Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
URI Permanente para esta coleção
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 634
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio(2017) CUNHA, Carolina Rodrigues; FORTUNATO, IvanEste trabalho é o relato de uma conversa sobre Célestin Freinet que os autores tiveram com a professora Rosa Maria Whitaker Sampaio, uma das pioneiras a trabalhar com a Pedagogia Freinet no Brasil e uma de suas maiores defensoras. T
- ItemA abordagem rogeriana como uma possibilidade de intervenção, prevenção e combate ao bullying(2016) BARBOSA, Rone Aparecido Dias; BARROS, Bruna Paes deO bullying é um fenômeno que acontece nas escolas e que se tornou evidente principalmente nas últimas décadas. O modo como os profissionais atuantes na educação lidam com as relações interpessoais no ambiente escolar pode ser decisivo na prevenção e no combate a esse fenômeno, que pode causar grandes consequências aos envolvidos em sua ocorrência.
- ItemA adoção do SISU e a evasão na Universidade Federal de Uberlândia(2017) BARBOSA, João Paulo Gomes; PORTILHO, Lucio Antonio; MIRANDA, Gilberto José; TAVARES, Marcelo TavaresO principal objetivo do trabalho foi verificar a evolução do percentual de alunos evadidos nos anos antes (2006 a 2010) e depois (2011 a 2014) da adoção do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de uma pesquisa documental. Os dados relativos à evasão foram obtidos com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da instituição.
- ItemA alfabetização Matemática e as práticas de numeramento na Comunidade Quilombola de São Félix: a pedagogia crítica e o currículo em ação(2020) SANTOS, Denília Andrade Teixeira dos; ZANARDI, Teodoro Adriano CostaOs saberes-fazeres matemáticos difundidos pelos moradores de comunidades quilombolas são contemplados nas práticas didático-pedagógicas, cotidianamente executadas em sala de aula? Como as diretrizes curriculares, que orientam os conteúdos escolares na Educação Básica, contemplam esses saberes? Essas questões, dentre outras, compõem uma pesquisa realizada de 2016 a 2018 em uma comunidade quilombola em Minas Gerais, apresentando, como objetivo principal, as práticas de Numeramento propostas aos estudantes em processo de alfabetização.
- ItemA alfabetização no ensino fundamental de nove anos no contexto das políticas educacionais: alguns desafios para reflexão(2016) SCHMIDT, Leonete Luzia; AGUIAR, Letícia CarneiroO artigo faz reflexões sobre os desafios que a perspectiva da alfabetização com letramento apresenta para os três primeiros anos do Ensino Fundamental, no contexto das políticas de ampliação deste ensino, sobretudo num momento em que a Lei nº 11.274/06 (BRASIL, 2006) completa dez anos de sua promulgação, e na qual foram definidos os três primeiros anos como tempo destinado à alfabetização e letramento.
- ItemA apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo(2016) FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; FRANCO, Sandra Aparecida PiresO artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento, a qual tem como objetivo investigar as possíveis práticas de leitura presentes na realidade de alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio e as possíveis mudanças obtidas após a realização de um grupo de estudos com os professores de Língua Portuguesa e suas intervenções em sala de aula. Aqui, buscou-se analisar o desenvolvimento do grupo de estudo e as possibilidades de formação teórica consistente para práxis transformadora.
- ItemA arte de viver junto(2019) DAMASCO, Denise Gisele de BrittoNessa resenha, discute-se sobre as discriminações vivenciadas em sociedade.
- ItemA atividade discente na universidade: caracterização dos estudantes e impactos da produtividade acadêmica(2016) OLIVEIRA, Maísa Aparecida; FERNANDES, Maria Cristina Silveira GalanO artigo analisa o perfil e o impacto da produtividade acadêmica na formação dos estudantes universitários. Utilizou-se a aplicação de 120 questionários a estudantes de graduação pertencentes a três Centros de Ciências de uma IFES, sendo analisados com o processo de categorização dos conteúdos semânticos fundamentados em perspectivas críticas.
- ItemA atualidade da proposta pedagógica de Célestin Freinet(2017) ELIAS, Marisa Del CioppoO objetivo deste artigo é mostrar que a Pedagogia Freinet pode auxiliar o professor na educação das crianças e jovens da atualidade.
- ItemA avaliação revisitada: novos espaços do político e do pedagógico na gestão educacional(2019) GHISLENI, Ana Cristina; COSTA, Daianny MadalenaO artigo analisa a abordagem do projeto político-pedagógico (PPP) da mantenedora de uma rede municipal no que tange à avaliação.
- ItemA brincança dos Embelêcos: vozes políticas e epistemológicas dos subalternos(2020) SANTANA, Lindiane de; LUCINI, MarizeteEsse texto apresenta a brincança dos Embelêcos de Moita Bonita-SE como uma prática cultural que, na perspectiva dos brincantes, é subversiva e revolucionária.
- ItemA busca da interdisciplinaridade nas disciplinas de projeto arquitetônico no curso de graduação em arquitetura e urbanismo(2016) MARTINS, Djanine Dolovet; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de LimaO presente artigo se constitui como trabalho final do Curso de Pós - Graduação: “Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem”, ofertado em uma Universidade da rede privada situada no município de Presidente Prudente/SP. O intuito deste trabalho é o de apresentar como a disciplina de Projeto Arquitetônico, especificamente, do curso de Arquitetura e Urbanismo ofertado pela referida Universidade, necessita e depende de uma organização interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas da grade curricular do curso.
- ItemA categoria marxista conteúdo e forma na leitura literária(2017) FRANCO, Sandra Aparecida Pires; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim SimõesEste estudo analisa a obra Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, em adaptação publicada em 2013.
- ItemA concepção de mulher retratada pelos diferentes gêneros musicais: propostas de pesquisas em políticas de identidades e identidades políticas(2018) GODOY, Diego Azevedo; ROSSI, Célia ReginaEsta pesquisa se fundamenta pela ótica da Psicologia Social Dialética de Lane (1984), passando por autores como: Goffman (1977), (2004), Ciampa (1977), (2002), Honneth (2003), Habermas (1983) e principalmente os pressupostos da teoria da Identidade de Ciampa (2007).
- ItemA concepção docente em uma experiência de educação infantil inclusiva: um estudo de caso(2019) SALTO, Mariana Picchi; CARNEIRO, Relma Urel CarboneCom a efetividade da Educação Infantil inclusiva, são disponibilizadas as condições necessárias para que as crianças se desenvolvam integralmente, assim como ocorre a formação de uma nova geração, livre de preconceitos sobre o outro.
- ItemA construção da pedagogia universitária da unipampa nos primeiros anos de criação - visão institucional(2018) ROSSI, Caren; LEAL, Alzira Elaine Melo; KNOLL, Katiane Rossi HaseleinRefere-se a uma investigação desenvolvida em 2015, que teve como objetivo compreender como se construiu a pedagogia universitária na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA nos primeiros anos de criação da Instituição. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com finalidade descritiva e enfoque metodológico qualitativo.
- ItemA convivência de natureza digital virtual nas tribos: formação na perspectiva do hibridismo tecnológico digital(2017) BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliane; RATTO, Cleber GibbonO artigo aborda a formação do educador por meio das tecnologias digitais (TD) emergentes, compreendidas como espaços de convivência. A problemática contempla dois aspectos: o contexto do hibridismo tecnológico digital e a constituição da convivência de natureza digital virtual, nos cursos de formação inicial do educador, desenvolvidos no Brasil e na França.
- ItemA cultura participativa e as práticas de letramentos de fãs de ficção: uma investigação empírica(2016) CLEMENTE, Bianca Jussara BorgesNeste artigo apresento uma investigação empírica com abordagem de estudo exploratório com elementos da etnografia virtual sobre a cultura participativa e às práticas de letramentos digitais de fãs de ficção, para tanto, utilizei da observação participante e registro de diário de pesquisadora para a coleta de dados sobre as interações dos fãs de ficção em um grupo de rede social online e um site nacional especializado em narrativas de fãs de ficção (fanfiction).
- ItemA degradação dos cursos hídricos urbanos, uma abordagem sobre gestão e educação ambiental(2019) MACHADO, Ana Lucia Soares; ZANETI, Izabel C. B. B.; HIGUCHI Maria Inês GasparettoA Amazônia Central é a mais densa região hidrográfica e suas inúmeras sub-bacias vem sofrendo crescente degradação.
- ItemA desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português(2016) ARAÚJO, Alex Pereira deEste trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117).