Educação On-line
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A revista Educação On-line é um periódico quadrimestral, com revisão por pares, em sistema de avaliação cega. Classificada na área de Ensino e Educação pelo Qualis/Capes, prioriza artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas sobre relações de ensino-aprendizagem e educação. Publica também relatos de pesquisas, entrevistas e resenhas. Sendo um periódico de acesso aberto, seu conteúdo pode ser lido, baixado gratuitamente e reproduzido, respeitadas as normas padrão de referência a artigos científicos.
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- ItemAssistência estudantil : da formalização aos desafios na consolidação do direito(2019) BACK, Larissa BrandO artigo apresentado visa a realizar uma aproximação crítica entre o direito à assistência estudantil e os descompassos para sua materialização, com vistas a produzir conhecimento que contribua como mecanismo de reflexão e ressignificação dessa política pública. O artigo aborda a concepção da assistência estudantil como direito social e sua materialização por meio do Decreto 7.234/2010. Na sequência, faz uma breve retrospectiva histórica quanto a sua formalização e implementação e, por fim, apresenta algumas reflexões acerca das contradições e impasses internalizados nas ações de assistência estudantil. Desse modo, aponta-se, com o estudo realizado, a intenção de avançar na consolidação da assistência estudantil como política pública que garanta a permanência de um número significativo de estudantes na educação superior pública, gratuita e de qualidade
- ItemContribuições da ciência política para o campo educacional: o burocrata de nível de rua(2019) MUYLAERT, Naira
- ItemSubjetividade e violência: do aprisionamento do preconceito à necessidade da experiência para uma educação inclusiva transformadora(2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SOUZA, Ravelli Henrique de; SANTOS, Flávia Regina Schimanski dosO presente artigo objetiva refletir sobre o preconceito e a inclusão, a partir de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos estudiosos da Teoria Crítica da Sociedade, entre eles, Adorno (1995) e Horkheimer e Adorno (1978) em sintonia com as contribuições de Crochík (1996, 2001, 2008, 2011), que discute as subjetividades humanas no contexto da sociedade e na escola contemporânea. Ainda, analisar os fatores que determinam o desenvolvimento de atitudes discriminatórias e a relação entre objeto e sujeito relacionados ao preconceito e inclusão, refletindo possibilidades de ruptura dos comportamentos preconceituosos, e discutir o papel da escola na construção de experiências para a efetivação de uma educação inclusiva. Os resultados mostram a necessidade de um movimento de inclusão escolar, para além da ausência de preconceito, que direcione para a experiência de convivência, e o fortalecimento das diversas identidades no sentido de que a barbárie não se mascare por meio da educação (in)tolerante.
- ItemGeometria analítica e álgebra linear: a utilização do geogebra como ferramenta de ensino(2019) NECKEL, Fagner Alexandre SotorrivaNeste trabalho, discutimos tanto a literatura quanto a prática pedagógica mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, em confronto com a aplicação de ferramentas de simulação e manipulação de dados na geometria e álgebra, em uma turma do curso de engenharia no Centro Universitário Sociesc de Curitiba, segundo semestre de 2017. Facilitar o conhecimento da geometria analítica e álgebra linear auxiliada por
- ItemDirectivos escolares y su capacidad de desarrollar el liderazgo pedagógico. Un estudio cualitativo en Andalucía (España)(2019) RITACCO, MaximilianoThe article provides data for understanding pedagogical leadership development in Spain school management. There is apositive influence of the school principal in the student’seducational development through pedagogical leadership capabilities. We investigated the possibilities of developing such capacities in school directors located inAndalusia (Spain). We appliedcontent analysis in-depth interviews conducted to20school principals. The results refer to the frequency indexof the pedagogical leadership capabilitiesmentioned by the interviewed. In addition, we showpartsof the testimoniesthat extend the interpretative sense of the results. Finally, among other aspects, it ́s highlighted how some capabilitiespredominateover others;those with apedagogical senseare conditioned by structural and cultural inertia.
- ItemGestão escolar, autonomia e mobilização social: o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes ? MG(2019) ARAUJO, Regina Magna Bonifácio de; JARDILINO, José Rubens Lima; SAMPAIO, Ana Maria MendesEste artigo tem por objetivo discutir o princípio da autonomia e da capacidade de mobilização social em processos de gestão escolar, mediante dados levantados na pesquisa de abordagem qualitativa, intitulada ?Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid?. As análises apresentadas são resultado de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 30 (trinta) professores das redes públicas municipais e estaduais de ensino das cidades de Mariana e Ouro Preto, do estado de Minas Gerais. A conclusão aponta que, somente em um contexto de luta, de pressões e de efetivas mudanças, a escola poderá fortalecer sua autonomia que se instaura como princípio indispensável ao processo de mobilização social, enquanto instrumento de fortalecimento da cidadania e construção de uma gestão escolar democrática.
- ItemAnálise sobre a implantação da política inclusiva na França e no Brasil: impactos das orientações supranacionais e efeitos sobre a gestão escolar(2019) KOHOUT-DIAZ, Magdalena; PAINAUD, Keyla SantanaO ponto de virada em favor da transformação dos sistemas educacionais por meio da ética inclusiva traduz as ambições mais recentes em termos de reforma política educativa adotada por países come Brasil e França. Nesses contextos, esse projeto remete a um alinhamento, nem sempre coerente, entre disposições nacionais, internacionais, supranacionais (Unesco, OCDE) e demandas da sociedade civil. A fim de ponderar essas diferentes retóricas e verificar seus efeitos sobre as condições de implementação da educação inclusiva na França e no Brasil, este artigo propõe uma análise teórico-bibliográfica, cujos resultados apontam para importantes contradições entre a ética inclusiva e a gestão escolar de nossos dias
- ItemSíndrome de Burnout na gestão escolar(2019) PEREIRA, Erika Cristina de Carvalho Silva; SOUZA, Luciana Cristina deEste estudo teve como objetivo verificar a prevalência das dimensões da Síndrome de Burnout: exaustão emocional (EE), despersonalização (DE) e realização pessoal no trabalho (RP), de 15 profissionais que atuavam na administração escolar de uma rede de ensino privada, situada na região norte do Brasil. Foi uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e de cunho exploratório. Utilizou o questionário Maslach Burnout Invetory (MBI), com quatro diretoras, cinco coordenadoras pedagógicas, quatro orientadoras educacionais e duas gestoras com dupla função, de coordenadoras e orientadoras. Os resultados mostraram que a maioria das participantes apresentou alta exaustão emocional, baixa despersonalização e moderado nível de realização pessoal no trabalho, evidenciando que a síndrome pode estar em desenvolvimento no grupo investigado. Conclui-se que é preciso um suporte psicológico para lidar com os sintomas iniciais da síndrome na amostra investigada.
- ItemQuanto custa um aluno do ensino superior? Um estudo na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)(2019) ALMEIDA, José Henrique Matias de; AQUINO, Cíntia Vanessa Monteiro Germano; SILVA, Clayton Robson Moreira daEste estudo mensurou o custo por aluno da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), localizada no município de Sobral, estado do Ceará. Para tanto, realizaram-se uma adaptação e aplicação do modelo proposto por Cordeiro e Alves (2016), que mede o custo por aluno pelo método de Custeio Baseado em Atividade (
- ItemUm aluno surdo, um implante coclear e uma escola de surdos: uma história com muitas possibilidades e identidades(2019) CÁCERES, Marcele MartinezConsiderando a surdez como uma diferença política e cultural e a escola de surdos um local privilegiado para a convivência entre os pares, a problematização deste trabalho se dá em torno da presença de um aluno surdo com implante coclear, numa escola de surdos. Nesse sentido, objetiva-se analisar as condições que possibilitaram a inclusão do aluno em uma escola de surdos. Para dar conta desse objetivo, utilizaram-se entrevistas que, neste trabalho, são entendidas como narrativas, sendo elas práticas discursivas. Com auxílio de autores que transitam pelos campos dos estudos surdos e estudos culturais em educação, foi possível pensar a surdez como uma diferença cultural e linguística e entender quais as implicações pedagógicas e de produção de identidade desse sujeito são colocadas em movimento nesse cenário de inclusão de um surdo com implante coclear
- ItemGepedes no IFCE-campus Quixadá: uma experiência de ensino-pesquisa(2019) SILVA, Daniele Cariolano da; LEMOS, Claudeth da Silva Lemos; LIMA, Venícius de Sousa; SILVA, Francisco Tiago RibeiroO estudo foi desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos (Gepedes) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá. Objetivou-se analisar as contribuições e os desafios vivenciados por licenciandos em geografia que fazem parte do Gepedes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que recorre ao relato reflexivo para apreensão de dados e tem cinco sujeitos participantes. Os resultados evidenciaram possibilidades formativas nos processos de constituição de saberes, reflexões críticas, posturas colaborativas e competências acadêmicas vislumbradas nos discursos e nas ações discentes. Os desafios se expressaram no âmbito da aprendizagem de estudos temáticos e nas práticas investigativas inseridas na área didático-pedagógica. Assim, constatou-se a pertinência de reformulações curriculares e da criação de grupos de estudos e pesquisas sobre formação docente nos Institutos Federais de Educação.
- ItemEducação integral e(m) tempo integral na sociedade líquido-moderna: as contribuições de Zygmunt Bauman sobre o papel social da escola na contemporaneidade(2019) FERREIRA, Arthur Vianna; MOTA, Patricia Flavia; SIRINO, Marcio BernardinoEste artigo tem por objetivo problematizar as formas de realizar a educação integral e(m) tempo integral presentes dentro do contexto da contemporaneidade. Para esse propósito, utilizamos os pressupostos teóricos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman ? criador do conceito ?modernidade líquida? ? para caracterizarmos o espaço contemporâneo em que se encontram as discussões voltadas para o papel social da escola, de maneira específica, a que possui sua estrutura organizada para atender à integralidade do ser humano, por meio de processos de ensino-aprendizagem em longos períodos de tempo. A partir de duas grandes categorias, elencadas
- ItemImbricações entre mediação, práticas pedagógicas e evasão: um estudo em representações(2019) QUEIROZ, Magali Aparecida Mendes de; VIEIRA, Vânia Maria de OliveiraA evasão escolar tem sido considerada um grande problema na educação brasileira, presente em todas as modalidades e acentuada no ensino médio. De acordo com os índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontados em 2010, o Brasil tem a maior taxa de abandono de alunos entre os países do Mercosul. Considerando esses dados, o presente estudo, de abordagem qualiquantitativa, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, identificou e analisou as representações sociais de 60 professores de uma escola pública do município de Uberaba/MG, sobre a mediação pedagógica, entendida como a forma pela qual o professor pensa e articula o conteúdo, realiza o planejamento, a avaliação, utiliza as estratégias de ensino e interage com os alunos. Os dados foram coletados a partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas e a Técnica de Associação Livre de Palavras, tratadas pelo software EVOC. Tomou-se como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978), a subteoria do Núcleo Central (ABRIC, 1994) e os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que a maioria dos professores tem construído representações ancoradas em elementos que denotam sentimentos de: ?comprometimento?, ?aprendizado?, ?desafio? e ?construção?. Concluiu-se que a causa da evasão escolar pode ser a falta de interesse do aluno pela escola e as dificuldades de aprendizagem, o que evidencia, portanto, imbricações das práticas pedagógicas realizadas por eles com a permanência do aluno na escola.
- ItemPesquisa-ação colaborativa na docência universitária: da reflexão à transformação de práticas educativas(2019) RIBEIRO, Marinalva Lopes; SILVA, Fabrício Oliveira daEste trabalho analisa a pesquisa-ação colaborativa enquanto lócus da produção dialógica na docência universitária e como espaço reflexivo de transformação de práticas educativas, entendido como um modo de favorecer o desenvolvimento profissional docente. Tem por objetivo compreender a prática de ensino de professores universitários partícipes de uma pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa se situa no âmbito da abordagem qualitativa e tem, nas rodas de conversa e nos relatos orais das docentes colaboradoras, os dispositivos para coleta de dados. Entre alguns resultados, o estudo evidenciou que a reflexão sobre a prática se insurge, no contexto da pesquisa-ação colaborativa, como um modo de o professor tecer uma rede de compreensão sobre diferentes estratégias de aprendizagem, rede essa que o docente pode desenvolver em sua prática educativa, considerando os contextos específicos dos estudantes no que tange às dificuldades de aprendizagem.
- ItemEnsino e aprendizagem significativa(2019) ANDRADE, Maria José Dias; DURÉ, Ravi Cajú
- ItemA dimensão da afetividade em pesquisas educacionais à luz do sociointeracionismo vygotskyano(2019) ROSS, Paulo Ricardo; SILVA, Paulo Vinicius Tosin daRelevante para os processos de ensino e aprendizagem, a afetividade (
- ItemInfluencia de la evaluación por pares y de la distribución visual de contenidos de cursos EaD en la valoración de los estudiantes(2019) CEVALLOS, Gabriel; FICOSECO, Verónica Sofía; OVIEDO, MarielaEste artículo analiza la influencia de la aplicación de la evaluación por pares y del diseño didáctico con presentación de contenidos en una sola sección en cursos EaD en la percepción y valoración de éstos por los estudiantes. Se utilizó el método cuantitativo combinado con elementos cualitativos, críticos y analíticos. Se analizaron 14 cursos dictados por el Centro de Educación Fiscal del Ecuador en el primer semestre de 2018, el método principal de producción de datos fue la administración de una encuesta a todos los participantes. A partir del análisis se infiere que la introducción en las aulas virtuales de la técnica de evaluación por pares y la presentación no lineal de contenidos impacta en la valoración positiva de los estudiantes sobre los cursos EaD, sin embargo, cuando se aplica por separado, el impacto positivo sólo se presenta con la evaluación por pares.
- ItemA percepção dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE sobre sua importância para a formação como professor universitário(2019) SILVA, Natália Ferreira da; SILVA, Thais Carollyne de Farias; OLIVEIRA, Tiago Pinheiro de; DURVAL, José Israel FelicianoA botânica é hoje um desafio no cenário da educação nacional. É comum encontrarmos estudos que discutam as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem de seus conteúdos. Nesse sentido, este trabalho busca compreender o papel da pós-graduação em biologia vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (Ppgbv-UFPE) na formação pedagógica de seus estudantes. Para a obtenção dos dados, seis alunos vinculados ao programa responderam um questionário como recurso facilitador para análise qualiquantitativa. A partir da metodologia utilizada, constatou-se que o programa dedica suas atividades exclusivamente para a formação de pesquisadores, fugindo de uma de suas propostas iniciais que é a formação do professor universitário.
- ItemFormação continuada de professores: tendências para o ensino de geometria e álgebra nos anos iniciais(2019) GIONGO, Ieda Maria; GRAFF, Camila; QUARTIERI, Marli Teresinha; REHFELDT, Márcia Jussara HeppEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados emergentes de uma atividade explorada durante a formação continuada de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A prática integrou ações desenvolvidas em uma pesquisa que ocorreu no segundo semestre de 2017. A tarefa proposta às docentes esteve alicerçada na investigação matemática e abordou conteúdos de geometria e álgebra. A análise revelou que os participantes se empenharam, debatendo e ampliando seus conhecimentos matemáticos, sobretudo quando pensaram em uma forma de explicar o porquê das estratégias usadas para a resolução da atividade. Cabe ressaltar que a prática investigada contemplou três caminhos para resolvê-la: duas estratégias ligadas ao campo da álgebra e uma ao da geometria.