Meta : Avaliação

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A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações, relacionadas ao campo da avaliação.

Descrição

  • Mantenedor: Cesgranrio
  • Tipo: FAO
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Rio de Janeiro/RJ
  • ISSN: 2175-2753
  • Qualis: A1
  • Periodicidade: Quadrimestral
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      El aprendizaje servicio en el grado en Pedagogía: una experiencia en la asignatura de teoría de la educación
      (2022) PLANA, Marina Pedreño; SÁNCHEZ, Marta Gutiérrez
      Este estudo avalia uma experiência ApS realizada com 126 estudantes do grau de Pedagogia da Universidade de Múrcia, no âmbito de um projeto de inovação pedagógica desenvolvido no tema da Teoria da Educação. O objetivo deste projeto é contribuir para a formação profissional e cívica dos estudantes, ligando a aprendizagem acadêmica a realidade social. Tem sido utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de uma escala de tipo Likert ad hoc que avalia a percepção dos estudantes da sua aquisição de competências em três dimensões (acadêmico-profissional ou cognitiva, sócio-profissional ou interpessoal e ético-cívica). Os resultados obtidos mostram efeitos positivos nas três dimensões avaliadas, confirmando a eficácia desta metodologia para a formação inicial de futuros profissionais na área da pedagogia.
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      Intervenciones educativas interculturales en contextos indígenas: aportes a la descolonización de la educación escolar
      (2022) ORTEGA, Katerin Arias; VELOSA, Eliana Ortiz
      O artigo apresenta o estado da arte sobre o desenvolvimento de intervenções educacionais interculturais em contextos indígenas que contribuem para a descolonização do currículo escolar. A metodologia é qualitativa e consiste em uma revisão documental-descritiva da literatura normativa e científica em nível nacional e internacional, sobre experiências de intervenções educativas interculturais para compreender e explicar como se estabelecem as relações acadêmicas e de conhecimento entre indígenas e não indígenas em os processos de ensino e aprendizagem na escola. Os principais resultados mostram categorias de saberes e saberes educacionais indígenas, passíveis de articulação nas diferentes disciplinas do currículo escolar nos diferentes níveis de ensino. Concluímos que é possível estabelecer uma relação educativa intercultural a partir do envolvimento entre professores, alunos, pais e membros de comunidades indígenas, para oferecer uma educação pertinente ao contexto territorial em que se dá o processo de ensino-aprendizagem.
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      Perfil bibliométrico da produção científica em avaliação de políticas públicas na Scielo
      (2022) MACEDO, Reginaldo Morais de; THEÓPHILO, Carlos Renato; SANTOS JÚNIOR, Ismael Mendes dos; SILVA, June Marize Castro
      O objetivo deste trabalho foi determinar o perfil bibliométrico da produção científica disponível na Scientific Electronic Library Online relacionada à avaliação de políticas públicas. A pesquisa é de natureza descritiva, quantitativa e método bibliométrico, sendo analisados 1.550 artigos publicados entre 1988 e 2018 a partir do Portal de Periódicos da CAPES. O período mais representativo é entre 2015 e 2017. O periódico mais representativo foi “Ciência e Saúde Coletiva” e o descritor mais utilizado foi “Public Health”. Entre os autores (3.885 no total) destaca-se D.C. Malta com 15 artigos publicados no período. Conclui-se que a produção é bastante significativa, mas que não há concentração por autores. No que se refere às palavras-chaves (descritores) e aos periódicos é possível observar média e alta concentração, respectivamente.
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      Avaliação do ensino da ética, bioética e deontologia na formação do fonoaudiólogo do Rio Grande do Sul sob o olhar docente
      (2022) SOUZA, Tiago Pereira de; GOMES, Erissandra
      A ética enquanto atividade reflexiva perpassa todas as esferas da nossa vida, entretanto, ainda carece de atenção a aplicação do seu ensino na formação dos profissionais da saúde. A partir disso, esse estudo do tipo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, objetivou analisar o ensino da ética, bioética e deontologia na formação em Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul, sob o olhar crítico dos docentes. Participaram da pesquisa 11 professores de seis Instituições de Ensino Superior responsáveis pelo ensino das temáticas elencadas no objetivo. O tratamento do conteúdo das falas foi feito por meio da construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O estudo também buscou traçar um perfil do ensino, mapeando a distribuição de carga horária, períodos de disponibilidade das disciplinas, perfil docente, bibliografia utilizada, metodologias de ensino e formas de avaliação, sob um viés normativo. Os dados e informações apontaram para a necessidade do aumento da carga horária dedicada para as temáticas, aplicação interprofissional e interdisciplinar, presença de conteúdos transversais e da transversalidade como metodologia de ensino. O estudo também destaca a importância de atualização das bibliografias utilizadas, ressignificação do conteúdo apresentado para um viés crítico-reflexivo vinculado à prática e o rompimento com métodos tradicionais de ensino.
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      A teoria da resposta ao Item como proposta metodológica no exame de seleção dos cursos técnicos integrados do IFRN
      (2022) MARQUES, Thiago Valentim; COSTA, Eliardo Guimarães da
      A Teoria da Resposta ao Item (TRI) vem ganhando cada vez mais espaço em testes de larga escala no Brasil, uma vez que este método adota independência entre itens e indivíduos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é mostrar a possibilidade de se estimar a proficiência dos 21.039 candidatos que realizaram o Exame de Seleção 2020 do IFRN por meio da TRI, verificando se é mais vantajoso adotar essa metodologia em vez da Teoria Clássica dos Testes (TCT). Os resultados evidenciaram que a classificação final do certame sofreu alteração em praticamente todas as posições e isso se deve ao fato de a TRI utilizar a coerência pedagógica ao estimar a proficiência dos respondentes. Este trabalho se mostra útil para que gestores possam visualizar as vantagens de se utilizar a TRI no acesso discente.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional.