Horizontes
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O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.
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- ItemA abordagem clínica e o conceito de atividade(2021) FONTES, Flávio FernandesAs clínicas do trabalho constituem um conjunto de correntes teóricas e metodológicas que possuem afinidades e diferenças, mas que dialogam entre si. Neste ensaio teórico apresentamos uma descrição ampla da abordagem clínica em ciências humanas a partir da psicanálise e das clínicas do trabalho e explicitamos suas diferenças em relação à pesquisa positivista. Em seguida investigamos como o conceito de atividade se relaciona com a perspectiva clínica ao enfatizar o desconhecimento inerente ao fazer humano. Concluímos que existe uma homologia de características entre a metodologia clínica e o objeto atividade, na medida em que partilham interesse pela singularidade, prioridade da ação, imprevisibilidade, conhecimento a posteriori e estudo de caso.
- ItemA educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial(2022) NASCIMENTO, Romária de Menezes do; FALCÃO, Giovana Maria Belém; EVÊNCIO, Kátia Maria de MouraO trabalho tem por objetivo compreender como professores de escolas públicas do município de Sobral, CE vivenciaram o ensino remoto emergencial para estudantes com deficiência e os desdobramentos dessa situação. O estudo, de natureza qualitativa, ancora-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Através de entrevistas semiestruturadas, ouviu-se a narrativa de seis docentes ‒ três que atuam em sala comum e três, no atendimento especializado. Analisaram-se os dados com suporte na Análise Textual Discursiva. As narrativas revelaram os inúmeros desafios vividos na pandemia de Covid-19 e referem-se ao acesso às tecnologias digitais e seu uso, à responsabilização do docente do Atendimento Educacional Especializado pelo ensino daqueles que têm a deficiência e à precarização do trabalho docente.
- ItemA educação em Macapá, AP no cenário pré-pandêmico: indicadores de acesso e permanência de alunos com necessidades específicas a partir da Meta 4 do PNE(2022) ALVES, João Paulo da Conceição; SOUZA, Ana Paula Vieira; CRISPIN, Diana SiqueiraO tema propõe abordar alguns precedentes e o contexto que antecede a pandemia da Covid-19 estabelecendo como recorte o acesso de alunos com necessidades específicas que residem no município de Macapá, AP ao Ensino Médio e sua permanência em escolas, da rede estadual de Educação, a partir do nível de cumprimento da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), nos períodos de 2016 a 2018. Utilizou-se a pesquisa documental a partir de leis, documentos oficiais, tabelas, estatísticas etc. Os resultados mostram que é questionável o cumprimento da Meta 4 do PNE em vista das condições de acesso e permanência, e que é sustentada a prática de fazer o mínimo necessário, rotulada como educação inclusiva. Concluiu-se que o aparato legal é importante, mas pouco avança na garantia de direitos da pessoa com necessidade específica.
- ItemA Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais(2021) VELANES, David; BARBOSA, ElyanaO objetivo deste trabalho é refletir acerca da noção de obstáculo epistemológico, de Gaston Bachelard, e o conceito de vícios intelectuais, de Quassim Cassam, face ao contexto educacional. Para tanto, utilizamos, além das ideias dos dois filósofos, a análise de Velanes (2020), em seu artigo Obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais, para quem os dois conceitos são complementares, na medida em que eles se referem a aspectos psicológicos de um sujeito epistêmico. Dessa maneira, este trabalho evidencia de que forma esses dois conceitos contribuem no entendimento do problema da construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem e estreita a relação entre a Filosofia de educação e a Epistemologia.
- ItemA educação viva entre a abordagem livre e a experiência estética:A poética do espaço por Gaston Bachelard e a teoria do design de Enzo Mari em comparação.(2021) ALISON, AurosaNeste artigo, gostaríamos de fazer uma homenagem a Enzo Mari, o designer italiano que morreu em outubro de 2020. Através de sua análise de design, Mari introduz ao mundo do Design, o conceito fundamental da pesquisa estética, baseado na verificação sequencial de seus projetos. Em seu Manifesto, ele ilustra uma grande lição de vida, introduzindo o exemplo do jogo como um modulador espacial da vida aleatória. Da mesma forma, Gaston Bachelard, em seu trabalho, ilustra a dimensão espacial como uma vida livre, através da imaginação material, o mundo natural dos elementos e a dialética do interior-exterior, da imensidão íntima e do devaneio cósmico. Ambos são testemunhas, de duas maneiras diferentes, de uma condição pré-existente de vida, entendida como uma experiência sensível do espaço.
- ItemA escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada(2022) CAMARGO, Branca Monteiro; AMARAL, Mateus Henrique do; MONTEIRO, Maria Inês BacellarNeste texto, objetiva-se analisar a escolarização de uma criança cega durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, toma-se como base o relato de uma professora especializada sobre a alfabetização de uma menina cega no contexto pandêmico. Orientada por princípios do paradigma indiciário e da perspectiva enunciativo-discursiva, a interpretação dos dados aborda as condições de escolarização no ensino remoto emergencial, as práticas de alfabetização em braille e o espaço das instituições especializadas no âmbito da política de inclusão. Considera-se a importância de discussões relacionadas ao direito à educação pública de qualidade para o desenvolvimento pleno dos estudantes cegos.
- ItemA formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado(2022) PONTES, Alessandra Gurgel; ZAMPERETTI, Maristani PolidoriO artigo apresenta discussões sobre Patriarcado (SAFFIOTI, 2004) na formação docente em Artes Visuais (BARBOSA, 2012b) e os resultados da pesquisa realizada com professoras deste campo em 2019, por meio de uma ação investigativa. Nosso objetivo era analisar a predominância de discursos patriarcais nos conteúdos imagéticos acadêmicos, por meio de escritas das professoras participantes. Assim, organizamos um minicurso como um espaço de diálogos e narrativas (CATANI et al., 1997) entre nós e as participantes. Por fim a investigação contribuiu para certos esclarecimentos sobre as implicações do patriarcado e a invisibilidade da produção artística de mulheres na formação acadêmica, além proporcionar a formação continuada das professoras envolvidas.
- ItemA hermenêutica de Gaston Bachelard(2021) CÉSAR, Constança MarcondesO texto está divido em dois momentos: primeiramente, trato de informar aos leitores o meu encontro com a filosofia de Gaston Bachelard e minha trajetória na filosofia bachelardiana; segundo, apresento a hermenêutica bachelardiana, sua constituição e sua distinção de outros hermeneutas na história da filosofia
- ItemA língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto(2022) MARTINS, Ana Patricia Sá; SOUSA, Aline Carvalho deO ensino online estimulou estratégias inovadoras que ultrapassam os limites da sala de aula e proporcionam maneiras de (re)adaptação. O objetivo deste estudo é discutir uma proposta didática para o ensino da Libras ‒ sob a perspectiva inclusiva no contexto do ensino regular remoto ‒ para alunos surdos e ouvintes do 5. o ano do Ensino Fundamental, e demonstrar a importância de práticas adaptadas no desenvolvimento das habilidades educacionais em um mesmo ambiente de ensino. A partir de uma pesquisa-ação mediada pelas tecnologias digitais, propõe-se a educação bilíngue desses alunos. As análises revelaram que a Libras como componente curricular possibilitou ressignificações no processo de ensino-aprendizagem e oportunizou posturas mais empáticas e dialógicas na construção do conhecimento.
- ItemA observação como método de análise do trabalho –diferentes modos de apropriação(2021) BRANDÃO, Giselle Reis; LIMA, Maria Elizabeth Antunes; ANTIPOFF, Renata Bastos FerreiraO ensaio trata dos diferentes modos de apropriação da técnica de observação no contexto da Saúde Mental e Trabalho, da Ergonomia e da Clínica da Atividade. Ele propõe um diálogo entre esses campos do conhecimento a partir das suas bases teóricas, seus objetos de estudo e seus propósitos fundamentais, tendo por foco o modo pelo qual recorrem à observação. A conclusão é a de que cada um deles faz um uso específico dessa técnica, sendo tal uso coerente com seu projeto teórico/prático. Embora se distanciem em alguns aspectos essenciais, todos recorrem à observação de forma rica e pertinente, transformando-a em um recurso metodológico potente. Escapam, portanto, da visão convencional, ao perceberem toda a complexidade presente no ato de observar e reconhecerem o método como um instrumento essencial para a análise do trabalho, seja na coleta de dados, seja na intervenção.
- ItemA perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho -desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade(2021) SMOLKA, Ana Luiza BustamanteEste artigo tem como objetivo a reflexão sobre o trabalho docente pela perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e o exame de pressupostos teóricos e epistemológicos de base marxiana que tem sustentado estudos e pesquisas sobre o assunto, noBrasil. Motivada pela proposta de simpósio no IV Congresso Internacional em Clínica da Atividade, a autora toma como base para as reflexões três trabalhos produzidos nas primeiras décadas do século XXI, os quais são ilustrativos da pluralidade de enfoquese se mostram exemplares dos esforços realizados no sentido de se compreender e analisar o trabalho docente permeado pelas intrínsecas contradições do mundo contemporâneo. Em meio às contradições, as reflexões de Vigotski com relação à temática mostram-se inspiradoras e provocadoras de novas indagações e investigações.
- ItemA questão do gênero na docência em engenharia(2022) FERREIRA, Debora Meyhofer; NACARATO, Adair MendesEste artigo integra uma tese de doutorado e tem como tema central as relações de gênero na constituição da engenheira-professora considerando o universo das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Visa responder à questão: “Como as relações de gênero se manifestam na escolha profissional e na docência de engenheiras-professoras?”. Teoricamente apoia-se em Joan Scott e Pierre Bourdieu. Os dados foram produzidos por entrevistas narrativas com três engenheiras-professoras e passaram por uma análise interpretativa e temática. Constata-se que, apesar de existir um processo de democratização, ainda que lento, em andamento, permanecem relações sexistas naturalizadas quando se avança nos níveis acadêmicos mais altos e, em especial, no exercício da docência em Engenharia.
- ItemAções da rede estadual de ensino no Pará voltadas à educação especial em tempos de pandemia do COVID-19(2022) CALIXTO, Hector Renan da Silveira; BRASILEIRO, Tania Suely AzevedoEste estudo surge da pergunta: quais as diretrizes estabelecidas pela rede estadual de ensino do Pará voltadas à Educação Especial no contexto da pandemia do novo coronavírus? Como metodologia, utiliza-se análise documental e estudo bibliográfico em documentos federais e estaduais disponíveis nos sites oficiais. Objetiva-se: apresentar as determinações para organização das redes de ensino, especificamente do estado do Pará, em função da pandemia do novo Coronavírus; indicar as ações específicas para os discentes público-alvo da educação especial nesse contexto e algumas implicações que permeiam este processo. Apresenta-se como principal resultado a identificação de posicionamentos superficiais para atender às necessidades dos alunos público-alvo da Educação Especial.
- ItemAlunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19(2022) PETTEN, Adriana Maria Valladão Novais Van; BORGES, Adriana Araújo Pereira; NOGUEIRA, Maria Luisa MagalhãesA pandemia da Covid-19 trouxe impactos para os estudantes da graduação. Poucos são os estudos dedicados a compreender em que condições alunos com deficiência enfrentaram a implantação do ensino remoto emergencial. Foi realizada uma pesquisa que contou com a participação de 156 alunos com deficiência, por meio de um questionário online. Buscou-se identificar se esses alunos tiveram suporte adequado durante a pandemia e os recursos e as tecnologias preferidos nesse cenário. Os resultados indicam que a disponibilidade de recursos foi frágil e muitos estudantes não receberam nenhum suporte. Esse é um grupo já vulnerável, para quem as questões socioeconômicas significaram um obstáculo importante durante a pandemia, somadas à ausência de estratégias específicas voltadas à saúde mental.
- ItemAmbiguidade e Contradição ou Elogio à Diversidade(2021) CARVALHO, Marcelo deO presente artigo busca apresentar o pensamento de Bachelard enquanto aventura entusiasmante e de grande atualidade, cuja proposta é a abertura dos modos de conhecimento assim como a aceitação da diversidade em si e fora de si. Partimos de três argumentos fronteiriços aqui focalizados como eixos de força da reflexão do filósofo. O primeiro é o da androginia da alma, a partir do tema do devaneio cósmico como encontro consigo mesmo; o segundo argumento diz respeito aos circuitos dinâmicos de oposição, proposta de um novo princípio e método que está diretamente ligado a uma nova crítica que move o foco de atenção do poema ou obra de arte em geral, para a interioridade do leitor ou fruidor; por fim tratamos da Surhumanité como destino de superação permanente que vem a definir a própria noção de humanidade. Percorremos essas três noções para, ao final do artigo, sustentar a ideia da inexatidão enquanto eixo do bachelardismo, ligada à androginia da alma que supera a intolerância, nos educando à aceitar nossas diferenças e as dos outros. Pensamento final que nos permite propor a leitura atenciosa da obra de Bachelard como aprendizado da tolerância e ato de resistência capaz de produzir a metamorfose espiritual prefigurada pelo autor como principal função da poesia.
- ItemApresentação: A presença de Gaston Bachelard no Brasil(2021) SILVA, Luzia Batista; ROCHA, Gabriel Kafure da; VELANES, DavidA Seção Temática Gaston Bachelard Brasilé um resultado de trocas, interações, partilha de conhecimentos, pesquisas, dúvidas, curiosidades e saberes das áreas da filosofia e outras áreas do conhecimento que reuniu pesquisadores de diversas Instituições que encontraram um canal de comunicação no Grupo de Pesquisa do Facebook –Gaston Bachelard: Filosofia, imagens e imaginação, do qual são líderes e pesquisadores: Luzia Batista de Oliveira Silva, Gabriel Kafure da Rocha, Marly Bulcão, Elyana Barbosa e Ana Laudelina Ferreira Gomes.
- ItemAs experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19(2022) SOUZA, Tatiane Rezende Nunes de; VIANNA, Marcos BessermanO presente trabalho traz as experiências do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão, adaptado durante o período da pandemia de covid-19 ao formato remoto, o que trouxe diversos desafios, mas também possibilidades, especialmente para docentes e estudantes com deficiência. O relato apresenta os diversos apoios oferecidos pela instituição neste contexto e descreve as estratégias e recursos adotados e seus desdobramentos nos anos de 2020 e 2021 para os diferentes tipos de deficiência, considerando as especificidades de cada indivíduo. Foram abordadas especialmente as estratégias pedagógicas pensadas para as pessoas surdas e as com baixa visão, que foram os casos que apresentaram maior necessidade de assegurar acessibilidade nas turmas.
- ItemAvaliação do ensino remoto para estudantes do ensino superior com deficiência no contexto da pandemia(2022) LEITE, Lucia Pereira; PAPARELLA, Drielle Sauer; SOUZA, Ariane Vieira deA pesquisa objetivou identificar as ações institucionais e o impacto do ensino remoto na formação de acadêmicos do Ensino Superior com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de natureza descritiva-analítica, em que os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico e entrevista online com estudantes da graduação de uma universidade pública paulista. A análise de dados deu-se pelas respostas dos formulários e pelos núcleos de significação construídos dos relatos obtidos com as entrevistas. Observaram-se poucas ações desenvolvidas para atender as necessidades específicas dos estudantes com deficiência; fragilidades no acompanhamento do ensino remoto; poucas ações inclusivas; dificuldades na concentração e na socialização.
- ItemAvaliadores Ad Hoc 2021(2021) ANJOS, Daniela dos; LIMA, Maria Elizabeth Antunes
- ItemBendito entre as mulheres: a presença masculina na educação infantil(2022) SANTOS, Hugo Marangoni; VENCO, Selma BorghiO artigo busca discutir as configurações das relações sociais de sexo entre docentes da Educação Infantil, vinculados à rede municipal no interior paulista. As reflexões tecidas resultam de pesquisa qualitativa, em seu caráter documental e empírica, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e professoras do segmento em tela. A articulação entre as categorias de análise, trabalho e gênero, associadas aos relatos dos e das docentes, evidenciam que a tensão e a vigilância sobre os homens, oriundas das famílias e de seus pares, contraditoriamente, podem ser convertidas em espaços de maior proteção e apreciação das práticas masculinas, reafirmando a reprodução da divisão sexual do trabalho, posto que findam por intensificar o trabalho feminino nas escolas.