Dossiê
Goiânia
maio/ago.
Coleções
Em meados do século XIX, o Brasil recebeu grupos de imigrantes de diferentes etnias. Esse processo foi resultado de uma política governamental que atraiu para Juiz de Fora (MG): alemães, italianos, árabes e portugueses. A fim de compreender os impactos da imigração na organização dos processos educativos e sua configuração no município, buscou-se levantar e analisar as fontes do Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, dando enfoque à escola alemã. Os resultados demonstraram as disputas existentes entre os colonos e os padres redentoristas pelo controle dos bens e do programa de ensino dessa instituição, no que diz respeito ao ensino da língua e da religião de origem.

Groups of immigrants with different origins came to Brazil in the mid-19th century as a result of a governmental policy, which attracted to the municipality of Juiz de Fora: Germans, Italians, Arabs and Portuguese. The research aims to understand the impacts of immigration in the educational process and its configuration. The analysis of the Archives of the Nossa Senhora da Glória’s church emphasized the German school as a place with disputes between colonists and Redemptorist priests for the control of the German school’s program. Language and religion were important areas in this context.

A mediados del siglo XIX, Brasil recibió grupos de inmigrantes de diferentes etnias a partir de una política del gobierno, que atrajo al municipio de Juiz de Fora, Minas Gerais: alemanes, italianos, árabes y portugueses. La investigación tiene como objetivo comprender los impactos de la inmigración en la organización de los procesos educativos y suya configuración. El análisis de los Archivos de la iglesia de Nossa Senhora da Glória dio foco a la escuela alemana, demostrando disputas entre los colonos y los sacerdotes redentoristas por el control del programa de la escuela alemana. Las disputas tienen que ver con el tema de la enseñanza del idioma y la religión de origen.
Alemães, Imigração, Escolarização, Infância, Secularização, German school, Immigration, Schooling, Childhood, Secularization, Escuela alemana, Inmigración, Enseñanza, Infancia, Secularización
OLIVEIRA, Paloma Rezende de. A escolarização dos imigrantes alemães em juiz de fora: projetos em disputa entre os séculos XIX e XX. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 464-481, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67782. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/67782. Acesso em: 2022-04-07