Meta : Avaliação
URI Permanente para esta coleção
Meta: Avaliação é uma publicação trimestral do Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Dedicada à divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo, a Revista focaliza publicar artigos resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas relacionados à temática da Avaliação, dando ênfase especial às áreas da educação, saúde e sociedade, caracterizando, assim, sua natureza multidisciplinar.
Descrição
Navegar
Navegando Meta : Avaliação por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA teoria da resposta ao Item como proposta metodológica no exame de seleção dos cursos técnicos integrados do IFRN(2022) MARQUES, Thiago Valentim; COSTA, Eliardo Guimarães daA Teoria da Resposta ao Item (TRI) vem ganhando cada vez mais espaço em testes de larga escala no Brasil, uma vez que este método adota independência entre itens e indivíduos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é mostrar a possibilidade de se estimar a proficiência dos 21.039 candidatos que realizaram o Exame de Seleção 2020 do IFRN por meio da TRI, verificando se é mais vantajoso adotar essa metodologia em vez da Teoria Clássica dos Testes (TCT). Os resultados evidenciaram que a classificação final do certame sofreu alteração em praticamente todas as posições e isso se deve ao fato de a TRI utilizar a coerência pedagógica ao estimar a proficiência dos respondentes. Este trabalho se mostra útil para que gestores possam visualizar as vantagens de se utilizar a TRI no acesso discente.
- ItemArticulações entre a avaliação formativa alternativa e a aprendizagem significativa(2021) SOUZA, Graziela Ferreira deEste artigo tem por objetivo apresentar encaminhamentos teóricos relacionados aos processos de avaliação e inter-relações entre as concepções da avaliação formativa e os pressupostos da aprendizagem significativa, demonstrando que há uma singularidade entre tais perspectivas, o que incita processos construtivos e emancipatórios aos educandos, contribuindo, não somente para revelar e diagnosticar sua aprendizagem, mas, também, para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de ensino. Para isso, o estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, realizado, voltou-se para os escritos de Ausubel (1963, 2003), referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa, e de Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009), a respeito da Avaliação Formativa Alternativa, apresentando uma articulação entre ambos e um possível delineamento de abordagens avaliativas adequadas e coerentes ao desenvolvimento de um processo de ensino que busque a efetiva e significativa aprendizagem dos estudantes.
- ItemAs mudanças no ensino superior brasileiro e a profissão acadêmica. Uma análise Foucaultiana(2021) HUBER, Claudia MariaEsta investigação se propõe a analisar quais os efeitos e as consequências das mudanças de gestão, decorrentes do New Public Management, que perpassam o discurso da qualidade no ensino superior. A perspectiva de análise é inspirada na abordagem de Michel Foucault. Foi realizado um estudo de caso, de caráter exploratório-descritivo. Foram entrevistados 36 acadêmicos, e os dados coletados foram tratados por meio de análise de discurso. Os resultados da pesquisa mostram como exemplo de efeito a cobrança por produtividade, a qual remete o acadêmico à autorregulação e à autodisciplina, tendo em vista que estas competências respondem a mecanismos de registro, avaliação e classificação, fatores que exercem poder sobre o fazer docente, levando à individualização – a fabricação de indivíduos.
- ItemAtributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique(2022) CHICOTE, Rosalino Subtil; DEIXA, Geraldo VernijoDesenvolveu-se uma pesquisa com objectivo de caracterizar o discurso de avaliação subjacente ao Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral de Moçambique. Tratou-se de uma pesquisa documental. Construiu-se e aplicou-se um guião de observação sistemática sobre três Artigos do documento acima mencionado. A partir da Análise de Conteúdo, resultados da pesquisa indicam concentração de indicadores nas concepções de avaliação como distância e como juízo de valor. Portanto, o discurso de avaliação subjacente ao documento é transversal e incompleto. O discurso em si, não desconstrói os ritos das práticas de avaliação escolar. Cabe empreender acções de fiscalização permanente.
- ItemAvaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes(2022) SOUZA, Juliana Alves de; INNOCENTI, Mariana SouzaO presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar e discutir processos relacionados à avaliação da aprendizagem escolar em matemática durante o período remoto, sob a perspectiva de professores. Para tanto, foi realizado um questionário com dez professores de matemática atuantes na Educação Básica para buscar conhecer como lidaram com a avaliação da aprendizagem escolar nesse período. As informações foram agrupadas por similaridade e as discussões realizadas à luz de autores da Avaliação Formativa. A atuação remota movimentou algumas “estruturas” dos processos avaliativos, dentre elas, a drástica redução do controle do professor sobre a produção do aluno; a consulta e a cola, que podem amenizar a carga emocional no avaliado; além de dificuldades de comunicação.
- ItemAvaliação da transparência e dados sobre a pandemia do Covid-19: uma análise dos portais eletrônicos das capitais dos estados brasileiros(2022) RAUPP, Fabiano Maury; PINHO, José Antonio Gomes deO artigo tem por objetivo analisar a transparência e dados sobre a pandemia do Covid-19 nas capitais brasileiras. O estudo baseou-se na aplicação do Índice de Transparência da Covid-19 por meio de pesquisa documental de caráter descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de protocolos observacionais. Foram feitos quatro levantamentos para verificar se haveria evolução do quadro referente à pandemia do Covid-19 e se os gestores estariam tomando providências para tornar os portais mais transparentes em relação às informações sobre o vírus. Constatou-se que as informações mais divulgadas se referem à idade e sexo de indivíduos infectados, além do tipo de internação. As informações menos divulgadas referem-se à ocupação de leitos e testes disponíveis, sendo que nenhum portal disponibilizou informações em formato aberto, ou seja, dados estruturados em planilha com formato editável. Há capitais que estão trilhando um caminho na busca por transparência, principalmente aquelas classificadas no estudo nos extratos médio e bom, já que não houve classificadas no nível alto. As capitais classificadas no nível opaco, que significa a quase ausência de transparência e dados sobre a pandemia do Covid-19, parecem mais distantes deste caminho.
- ItemAvaliação do ensino da ética, bioética e deontologia na formação do fonoaudiólogo do Rio Grande do Sul sob o olhar docente(2022) SOUZA, Tiago Pereira de; GOMES, ErissandraA ética enquanto atividade reflexiva perpassa todas as esferas da nossa vida, entretanto, ainda carece de atenção a aplicação do seu ensino na formação dos profissionais da saúde. A partir disso, esse estudo do tipo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, objetivou analisar o ensino da ética, bioética e deontologia na formação em Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul, sob o olhar crítico dos docentes. Participaram da pesquisa 11 professores de seis Instituições de Ensino Superior responsáveis pelo ensino das temáticas elencadas no objetivo. O tratamento do conteúdo das falas foi feito por meio da construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O estudo também buscou traçar um perfil do ensino, mapeando a distribuição de carga horária, períodos de disponibilidade das disciplinas, perfil docente, bibliografia utilizada, metodologias de ensino e formas de avaliação, sob um viés normativo. Os dados e informações apontaram para a necessidade do aumento da carga horária dedicada para as temáticas, aplicação interprofissional e interdisciplinar, presença de conteúdos transversais e da transversalidade como metodologia de ensino. O estudo também destaca a importância de atualização das bibliografias utilizadas, ressignificação do conteúdo apresentado para um viés crítico-reflexivo vinculado à prática e o rompimento com métodos tradicionais de ensino.
- ItemComparação entre-versão informatizada e impressa da bateria de avaliação Intelectual e criativa para adultos (BAICA)(2022) SILVA, Gabriel Teixeira da; WECHSLER, SolangeO presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma versão informatizada da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa para Adultos (BAICA) e verificar sua equivalência com-versão impressa, composta por seis subtestes. Participaram do primeiro estudo 10 pessoas e, do segundo, 72; em ambos, os participantes tinham entre 18 e 32 anos. Durante o estudo 1 buscou-se identificar os processos cognitivos usados pelos participantes e compará-los com os esperados para cada instrumento, além de colher feedback sobre o funcionamento da bateria. Os resultados indicaram que o instrumento informatizado avalia os processos esperados. Durante o segundo estudo-versão informatizada foi aplicada em 24 pessoas e os resultados foram comparados com o de 48 pessoas que realizaram-versão impressa.-comparação entre os grupos apontou diferenças significativas entre todos os subtestes, com exceção do pensamento viso espacial. Concluiu-se que apesar de uma versão informatizada da BAICA ser viável, ela não é equivalente à versão impressa.
- ItemComplicidad entre autoevaluación y desarrollo profesional: ¿Cómo posibilitarla?(2022) SALOM, Maria Amparo CalatayudEste artigo quer ser um alerta sobre a relação de mão dupla entre autoavaliação e desenvolvimento profissional. Pensar no crescimento e no desenvolvimento profissional envolve colocar em prática estratégias que ajudem a vislumbrar melhorias e isso só é possível por meio de metodologias de autoavaliação que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento profissional. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as dificuldades que os professores apresentam para autoavaliar sua prática docente e conhecer o grau de formação recebido. Neste estudo de metodologia qualitativa, participaram 180 professores de centros públicos de Educação Infantil e Primário da Espanha para o ano letivo de 2020-21. Os principais resultados são que 70% dos professores não receberam formação em autoavaliação e que as principais dificuldades residem em: cotidiano profissional, cultura individualista, relações micropolíticas, etc. Destaca-se a urgência formativa entre a autoavaliação, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional, culminando com uma proposta de ação que facilite a implementação de uma autoavaliação autêntica nas instituições escolares.
- ItemDa gênese à consolidação dos testes padronizados no Brasil: o sistema de avaliação da educação básica(2021) LEMOS, Daniele Franchini de; SOLIGO, ValdecirAs atuais políticas públicas de avaliação da educação básica têm sido alvo de inúmeros estudos. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, realizada a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e do Google Acadêmico, tem como tema central as avaliações em larga escala no Brasil e, por objetivo, levantar aspectos da gênese e consolidação do Saeb no que tange ao processo de sua construção e institucionalização, de modo a contribuir com discussões da área. É no período pós-1990 que se tem a institucionalização do sistema de avaliação externa no Brasil. A complexidade do tema reflete na produção acadêmica da área. A gênese encontra-se no modelo político-regulatório e na ampliação do uso dos dados estatísticos como ferramenta de gestão, tendo sua consolidação com a criação do Ideb na segunda metade da década de 2000.
- ItemEducação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade(2022) ALMEIDA, Grasiany Sousa de; SOUSA, Leandro Araujo de; RIBEIRO, Sílvia Maria de Oliveira; SILVA, Solonildo Almeida daA Educação Profissional e Tecnológica busca conciliar-formação de nível médio ao mundo do trabalho, sendo, portanto, considerada uma modalidade de ensino importante na formação do jovem brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de estudantes de Pedagogia oriundos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com estudantes de outras modalidades de ensino. Para tanto, foram utilizados os dados de 103.561 estudantes brasileiros de Pedagogia que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta comparação utilizou-se um teste de Análise de Variância de uma via. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa em favor do melhor desempenho dos estudantes de Pedagogia que concluíram o Ensino Médio na modalidade de ensino técnico e profissionalizante. Implicações desses resultados são apresentadas nos itens finais Discussões e Conclusões.
- ItemEfeito escola a partir de indicadores educacionais: análise entre escolas públicas e privadas no ENEM(2022) MORAES, Caroline Ponce de; PERES, Rodrigo Tosta; BARBOSA, Tereza Serrano; PEDREIRA, Carlos EduardoNeste artigo analisou-se a relação entre os indicadores educacionais e o desempenho em matemática de alunos de escolas públicas e privadas no Exame Nacional do Ensino Médio. Utilizou-se uma modelagem multinível com indicadores no nível da escola, a fim de medir o efeito no desempenho, além de fazer comparações descritivas por dependência administrativa. Os modelos ajustados foram controlados por variáveis da família e individuais no nível aluno. Encontrou-se que o efeito escola foi de 13% para as escolas privadas e 9% para as públicas, o que indica que os fatores que independem das ações pedagógicas e de gestão da escola têm uma grande contribuição no desempenho, tanto para os estudantes de escolas privadas quanto os de escolas públicas.
- ItemEl aprendizaje servicio en el grado en Pedagogía: una experiencia en la asignatura de teoría de la educación(2022) PLANA, Marina Pedreño; SÁNCHEZ, Marta GutiérrezEste estudo avalia uma experiência ApS realizada com 126 estudantes do grau de Pedagogia da Universidade de Múrcia, no âmbito de um projeto de inovação pedagógica desenvolvido no tema da Teoria da Educação. O objetivo deste projeto é contribuir para a formação profissional e cívica dos estudantes, ligando a aprendizagem acadêmica a realidade social. Tem sido utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de uma escala de tipo Likert ad hoc que avalia a percepção dos estudantes da sua aquisição de competências em três dimensões (acadêmico-profissional ou cognitiva, sócio-profissional ou interpessoal e ético-cívica). Os resultados obtidos mostram efeitos positivos nas três dimensões avaliadas, confirmando a eficácia desta metodologia para a formação inicial de futuros profissionais na área da pedagogia.
- ItemEstratégias de avaliação para o desenvolvimento de MOOC – Massive Open Online Course(2021) DIAS, Josemeire MachadoEste artigo apresenta estratégias de avaliação para MOOC – Massive Open Online Course, com destaque para a Avaliação Baseada em Perspectivas. Com abordagem qualitativa e natureza aplicada é apresentado um panorama sobre a evolução da avaliação de interfaces com a descrição de conceitos fundamentais para o entendimento da área. Para demonstração do funcionamento da Avaliação Baseada em Perspectivas foi selecionado um curso de extensão na modalidade MOOC, com carga horária de 30 horas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Os resultados apontaram problemas presentes no MOOC, destacando a perspectiva do designer como a que mais percebeu problemas que podem colaborar para a evasão dos cursistas, que é um dos principais obstáculos neste tipo de curso, concluindo com a necessidade de inserção da etapa de avaliação para o desenvolvimento de MOOC.
- ItemEvaluación de aprendizajes. Una práctica docente al debe(2022) MORENO, Nibaldo Enrique Benavides; ARAYA, Daniel Eduardo Reyes; SOTO, Sammy Arlette GonzálezO escopo da avaliação de aprendizagem para um professor é revisto. Corresponde-um estudo qualitativo descritivo, baseado em entrevistas semiestruturadas com uma amostra de 42 professores com relevante experiência de trabalho em sala de aula (8 anos), pertencentes-estabelecimentos públicos, na região de Maule (Chile).-análise permite mostrar o pensamento e-dinâmica de ensino sobre esse assunto, identificando nós críticos que, se abordados, afetariam positivamente o aprimoramento de suas práticas avaliativas.-partir das constatações, formulam-se propostas ao nível das políticas que conduzem - em paralelo - à orientação e desenvolvimento da gestão pedagógica neste quadro.
- ItemEvaluación de la metodología docente en la formación de maestros de educación infantil: un análisis de discurso(2022) SUÁREZ, Cecilia Inés; AMBER, DianaEste artigo visa avaliar a variedade de metodologias utilizadas na formação de professores nas universidades espanholas e identificar se alguma delas prevalece. Para este efeito, o Bacharelato em Educação Infantil em dez universidades públicas espanholas, seleccionado por amostragem propositada, é escolhido como caso de análise. Com o programa NVivo12 foi realizada uma análise do conteúdo e do discurso metodológico de 487 guias de ensino para o ano lectivo de 2019-2020. Os resultados mostram um mapa hierárquico de metodologias com predominância da classe mestre, e obtém-se para cada universidade um Índice de Variedade Metodológica (MVI) que reflecte a diversidade de metodologias utilizadas. Como conclusões, é analisada uma grande variedade de metodologias nos casos analisados e salienta-se que o MVI obtido é um poderoso recurso para avaliar as metodologias mais adequadas a implementar na formação inicial de professores.
