Meta : Avaliação
URI Permanente para esta coleção
A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações, relacionadas ao campo da avaliação.
Descrição
Navegar
Navegando Meta : Avaliação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 49
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior(2021) ALMEIDA, Aline Almeida; SILVA, Yara Fonseca de OliveiraEste estudo objetiva empreender uma reflexão crítica dos avanços do neoliberalismo no Brasil com as mudanças nas políticas avaliativas da educação superior. Questiona-se quais são as relações entre as políticas educacionais e as questões do mercado capitalista e o status do país como Estado Avaliador. Realizou-se um levantamento bibliográfico com base em autores como Afonso, Dias Sobrinho e Paulani. Os resultados sinalizam os riscos de como a avaliação da educação superior tem sido alinhada às orientações neoliberais, sendo usada para regular, classificar e ranquear as instituições. Conclui-se que o sistema de avaliação recai na lógica comandada pelos governos neoliberais em que a avaliação é usada com a função de prestação de contas ao estado, contribuindo cada vez mais com a mercantilização da educação superior.
- ItemAnálise da importância de periódicos utilizando o índice h dos pesquisadores: estudo de caso de periódicos de gerenciamento de projetos(2021) VIEIRA, Guilherme Araujo; SOUZA, Luciano Azevedo de; LUCAS, Felipe Fortuna; MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares deA utilização de um método único e básico para avaliar as revistas científicas é considerada inadequada devido à complexidade inerente a uma tal avaliação. O índice h, que é frequentemente utilizado para avaliar pesquisadores, parece ser insuficiente para esta avaliação de periódicos. Neste artigo foi feita uma avaliação conceitual do índice h e, a partir desta revisão, propõe-se um método de avaliação por meio da utilização indireta do índice h de autores que publicaram em determinado periódico. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas análises estatísticas em três periódicos na área da gestão de projetos com os maiores índices de citações entre as bases científicas Web of Science e Scopus. Depois da análise dos dados, constata-se que existe uma correspondência entre as avaliações dos autores e as dos periódicos. Tal conclusão foi alcançada após observar que autores com maior índice h publicam em revistas com melhores avaliações. Além disso, foram registradas sugestões de trabalhos futuros.
- ItemApplication of the enterprise diagnosis method in healthcare: an evaluation study in three emergency care units in the state of São Paulo - Brazil(2021) SANTOS, Alexandre Beraldi; CALADO, Robisom Damasceno; ORLANDO FILHO, Ovidio; BOURGUIGNON, Saulo CabralO estudo objetivou avaliar o grau de maturidade organizacional em três Unidades de Pronto Atendimento de um município do interior do estado de São Paulo – Brasil. Para isso, foi utilizado o Método Diagnóstico de Empresa em Saúde (MDE-S), abordagem de estudo e qualificação do nível e maturidade organizacional que possui como característica fundamental proporcionar um ciclo de melhoria contínua na organização. Entre seus resultados ficou demonstrada a necessidade de maior investimento no conhecimento e na aplicação de ferramentas de gestão pública em saúde por parte das administrações das unidades avaliadas. Recomendou-se a criação de um sistema estratégico de gerenciamento e desdobramento de metas e diretrizes baseado na abordagem Lean Healthcare, denominado Hoshin Kanri.
- ItemParticipação de estudantes de escolas públicas estaduais de Porto Alegre no enem: uma análise de cluster(2021) SANTOS, Harlon Romariz Rabelo; BONA, Bárbara Donida de; FELIN, Lourenço Brito; CAREGNATO, Célia ElizabeteEste artigo identifica características de escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Porto Alegre com o objetivo de entender variações e estratificações entre essas instituições que se relacionam com a taxa de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa investigação busca ampliar a compreensão sobre os fatores que se relacionam à desigualdade educacional brasileira. Foram analisados dados estruturais oferecidos pelo Censo Escolar do Inep. A taxa de participação no Enem 2018 foi elencada como variável dependente. Buscaram-se agrupamentos de escolas que se diferenciam entre si e como ocorre esta variação. Foi possível expor dois clusters que mostram que uma maior participação de estudantes no Enem por escola está relacionada a menor distorção idade-série, menor complexidade da gestão e maior índice socioeconômico.
- ItemDa gênese à consolidação dos testes padronizados no Brasil: o sistema de avaliação da educação básica(2021) LEMOS, Daniele Franchini de; SOLIGO, ValdecirAs atuais políticas públicas de avaliação da educação básica têm sido alvo de inúmeros estudos. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, realizada a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e do Google Acadêmico, tem como tema central as avaliações em larga escala no Brasil e, por objetivo, levantar aspectos da gênese e consolidação do Saeb no que tange ao processo de sua construção e institucionalização, de modo a contribuir com discussões da área. É no período pós-1990 que se tem a institucionalização do sistema de avaliação externa no Brasil. A complexidade do tema reflete na produção acadêmica da área. A gênese encontra-se no modelo político-regulatório e na ampliação do uso dos dados estatísticos como ferramenta de gestão, tendo sua consolidação com a criação do Ideb na segunda metade da década de 2000.
- ItemDesarrollo y validación de un instrumento para determinar la utilidad del smartphone y las redes sociales en los niveles educativos no universitários(2021) IGADO, Manuel Fandos; TAMARIT, Consuelo García; ASENCIO, Enrique Navarro; ORTEGA, Mónica GutiérrezO objetivo deste estudo é validar um questionário elaborado para saber como os professores em serviço percebem o potencial das redes sociais (SSN) e dos smartphones para a atividade educacional. O estudo apresenta os resultados da validação do Questionário sobre a Utilidade das Redes Sociais e Smartphones para a Ação Educativa (Cursae). A amostra de validação compreende 2.659 professores de toda a Espanha de níveis educacionais não universitários. Os resultados indicam que é uma ferramenta confiável para avaliar a percepção dos professores sobre esse construto. Nesse sentido, pode ser um instrumento útil para o desenvolvimento de propostas de formação específicas derivadas do conhecimento da percepção de professores atuantes em níveis não universitários sobre a utilidade educacional dessas ferramentas.
- ItemA secretaria acadêmica do Instituto de História: satisfação com os serviços prestados(2021) ELLIOT, Ligia Gomes; OLIVEIRA, Monica Fontoura deA Secretaria Acadêmica desempenha um papel institucional essencial para os alunos universitários, desde o ingresso em um curso de graduação até a colação de grau. O estudo tratou da satisfação informada por alunos ingressantes e concluintes com os serviços da Secretaria Acadêmica de Graduação do Instituto de História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerados consumidores dos serviços, os alunos responderam um questionário específico para mensurar sua satisfação com os serviços e a infraestrutura da Secretaria. A análise dos dados quantitativos e qualitativos sinalizou o grau de satisfação predominante ou de insatisfação existente. Os resultados indicam alta satisfação dos alunos e também a relevância do estudo, ao propor sugestões à gestão superior para atender as demandas apresentadas.
- ItemSocrative: um website para avaliação formativa(2021) OLIVEIRA, Luana Rodrigues de Souza; TORRENTES, Greice CastelaConstantemente o fracasso escolar é associado às formas de avaliação e ensino obsoletas que não condizem com o atual contexto social e histórico vivenciado. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em todas as esferas sociais transformou drasticamente o modo de se comunicar, interagir e viver em sociedade. Apesar de fazer parte do cotidiano, as TDIC ainda não estão totalmente integradas ao ambiente escolar. Diante desse quadro, esse artigo tem por objetivo analisar o website educativo socrative.com. Para tanto, foram analisadas as nove dimensões propostas por Carvalho (2006) e a dimensão acrescentada por Araújo (2015) para avaliação de websites educativos. Apesar de não conter todos os itens listados por Carvalho (2006), a página atende a muitos aspectos importantes para um site educativo e cumpre o propósito de ser um instrumento de avaliação formativa.
- ItemEfeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática(2021) MATOS, Daniel Abud Seabra; RODRIGUES, Erica Castilho; LEITE, Walter LanaO objetivo deste estudo é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, considerando como variável mediadora o tipo de escola (pública ou particular). A base de dados foi a pesquisa Geres. Utilizamos Modelagem de Equações Estruturais, juntamente com o método cluster-robust standard errors. Usamos as variáveis: NSE, sexo, raça, proficiência em matemática e tipo de escola. Em quatro dos cinco modelos ajustados, o efeito indireto foi significativo a um nível de 5% e todos apresentaram sinal positivo. Em quatro modelos, aconteceu uma mediação completa, na qual não existe efeito direto, apenas o efeito indireto (o efeito do NSE só se manifestou por meio do tipo de escola). Apesar de o NSE ter uma forte associação com o desempenho dos alunos, grande parte dessa relação parece acontecer por meio do tipo de escola.
- ItemArticulações entre a avaliação formativa alternativa e a aprendizagem significativa(2021) SOUZA, Graziela Ferreira deEste artigo tem por objetivo apresentar encaminhamentos teóricos relacionados aos processos de avaliação e inter-relações entre as concepções da avaliação formativa e os pressupostos da aprendizagem significativa, demonstrando que há uma singularidade entre tais perspectivas, o que incita processos construtivos e emancipatórios aos educandos, contribuindo, não somente para revelar e diagnosticar sua aprendizagem, mas, também, para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de ensino. Para isso, o estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, realizado, voltou-se para os escritos de Ausubel (1963, 2003), referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa, e de Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009), a respeito da Avaliação Formativa Alternativa, apresentando uma articulação entre ambos e um possível delineamento de abordagens avaliativas adequadas e coerentes ao desenvolvimento de um processo de ensino que busque a efetiva e significativa aprendizagem dos estudantes.
- ItemEl aprendizaje servicio en el grado en Pedagogía: una experiencia en la asignatura de teoría de la educación(2022) PLANA, Marina Pedreño; SÁNCHEZ, Marta GutiérrezEste estudo avalia uma experiência ApS realizada com 126 estudantes do grau de Pedagogia da Universidade de Múrcia, no âmbito de um projeto de inovação pedagógica desenvolvido no tema da Teoria da Educação. O objetivo deste projeto é contribuir para a formação profissional e cívica dos estudantes, ligando a aprendizagem acadêmica a realidade social. Tem sido utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de uma escala de tipo Likert ad hoc que avalia a percepção dos estudantes da sua aquisição de competências em três dimensões (acadêmico-profissional ou cognitiva, sócio-profissional ou interpessoal e ético-cívica). Os resultados obtidos mostram efeitos positivos nas três dimensões avaliadas, confirmando a eficácia desta metodologia para a formação inicial de futuros profissionais na área da pedagogia.
- ItemSobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação(2022) FERRI, CássiaOs planos nacional, estadual e municipais de educação ocuparam a agenda da área da educação entre 2009 e 2015. Este artigo propõe reflexões sobre o monitoramento e avaliação das metas e estratégias das políticas curriculares e avaliativas, que estão expressos nos dois relatórios de monitoramento, publicados respectivamente em maio de 2018 e agosto de 2020, do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2015-2024 (PEE-SC) aprovado pela Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015. Trata-se de uma pesquisa com dados públicos e oficiais que receberam tratamento orientado pela análise documental, utilizando-se dados quantitativos para fornecer subsídios às análises qualitativas. O descompasso evidente entre o volume de dados gerados pelo monitoramento e as tomadas de decisões advindas das avaliações destes dados possibilita afirmar que os planos estadual e nacional respondem mais as exigências formais do que orientam ações concretas.
- ItemEstratégias para-coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula(2022) COPPI, MarceloAté recentemente, o parâmetro da validade dos instrumentos de avaliação era interpretado como-capacidade deste em mensurar o que foi planejado para medir. Nessa perspectiva,-validade era determinada por padrões psicométricos, originários da avaliação dos testes de larga escala. Contudo, devido às condições particulares do contexto de sala de aula, torna-se necessária-adequação da validade das avaliações nesta perspectiva. Assim, este estudo, mediante uma breve revisão do estado da arte, apresenta o atual conceito de validade, aponta-incompatibilidade da aplicação desse conceito entre os testes de larga escala e as avaliações de sala de aula e apresenta estratégias de coleta de evidências de validade para-interpretação propícia e para o uso adequado dos resultados das avaliações de sala de aula.
- ItemIntervenciones educativas interculturales en contextos indígenas: aportes a la descolonización de la educación escolar(2022) ORTEGA, Katerin Arias; VELOSA, Eliana OrtizO artigo apresenta o estado da arte sobre o desenvolvimento de intervenções educacionais interculturais em contextos indígenas que contribuem para a descolonização do currículo escolar. A metodologia é qualitativa e consiste em uma revisão documental-descritiva da literatura normativa e científica em nível nacional e internacional, sobre experiências de intervenções educativas interculturais para compreender e explicar como se estabelecem as relações acadêmicas e de conhecimento entre indígenas e não indígenas em os processos de ensino e aprendizagem na escola. Os principais resultados mostram categorias de saberes e saberes educacionais indígenas, passíveis de articulação nas diferentes disciplinas do currículo escolar nos diferentes níveis de ensino. Concluímos que é possível estabelecer uma relação educativa intercultural a partir do envolvimento entre professores, alunos, pais e membros de comunidades indígenas, para oferecer uma educação pertinente ao contexto territorial em que se dá o processo de ensino-aprendizagem.
- ItemAvaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes(2022) SOUZA, Juliana Alves de; INNOCENTI, Mariana SouzaO presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar e discutir processos relacionados à avaliação da aprendizagem escolar em matemática durante o período remoto, sob a perspectiva de professores. Para tanto, foi realizado um questionário com dez professores de matemática atuantes na Educação Básica para buscar conhecer como lidaram com a avaliação da aprendizagem escolar nesse período. As informações foram agrupadas por similaridade e as discussões realizadas à luz de autores da Avaliação Formativa. A atuação remota movimentou algumas “estruturas” dos processos avaliativos, dentre elas, a drástica redução do controle do professor sobre a produção do aluno; a consulta e a cola, que podem amenizar a carga emocional no avaliado; além de dificuldades de comunicação.
- ItemEvaluación de liderazgo para el cambio educativo: un estudio de casos(2022) VEGA, Luis Felipe de la; ESPINOZA, KimberlyO objetivo da pesquisa foi avaliar práticas para a implementação de mudanças educacionais por dirigentes escolares. Para realizar essa avaliação foram elaborados uma metodologia e instrumentos específicos. Se investigou o grau de preocupação do líder quanto às ênfases que buscava implantar em sua escola, bem como em seus níveis de uso. Os resultados evidenciaram diferenças na realização dos dirigentes estudados e também foram distinguidas diferenças entre a representação e informação sobre a alteração a efetuar e a sua concretização. Foram identificados aprendizados para fortalecer a metodologia de avaliação desenhada e sua contribuição para a avaliação das práticas educacionais de liderança.
- ItemRelatório de avaliação da cooperação Sul-Sul de fortalecimento da autoridade sanitária do Haiti: um estudo meta-avaliativo(2022) MORAES, Renato Miguel de; OLIVEIRA, Helen Cristina Araújo de; ORLANDO FILHO, OvidioEste estudo tem por objetivo apresentar uma meta-avaliação da Avaliação da Cooperação Sul-Sul de Fortalecimento da Autoridade Sanitária do Haiti (PRODOC BRA10/005), requerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, tendo como objeto de estudo, o seu relatório final. O caminho metodológico seguido foi centrado nas boas práticas avaliativas discriminadas por Jane Davidson, por meio dos cinco critérios fundamentais por ela elaborados. Dentre os resultados alcançados destaca-se que os problemas localizados mais relevantes se relacionaram à disponibilização dos dados utilizados para-confecção da documentação da avaliação. Dentre as recomendações apresentadas, destaca-se-necessidade da apresentação de como o planejamento da avaliação foi realizado, contribuindo com um maior conhecimento de aspectos como planejamento dos processos, contexto da avaliação, previsão de custos, entre outros.
- ItemComplicidad entre autoevaluación y desarrollo profesional: ¿Cómo posibilitarla?(2022) SALOM, Maria Amparo CalatayudEste artigo quer ser um alerta sobre a relação de mão dupla entre autoavaliação e desenvolvimento profissional. Pensar no crescimento e no desenvolvimento profissional envolve colocar em prática estratégias que ajudem a vislumbrar melhorias e isso só é possível por meio de metodologias de autoavaliação que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento profissional. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as dificuldades que os professores apresentam para autoavaliar sua prática docente e conhecer o grau de formação recebido. Neste estudo de metodologia qualitativa, participaram 180 professores de centros públicos de Educação Infantil e Primário da Espanha para o ano letivo de 2020-21. Os principais resultados são que 70% dos professores não receberam formação em autoavaliação e que as principais dificuldades residem em: cotidiano profissional, cultura individualista, relações micropolíticas, etc. Destaca-se a urgência formativa entre a autoavaliação, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional, culminando com uma proposta de ação que facilite a implementação de uma autoavaliação autêntica nas instituições escolares.
- ItemAvaliação da aprendizagem na educação superior: cooperação e inovação(2022) SANTOS, Solidia Elizabeth; OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes de; RODRIGUES, Sonia Caranhato; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deO presente artigo teve como objetivo discutir sobre os modelos de avaliação de aprendizagem adotados pelos professores e seus impactos no aprendizado dos alunos. As reflexões foram extraídas de relatos dos alunos sobre a experiência vivida na disciplina de macroeconomia em uma Instituição de Ensino Superior – IES localizada em Curitiba, Paraná, no primeiro semestre de 2021, em um curso da área de Ciência Social aplicada. O modelo de avaliação adotado na disciplina foi a elaboração de um e-book, ancorado na perspectiva de Vygotsky (1987), que defende o princípio da interação e da cooperação na construção do aprendizado. Teve como alicerce a análise quantitativa de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados chamaram atenção para a aprendizagem colaborativa, a construção do conhecimento de forma contínua, a utilização de metodologias ativas, a flexibilidade, dentre outros.
- ItemParecer descritivo: a suficiência do relatório avaliativo do ensino fundamental I de Curitiba(2022) RAIMUNDO, Jerry Adriano; RODRIGUES, Kerolaine Aparecida OnieskoMediante a queixa de alguns familiares e professores sobre o relatório avaliativo da escola, este artigo se valeu da seguinte questão direcionadora de pesquisa: O parecer descritivo do ensino fundamental I (AVALIA), das escolas públicas de Curitiba atende a sua própria função? Para respondê-la, utilizou-se a abordagem mista (Grupo Focal e Escala). Os resultados indicaram que o Parecer Descritivo tem um desenvolvimento histórico apontado para a sistematização do documento, mas o seu modelo não é compreensível para a família (87,22%) ou para os profissionais (72,28%), de modo que os professores consideram que o documento não cumpre a sua função de documento escolar (61,22%).
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »