Inter-Ação
URI Permanente para esta coleção
INTER-AÇÃO é uma publicação quadrimestral gratuita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.
Descrição
Navegar
Navegando Inter-Ação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 229
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ação docente com estudantes com deficiência intelectual na escola especial(2021) CERICATO, Itale Luciane; SILVA, Anderson Ricardo Júnior da RochaEste trabalho investiga a ação de uma professora da escola especial na organização de situações favorecedoras ao ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Os dados, analisados com base na psicologia de Vigotski e coletados por entrevistas e observação das aulas, evidenciaram que a professora organiza sua prática focando o treino de habilidades de vida prática e diária, em acordo com as diretrizes da escola e com suas concepções sobre as potencialidades dos estudantes; atribui à formação especializada a mesma relevância dos saberes da prática profissional, e tem sua ação apoiada por equipe institucional multidisciplinar. No que se refere a esse último aspecto, sugere-se discutir possibilidades para que iniciativas semelhantes sejam replicadas como apoio à proposta da educação inclusiva e ao desafio de construir uma escola de qualidade para todos.
- ItemA arte pensa(2008) BORGES, SoniaConsiderar que a arte pensa significa que a obra de arte – quando o é – porta o singular, é acontecimento, porque provoca rompimento com os saberes estabelecidos, ou em outras palavras, pelo que é regulado pela norma fálica. A Obra pode ser pensada como o sujeito da verdade artística. Ao artista caberia um lugar na composição desse “ponto / sujeito” como lugar de atravessamento de uma verdade que o excede. Instante em que haveria consistência subjetiva.
- ItemA atualidade da concepção de radicalidade em Paulo Freire nos primeiros escritos no exílio: delineamentos para práticas educativas na direção da emancipação humana(2021) MARQUES, Eliana de Sousa Alencar; OLIVEIRA, Josiane Sousa Costa de; BONFIM, Luiz Jesus SantosEste texto objetiva analisar a concepção de radicalidade humanizadora em Paulo Freire e as determinações que esse conceito engendra às práticas educativas com vistas à emancipação humana. Ele resulta de pesquisa bibliográfica nas obras “Pedagogia do Oprimido” (2013) e “Educação como prática de liberdade” (2015), e nas reflexões de apropriadores. A radicalidade humanizadora em Freire é produto da sua práxis, resultado da sua busca para compreender melhor os elementos da realidade e atuar de forma consciente rumo à transformação da realidade social. Com efeito, a radicalidade de Freire é humanizadora porque defende a emancipação humana. É humanizador salvaguardar a possibilidade de emancipação e da constituição do ser mais dos indivíduos a partir da construção coletiva e ativa, envolvendo diretamente os oprimidos.
- ItemA cidade de são paulo de muitas gentes e poucas escolas para muita gente: um estudo sobre as escolas italianas entre fins do século xix e início do século xx(2021) PANIZZOLO, ClaudiaEste artigo tem por objetivo empreender um estudo sobre a localização das escolas italianas nos bairros da cidade de São Paulo, bem como sobre a organização de seus espaços e tempos, entre as décadas finais do século XIX e o início do século XX, período de expressiva emigração da Península Itálica e chegada de imigrantes em São Paulo. O presente estudo está ancorado nos referenciais da História Cultural, História da Imigração e História da Educação. O corpus documental é composto pela obra Il Brasile e gli italiani, publicação da equipe editorial do jornal Fanfulla, fotografias, relatórios consulares, relatórios de professores, Anuários da Instrução Pública, livros, imprensa dentre outros. As escolas italianas geralmente eram a expressão fidedigna dos bairros onde se localizavam, e pouco ou nada se distanciavam da estrutura física e pedagógica de grande parte das escolas públicas paulistas.
- ItemA concepção de competência e a formação da subjetividade do trabalhador(2009) FREIRE, Juciley Silva EvangelistaO texto discute as mudanças nas relações sociais que culminaram na emergência do conceito de competência em discursos e práticas em duas esferas de mediação da sociabilidade humana: o trabalho e a educação. Nestes âmbitos, o conceito de competência tem substituído antigos conceitos que antes ordenavam as relações sociais, tais como o de qualificação, no mundo do trabalho, e os de saberes e conhecimento, na Educação. Essas concepções, no entanto, não desapareceram, apenas perderam sua posição central e adquiriram novas configurações, uma vez associadas às competências. Mostrar, portanto, que desdobramentos históricos constituíram a centralidade da concepção de competência nessas duas esferas e quais as suas implicações para a formação da subjetividade do trabalhador é o desafio posto a nossa discussão.
- ItemA concepção de dispositivos pedagógicos que integram as TIC(2009) PEIXOTO, JoanaO presente artigo é baseado na pesquisa “Apoio e avaliação pedagógica de um dispositivo de formação não presencial: a utilização das tecnologias em ambientes virtuais como uma possibilidade de inovação pedagógica”. Tal pesquisa foi realizada entre 2007 e 2008, junto aos professores que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem Moodle em disciplinas semi-presenciais nos cursos de graduação da Universidade Católica de Goiás. Partindo do pressuposto que as formas de utilização das TIC podem ser reveladoras das práticas pedagógicas, possibilitando ações inovadoras, realizou-se uma pesquisa-ação que teve como objetivo final a proposição de um “Roteiro de apoio e avaliação de dispositivos de formação mediados por ambientes virtuais de aprendizagem”.
- ItemA constituição de pedagogias negras na internet: um estudo das narrativas produzidas e disseminadas por youtubers negras(2021) PEREIRA, Evelyn Santos; ZUBARAN, Maria AngélicaO presente estudo aborda as narrativas e pedagogias culturais produzidas e disseminadas por youtubers negras no ambiente virtual. O objetivo central do artigo é analisar como são construídas e narradas as pedagogias negras nos espaços digitais e dimensionar seu impacto na construção de identidades femininas negras. A pesquisa está situada no campo dos Estudos Culturais em Educação e a metodologia utilizada é a análise cultural, com inspiração na etnografia virtual. Entre os principais resultados da pesquisa, destaca-se que as narrativas de si, produzidas pelas influenciadoras digitais negras, configuram-se como parte dos novos ativismos contemporâneos, como novas formas de resistência e de autodefinição de identidades femininas negras alternativas, que acionam pedagogias culturais de contestação e de empoderamento de jovens mulheres negras.
- ItemA construção do protagonismo negro: a importância do núcleo afro-brasileiro e indígena de ilha solteira (nabisa) na formação de uma bióloga(2021) SILVA, Márla Alixandre; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; BONI, Bianca RafaelaO número de pessoas negras com acesso ao ensino superior tem aumentado nos últimos anos, reflexo do crescimento de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas devido às mudanças sociais e políticas nas últimas décadas. Contudo, o racismo ainda está fortemente presente nos diversos âmbitos da sociedade, inclusive em instituições de ensino superior. Pensando nisso, este artigo objetiva refletir sobre como a participação no Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira (NABISA) impactou na construção do protagonismo negro na formação de uma Bióloga a partir de narrativas da própria autora. A falta de abordagem da temática negra na graduação coloca o NABISA como uma das principais influências na construção da identidade da autora, enquanto mulher negra e profissional, demonstrando a importância de se ter espaços de crítica e reflexão social e política que impactem na formação inicial.
- ItemA educação ambiental nos caminhos da sensibilidade estética(2006) MARIN, Andreia AparecidaA educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da reflexividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental. Também se faz referência ao despertar da ética pelo reforço da afetividade e pelo valor do belo. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais da fenomenologia, da teoria crítica e da arte-educação.
- ItemA educação católica da infância ítalo-brasileira em colombo-paraná (1915 – 1965)(2021) MOTIN, Mara Francieli; SOUZA, Gizele deO propósito deste artigo abarca uma discussão sobre a infância da cidade de Colombo/PR, entre 1915 e 1965, perpassando temáticas da educação, imigração italiana e congregações católicas. A partir deste contexto, objetivamos elencar quais as ações educacionais, além dos muros escolares, que os Padres Passionistas, em conjunto com congregações femininas, propuseram à infância. Utilizamos como fontes o Livro Tombo da Igreja Matriz, uma carta de paroquianos colombenses destinada ao Bispo de Curitiba, além de fotografias e jornais, analisados não só pelo prisma das representações desta instituição, mas também em como ela precisou se adaptar ao lugar e produzir. Percebe-se que Igreja e comunidade, amparadas em características étnicas, trabalharam juntas, projetando e ampliando ações para a formação educacional católica da infância.
- ItemA educação e os sentidos da formação humana(2009) CURY, Carlos Roberto JamilO título dessa exposição, além de conter várias modulações significativas, implica em uma retomada de momentos em que essa busca dos sentidos se fez presente. Não é incomum fazer a diferenciação entre o homem (como categoria genérica) ou seja, aquele que, segundo alguns, teria sua origem no humus e o humano como algo que leva em si o diferencial do homem. E essa passagem do homem (hominidade) para o humano (humanidade), exige uma formação, isto é uma construção que o constitua como tal.
- ItemA educação intercultural e a humanização em freire: considerações e congruências(2021) UCHÔA, Márcia Maria Rodrigues; RAMACCIOTTI, Angélica SantosA finalidade deste artigo é iniciar uma discussão entre a Educação Intercultural, materializada no currículo, e a Humanização em Paulo Freire, destacando as características e as convergências entre ambas, reverberando na elaboração de uma ética educacional para a alteridade. A pesquisa é qualitativa, pautada pelas teorias de Freire (1980, 1982, 1987, 1989, 1997, 2006), Dussel (2002), Santos (2010, 2011), dentre outros. O currículo é visto numa perspectiva de interculturalidade, isto é, que reconhece e valoriza a pluralidade presente nos espaços contemporâneos e proporciona um diálogo horizontal entre as diversas culturas que permeiam o ambiente escolar. Configura-se então em uma proposta humanizadora, uma vez que reconhece os sujeitos do processo educativo, sobretudo aqueles pertencentes aos grupos subordinados e às culturas outras.
- ItemA escola da fronteira: diversidade e cultura na fronteira Brasil – Guiana(2007) PEREIRA, Mariana CunhaEste artigo discute as relações sociais no interior da escola da fronteira. Fronteira no sentido geográfico e simbólica. Assim, tem por objetivo mostrar que a escola da fronteira revela uma dinâmica própria caracterizada pelo trânsito físico e intercultural ali produzido. O artigo é parte da investigação realizada para compor a pesquisa da tese de doutorado intitulada: A ponte imaginária: o trânsito interétnico na fronteira Brasil–Guiana, cujo método foi à pesquisa etnográfica. As conclusões decorrentes do estudo realizado, entre outros aspectos, enfatizam o campo escolar como deficitário em políticas públicas que levem em consideração os aspectos particulares da fronteira; revela, também, que no interior da escola da fronteira os sujeitos sociais vivem relações tencionadas que expressa diferentes identidades étnicas e nacionais.
- Item“A escola pediu a documentação e eu tive que explicar que só tem o protocolo da polícia federal”: criança refugiada e educação(2021) NUNES, Maria Fernanda Rezende; HEIDERIQUE, Domenique SendraConsiderando o conceito da dupla vulnerabilidade da criança refugiada, este artigo se propõe a iluminar as condições com as quais essas crianças se inserem nos estabelecimentos de ensino, a partir do olhar de suas mães. Para tanto, o trabalho busca relacionar entrevistas realizadas com cinco mulheres refugiadas, nacionais da República Democrática do Congo, que possuíam filhos matriculados na rede pública no ano de 2019, com os aparatos legais que regulamentam a educação no Brasil, especificamente no que tange à documentação para acesso à instituição educacional. A análise realizada permite reconhecer três condicionantes que trazem à luz os desafios da integração de crianças refugiadas: as dificuldades de acesso à escola pública devido ao desconhecimento da validade do documento de refúgio, a língua como barreira para a integração e o preconceito vivido dentro do ambiente escolar.
- ItemA escolarização dos imigrantes alemães em juiz de fora: projetos em disputa entre os séculos XIX e XX(2021) OLIVEIRA, Paloma Rezende deEm meados do século XIX, o Brasil recebeu grupos de imigrantes de diferentes etnias. Esse processo foi resultado de uma política governamental que atraiu para Juiz de Fora (MG): alemães, italianos, árabes e portugueses. A fim de compreender os impactos da imigração na organização dos processos educativos e sua configuração no município, buscou-se levantar e analisar as fontes do Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, dando enfoque à escola alemã. Os resultados demonstraram as disputas existentes entre os colonos e os padres redentoristas pelo controle dos bens e do programa de ensino dessa instituição, no que diz respeito ao ensino da língua e da religião de origem.
- ItemA Faculdade de Educação e o REUNI(2007) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÂNIA. Faculdade de EducaçãoA epígrafe acima foi extraída do discurso proferido por AnísioTeixeira, em 31 de julho de 1935, na inauguração dos cursos da Univer-sidade Pioneira do então Distrito Federal. Vejamos, também no mesmodiscurso, outro trecho em que Anísio Teixeira define os fins da Univer-sidade, conceito do qual a Faculdade de Educação parte para elaborar aresposta à Reitoria da UFG em relação à adesão ao REUNI.
- ItemA formação de professores em tempos de escalada da racionalidade instrumental(2021) BARCELOS, Simone de Magalhães VieiraO presente artigo tem como finalidade discutir a formação de professores no Brasil considerando a escalada da racionalidade instrumental no campo da educação. A pesquisa é de natureza teórica e parte do entendimento de que há sintonia entre governo federal e as orientações de organismos multilaterais no que diz respeito à elaboração e difusão das políticas nacionais para o campo da educação. Mostramos como a racionalidade técnica se manifesta no campo da educação e como essa intervenção tem se intensificado e acelerado nos últimos anos. Reafirmamos a importância de compreender o presente com vistas a fomentar formas de enfrentamento e resistência ao projeto societal neoliberal em curso.
- ItemA formação de professores no Brasil em nível superior: primeiras experiências(2007) SILVA, Andréia FerreiraO presente artigo busca analisar as primeiras experiências de formação superior do professor no país. Examina as propostas de formação do professor em nível superior, inclusive as do professor primário, debatidas e implementadas no período inicial de industrialização do país, de 1930 a 1946. Os debates em torno da preparação de docentes realizados nesse período estão marcados pelo contexto histórico e pelas disputas, entre educadores liberais e católicos, para a definição da política educacional do país. Os primeiros cursos instituídos no IE-USP (1934) e na UDF (1935), para a formação superior do professor em todos os níveis, propostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, foram extintos com o advento do Estado Novo. Esse fato em muito condicionou a inserção da área da educação no interior da universidade brasileira.
- ItemA formação em ciências nos cursos de pedagogia: análise das teses e dissertações do período de 2008 a 2018(2021) WENDLING, Cléria Maria; MALACARNE, VilmarEste artigo apresenta uma análise da pesquisa na Pós-Graduação stricto sensu do Brasil sobre a formação para o ensino de Ciências no curso de Pedagogia no período de 2008 a 2018. Foi realizado um “estado do conhecimento”, com a localização de 20 teses e dissertações catalogadas no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Do corpus analisado emergiram as categorias: pesquisas descritivas e pesquisas com práticas, e as subcategorias práticas prescritivas e práticas com reflexão. As pesquisas são predominantemente descritivas e filiadas a programas da Educação. Os resultados apontam aspectos formativos em relação ao conteúdo disciplinar, características sobre as fontes do conhecimento dos acadêmicos e características históricas do curso.
- ItemA gratificação de estímulo à docência (GED) na universidade federal de Uberlândia-MG: uma análise de pesquisa no campo do ensino superior(2006) MARQUES, Mara Rúbia AlvesEste texto constitui análise da pesquisa Políticas de Avaliação Docente no Ensino Superior, de Vânia Amaral da Rocha. Produzido para subsidiar minha participação como membro titular da banca de defesa da dissertação correspondente, o objetivo do texto foi tratar do processo de pesquisa de Vânia Rocha, de modo a contribuir para uma auto-reflexão sobre meu próprio trabalho de orientação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU, como para a auto-reflexão da autora sobre sua investigação no campo das políticas públicas para o ensino superior. Para tanto, com base no referencial teórico de Isaura Belloni, Heitor de Magalhães e Luzia Sousa, trato, respectivamente, da temática, da relevância e metodologia, dos referenciais de análise e dos resultados da referida pesquisa.