- ItemEvaluación de liderazgo para el cambio educativo: un estudio de casos(2022) VEGA, Luis Felipe de la; ESPINOZA, KimberlyO objetivo da pesquisa foi avaliar práticas para a implementação de mudanças educacionais por dirigentes escolares. Para realizar essa avaliação foram elaborados uma metodologia e instrumentos específicos. Se investigou o grau de preocupação do líder quanto às ênfases que buscava implantar em sua escola, bem como em seus níveis de uso. Os resultados evidenciaram diferenças na realização dos dirigentes estudados e também foram distinguidas diferenças entre a representação e informação sobre a alteração a efetuar e a sua concretização. Foram identificados aprendizados para fortalecer a metodologia de avaliação desenhada e sua contribuição para a avaliação das práticas educacionais de liderança.
- ItemEvaluación para el aprendizaje en educación física en la enseñanza primaria y secundaria: un análisis comparativo de la producción académica en Latinoamérica y España (2000-2021)(2022) STIEG, Ronildo; GARCIMARTÍN, Carla Fernández; SALAMANCA, Esther Magaña; HERNANDO, Lucía BenitoA avaliação tem sido comumente estudada para fins educacionais. O presente artigo do tipo estado do conhecimento em revistas analisou-produção científica sobre-avaliação em Educação Física envolvendo o ensino fundamental e médio na Espanha e em países da América Latina. Foi utilizada-metodologia de estudo misto, baseada na análise bibliométrica dos artigos extraídos de: Web of Science, Scopus, Scielo, Dialnet e Google Scholar, utilizando os descritores: avaliação, educação física, educação primária e educação secundária. Foram obtidos 58 artigos publicados entre os anos de 2000 e 2021. Os resultados indicam: (a) maior volume de artigos entre os anos de 2010 e 2019; (b) os periódicos não são específicos de avaliação, mas em grande parte de Educação Física; (c)-maioria dos estudos provem da Espanha, seguido pelo Brasil, Colômbia, Cuba e Chile; (d) o maior volume de artigos são estudos empíricos e assumem o contexto da educação primária. Concluiu-se que-avaliação para-aprendizagem nas aulas de Educação Física nos ensinos fundamental e médio tem recebido pouca atenção nos países latino-americanos, reforçando-urgência de pesquisas que permitam conhecer e compreender as práticas avaliativas desenvolvidas pelos professores nessas etapas de ensino nesses países.
- ItemFontes de concepções de avaliação educacional por três professores de matemática do ensino secundário geral(2022) CHICOTE, Rosalino Subtil; DEIXA, Geraldo VernijoA pesquisa visou revelar-fonte da concepção da avaliação educacional de três professores de matemática do Ensino Secundário Geral. Ela foi de abordagem qualitativa e os dados foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada.-Análise Textual Discursiva serviu para análise dos dados. Dos resultados, não foram identificadas novas concepções de avaliação educacional, prevalece-concepção de avaliação como medida das aprendizagens. Conclui-se que as concepções desses professores possuem duas fontes: formação de professores e experiências quotidianas. Sugere-se-incorporação de Avaliação em Matemática como disciplina na estrutura curricular do curso de formação de professores de matemática.
- ItemIntervenciones educativas interculturales en contextos indígenas: aportes a la descolonización de la educación escolar(2022) ORTEGA, Katerin Arias; VELOSA, Eliana OrtizO artigo apresenta o estado da arte sobre o desenvolvimento de intervenções educacionais interculturais em contextos indígenas que contribuem para a descolonização do currículo escolar. A metodologia é qualitativa e consiste em uma revisão documental-descritiva da literatura normativa e científica em nível nacional e internacional, sobre experiências de intervenções educativas interculturais para compreender e explicar como se estabelecem as relações acadêmicas e de conhecimento entre indígenas e não indígenas em os processos de ensino e aprendizagem na escola. Os principais resultados mostram categorias de saberes e saberes educacionais indígenas, passíveis de articulação nas diferentes disciplinas do currículo escolar nos diferentes níveis de ensino. Concluímos que é possível estabelecer uma relação educativa intercultural a partir do envolvimento entre professores, alunos, pais e membros de comunidades indígenas, para oferecer uma educação pertinente ao contexto territorial em que se dá o processo de ensino-aprendizagem.