A formação de professores no Brasil em nível superior: primeiras experiências

Dossiê
Nível metodológico
ORCID
Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
1981-8416
Goiânia
jul./dez.
Coleções
O presente artigo busca analisar as primeiras experiências de formação superior do professor no país. Examina as propostas de formação do professor em nível superior, inclusive as do professor primário, debatidas e implementadas no período inicial de industrialização do país, de 1930 a 1946. Os debates em torno da preparação de docentes realizados nesse período estão marcados pelo contexto histórico e pelas disputas, entre educadores liberais e católicos, para a definição da política educacional do país. Os primeiros cursos instituídos no IE-USP (1934) e na UDF (1935), para a formação superior do professor em todos os níveis, propostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, foram extintos com o advento do Estado Novo. Esse fato em muito condicionou a inserção da área da educação no interior da universidade brasileira.

This article analyzes the trajectory, debates and projects of intellectuals around higher education in the light of the historical context of Paraná, the study that is limited between 1892 and 1938, discussing the processes of constitution of groups, their interlocutions with theoretical aspects in general, their ideas and cultural interventions, as well as their relations with the State and with groups in the Paraná scenario of that period. It discusses the contributions of Paraná's intellectuals to the process of constitution and organization of higher education and emphasizes that the role of these groups was to create cultural institutions in the context of Paraná, without forgetting the political-cultural context of Brazil and Europe as a backdrop for the creation of University education. It is supported by a set of documents written and organized by these intellectuals, which enabled us to affirm that these groups established higher education institutions and mobilized the main characters in cultural and political spaces in Curitiba to put themselves at the service of the university project in the state of Paraná.

Este artículo analiza la trayectoria, debates y proyectos de intelectuales en torno a la educación superior a la luz del contexto histórico de Paraná, el estudio que se limita entre 1892 y 1938, discutiendo los procesos de constitución de grupos, sus interlocuciones con aspectos teóricos en general, sus ideas e intervenciones culturales, así como sus relaciones con el Estado y con grupos en el escenario paranaense de ese período. Discorre sobre as contribuições dos intelectuais paranaenses ao processo de constituição e organização do ensino superior e enfatiza que o papel desses grupos foi criar instituições culturais no contexto paranaense, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do enseñanza superior. Se sustenta en un conjunto de documentos redactados y organizados por estos intelectuales, que nos permitieron afirmar que estos grupos establecieron instituciones de educación superior y movilizaron a los protagonistas de los espacios culturales y políticos de Curitiba para ponerse al servicio del proyecto universitario en Curitiba. el estado de Paraná.
Formação superior de professores, Pioneiros da escola nova, Educadores católicos, Higher teacher training, Pioneers of the new school, Catholic educators, Formación docente superior, Pioneros de la nueva escuela, Educadores católicos
SILVA, Andréia Ferreira. A formação de professores no Brasil em nível superior: primeiras experiências. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 261-277, jul/dez. 2007. https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3059. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/3059. Acesso em: 2021-10-26