Meta : Avaliação
URI Permanente para esta coleção
A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações, relacionadas ao campo da avaliação.
Descrição
Navegar
Navegando Meta : Avaliação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 49
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA avaliação de desempenho docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT): uma perspectiva dos envolvidos neste processo(2022) SILVA, Terezinha Hota da; CINTRA, Ema Marta DunckPaira no imaginário de muitos profissionais ligados à educação que a Avaliação de Desempenho Docente (ADD) serve apenas para o controle da progressão na carreira, mas esse processo é bem mais amplo. Este artigo tem por objetivo discutir os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado que se propôs a verificar a percepção dos envolvidos na execução da ADD no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). De natureza aplicada, com abordagem qualitativa e tendo como procedimento principal o estudo de caso, os participantes expuseram suas percepções por meio de entrevista e questionários, com base nos quais se realizou a análise de conteúdo. Os dados apontaram que a avaliação enfatiza a progressão funcional do professor, mas relega outros objetivos desse instrumento, previstos na legislação e evidenciados por estudiosos, por isso, sugeriu-se a implantação do feedback no decorrer do processo; além disso, foi elaborado um manual de orientação (produto educacional), de modo a contribuir com o processo avaliativo.
- ItemA secretaria acadêmica do Instituto de História: satisfação com os serviços prestados(2021) ELLIOT, Ligia Gomes; OLIVEIRA, Monica Fontoura deA Secretaria Acadêmica desempenha um papel institucional essencial para os alunos universitários, desde o ingresso em um curso de graduação até a colação de grau. O estudo tratou da satisfação informada por alunos ingressantes e concluintes com os serviços da Secretaria Acadêmica de Graduação do Instituto de História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerados consumidores dos serviços, os alunos responderam um questionário específico para mensurar sua satisfação com os serviços e a infraestrutura da Secretaria. A análise dos dados quantitativos e qualitativos sinalizou o grau de satisfação predominante ou de insatisfação existente. Os resultados indicam alta satisfação dos alunos e também a relevância do estudo, ao propor sugestões à gestão superior para atender as demandas apresentadas.
- ItemA teoria da resposta ao Item como proposta metodológica no exame de seleção dos cursos técnicos integrados do IFRN(2022) MARQUES, Thiago Valentim; COSTA, Eliardo Guimarães daA Teoria da Resposta ao Item (TRI) vem ganhando cada vez mais espaço em testes de larga escala no Brasil, uma vez que este método adota independência entre itens e indivíduos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é mostrar a possibilidade de se estimar a proficiência dos 21.039 candidatos que realizaram o Exame de Seleção 2020 do IFRN por meio da TRI, verificando se é mais vantajoso adotar essa metodologia em vez da Teoria Clássica dos Testes (TCT). Os resultados evidenciaram que a classificação final do certame sofreu alteração em praticamente todas as posições e isso se deve ao fato de a TRI utilizar a coerência pedagógica ao estimar a proficiência dos respondentes. Este trabalho se mostra útil para que gestores possam visualizar as vantagens de se utilizar a TRI no acesso discente.
- ItemAnálise da importância de periódicos utilizando o índice h dos pesquisadores: estudo de caso de periódicos de gerenciamento de projetos(2021) VIEIRA, Guilherme Araujo; SOUZA, Luciano Azevedo de; LUCAS, Felipe Fortuna; MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares deA utilização de um método único e básico para avaliar as revistas científicas é considerada inadequada devido à complexidade inerente a uma tal avaliação. O índice h, que é frequentemente utilizado para avaliar pesquisadores, parece ser insuficiente para esta avaliação de periódicos. Neste artigo foi feita uma avaliação conceitual do índice h e, a partir desta revisão, propõe-se um método de avaliação por meio da utilização indireta do índice h de autores que publicaram em determinado periódico. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas análises estatísticas em três periódicos na área da gestão de projetos com os maiores índices de citações entre as bases científicas Web of Science e Scopus. Depois da análise dos dados, constata-se que existe uma correspondência entre as avaliações dos autores e as dos periódicos. Tal conclusão foi alcançada após observar que autores com maior índice h publicam em revistas com melhores avaliações. Além disso, foram registradas sugestões de trabalhos futuros.
- ItemApplication of the enterprise diagnosis method in healthcare: an evaluation study in three emergency care units in the state of São Paulo - Brazil(2021) SANTOS, Alexandre Beraldi; CALADO, Robisom Damasceno; ORLANDO FILHO, Ovidio; BOURGUIGNON, Saulo CabralO estudo objetivou avaliar o grau de maturidade organizacional em três Unidades de Pronto Atendimento de um município do interior do estado de São Paulo – Brasil. Para isso, foi utilizado o Método Diagnóstico de Empresa em Saúde (MDE-S), abordagem de estudo e qualificação do nível e maturidade organizacional que possui como característica fundamental proporcionar um ciclo de melhoria contínua na organização. Entre seus resultados ficou demonstrada a necessidade de maior investimento no conhecimento e na aplicação de ferramentas de gestão pública em saúde por parte das administrações das unidades avaliadas. Recomendou-se a criação de um sistema estratégico de gerenciamento e desdobramento de metas e diretrizes baseado na abordagem Lean Healthcare, denominado Hoshin Kanri.
- ItemArticulações entre a avaliação formativa alternativa e a aprendizagem significativa(2021) SOUZA, Graziela Ferreira deEste artigo tem por objetivo apresentar encaminhamentos teóricos relacionados aos processos de avaliação e inter-relações entre as concepções da avaliação formativa e os pressupostos da aprendizagem significativa, demonstrando que há uma singularidade entre tais perspectivas, o que incita processos construtivos e emancipatórios aos educandos, contribuindo, não somente para revelar e diagnosticar sua aprendizagem, mas, também, para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de ensino. Para isso, o estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, realizado, voltou-se para os escritos de Ausubel (1963, 2003), referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa, e de Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009), a respeito da Avaliação Formativa Alternativa, apresentando uma articulação entre ambos e um possível delineamento de abordagens avaliativas adequadas e coerentes ao desenvolvimento de um processo de ensino que busque a efetiva e significativa aprendizagem dos estudantes.
- ItemAtributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique(2022) CHICOTE, Rosalino Subtil; DEIXA, Geraldo VernijoDesenvolveu-se uma pesquisa com objectivo de caracterizar o discurso de avaliação subjacente ao Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral de Moçambique. Tratou-se de uma pesquisa documental. Construiu-se e aplicou-se um guião de observação sistemática sobre três Artigos do documento acima mencionado. A partir da Análise de Conteúdo, resultados da pesquisa indicam concentração de indicadores nas concepções de avaliação como distância e como juízo de valor. Portanto, o discurso de avaliação subjacente ao documento é transversal e incompleto. O discurso em si, não desconstrói os ritos das práticas de avaliação escolar. Cabe empreender acções de fiscalização permanente.
- ItemAvaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes(2022) SOUZA, Juliana Alves de; INNOCENTI, Mariana SouzaO presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar e discutir processos relacionados à avaliação da aprendizagem escolar em matemática durante o período remoto, sob a perspectiva de professores. Para tanto, foi realizado um questionário com dez professores de matemática atuantes na Educação Básica para buscar conhecer como lidaram com a avaliação da aprendizagem escolar nesse período. As informações foram agrupadas por similaridade e as discussões realizadas à luz de autores da Avaliação Formativa. A atuação remota movimentou algumas “estruturas” dos processos avaliativos, dentre elas, a drástica redução do controle do professor sobre a produção do aluno; a consulta e a cola, que podem amenizar a carga emocional no avaliado; além de dificuldades de comunicação.
- ItemAvaliação da aprendizagem na educação superior: cooperação e inovação(2022) SANTOS, Solidia Elizabeth; OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes de; RODRIGUES, Sonia Caranhato; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deO presente artigo teve como objetivo discutir sobre os modelos de avaliação de aprendizagem adotados pelos professores e seus impactos no aprendizado dos alunos. As reflexões foram extraídas de relatos dos alunos sobre a experiência vivida na disciplina de macroeconomia em uma Instituição de Ensino Superior – IES localizada em Curitiba, Paraná, no primeiro semestre de 2021, em um curso da área de Ciência Social aplicada. O modelo de avaliação adotado na disciplina foi a elaboração de um e-book, ancorado na perspectiva de Vygotsky (1987), que defende o princípio da interação e da cooperação na construção do aprendizado. Teve como alicerce a análise quantitativa de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados chamaram atenção para a aprendizagem colaborativa, a construção do conhecimento de forma contínua, a utilização de metodologias ativas, a flexibilidade, dentre outros.
- ItemAvaliação da transparência e dados sobre a pandemia do Covid-19: uma análise dos portais eletrônicos das capitais dos estados brasileiros(2022) RAUPP, Fabiano Maury; PINHO, José Antonio Gomes deO artigo tem por objetivo analisar a transparência e dados sobre a pandemia do Covid-19 nas capitais brasileiras. O estudo baseou-se na aplicação do Índice de Transparência da Covid-19 por meio de pesquisa documental de caráter descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de protocolos observacionais. Foram feitos quatro levantamentos para verificar se haveria evolução do quadro referente à pandemia do Covid-19 e se os gestores estariam tomando providências para tornar os portais mais transparentes em relação às informações sobre o vírus. Constatou-se que as informações mais divulgadas se referem à idade e sexo de indivíduos infectados, além do tipo de internação. As informações menos divulgadas referem-se à ocupação de leitos e testes disponíveis, sendo que nenhum portal disponibilizou informações em formato aberto, ou seja, dados estruturados em planilha com formato editável. Há capitais que estão trilhando um caminho na busca por transparência, principalmente aquelas classificadas no estudo nos extratos médio e bom, já que não houve classificadas no nível alto. As capitais classificadas no nível opaco, que significa a quase ausência de transparência e dados sobre a pandemia do Covid-19, parecem mais distantes deste caminho.
- ItemAvaliação do ensino da ética, bioética e deontologia na formação do fonoaudiólogo do Rio Grande do Sul sob o olhar docente(2022) SOUZA, Tiago Pereira de; GOMES, ErissandraA ética enquanto atividade reflexiva perpassa todas as esferas da nossa vida, entretanto, ainda carece de atenção a aplicação do seu ensino na formação dos profissionais da saúde. A partir disso, esse estudo do tipo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, objetivou analisar o ensino da ética, bioética e deontologia na formação em Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul, sob o olhar crítico dos docentes. Participaram da pesquisa 11 professores de seis Instituições de Ensino Superior responsáveis pelo ensino das temáticas elencadas no objetivo. O tratamento do conteúdo das falas foi feito por meio da construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O estudo também buscou traçar um perfil do ensino, mapeando a distribuição de carga horária, períodos de disponibilidade das disciplinas, perfil docente, bibliografia utilizada, metodologias de ensino e formas de avaliação, sob um viés normativo. Os dados e informações apontaram para a necessidade do aumento da carga horária dedicada para as temáticas, aplicação interprofissional e interdisciplinar, presença de conteúdos transversais e da transversalidade como metodologia de ensino. O estudo também destaca a importância de atualização das bibliografias utilizadas, ressignificação do conteúdo apresentado para um viés crítico-reflexivo vinculado à prática e o rompimento com métodos tradicionais de ensino.
- ItemAvaliação na educação superior: portfólio como instrumento avaliativo(2022) ZOPPO, Beatriz Maria; BEHRENS, Marilda Aparecida; CLARO, Ana Lucia de Araujo; ROSSETIN, Ana Paula DalagassaA presente pesquisa se refere a um estudo exploratório com abordagem qualitativa que teve como objetivo identificar as percepções que os estudantes dos cursos Stricto Sensu apresentam sobre a avaliação por meio da utilização de portfólio. Para tanto, participaram da pesquisa cinco pós-graduandos da Educação Superior dos cursos Stricto Sensu que já vivenciaram a avaliação por meio do uso de portfólio. Os resultados apontaram que esses doutorandos ainda não apresentam conceitos mais amplos sobre avaliação, com utilização do portfólio, mas reconhecem que o portfólio se caracteriza como um processo de autoavaliação da aprendizagem.
- ItemComparação entre-versão informatizada e impressa da bateria de avaliação Intelectual e criativa para adultos (BAICA)(2022) SILVA, Gabriel Teixeira da; WECHSLER, SolangeO presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma versão informatizada da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa para Adultos (BAICA) e verificar sua equivalência com-versão impressa, composta por seis subtestes. Participaram do primeiro estudo 10 pessoas e, do segundo, 72; em ambos, os participantes tinham entre 18 e 32 anos. Durante o estudo 1 buscou-se identificar os processos cognitivos usados pelos participantes e compará-los com os esperados para cada instrumento, além de colher feedback sobre o funcionamento da bateria. Os resultados indicaram que o instrumento informatizado avalia os processos esperados. Durante o segundo estudo-versão informatizada foi aplicada em 24 pessoas e os resultados foram comparados com o de 48 pessoas que realizaram-versão impressa.-comparação entre os grupos apontou diferenças significativas entre todos os subtestes, com exceção do pensamento viso espacial. Concluiu-se que apesar de uma versão informatizada da BAICA ser viável, ela não é equivalente à versão impressa.
- ItemCompetências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura(2022) CASTRO, Luis Carlos da Silva; PAIXÃO, Roberto BrazileiroDispor de uma lista de competências necessárias aos avaliadores possibilita a identificação de caminhos para o desenvolvimento profissional dos avaliadores. Este artigo tem o objetivo de analisar as principais listas de necessárias aos avaliadores e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Pôde-se verificar que há uma grande diversificação das competências apresentadas nas diferentes listas, bem como uma elevada atenção com a dimensão Metodologia. As competências relacionadas diretamente à ética profissional, a aspectos de coleta, análise dos dados e relacionamento interpessoal, bem como à gestão de projeto são as que predominam nas listas elencadas. A maioria das competências listadas por King, Stevahn, Ghere e Minnema (2001) foram incluídas nas demais listas, o que sugere a importância deste estudo como ponto de partida para listas mais contextualizadas.
- ItemComplicidad entre autoevaluación y desarrollo profesional: ¿Cómo posibilitarla?(2022) SALOM, Maria Amparo CalatayudEste artigo quer ser um alerta sobre a relação de mão dupla entre autoavaliação e desenvolvimento profissional. Pensar no crescimento e no desenvolvimento profissional envolve colocar em prática estratégias que ajudem a vislumbrar melhorias e isso só é possível por meio de metodologias de autoavaliação que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento profissional. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as dificuldades que os professores apresentam para autoavaliar sua prática docente e conhecer o grau de formação recebido. Neste estudo de metodologia qualitativa, participaram 180 professores de centros públicos de Educação Infantil e Primário da Espanha para o ano letivo de 2020-21. Os principais resultados são que 70% dos professores não receberam formação em autoavaliação e que as principais dificuldades residem em: cotidiano profissional, cultura individualista, relações micropolíticas, etc. Destaca-se a urgência formativa entre a autoavaliação, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional, culminando com uma proposta de ação que facilite a implementação de uma autoavaliação autêntica nas instituições escolares.
- ItemDa gênese à consolidação dos testes padronizados no Brasil: o sistema de avaliação da educação básica(2021) LEMOS, Daniele Franchini de; SOLIGO, ValdecirAs atuais políticas públicas de avaliação da educação básica têm sido alvo de inúmeros estudos. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, realizada a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e do Google Acadêmico, tem como tema central as avaliações em larga escala no Brasil e, por objetivo, levantar aspectos da gênese e consolidação do Saeb no que tange ao processo de sua construção e institucionalização, de modo a contribuir com discussões da área. É no período pós-1990 que se tem a institucionalização do sistema de avaliação externa no Brasil. A complexidade do tema reflete na produção acadêmica da área. A gênese encontra-se no modelo político-regulatório e na ampliação do uso dos dados estatísticos como ferramenta de gestão, tendo sua consolidação com a criação do Ideb na segunda metade da década de 2000.
- ItemDesarrollo y validación de un instrumento para determinar la utilidad del smartphone y las redes sociales en los niveles educativos no universitários(2021) IGADO, Manuel Fandos; TAMARIT, Consuelo García; ASENCIO, Enrique Navarro; ORTEGA, Mónica GutiérrezO objetivo deste estudo é validar um questionário elaborado para saber como os professores em serviço percebem o potencial das redes sociais (SSN) e dos smartphones para a atividade educacional. O estudo apresenta os resultados da validação do Questionário sobre a Utilidade das Redes Sociais e Smartphones para a Ação Educativa (Cursae). A amostra de validação compreende 2.659 professores de toda a Espanha de níveis educacionais não universitários. Os resultados indicam que é uma ferramenta confiável para avaliar a percepção dos professores sobre esse construto. Nesse sentido, pode ser um instrumento útil para o desenvolvimento de propostas de formação específicas derivadas do conhecimento da percepção de professores atuantes em níveis não universitários sobre a utilidade educacional dessas ferramentas.
- ItemEducação profissional faz diferença na formação docente? Análise do desempenho de estudantes de pedagogia no Enade(2022) ALMEIDA, Grasiany Sousa de; SOUSA, Leandro Araujo de; RIBEIRO, Sílvia Maria de Oliveira; SILVA, Solonildo Almeida daA Educação Profissional e Tecnológica busca conciliar-formação de nível médio ao mundo do trabalho, sendo, portanto, considerada uma modalidade de ensino importante na formação do jovem brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho de estudantes de Pedagogia oriundos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio com estudantes de outras modalidades de ensino. Para tanto, foram utilizados os dados de 103.561 estudantes brasileiros de Pedagogia que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta comparação utilizou-se um teste de Análise de Variância de uma via. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa em favor do melhor desempenho dos estudantes de Pedagogia que concluíram o Ensino Médio na modalidade de ensino técnico e profissionalizante. Implicações desses resultados são apresentadas nos itens finais Discussões e Conclusões.
- ItemEfeito escola a partir de indicadores educacionais: análise entre escolas públicas e privadas no ENEM(2022) MORAES, Caroline Ponce de; PERES, Rodrigo Tosta; BARBOSA, Tereza Serrano; PEDREIRA, Carlos EduardoNeste artigo analisou-se a relação entre os indicadores educacionais e o desempenho em matemática de alunos de escolas públicas e privadas no Exame Nacional do Ensino Médio. Utilizou-se uma modelagem multinível com indicadores no nível da escola, a fim de medir o efeito no desempenho, além de fazer comparações descritivas por dependência administrativa. Os modelos ajustados foram controlados por variáveis da família e individuais no nível aluno. Encontrou-se que o efeito escola foi de 13% para as escolas privadas e 9% para as públicas, o que indica que os fatores que independem das ações pedagógicas e de gestão da escola têm uma grande contribuição no desempenho, tanto para os estudantes de escolas privadas quanto os de escolas públicas.
- ItemEfeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática(2021) MATOS, Daniel Abud Seabra; RODRIGUES, Erica Castilho; LEITE, Walter LanaO objetivo deste estudo é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, considerando como variável mediadora o tipo de escola (pública ou particular). A base de dados foi a pesquisa Geres. Utilizamos Modelagem de Equações Estruturais, juntamente com o método cluster-robust standard errors. Usamos as variáveis: NSE, sexo, raça, proficiência em matemática e tipo de escola. Em quatro dos cinco modelos ajustados, o efeito indireto foi significativo a um nível de 5% e todos apresentaram sinal positivo. Em quatro modelos, aconteceu uma mediação completa, na qual não existe efeito direto, apenas o efeito indireto (o efeito do NSE só se manifestou por meio do tipo de escola). Apesar de o NSE ter uma forte associação com o desempenho dos alunos, grande parte dessa relação parece acontecer por meio do tipo de escola.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »