Inter-Ação
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INTER-AÇÃO é uma publicação quadrimestral gratuita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.
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- ItemA trajetória da escola família agrícola de porto nacional(2004) MUTA, Ana Pereira NegryA Escola Família Agrícola de Porto Nacional existe no município desde 1994 e sua clientela é constituída basicamente por filhos de pequenos agricultores e assentados, agentes que há tempo estão envolvidos na luta pela terra. A implantação da EFA na região aconteceu de forma diferente daquela que normalmente acontece em todo o país, ou seja, a escola surgiu desvinculada da Igreja e impulsionada por uma organização não-governamental tendo, ainda, como característica diferencial a utilização do método Paulo Freire (pedagogia da libertação) associado à pedagogia da alternância. Os proponentes da EFA buscam oferecer na região uma educação rural diferente, voltada para a realidade do campo, comprometida com o trabalho e as lutas cotidianas dos camponeses, uma educação libertadora, por isso, a opção por uma escola desvinculada da Igreja, instituição reconhecidamente comprometida com o Estado, com a burguesia e seus interesses.
- ItemPercursos e desafios da municipalização do ensino fundamental em dourados–MS(2004) ESPÍNDOLA, Maria Dilnéia; FREITAS, Dirce Nei Teixeira deEste trabalho trata do percurso e da dimensão da municipalização do ensino fundamental em Dourados, Mato Grosso do Sul, no período de 1987 a 2000. A peculiaridade desse processo é examinada particularmente com referência a desdobramentos, nesse Município, da promulgação da Constituição Federal de 1988 e da reforma educacional posterior a 1994. Percebe-se que a municipalização do ensino fundamental ali é anterior à promulgação da Lei 9.424/96 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Contudo, a partir da implementação dessa lei, o índice de municipalização aumenta e, com isso, também são ampliados os desafios da construção de uma educação de qualidade na esfera municipal.
- ItemSobre a investigação social empírica: considerações iniciais baseadas no pensamento de adorno e horkheimer(2004) SILVA, Flávia Maria Soares Pereira daO presente artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos que permitam refletir sobre o processo de produção do conhecimento e sua relação com a investigação social que se centra na adoção de procedimentos empíricos. Para tanto, a teoria crítica da sociedade – e, com especial ênfase, as idéias defendidas por T. Adorno e M. Horkheimer – constitui a referência básica. Dessa forma, pretende-se evidenciar aspectos que expressem o desenvolvimento da racionalidade, o entrelaçamento entre esclarecimento e mito e as implicações deles decorrentes.
- ItemInocentes expostos: o abandono de crianças na província de goiás no século XIX(2004) VALDEZ, DianeA prática de abandonar crianças não é um fenômeno recente. No decorrer da história é notável como o abandono de crianças permeia diferentes sociedades por inúmeros motivos. No Brasil, esse costume veio com a colonização, pois não há nada que comprove que os indígenas que aqui viviam abandonavam suas crianças. Em Goiás, os registros de batismo indicam que havia um número limitado de crianças abandonadas na Província, fato que diferencia Goiás de outras regiões do Brasil, onde era considerável o número de casos de abandono nas chamadas rodas dos expostos. Um dos fatores a que se deve o não abandono na sociedade goiana é a influência dos indígenas que habitavam a região e que mantinham uma relação de extrema afetividade com suas crianças. Apesar de não ser comum o abandono de crianças por famílias goianas, práticas como a adoção forçada de crianças indígenas, a utilização da mão-de-obra dos chamados “bobos” e a adoção de crianças negras foram muito utilizadas no período em questão.
- ItemEditorial(2004) CONSELHO EDITORIALOs textos que compõem esta edição convocam-nos principalmentepara o seguinte debate: as diferentes concretizações da noção de escolae sua articulação com o conhecimento e o fazer político-pedagógico.
- ItemReflexões sobre a biologia e a educação no currículo de pedagogia e nas licenciaturas(2004) SOUZA, André Barcellos Carlos deNa reforma curricular do curso de Pedagogia a disciplina Biologia Educacional foi excluída. Entretanto, essa disciplina é essencial na formação do professor. Atualmente, a representação social de ser humano, e obviamente também dos alunos de Pedagogia, é construída mediante uma visão reificada hegemônica, que podemos conceituar como sendo inatista, empirista e imutável. Essa representação de homem não é apenas um equívoco teórico, uma falha na compreensão da realidade, mas uma falha que tem implicações políticas relevantes. Assim, este artigo insere-se na perspectiva de refletir sobre as relações entre a Biologia e a Educação, no intuito de contribuir para transformar, por meio do esclarecimento, a representação social de homem em conceito, contribuindo para o processo de desreificação da sociedade. E, de passagem, defender a existência da disciplina Biologia e Educação nos currículos de Pedagogia e das licenciaturas.
- ItemEscuela y ciudad: estética y ética en el período de conformación del estado-nación en la Argentina(2004) MILSTEIN, Diana; MENDES, HéctorOs estilos arquitetônicos dos edifícios escolares aliados às formas de ornamentação, cuidado e decoração, colocam em cena uma forma de representação da instituição escolar. Durante as primeiras décadas de formação do Estado-nação na Argentina, os edifícios escolares foram um tema muito relevante para a elite governante. A sua estética serviu de modelo antecipatório dos cânones da vida civilizada e de forte presença do Estado na vida social urbana. Parte importante dos argumentos que sustentam essa forma de entender a construção escolar está exposta no livro Educación Popular de DF Sarmiento que analisamos neste trabalho e utilizamos para compreender os sentidos morais e educacionais da estética do edifício que hoje operam como significados naturalizados que afetam diferentes dimensões da vida escolar.
- ItemAvaliação: o que o aluno espera do professor?(2004) PAGOTTI, Antônio Wilson; PAGOTTI, Sueli Assis de GodoyUma das diversas etapas da avaliação institucional é a avaliação que o aluno fazdo docente. A instituição ao analisar os dados pensa no “professor ideal”. Mas será este mesmo professor idealizado pelo aluno? O presente estudo procura investigar as expectativas do aluno sobre o professor. O instrumento para o estudo foi uma pergunta “o que você espera de um bom professor?”, feita a 432 alunos universitários. As respostas foram organizadas em 20 categorias e reorganizadas em três domínios: domínio de conhecimentos; domínio de sala de aula (didático pedagógico) e domínio da relação sociopsicológica. Os dados mostram o distanciamento entre as expectativas e a realidade vivida.
- ItemProposta político-pedagógica para a educação fundamental da infância e da adolescência(2004) GOIÂNIA (Munícipio). Secretaria Municipal de EducaçãoDesde os jesuítas, a escola no Brasil foi organizada como seletiva,discriminadora, com a função social de legitimar as diferenças sociais,avaliando positivamente os de origem letrada e negativamente os quetinham culturas diferenciadas dos setores privilegiados da sociedade. Osexcluídos que conseguiram sucesso dentro desse padrão de escola foramsempre apresentados pelos sistemas educacionais, e pela sociedade, comoprova da possibilidade de aprendizagem para todos, desde que houvesseo esforço do aluno e da família.
- ItemAcesso ao ensino superior: estudo de caso sobre características de alunos do ensino superior privado(2005) FREITAS, Antonio Alberto Monteiro deA questão central que orienta o fluxo desta investigação relaciona-se com o estudo do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da Faculdade Social da Bahia (FSBA), num contexto de expansão do ensino superior e de acesso a este nível de ensino. Com efeito, procurou-se traçar o perfil desses alunos fazendo um estudo comparativo com os da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Nordeste e o Brasil, a partir de algumas variáveis demográficas como idade, cor, sexo, renda, escolaridade dos pais, escola básica de origem e colégio do ensino médio, analisando comparativamente o perfil dos alunos em relação aos turnos e aos cursos da FSBA e verificar o efeito dessas variáveis sobre o desempenho desses mesmos estudantes através do exame dos resultados do estibular e o rendimento no curso.
- ItemO encanto da música e a música encantada: ensaio sobre música e sociedade(2005) SANTOS, HermesNeste artigo, o autor pretende mostrar como o mito da racionalidade foi construído pelo sujeito moderno, ilustrado pela figura de Ulisses, herói mítico que destruiu o ciclope Polifemo. Esse mito racional faz-se presente na indústria cultural, principalmente nas obras musicais. O autor aponta a nova música como alternativa para uma concepção estética que contenha a diferença não rentável de valores e caracteres que a indústria cultural desconhece e marginaliza.
- ItemOrganização camponesa em goiás nas décadas de 1950-1960 e os sinais de novas práticas educativas nos atuais movimentos sociais(2005) GUIMARÃES, Maria TerezaApós relatar aspectos da pesquisa por mim realizada que resultou no trabalho denominado Formas de organização camponesa em Goiás (período 1954/1964), desenvolvo algumas obsevrações sobre os movimentos sociais na conjuntura atual, em especial, os relativos ao sujeito coletivo que tem como reivindicação fundamental a luta pela posse da terra.
- ItemDeclaração final por uma política pública de educação do campo(2005) CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPOSomos 1.100 participantes dessa II Conferência Nacional Por UmaEducação do Campo (II CNEC); somos representantes de MovimentosSociais, Movimento Sindical e Organizações Sindicais de Trabalhadorese Trabalhadoras do Campo e da Educação; das Universidades, ONG’s ede Centros Familiares de Formação por Alternância; de secretariasestaduais e municipais de educação e de outros órgãos de gestão públicacom atuação vinculada à educação e ao campo; somos trabalhadores etrabalhadoras do campo, educadoras e educadores, educandas eeducandos; de comunidades camponesas, ribeirinhas pesqueiras eextrativistas, de assalariados, quilombolas, povos indígenas...
- ItemEditorial(2005) CONSELHO EDITORIALApós a experiência de seis números temáticos, consolidamos comesta edição este modo de organização de nosso periódico: estabelece-se,em cada número, um tema cujos artigos comporão um dossiê, e mantém-se, ao mesmo tempo, a captação de artigos com temática livre, desdeque atendam à linha editorial e aos objetivos da Revista.
- ItemEducação básica: dos consensos internacionais1 ao atendimento local(2005) NASCIMENTO, Adir CasaroRealizo a minha missão como educador quando, lutando para convencer os discípulos da revelação da verdade, eu próprio me torno transparente, dando aos estudantes a possibilidade de argumentarem com as idéias. Realizo a minha missão como educador quando, finalmente, manifesto a minha tolerância com aqueles que são diferentes de mim.
- ItemPESSOA, Jadir de Morais (Org.). Saberes do nós: ensaios de educação e movimentos sociais. Goiânia: Editora da UCG, 2004.(2005) PINHEIRO, SilvioPodemos identificar um movimento social por diversos fatores,mas existe um que é de extrema importância: é quando um conjunto depessoas mobiliza-se por uma ou mais ações e estabelece a sua centralidadena educação popular. As ações nos movimentos sociais geram conquistasrelevantes, gerando também conhecimentos, ou seja, ações educativas.As lutas dentro dos movimentos constituem-se de sujeitos coletivos queaprendem e ensinam através das interações estabelecidas entre eles.
- ItemMovimentos sociais e práticas educativas(2005) CRUZ, José AdelsonO objetivo deste artigo é compreender a ação dos movimentos sociais como ato educativo e discutir sua contribuição para a ampliação do processo de escolarização na sociedade brasileira, assim como indagar acerca das “novidades” dos movimentos sociais no atual contexto de globalização. Por ato educativo entendemos uma prática histórico-social que se liga diretamente quer às condições objetivas, quer às ações organizativas e às concepções de mundo nelas gestadas.
- ItemEducação e movimentos sociais(2005) AUGUSTO, UbirajaraEste artigo tem como objetivo analisar os movimentos populares no Brasil e suainterface com a educação. Com o método histórico são analisados movimentoscomo os da Cabanagem, Balaiada, Canudos, Formoso e Trombas, os quais deramimportante contribuição à construção da sociedade brasileira. Entretanto, comoa história dos vencidos serve para ilustrar a história dos vencedores, essesmovimentos são simplesmente citados nos livros de história sem o devidoaprofundamento. Este trabalho contém ademais dois relatos: um sobre oMovimento de Educação de Base (MEB) e outro sobre Movimento dosTrabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Por fim, é ressaltada a importância dessesmovimentos e feito um convite aos educadores para proporem novos métodose projetos que tenham como fim um outro mundo possível.
- ItemPortaria nº 339, de 31 de janeiro de 2006(2006) Ministério da EducaçãoInstitui e regulamenta o Certificado de Proficiência em Libras e o Certificado de Proficiênciaem Tradução e Interpretação de Libras-Língua Portuguesa.
- ItemProfissionalização e mercado de trabalho para pessoas com deficiência mental no Brasil: o embuste neoliberal(2006) SILVA, AdrianeO presente ensaio tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a profissionalização de pessoas com deficiência mental e a realidade do mercado de trabalho brasileiro. Na abordagem do assunto, pergunta-se: a profissionalização de pessoas com deficiência mental promove a sua inclusão no mercado de trabalho formal brasileiro? A fim de responder tal questionamento, procurouse discorrer sobre as mudanças impostas pelo mundo do trabalho, levando-se em consideração aspectos relacionados com o modo de produção capitalista que, no decorrer da história, requereu e exigiu novas formas de produção em virtude das diversas revoluções industriais e tecnológicas vivenciadas na sociedade do capital. Procedeu-se, também, à discussão de assuntos que se correlacionam, como as políticas públicas e a legislação, e discorreu-se sobre o reflexo dessas mudanças no processo de inclusão/exclusão social.