Inter-Ação

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INTER-AÇÃO é uma publicação quadrimestral gratuita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.

Descrição

  • Mantenedor: UFG
  • Tipo: IESF
  • Região: Centro-Oeste
  • Cidade: Goiânia/GO
  • ISSN: 1981-8416
  • Periodicidade: Quadrimestral
  • E-mail: revistainteracao@gmail.com
  • Editor: Miriam Fábia Alves
  • Tít. abrev.: Inter-Ação
  • Sistema de Preservação Digital: Rede Cariniana
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      A formação de professores em tempos de escalada da racionalidade instrumental
      (2021) BARCELOS, Simone de Magalhães Vieira
      O presente artigo tem como finalidade discutir a formação de professores no Brasil considerando a escalada da racionalidade instrumental no campo da educação. A pesquisa é de natureza teórica e parte do entendimento de que há sintonia entre governo federal e as orientações de organismos multilaterais no que diz respeito à elaboração e difusão das políticas nacionais para o campo da educação. Mostramos como a racionalidade técnica se manifesta no campo da educação e como essa intervenção tem se intensificado e acelerado nos últimos anos. Reafirmamos a importância de compreender o presente com vistas a fomentar formas de enfrentamento e resistência ao projeto societal neoliberal em curso.
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      A promoção do livro e da leitura em escolas do município de joão pessoa: o pnld literário 2018
      (2021) PEREIRA, Israel Niwton da Costa; FREITAS, Ana Magally Pereira de; SEGABINAZI, Daniela Maria
      Este artigo apresenta e discute alguns resultados da pesquisa “Da seleção ao ato de ler: os livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/Literário 2018)”. Além disso, tem por principal objetivo verificar como as obras do referido programa podem aliar-se à metodologia de estratégias de compreensão leitora para transformar alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas do Município de João Pessoa-PB em leitores autônomos. Com isso, a partir da elaboração e aplicação de um questionário com os professores que participaram da escolha das obras literárias, investigamos os modos de divulgação e orientação que eles receberam para realizar a seleção dos livros. Os resultados apontam para certas falhas na seleção e atrasos na distribuição dos acervos do programa.
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      A constituição de pedagogias negras na internet: um estudo das narrativas produzidas e disseminadas por youtubers negras
      (2021) PEREIRA, Evelyn Santos; ZUBARAN, Maria Angélica
      O presente estudo aborda as narrativas e pedagogias culturais produzidas e disseminadas por youtubers negras no ambiente virtual. O objetivo central do artigo é analisar como são construídas e narradas as pedagogias negras nos espaços digitais e dimensionar seu impacto na construção de identidades femininas negras. A pesquisa está situada no campo dos Estudos Culturais em Educação e a metodologia utilizada é a análise cultural, com inspiração na etnografia virtual. Entre os principais resultados da pesquisa, destaca-se que as narrativas de si, produzidas pelas influenciadoras digitais negras, configuram-se como parte dos novos ativismos contemporâneos, como novas formas de resistência e de autodefinição de identidades femininas negras alternativas, que acionam pedagogias culturais de contestação e de empoderamento de jovens mulheres negras.
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      “Meu maior sonho é ser rei da bateria do camisa”: vozes das infâncias na escola de samba
      (2021) PAULA, Roberta Cristina de; PRADO, Patrícia Dias
      Este artigo apresenta o percurso metodológico da pesquisa etnográfica realizada junto à Ala das Crianças de uma Escola de Samba paulistana, com objetivos de conhecer as vivências de meninas e meninos a partir desse lócus, destacar aspectos relacionados às categorias de sexo/gênero, idade/geração, raça/etnia, e ampliar a compreensão sobre as pluralidades das infâncias negras brasileiras. O estudo estruturou-se nos seguintes instrumentos metodológicos: observação participante, conversas informais, com registros em caderno de campo e a realização de entrevistas semiestruturadas, com roteiros prévios e mediante autorização. As análises revelam a Escola de Samba como espaço de reprodução de valores e padrões de uma sociedade branca, mas também, território e terreiro de criações de outras narrativas sobre as infâncias de meninas e meninos negras/os que para além do preconceito e da discriminação racial, questões abordadas na maioria das produções acadêmicas sobre esta temática no campo educacional, revelam sonhos e possibilidades de se tornarem reis e rainhas, de identidade negra potente e de pertencimento.
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      A construção do protagonismo negro: a importância do núcleo afro-brasileiro e indígena de ilha solteira (nabisa) na formação de uma bióloga
      (2021) SILVA, Márla Alixandre; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; BONI, Bianca Rafaela
      O número de pessoas negras com acesso ao ensino superior tem aumentado nos últimos anos, reflexo do crescimento de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas devido às mudanças sociais e políticas nas últimas décadas. Contudo, o racismo ainda está fortemente presente nos diversos âmbitos da sociedade, inclusive em instituições de ensino superior. Pensando nisso, este artigo objetiva refletir sobre como a participação no Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira (NABISA) impactou na construção do protagonismo negro na formação de uma Bióloga a partir de narrativas da própria autora. A falta de abordagem da temática negra na graduação coloca o NABISA como uma das principais influências na construção da identidade da autora, enquanto mulher negra e profissional, demonstrando a importância de se ter espaços de crítica e reflexão social e política que impactem na formação inicial.
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