Meta : Avaliação
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Meta: Avaliação é uma publicação trimestral do Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Dedicada à divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo, a Revista focaliza publicar artigos resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas relacionados à temática da Avaliação, dando ênfase especial às áreas da educação, saúde e sociedade, caracterizando, assim, sua natureza multidisciplinar.
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- ItemPor uma educação antirracista: a avaliação da Lei nº 10.639/2003 em uma escola estadual do Rio de Janeiro(2021) NASCIMENTO, Zilene Oliveira; PERDIGÃO, Elaine RodriguesEste artigo contempla a avaliação da implementação da Lei nº 10.639/2003, que trata da educação para as relações étnico-raciais, em uma escola pública do Rio de Janeiro. O estudo centrou-se na avaliação das práticas pedagógicas de 24 agentes educacionais. Utilizou-se da triangulação de métodos quantitativos e qualitativos como instrumentos avaliativos. Os resultados apontaram para uma avaliação parcialmente positiva. Os pontos críticos incidiram sobre as atribuições dos gestores e dos coordenadores. Recomendou-se que fossem realizados os ajustes e as adaptações necessárias nos itens que apresentaram vulnerabilidade, e criado um grupo de estudos, dentro da unidade escolar, envolvendo docentes e alunos, comprometidos em garantir o cumprimento pleno do que estabelece a Lei nº 10.639/2003.
- ItemRelación entre la Yupana y el aprendizaje de la multiplicación de números enteros(2021) MORALES, Melecio Paragua; MACURI, Melissa Gabriela Paragua; MACURI, Carlos Alberto ParaguaO objetivo da pesquisa é determinar se a aplicação da Yupana em alunos da Carreira Profissional de Matemática e Física da UNHEVAL melhora o aprendizado deles com respeito à multiplicação de inteiros. A amostra foi composta por 147 alunos divididos em dois grupos: experimental (GE – 57) e controle (GC – 90). A metodologia foi explicativa com análise descritiva e o desenho da pesquisa foi quase-experimental. Três testes foram aplicados aos dois grupos (teste de entrada, processo e saída) e um teste de hipóteses foi feito com nível de significância de 5% e nível de confiança de 95%. Os resultados mostraram que, entre o GE e o GC, o primeiro grupo teve uma melhora média de 2,54 pontos em relação ao outro. Concluiu-se que, com a aplicação da Yupana, os alunos da Carreira Profissional de Matemática e Física melhoraram o seu nível de aprendizado da multiplicação de números inteiros.
- ItemEstilos de aprendizagem dos discentes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE(2021) ALMEIDA FILHO, Marcos Adelino; SOUZA, Josiany Costa de; CHAVES, Bruno Edson; PANTOJA, Lydia Dayanne MaiaEste trabalho consiste na avaliação do perfil dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE. Para isso, foi aplicado um questionário junto a 192 alunos, analisando aspectos socioeconômicos, de formação e autoavaliação no curso e estilos de aprendizagem segundo Kolb. Os dados revelaram predominância do gênero feminino, idade entre 19-21 anos e avaliação como bons alunos, que apresentaram estilo de aprendizagem divergente, seguido do acomodador. Os estilos predominantes encontrados corresponderam às características de um profissional biólogo e professor, que se manifesta como sujeito prático, inovador, questionador, motivador e investigador do ambiente em que vive. Os resultados forneceram dados importantes sobre o perfil de aprendizagem dos discentes e as questões que os norteiam.
- ItemEvaluation of student assistance programs of the University of Brasília (UnB)(2021) ALMEIDA, Alexandre Nascimento de; SILVA, Pedro Vieira da; RIBEIRO, Elaine NolascoA inclusão de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica na universidade demanda a implementação de programas de assistência estudantil. O objetivo da pesquisa é avaliar os programas de assistência estudantil da Universidade de Brasília (UnB) por meio dos critérios de importância, qualidade e conhecimento. Os programas avaliados são: bolsa-alimentação, moradia estudantil, auxílio socioeconômico e emergencial, bolsa-permanência, acesso à língua estrangeira e vale-livro. Para tanto, analisou-se 189 questionários respondidos pelos estudantes beneficiados por meio da análise de cluster. Os programas que oferecem recurso financeiro direto receberam sugestões para a atualização do seu valor e críticas aos constantes atrasos no pagamento, os demais programas mostraram dificuldades em alcançar os seus objetivos.
- ItemEstratégias de avaliação para o desenvolvimento de MOOC – Massive Open Online Course(2021) DIAS, Josemeire MachadoEste artigo apresenta estratégias de avaliação para MOOC – Massive Open Online Course, com destaque para a Avaliação Baseada em Perspectivas. Com abordagem qualitativa e natureza aplicada é apresentado um panorama sobre a evolução da avaliação de interfaces com a descrição de conceitos fundamentais para o entendimento da área. Para demonstração do funcionamento da Avaliação Baseada em Perspectivas foi selecionado um curso de extensão na modalidade MOOC, com carga horária de 30 horas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Os resultados apontaram problemas presentes no MOOC, destacando a perspectiva do designer como a que mais percebeu problemas que podem colaborar para a evasão dos cursistas, que é um dos principais obstáculos neste tipo de curso, concluindo com a necessidade de inserção da etapa de avaliação para o desenvolvimento de MOOC.