Reflexão e Ação
URI Permanente para esta coleção
A Reflexão e Ação é um canal de discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Desse modo, apresenta-se como instrumento de divulgação da produção científica de pesquisadores e de pesquisadoras da área da educação e afins, que em seu conjunto, constitui um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis educativa e pedagógica. Conta, para tanto, com a contribuição de educadores/as e pesquisadores/as ligados a instituições de expressão nacional e/ou internacional.
Descrição
Navegar
Navegando Reflexão e Ação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 58
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação matemática na pedagogia: a articulação universidade-escola como caminho formativo(2021) AZERÊDO, Maria Alves deConsiderando que a formação matemática na Pedagogia apresenta lacunas, o objetivo deste artigo é o de problematizar as possibilidades de se formar para a docência em Matemática por meio de um projeto voltado à Licenciatura. Embasando-se em autores que discutem formação docente em matemática e na pesquisa qualitativa, analisou-se um relato de uma sequência didática sobre multiplicação, numa turma de 5º ano e dados de um questionário aplicado aos graduandos. Concluiu-se que as atividades do projeto têm ampliado a formação docente em matemática ao possibilitar a vivência em salas de aula, tendo a escola pública também como espaço formativo, articulando teoria e prática
- ItemA política pública de saúde e os migrantes: desafios da educação em saúde(2021) MOLINARI, Daniela da Rosa; TURATTI, Luciana; CARRENO, IonáO artigo analisa o papel da Educação em Saúde em contextos migratórios. Inicialmente, se faz uma reflexão sobre o direito à saúde e os migrantes, pois no decorrer do processo de mobilidade muitos passam por significativas privações em relação a esse direito. Na sequência, apresenta-se uma abordagem da política pública de saúde brasileira em relação aos migrantes, considerados hoje, os novos usuários do sistema de saúde e por fim, analisa-se a fundamentalidade da Educação em Saúde como política pública e instrumento de promoção e prevenção da saúde dos migrantes. O método adotado apresenta uma análise predominantemente bibliográfica.
- ItemA tessitura de um projeto de formação de professores: Educação das Relações Étnico-Raciais(2021) FRANÇA, Cyntia SimioniO artigo apresenta parte de um projeto formativo sobre relações étnico-raciais, realizado por uma universidade e com professores de uma escola pública, no estado do Paraná. Buscou-se desconstruir estereótipos e preconceitos perpetuados no imaginário social em relação aos povos africanos e afro-brasileiros, construir relações mais solidárias e valorizar uma educação antirracista que problematiza as narrativas dominantes. Apesar das contradições da modernidade capitalista, o texto defende que ainda pode-se operar pelas brechas do pensamento hegemônico para que outras relações humanas possam ser construídas no presente, de modo que superemos o racismo e o mito da democracia racial.
- ItemA virtualização do Ensino na Saúde em tempos de COVID-19(2021) NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira; TELLES, Julio César Couto Bem SiqueiraO estudo teve como objetivo compreender a visão discente acerca da virtualização do ensino nas aulas de Mestrado em tempos de COVID-19. A investigação de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou um questionário online para identificar, na visão do aluno, como a virtualização do ensino foi aplicada nas aulas durante o distanciamento social. Os resultados mostram que o uso desses recursos pode contribuir significativamente no processo de aprendizagem na área da Saúde, contudo, é fundamental investir na formação para melhor utilização dessas tecnologias, pois não adianta apenas o professor usar tais recursos tecnológicos se não há o conhecimento pelo aluno para uma ação qualificada
- ItemAbordagens epistemológicas da diversidade e sujeitos representados em pesquisas educacionais(2021) SANTOS, Amarildo Inácio dosO artigo apresenta a análise de artigos publicados em 20 periódicos para responder: quais linhas epistemológicas sustêm debates sobre diversidade na educação e quais sujeitos da diversidade são representados? Com isso, objetivou-se mapear linhas epistemológicas sobre pesquisas educacionais que mobilizaram o conceito de ‘diversidade’ e ‘sujeitos da diversidade’. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo. Concluiu-se que predominam as teorias pós-críticas nas investigações entre educação e diversidade. A maioria dos artigos discute formas de combater as violências e exclusões, mas a diversidade é pouco problematizada como produção identitária que produz efeitos de poder.
- ItemAprendizagem Escolar no Ciberespaço: controvérsias reveladas por alunos(as) do Ensino Fundamental(2021) SCHLIECK, Diane; BORGES, Martha KaschnyEste artigo analisa as controvérsias reveladas, pelos alunos do Ensino Fundamental, nas associações de aprendizagens escolares que realizam no ciberespaço. É fundamentado na Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, e nos estudos de Lúcia Santaella, sobre os sujeitos leitores. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de cunho qualitativo, e os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal. A análise dos resultados foi realizada a partir das controvérsias reveladas pelos alunos identificados como imersivos e/ou ubíquos. Os resultados revelam que os alunos gostariam de ser mais “ouvidos” nos espaços escolares, e se sentirem protagonistas de seus processos de ensino e aprendizagem.
- ItemApresentação: apesar dos desafios, 2021 é um ano de celebração(2021) MORETTI, Cheron Zanini; DARSIE, Camiloconvidamos a que todos/as leiam o editorial escrito pelo organizador e pela organizadora, além, obviamente, aos artigos publicados nesse número tão especial. O leitor e a leitora podem, ainda, apreciar a entrevista que ambos realizaram com Danilo R. Streck, atualmente, pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS) reconhecido pelo diálogo aberto, curioso e generoso com/sobre a obra de Paulo Freire. E, além disso, apresenta-se uma “resenha autobiográfica”, se é que essa modalidade de escrita existe (!), de Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1992) escrita a partir das memórias e dos encontros da pesquisadora Nize Maria Campos Pellanda da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), com Paulo Freire no Rio Grande do Sul.
- ItemApresentação: desafios para 2021 na Educação(2021) MORETTI, Cheron Zanini; DARSIE, CamiloCertamente, não fizemos uso de muita criatividade ao escolhermos como título para esta apresentação a expressão “desafios para 2021”. Prever e salientar que novas etapas envolvem desafios, especialmente em novos anos, são ações comuns para muitos de nós, mesmo em situações corriqueiras. Vejamos, por exemplo, as famosas “promessas de ano novo” que nos motivam a vislumbrar mudanças (desejadas!) e, após a transição de Dezembro para Janeiro, conforme já se imaginava, tornam-se grandes “desafios”, mesmo sendo, em alguns casos, bastante singelas. Também podemos dizer que os percalços da vida relativizam o tempo fazendo emergir disputas que carecem ser vencidas ou revistas em períodos menores, como as dietas que são iniciadas a cada segunda-feira e que, nos domingos seguintes, geralmente, precisam ser reativadas “a partir de amanhã”. Ainda, não esqueçamos dos desafios bastante curtos, que parecem fazer de pequenos espaços de tempo, verdadeiras eternidades. Um bom modo de explicar tal argumento talvez seja a proposta de ficar sem olhar para o telefone por, ao menos, 60 minutos (quem consegue?).
- ItemApresentação: Ensino Médio e Educação Integral: contradições, reflexões e possibilidades(2021) SILVEIRA, Éder da Silva; MOLL, Jaqueline; MARTINIC, Sergio
- ItemApresentação: Paulo Freire e a Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos(2021) PITANO, Sandro de Castro; TAVARES, Maria Tereza GoudardA organização do Dossiê Temático “Paulo Freire e a Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos”, pensada com o objetivo de colocar em diálogo produções inéditas de pesquisadores e pesquisadoras de várias regiões do Brasil e de diferentes filiações acadêmicas e institucionais, inspirou-se no IV Seminário Temático do GT 06 - Educação Popular da Anped, em setembro de 2020.
- ItemApresentação: Universalidade e localidade na Educação - experiências, desafios e dilemas(2021) DARSIE, Camilo; MORETTI, Cheron Zaniniconvidamos todos e todas a que percorram os 12 artigos resultantes de criteriosas investigações, na área da educação, realizadas por cientistas de diferentes universidades e instituições de ensino superior. Esse trabalho de organização foi realizado por Éder da Silva Silveira (Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC), Jaqueline Moll (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/Universidade do Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI) e Sergio Martinic (Universidad de Aysén, Chile), contribuindo significativamente para a compreensão da Educação Integral e do Ensino Médio no tempo presente. Aos colegas e à colega, agradecemos a proposição temática que, na trajetória das edições da Reflexão e Ação, apresentavauma lacuna importante.
- ItemAPROPRI[AÇÕES]: das fagulhas acionadas por encontros com imagens fílmicas, escritas e docências...(2021) CARDONETTI, Vivien Kelling; GARLET, Francieli Regina; OLIVEIRA, Marilda Oliveira deEste artigo buscou experimentar diferentes fluxos de pensamentos em relação à docência, a partir de dois movimentos que se entrecruzaram: o primeiro referente às materialidades (escritas e imagens) produzidas em uma experiência educativa, no processo de apropriação de três imagens fílmicas que não propriamente diziam de docência e educação; e o segundo relativo à ação de apropriação empreendida na escrita desse artigo quando em contato com essas materialidades. A perspectiva cartográfica de investigação impeliu as autoras a investir em linhas transversais traçadas junto a problemática: como movimentos de apropriação podem conferir à docência e a educação outras possibilidades de existência?
- ItemAtividade Experimental Problematizada: uma metodologia fundamentada por narrativa autoral(2021) GONÇALVES, Fernanda Tarouco; CANTO-DOROW, Thaís Scotti do; COUTINHO, CadidjaEste estudo tem como objetivo descrever e analisar os princípios da Atividade Experimental Problematizada - AEP, considerando que o ensino experimental é uma tendência para motivar os estudantes para a aprendizagem em Ciências, em especial quando esse apresenta um caráter mais investigativo. Para tanto, o autor da AEP foi entrevistado e suas respostas foram submetidas à leitura e saturação teórica, emergindo uma Teoria Fundamentada nos Dados. Os achados, deste trabalho, levam à consideração da AEP como uma metodologia eficiente e atrativa para promover autonomia e gerar significados no processo de aprendizagem
- ItemCiclos, tempos e espaços educativos na proposta pedagógica das Escolas Itinerantes do MST(2021) MARIANO, Alessandro Santos; GEHRKE, MarcosO objetivo deste artigo é analisar a Proposta Pedagógica das Escolas Itinerantes do Paraná, escolas públicas de Educação Infantil, Educação Fundamental e Médio, que funcionam em acampamento de famílias sem terra. Essas escolas são gestadas e orientadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que tem uma proposta educativa que intenciona a formação integral do ser humano, se fundamenta na educação popular, na pedagogia socialista e na pedagogia do movimento. Enquanto procedimento metodológico, utiliza-se o estudo de caso, pesquisa de campo e documental, pelo qual evidencia a práxis de outra forma escolar em articulação com a vida, trabalho e auto-organização dos estudantes.
- ItemConcepções freirianas para a educação na contemporaneidade: desafios emergentes(2021) TESSARO, Mônica; paulo, Fernanda dos Santos; TREVISOL, Maria Teresa CeronO artigo analisa as contribuições da pedagogia freiriana para compreensão de desafios atuais da área da educação, tais como: educação emancipatória; formação humana; formação docente e organização curricular na escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de algumas obras de Paulo Freire. Assim, a partir da análise realizada, apresenta-nos alguns princípios de resistência ante os desafios educacionais contemporâneos: i) o diálogo como via de uma educação emancipadora e humanizadora; e ii) a própria educação escolar objetivando a conscientização de homens e mulheres, por meio de práticas pedagógicas embasadas na cooperação e a comunhão entre os sujeitos.
- ItemDesafios de uma educação infantil pública e popular: diálogos necessários(2021) ALENCAR, Carolina Silva de; MACEDO, Nayara Alves; PESSANHA, Fabiana Nery de LimaO presente artigo aborda alguns desafios contemporâneos da Educação Infantil, na perspectiva da democratização de práticas dialógicas tecidas com crianças e famílias das classes populares. Nosso objetivo é trazer elementos que provoquem deslocamentos no campo conceitual, político e pedagógico da educação da pequena infância, que rompam com o caráter monocultural nos processos formativos - um projeto de educação popular como uma práxis em construção. Para tanto, trazemos o pensamento de Paulo Freire como fio condutor a um convite reflexivo que nos leve a reconhecer as tensões e os conflitos em disputa no acolhimento das infâncias e famílias das classes populares na Educação Infantil pública.
- ItemDocências escrava e nobre: filosofia e educação(2021) SANTOS, Gilberto Silva dos; BELLO, Samuel Edmundo LopezA partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.
- ItemEducação e Estudos Foucaultianos: uma entrevista com Alfredo Veiga-Neto(2021) VEIGA-NETO, Alfredo José; SILVA, Mozart Linhares da
- ItemEducação e Trabalho: ensino técnico integrado ao ensino médio dos Institutos Federais(2021) SANTAROSA, Rafaela Batista; LEAL, Zária Fátima de Rezende GonzalezEste artigo analisa, por meio do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, como os adolescentes, atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, dos Institutos Federais, compreendem a relação entre escola e trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos de um dos campi do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Demonstra o mérito desse modelo educacional em proporcionar o entendimento da relação entre conhecimento científico, desenvolvimento psíquico e compreensão da realidade, mas que, concomitantemente, concorre em desvantagem com uma visão utilitarista da escola
- ItemEducação estética e afetividade: suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade(2021) FERREIRA, Michelle Dantas; GUEDES, Adrianne Ogêda; SILVA, Edilane Oliveira daO presente artigo visa tensionar a relação entre Educação Estética e afetividade na formação docente e discente. Para tal, toma como referenciais principais Freire, Boaventura e perspectivas epistemológicas decoloniais em diálogo com duas experiências que acontecem em instituições públicas municipais do Rio de Janeiro, frutos das pesquisas de mestrado em Educação desenvolvidas pelas autoras em uma universidade pública municipal, que têm como desafio refletir sobre uma Educação pautada em relações estéticas, horizontais, democráticas, coletivas e afetivas, que (des)formam o olhar de adultos e crianças, tendo como fio condutor a amorosidade, o afeto e a esperança.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »