Meta : Avaliação
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Meta: Avaliação é uma publicação trimestral do Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Dedicada à divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo, a Revista focaliza publicar artigos resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas relacionados à temática da Avaliação, dando ênfase especial às áreas da educação, saúde e sociedade, caracterizando, assim, sua natureza multidisciplinar.
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- ItemPor uma educação antirracista: a avaliação da Lei nº 10.639/2003 em uma escola estadual do Rio de Janeiro(2021) NASCIMENTO, Zilene Oliveira; PERDIGÃO, Elaine RodriguesEste artigo contempla a avaliação da implementação da Lei nº 10.639/2003, que trata da educação para as relações étnico-raciais, em uma escola pública do Rio de Janeiro. O estudo centrou-se na avaliação das práticas pedagógicas de 24 agentes educacionais. Utilizou-se da triangulação de métodos quantitativos e qualitativos como instrumentos avaliativos. Os resultados apontaram para uma avaliação parcialmente positiva. Os pontos críticos incidiram sobre as atribuições dos gestores e dos coordenadores. Recomendou-se que fossem realizados os ajustes e as adaptações necessárias nos itens que apresentaram vulnerabilidade, e criado um grupo de estudos, dentro da unidade escolar, envolvendo docentes e alunos, comprometidos em garantir o cumprimento pleno do que estabelece a Lei nº 10.639/2003.
- ItemAs mudanças no ensino superior brasileiro e a profissão acadêmica. Uma análise Foucaultiana(2021) HUBER, Claudia MariaEsta investigação se propõe a analisar quais os efeitos e as consequências das mudanças de gestão, decorrentes do New Public Management, que perpassam o discurso da qualidade no ensino superior. A perspectiva de análise é inspirada na abordagem de Michel Foucault. Foi realizado um estudo de caso, de caráter exploratório-descritivo. Foram entrevistados 36 acadêmicos, e os dados coletados foram tratados por meio de análise de discurso. Os resultados da pesquisa mostram como exemplo de efeito a cobrança por produtividade, a qual remete o acadêmico à autorregulação e à autodisciplina, tendo em vista que estas competências respondem a mecanismos de registro, avaliação e classificação, fatores que exercem poder sobre o fazer docente, levando à individualização – a fabricação de indivíduos.
- ItemValidación de la escala de sexting (ECS) en una muestra de estudiantes universitarios de Perú(2021) ARIZA, José Manuel Ríos Ariza; TERRÓN, Antonio Matas; CHINGUEL, Gerardo Chunga; CHÁVARRY, Rocío del Pilar RumicheO sexting é uma ameaça à cibersegurança que pode atentar contra a integridade das pessoas, pelo que deve ser identificado o mais rapidamente possível. Para tal, precisamos de um instrumento para identificá-lo adequadamente. Este estudo tem como objetivo analisar as propriedades psicométricas da Escala de Comportamentos em Sexting, com uma amostra incidental de 404 estudantes universitários do Peru. A fiabilidade e a validade foram analisadas utilizando os coeficientes de Cronbach e McDonald, para além de uma análise fatorial exploratória e outro confirmatória. Os resultados mostram boas propriedades psicométricas da escada. Finalmente, são comentadas as diferenças entre gênero.
- ItemConocimiento y percepción de profesores y alumnos para el futuro tecnológico en el interior de Brasil(2021) CAMARGO, Claudia de Barros; FERNÁNDEZ, Antonio HernándezEste artigo trata dos conhecimentos e da percepção do futuro tecnológico por parte de professores e alunos. O objetivo geral é avaliar a percepção e o conhecimento que professores e alunos têm sobre o uso de tecnologias em uma escola de ensino médio no interior do Brasil. O desenho da pesquisa é não experimental, do tipo descritivo, explicativo e correlacional. A amostra é de 1.357 participantes, com um poder estatístico de (95%). Uma escala Likert foi selecionada como instrumento da pesquisa, com uma fiabilidade de 0,911. Para o contraste da hipótese, foi utilizado o teste Mann-Whitney e o T de Student, em seguida, realizamos um modelo de equação estrutural, que nos mostrou que há pouca relação entre a percepção e o conhecimento de professores e alunos, bem como que o uso das TIC é reduzido aos elementos materiais que estão disponíveis e que se tornam fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemEstratégias de avaliação para o desenvolvimento de MOOC – Massive Open Online Course(2021) DIAS, Josemeire MachadoEste artigo apresenta estratégias de avaliação para MOOC – Massive Open Online Course, com destaque para a Avaliação Baseada em Perspectivas. Com abordagem qualitativa e natureza aplicada é apresentado um panorama sobre a evolução da avaliação de interfaces com a descrição de conceitos fundamentais para o entendimento da área. Para demonstração do funcionamento da Avaliação Baseada em Perspectivas foi selecionado um curso de extensão na modalidade MOOC, com carga horária de 30 horas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Os resultados apontaram problemas presentes no MOOC, destacando a perspectiva do designer como a que mais percebeu problemas que podem colaborar para a evasão dos cursistas, que é um dos principais obstáculos neste tipo de curso, concluindo com a necessidade de inserção da etapa de avaliação para o desenvolvimento de MOOC.
- ItemAvaliação de tecnologia de impressão em uma empresa no mercado editorial brasileiro(2021) CARVALHO, Gustavo Theodor; RIBEIRO, Priscilla Cristina Cabral; MÉXAS, Mirian Picinini; OLIVEIRA, Saulo Barbará deA decisão de adquirir ou de manter uma nova tecnologia dentro de um parque gráfico deve ser precedida de uma análise estruturada e planejada. Este artigo tem como objetivo avaliar as tecnologias de impressão implantadas em uma editora brasileira, com base em atributos descritos na revisão teórica. Para isso, foi utilizado o método de estudo de caso combinado com abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com um fornecedor e um cliente da tecnologia de impressão. O resultado encontrado destacou que a impressão non impact por jato de tinta é a mais moderna e a que melhor demonstra capacidade de adaptação a novos modelos de negócios. Porém, a impressão convencional (flexográfica) ainda é relevante na opinião da empresa cliente, pois está associada a custos mais baixos e a maior confiabilidade.
- ItemApplication of the enterprise diagnosis method in healthcare: an evaluation study in three emergency care units in the state of São Paulo - Brazil(2021) SANTOS, Alexandre Beraldi; CALADO, Robisom Damasceno; ORLANDO FILHO, Ovidio; BOURGUIGNON, Saulo CabralO estudo objetivou avaliar o grau de maturidade organizacional em três Unidades de Pronto Atendimento de um município do interior do estado de São Paulo – Brasil. Para isso, foi utilizado o Método Diagnóstico de Empresa em Saúde (MDE-S), abordagem de estudo e qualificação do nível e maturidade organizacional que possui como característica fundamental proporcionar um ciclo de melhoria contínua na organização. Entre seus resultados ficou demonstrada a necessidade de maior investimento no conhecimento e na aplicação de ferramentas de gestão pública em saúde por parte das administrações das unidades avaliadas. Recomendou-se a criação de um sistema estratégico de gerenciamento e desdobramento de metas e diretrizes baseado na abordagem Lean Healthcare, denominado Hoshin Kanri.
- ItemParticipação de estudantes de escolas públicas estaduais de Porto Alegre no enem: uma análise de cluster(2021) SANTOS, Harlon Romariz Rabelo; BONA, Bárbara Donida de; FELIN, Lourenço Brito; CAREGNATO, Célia ElizabeteEste artigo identifica características de escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Porto Alegre com o objetivo de entender variações e estratificações entre essas instituições que se relacionam com a taxa de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa investigação busca ampliar a compreensão sobre os fatores que se relacionam à desigualdade educacional brasileira. Foram analisados dados estruturais oferecidos pelo Censo Escolar do Inep. A taxa de participação no Enem 2018 foi elencada como variável dependente. Buscaram-se agrupamentos de escolas que se diferenciam entre si e como ocorre esta variação. Foi possível expor dois clusters que mostram que uma maior participação de estudantes no Enem por escola está relacionada a menor distorção idade-série, menor complexidade da gestão e maior índice socioeconômico.
- ItemDa gênese à consolidação dos testes padronizados no Brasil: o sistema de avaliação da educação básica(2021) LEMOS, Daniele Franchini de; SOLIGO, ValdecirAs atuais políticas públicas de avaliação da educação básica têm sido alvo de inúmeros estudos. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, realizada a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e do Google Acadêmico, tem como tema central as avaliações em larga escala no Brasil e, por objetivo, levantar aspectos da gênese e consolidação do Saeb no que tange ao processo de sua construção e institucionalização, de modo a contribuir com discussões da área. É no período pós-1990 que se tem a institucionalização do sistema de avaliação externa no Brasil. A complexidade do tema reflete na produção acadêmica da área. A gênese encontra-se no modelo político-regulatório e na ampliação do uso dos dados estatísticos como ferramenta de gestão, tendo sua consolidação com a criação do Ideb na segunda metade da década de 2000.
- ItemDesarrollo y validación de un instrumento para determinar la utilidad del smartphone y las redes sociales en los niveles educativos no universitários(2021) IGADO, Manuel Fandos; TAMARIT, Consuelo García; ASENCIO, Enrique Navarro; ORTEGA, Mónica GutiérrezO objetivo deste estudo é validar um questionário elaborado para saber como os professores em serviço percebem o potencial das redes sociais (SSN) e dos smartphones para a atividade educacional. O estudo apresenta os resultados da validação do Questionário sobre a Utilidade das Redes Sociais e Smartphones para a Ação Educativa (Cursae). A amostra de validação compreende 2.659 professores de toda a Espanha de níveis educacionais não universitários. Os resultados indicam que é uma ferramenta confiável para avaliar a percepção dos professores sobre esse construto. Nesse sentido, pode ser um instrumento útil para o desenvolvimento de propostas de formação específicas derivadas do conhecimento da percepção de professores atuantes em níveis não universitários sobre a utilidade educacional dessas ferramentas.
- ItemDescrição e análise do uso de orações gerundivas nos comandos dos itens do ENEM e sua relação com os aspectos avaliativos da prova: desafios na elaboração de itens avaliativos(2021) ROCHA, Ana Paula Antunes; LIMA, Bruno Assis FreireItens de provas são elaborados segundo critérios de diversas naturezas. Conciliar esses critérios é um desafio, sobretudo em uma prova com a abrangência do Enem. Neste texto, descreve-se e analisa-se um tipo de oração muito comum nos comandos de itens: as orações gerundivas, como “Considerando X, faça Y”. Para tanto, foi constituído o corpus com provas do Enem, realizadas de 2010 a 2019, das quais foram extraídas as ocorrências de orações gerundivas. A partir desse levantamento, verificou-se se os comandos assim formulados estão adequados às normas do português padrão prescritas pelas gramáticas tradicionais. Nos casos em que se encontram desvios, se discute se uma simples revisão gramatical resolveria o problema, já que, na elaboração de itens, correção gramatical é um critério técnico indissociável.
- ItemA secretaria acadêmica do Instituto de História: satisfação com os serviços prestados(2021) ELLIOT, Ligia Gomes; OLIVEIRA, Monica Fontoura deA Secretaria Acadêmica desempenha um papel institucional essencial para os alunos universitários, desde o ingresso em um curso de graduação até a colação de grau. O estudo tratou da satisfação informada por alunos ingressantes e concluintes com os serviços da Secretaria Acadêmica de Graduação do Instituto de História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerados consumidores dos serviços, os alunos responderam um questionário específico para mensurar sua satisfação com os serviços e a infraestrutura da Secretaria. A análise dos dados quantitativos e qualitativos sinalizou o grau de satisfação predominante ou de insatisfação existente. Os resultados indicam alta satisfação dos alunos e também a relevância do estudo, ao propor sugestões à gestão superior para atender as demandas apresentadas.
- ItemO estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior(2021) ALMEIDA, Aline Almeida; SILVA, Yara Fonseca de OliveiraEste estudo objetiva empreender uma reflexão crítica dos avanços do neoliberalismo no Brasil com as mudanças nas políticas avaliativas da educação superior. Questiona-se quais são as relações entre as políticas educacionais e as questões do mercado capitalista e o status do país como Estado Avaliador. Realizou-se um levantamento bibliográfico com base em autores como Afonso, Dias Sobrinho e Paulani. Os resultados sinalizam os riscos de como a avaliação da educação superior tem sido alinhada às orientações neoliberais, sendo usada para regular, classificar e ranquear as instituições. Conclui-se que o sistema de avaliação recai na lógica comandada pelos governos neoliberais em que a avaliação é usada com a função de prestação de contas ao estado, contribuindo cada vez mais com a mercantilização da educação superior.
- ItemAnálise da importância de periódicos utilizando o índice h dos pesquisadores: estudo de caso de periódicos de gerenciamento de projetos(2021) VIEIRA, Guilherme Araujo; SOUZA, Luciano Azevedo de; LUCAS, Felipe Fortuna; MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares deA utilização de um método único e básico para avaliar as revistas científicas é considerada inadequada devido à complexidade inerente a uma tal avaliação. O índice h, que é frequentemente utilizado para avaliar pesquisadores, parece ser insuficiente para esta avaliação de periódicos. Neste artigo foi feita uma avaliação conceitual do índice h e, a partir desta revisão, propõe-se um método de avaliação por meio da utilização indireta do índice h de autores que publicaram em determinado periódico. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas análises estatísticas em três periódicos na área da gestão de projetos com os maiores índices de citações entre as bases científicas Web of Science e Scopus. Depois da análise dos dados, constata-se que existe uma correspondência entre as avaliações dos autores e as dos periódicos. Tal conclusão foi alcançada após observar que autores com maior índice h publicam em revistas com melhores avaliações. Além disso, foram registradas sugestões de trabalhos futuros.
- ItemSocrative: um website para avaliação formativa(2021) OLIVEIRA, Luana Rodrigues de Souza; TORRENTES, Greice CastelaConstantemente o fracasso escolar é associado às formas de avaliação e ensino obsoletas que não condizem com o atual contexto social e histórico vivenciado. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em todas as esferas sociais transformou drasticamente o modo de se comunicar, interagir e viver em sociedade. Apesar de fazer parte do cotidiano, as TDIC ainda não estão totalmente integradas ao ambiente escolar. Diante desse quadro, esse artigo tem por objetivo analisar o website educativo socrative.com. Para tanto, foram analisadas as nove dimensões propostas por Carvalho (2006) e a dimensão acrescentada por Araújo (2015) para avaliação de websites educativos. Apesar de não conter todos os itens listados por Carvalho (2006), a página atende a muitos aspectos importantes para um site educativo e cumpre o propósito de ser um instrumento de avaliação formativa.
- ItemEfeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática(2021) MATOS, Daniel Abud Seabra; RODRIGUES, Erica Castilho; LEITE, Walter LanaO objetivo deste estudo é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, considerando como variável mediadora o tipo de escola (pública ou particular). A base de dados foi a pesquisa Geres. Utilizamos Modelagem de Equações Estruturais, juntamente com o método cluster-robust standard errors. Usamos as variáveis: NSE, sexo, raça, proficiência em matemática e tipo de escola. Em quatro dos cinco modelos ajustados, o efeito indireto foi significativo a um nível de 5% e todos apresentaram sinal positivo. Em quatro modelos, aconteceu uma mediação completa, na qual não existe efeito direto, apenas o efeito indireto (o efeito do NSE só se manifestou por meio do tipo de escola). Apesar de o NSE ter uma forte associação com o desempenho dos alunos, grande parte dessa relação parece acontecer por meio do tipo de escola.
- ItemArticulações entre a avaliação formativa alternativa e a aprendizagem significativa(2021) SOUZA, Graziela Ferreira deEste artigo tem por objetivo apresentar encaminhamentos teóricos relacionados aos processos de avaliação e inter-relações entre as concepções da avaliação formativa e os pressupostos da aprendizagem significativa, demonstrando que há uma singularidade entre tais perspectivas, o que incita processos construtivos e emancipatórios aos educandos, contribuindo, não somente para revelar e diagnosticar sua aprendizagem, mas, também, para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de ensino. Para isso, o estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, realizado, voltou-se para os escritos de Ausubel (1963, 2003), referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa, e de Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009), a respeito da Avaliação Formativa Alternativa, apresentando uma articulação entre ambos e um possível delineamento de abordagens avaliativas adequadas e coerentes ao desenvolvimento de um processo de ensino que busque a efetiva e significativa aprendizagem dos estudantes.
- ItemEvaluation of student assistance programs of the University of Brasília (UnB)(2021) ALMEIDA, Alexandre Nascimento de; SILVA, Pedro Vieira da; RIBEIRO, Elaine NolascoA inclusão de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica na universidade demanda a implementação de programas de assistência estudantil. O objetivo da pesquisa é avaliar os programas de assistência estudantil da Universidade de Brasília (UnB) por meio dos critérios de importância, qualidade e conhecimento. Os programas avaliados são: bolsa-alimentação, moradia estudantil, auxílio socioeconômico e emergencial, bolsa-permanência, acesso à língua estrangeira e vale-livro. Para tanto, analisou-se 189 questionários respondidos pelos estudantes beneficiados por meio da análise de cluster. Os programas que oferecem recurso financeiro direto receberam sugestões para a atualização do seu valor e críticas aos constantes atrasos no pagamento, os demais programas mostraram dificuldades em alcançar os seus objetivos.
- ItemRelación entre la Yupana y el aprendizaje de la multiplicación de números enteros(2021) MORALES, Melecio Paragua; MACURI, Melissa Gabriela Paragua; MACURI, Carlos Alberto ParaguaO objetivo da pesquisa é determinar se a aplicação da Yupana em alunos da Carreira Profissional de Matemática e Física da UNHEVAL melhora o aprendizado deles com respeito à multiplicação de inteiros. A amostra foi composta por 147 alunos divididos em dois grupos: experimental (GE – 57) e controle (GC – 90). A metodologia foi explicativa com análise descritiva e o desenho da pesquisa foi quase-experimental. Três testes foram aplicados aos dois grupos (teste de entrada, processo e saída) e um teste de hipóteses foi feito com nível de significância de 5% e nível de confiança de 95%. Os resultados mostraram que, entre o GE e o GC, o primeiro grupo teve uma melhora média de 2,54 pontos em relação ao outro. Concluiu-se que, com a aplicação da Yupana, os alunos da Carreira Profissional de Matemática e Física melhoraram o seu nível de aprendizado da multiplicação de números inteiros.
- ItemEstilos de aprendizagem dos discentes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE(2021) ALMEIDA FILHO, Marcos Adelino; SOUZA, Josiany Costa de; CHAVES, Bruno Edson; PANTOJA, Lydia Dayanne MaiaEste trabalho consiste na avaliação do perfil dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE. Para isso, foi aplicado um questionário junto a 192 alunos, analisando aspectos socioeconômicos, de formação e autoavaliação no curso e estilos de aprendizagem segundo Kolb. Os dados revelaram predominância do gênero feminino, idade entre 19-21 anos e avaliação como bons alunos, que apresentaram estilo de aprendizagem divergente, seguido do acomodador. Os estilos predominantes encontrados corresponderam às características de um profissional biólogo e professor, que se manifesta como sujeito prático, inovador, questionador, motivador e investigador do ambiente em que vive. Os resultados forneceram dados importantes sobre o perfil de aprendizagem dos discentes e as questões que os norteiam.
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