
      Assistência estudantil : da formalização aos desafios na consolidação do direito
      (2019) BACK, Larissa Brand
      O artigo apresentado visa a realizar uma aproximação crítica entre o direito à assistência estudantil e os descompassos para sua materialização, com vistas a produzir conhecimento que contribua como mecanismo de reflexão e ressignificação dessa política pública. O artigo aborda a concepção da assistência estudantil como direito social e sua materialização por meio do Decreto 7.234/2010. Na sequência, faz uma breve retrospectiva histórica quanto a sua formalização e implementação e, por fim, apresenta algumas reflexões acerca das contradições e impasses internalizados nas ações de assistência estudantil. Desse modo, aponta-se, com o estudo realizado, a intenção de avançar na consolidação da assistência estudantil como política pública que garanta a permanência de um número significativo de estudantes na educação superior pública, gratuita e de qualidade
    • Item
      Subjetividade e violência: do aprisionamento do preconceito à necessidade da experiência para uma educação inclusiva transformadora
      (2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SOUZA, Ravelli Henrique de; SANTOS, Flávia Regina Schimanski dos
      O presente artigo objetiva refletir sobre o preconceito e a inclusão, a partir de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos estudiosos da Teoria Crítica da Sociedade, entre eles, Adorno (1995) e Horkheimer e Adorno (1978) em sintonia com as contribuições de Crochík (1996, 2001, 2008, 2011), que discute as subjetividades humanas no contexto da sociedade e na escola contemporânea. Ainda, analisar os fatores que determinam o desenvolvimento de atitudes discriminatórias e a relação entre objeto e sujeito relacionados ao preconceito e inclusão, refletindo possibilidades de ruptura dos comportamentos preconceituosos, e discutir o papel da escola na construção de experiências para a efetivação de uma educação inclusiva. Os resultados mostram a necessidade de um movimento de inclusão escolar, para além da ausência de preconceito, que direcione para a experiência de convivência, e o fortalecimento das diversas identidades no sentido de que a barbárie não se mascare por meio da educação (in)tolerante.
    • Item
      Quanto custa um aluno do ensino superior? Um estudo na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
      (2019) ALMEIDA, José Henrique Matias de; AQUINO, Cíntia Vanessa Monteiro Germano; SILVA, Clayton Robson Moreira da
      Este estudo mensurou o custo por aluno da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), localizada no município de Sobral, estado do Ceará. Para tanto, realizaram-se uma adaptação e aplicação do modelo proposto por Cordeiro e Alves (2016), que mede o custo por aluno pelo método de Custeio Baseado em Atividade (
    • Item
      Um manifesto a favor da mídia-educação nas escolas
      (2020) ARAUJO, Clara de Melo
    • Item
      Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão
      (2020) CRUZ, Giseli Barreto da; MESQUITA, Silvana Soares de Araujo
      A entrevista explora a interface do campo da formação de professores com a didática, a partir da trajetória da pesquisadora entrevistada. Procura-se identificar os atuais dilemas da profissão docente em tempos de ampliação das desigualdades sociais e o contexto atual de isolamento social e fechamento das escolas. São debatidas as possibilidades de contribuições do campo da formação de professores e da didática para a reflexão sobre um processo de reinvenção da própria profissão docente. Os desafios da formação inicial de professores e da consolidação dos espaços institucionais formativos são também temas que perpassam as análises apresentadas pela entrevistada.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Sem Derivações - CC BY-NC - Internacional.
  • Atribuição CC BY-NC