Revista EntreLínguas
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A Revista EntreLínguas possui periodicidade semestral, com submissão em fluxo contínuo e aceita artigos, resenhas críticas e relatos de experiências inéditos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas(LEM) com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM. A revista opera com chamadas temáticas divulgadas pela Editoria Executiva em sua versão online. São realizadas duas chamadas por ano simultaneamente com prazos de expiração diferenciados. Os textos são aceitos em português, espanhol ou em inglês.
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- ItemOs textos no ensino de português língua estrangeira: teorias e práticas(2015) MIRANDA, FlorenciaO presente artigo propõe uma reflexão acerca das concepções de texto que circulam no ensino de português como língua estrangeira (PLE) e, secundariamente, sobre o lugar dos textos nos materiais didáticos e suas possíveis formas de abordagem.
- ItemUm modelo de conhecimentos para professores não-nativos de inglês(2015) OLIVEIRA, Luciana C. deApesar do interesse crescente na preparação de professores não-nativos de inglês (NNI) na área de ensino de inglês (EI), uma base de conhecimentos para professores NNI ainda tem que ser articulada.
- ItemA ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2(2015) MENDES, EdleiseNas últimas décadas, muitos estudos e pesquisas desenvolvidos no campo do ensino/aprendizagem de línguas, sobretudo de línguas estrangeiras e segundas, têm-se dedicado a discutir a importância da cultura e das relações interculturais como dimensões integrantes do processo de aprendizagem.
- ItemEnsino e aprendizagem de português língua estrangeira (PLE): repensando o contexto de imersão(2015) ROCHA, Nildicéia Aparecida; GILENO, Rosangela Sanches da SilveiraTendo em vista a questão da mobilidade estudantil universitária, gostaríamos, neste trabalho, de refletir sobre as especificidades de se ensinar e aprender Português Língua Estrangeira (PLE) tanto em contexto de imersão como fora dele, a partir das observações realizadas em dois momentos: por um lado, descreveremos um curso de PLE em situação de imersão em uma universidade no interior do estado de São Paulo, Brasil; e por outro, um curso de PLE fora do contexto de imersão, em uma universidade na Espanha, em uma capital de província.
- ItemAproximação à teta asustada como uma narrativa cinematográfica intercultural hispânica(2015) LEÓN, Italo Oscar RiccardiO seguinte artigo tem como objetivo principal desenvolver um estudo cinematográfico intercultural hispânico sobre o filme A Teta Assustada, escrito e dirigido pela cineasta peruana Claudia Llosa que foi premiado com o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim em 2009.
- ItemUma experiência na aula de PLE: a sensibilidade e a emotividade nas aulas de leitura e ensino dos verbos nos pretéritos perfeito e imperfeito(2015) FIRMINO, SueliNeste artigo, trato de mostrar a minha experiência com uma atividade de sensibilização em uma aula de leitura de um curso de PLE (Português como Língua Estrangeira) para alunos de origem hispânica, desde o planejamento até o momento da avaliação, orientando as atividades ao longo do processo.
- ItemAlgumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente(2015) ABRAHÃO, Maria Helena VieiraEste artigo busca trazer algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pósmétodo e a prática docente. Inicia-se com um breve panorama dos princípios que orientam ambas as abordagens, traça-se um paralelo entre elas, apontando vários pontos de encontro, o que as caracteriza como não excludentes entre si, mas complementares.
- ItemAutonomia e parâmetros externos: incompatíveis? Recolocando a questão no âmbito do laboratório de avaliação do Moodle, na companhia de Wittgenstein(2015) OLIVEIRA, PauloRetomo aqui a filosofia tardia de Wittgenstein e sua concepção de linguagem para refletir sobre alguns conceitos e papeis centrais no ensino de línguas, não raro tratados de forma dicotômica: autonomia vs. parâmetros externos, foco no aluno vs. professor, ensino presencial vs. plataformas eletrônicas, subjetivismo vs. transparência/objetividade na avaliação.
- ItemO ensino da gramática: porto-seguro?(2015) ORTALE, Fernanda Landucci; FERRONI, RobertaO artigo aborda, com fundamento em pesquisas, a questão do papel da gramática no ensino de línguas. São apresentados dados de um estudo realizado em um curso de Letras de uma universidade pública, cujo objetivo foi identificar as representações sobre a instrução gramatical no ensino de língua estrangeira (italiano) construídas por alunos-professores, em início de docência.
- ItemLeitura, interpretação e transcriação: concepções do ato tradutório entre estudiosos da filosofia alemã(2015) PIZZI, Maria Claudia Bontempi; ROZENFELD, Cibele Cecilio de FariaO interesse na aprendizagem de alemão é frequentemente desencadeado pelo desejo e pela necessidade de leitura de textos alemães em sua língua de partida, fato comumente observável entre alunos oriundos do campo da filosofia. Este trabalho tem o intuito de apresentar um curso de alemão elaborado na modalidade a distância para estudiosos do campo da filosofia – que buscavam aprimoramento linguístico para melhor compreenderem textos em língua de partida da área – e de lançar luzes sobre diferentes concepções de tradução.
- ItemDesarrollo de una conciencia ambiental en una propuesta de intercomprensión en lenguas romances para estudiantes de nivel medio(2015) AMADO Bibiana; PÉREZ, Ana Cecilia; MATIAS Richard BrunelThis work aims to analyze the treatment of environmental issues in an educational proposal for Intercomprehension in Romance Languages (hereinafter called IC) developed by InterRom, a research team from Universidad Nacional de Córdoba, in Argentina.
- ItemEl portugués me hace feliz: emoções compartilhadas em práticas humanizadoras de ensino e aprendizagem de português língua estrangeira em um contexto mediado pelo computador(2015) KANEOYA, Marta Lúcia Cabrera KfouriQual a relação entre aprender uma língua e sentir-se feliz? Que contextos e ações podem promover uma aprendizagem de línguas mais humanizadora? Tendo por pressuposto o “aprender línguas positivamente” (GOMES DE MATOS, 1996, 2010, 2014), este trabalho tem por objetivo caracterizar um contexto virtual multilíngue e multicultural (DE OLIVEIRA, 2014), que possibilita práticas humanizadoras de ensino/ aprendizagem de português língua estrangeira (PLE).
- ItemA noção de intercultural e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil: representações e realidades do FLE(2015) GALLI, Joice ArmaniA despeito da história da humanidade fundir-se com a história das línguas, os estudos relativos ao campo das ciências da linguagem datam de uma época muito recente. Fonte de pertencimento ou exclusão, análise comportamental dentre outros, inúmeros são os elementos que compõem o vasto campo das ciências humanas.
- ItemEl emergir en la lengua y la resignificación de experiencias: consideraciones sobre el PIBID en la formación reflexiva del profesor de español en Brasil(2015) FERNANDES, Ivani Cristina SilvaThis paper aims at discussing some aspects of reflective practice in Spanish teacher education in Brazil based on the redefinition of experience and on the analysis the subjective marks the discursive subject imprints on the linguistic materiality.
- ItemApresentação(2015) ROCHA, Nildiceia Aparecida; GILENO, Rosângela Sanches da Silveira
- ItemProcedimentos interculturais e diversidade étnico-racial do Brasil em dois livros didáticos de português para estrangeiros(2015) BARBOSA, Lucia Maria de AssunçãoNeste artigo objetivamos discutir em que medida o conceito de interculturalidade está presente em dois livros didáticos de Português língua estrangeira, produzidos no Brasil e de que forma estão caracterizados diferentes grupos étnicos partícipes da cultura brasileira.
- ItemA página omissa: contribuições para uma história do ensino de línguas no Brasil(2015) ALMEIDA FILHO, José Carlos PaesA aprendizagem e o ensino de línguas formam uma área prática profissional e uma área teórica. Essa área se conhece por Aquisição e Ensino de Línguas (AELin) ou, simplesmente, Ensino de Línguas, e inclui o processo formador de agentes que concorrem a esses processos.
- ItemApresentação(2015) NADIN, Odair Luiz; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria; MARGONARI, Denise Maria; SANDES, Egisvanda Isys de Almeida; MARQUES, Sandra Mari Kaneko
- ItemIdentidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil e selecionados pelo PNDL – Programa Nacional do Livro Didático(2016) SOUZA, Jeferson Mundim deO presente artigo pretende promover, diante da atual realidade, na qual se configura um cenário marcado pelo rompimento de fronteiras culturais e por se entender o mundo como um universo mais unificado, refletir sobre as concepções de cultura existentes nesse contexto. O mundo cada vez mais marcado pela multiculturalidade das sociedades, pelo enfraquecimento de antigos referenciais culturais e pela multiplicação de afirmações identitárias. O ensino de línguas estrangeiras é uma oportunidade para inserir o aluno nesse universo planetário de uma aparente cultura on-line, mas que, cada vez mais, vem reforçar identidades diversas. Nesse sentido, o artigo aqui apresentado, além de promover espaço para uma discussão acerca dessas questões próprias da contemporaneidade, apresenta as análises de uma pesquisa feita com dois, dos quatro livros didáticos de espanhol, selecionados para integrarem o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio, delimitando a escolha às características de tempo e espaço para análise e construção desse escrito: El arte de leer Español e Síntesis: curso de língua española. Não serão apresentadas as análises totais dos livros, optando por fazer um recorte, tomando como critério algumas Unidades didáticas e atividades propostas mais direcionadas ao tema, além de poder atender as regras e brevidade desse artigo. A referida pesquisa versou sobre as seguintes questões: De que forma os manuais didáticos para o ensino- aprendizagem de espanhol produzido no Brasil contempla: a) a pluralidade cultural do mundo hispânico? ; b) a afirmação – com respeito a sua formação em comunidade e do convívio da (s) identidade (s) latina- americana(s)? ; e c) a interação – proposta a partir das estratégias de aprendizagem, com a formação identitária do aluno brasileiro? Para tanto, adotamos a metodologia da análise qualitativa e a técnica de análise de conteúdo, tomando como indicadores de análise as seguintes categorias: espaços geográficos e territórios culturais explorados nos textos; as identidades dos personagens anônimos e famosos que circulam nos livros; e as atividades didáticas relacionadas às questões culturais propostas aos alunos. A partir das análises pode- se concluir que os livros selecionados dão diferentes respostas às questões propostas para esta pesquisa. O livro Síntesis: curso de lengua española, não explora, de fato, a pluralidade cultural do mundo hispânico; tem seus personagens marcados por identidades não latino-americanas e não promovem através das atividades relacionadas a questões culturais, nenhuma interação com a formação identitária do aluno brasileiro. Ao passo que, o livro El arte de leer Español explora a multiplicidade de espaços geográficos e territórios culturais do mundo hispânico, além de trazer referenciais do Brasil e de outros lugares. Além disso, o livro prioriza identidades latino-americanas e promove, em muitas atividades, a interação com as culturas e identidades dos aprendizes brasileiros de espanhol.
- ItemApresentação(2016) ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria; SALOMÃO, Ana Cristina BiondoDiante do cenário das sociedades contemporâneas, no qual a ampliação de fronteiras e o redimensionamento de tempo e espaço trazem grandes mudanças para as relações interpessoais e com o conhecimento, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ocupam papel de destaque, ao impulsionar questionamentos, desencadear reflexões, alterar relações e reconfigurar ações e papéis. Em estudos do campo das Ciências Humanas, como na Sociologia, Antrolopogia e na Educação, cresce o enfoque nas novas modalidades de comunicação e nos processos de ensino e de aprendizagem na atualidade, em uma tentativa de compreender melhor os impactos ocasionados pela relação homem-máquina nas novas formas de agir, pensar e de se relacionar. A célebre frase atribuída a McLuhan1 em 1967, “O homem cria as ferramentas; as ferramentas recriam o homem”2, nos parece hoje ainda mais atual, na medida em que, a partir do frequente uso de novos recursos digitais, estamos tendo que repensar algumas práticas sociais, atuações profissionais e relações humanas.