Reflexão e Ação
URI Permanente para esta coleção
A Reflexão e Ação é um canal de discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Desse modo, apresenta-se como instrumento de divulgação da produção científica de pesquisadores e de pesquisadoras da área da educação e afins, que em seu conjunto, constitui um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis educativa e pedagógica. Conta, para tanto, com a contribuição de educadores/as e pesquisadores/as ligados a instituições de expressão nacional e/ou internacional.
Descrição
Navegar
Navegando Reflexão e Ação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 58
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNarrativas de proyecto de vida de estudiantes como puente de formación integral entre la educación escolar y la universitaria(2021) BRITO, Sonia; BASUALTO, LorenaO artigo tem como objetivo reconhecer o impacto do ensino básico no projeto de vida dos estudantes do curso de Pedagogia. Para isso se usa uma metodologia de pesquisa narrativa, desde um paradigma qualitativo e hermenêutico aplicados a relatos autobiográficos de histórias de vida. Os resultados, demonstram a influência da formação escolar no projeto de vida dos e das estudantes e da decisão de converter-se em futuros docentes, além dos seus propósitos, projeção profissional e da sua dimensão sociopolítica onde se juntam o projeto de vida e o projeto da sociedade
- ItemApresentação: Paulo Freire e a Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos(2021) PITANO, Sandro de Castro; TAVARES, Maria Tereza GoudardA organização do Dossiê Temático “Paulo Freire e a Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos”, pensada com o objetivo de colocar em diálogo produções inéditas de pesquisadores e pesquisadoras de várias regiões do Brasil e de diferentes filiações acadêmicas e institucionais, inspirou-se no IV Seminário Temático do GT 06 - Educação Popular da Anped, em setembro de 2020.
- ItemEducação popular em saúde e descolonização em tempos de negacionismo(2021) MOREL, Ana Paula MassadarEm plena pandemia da Covid-19, cresce o negacionismo em relação aos conhecimentos em saúde. A educação popular em saúde possibilita problematizar tal fenômeno, mas também se depara com novos desafios: como questionar o cientificismo diante do crescimento do negacionismo? É possível defender a ciência sem deslegitimar os saberes populares? A partir dessas questões, procuramos discutir as concepções de educação em saúde mobilizadas no enfrentamento da pandemia. Em seguida, destrinchamos a popularização do negacionismo para, por fim, abordarmos a relação da ciência com a crítica e a descolonização do saber, discutindo especialmente os saberes indígenas sobre a pandemia.
- ItemReflexões sobre reforma do Ensino Médio - Lei 13.415/17 no Rio Grande do Sul(2021) CARVALHO, Isis Azevedo da Silva; GONÇALVES, Suzane da Rocha VieiraO artigo aborda transformações propostas para as escolas de Ensino Médio, desencadeadas pela Lei 13.415/17. O estudo prima por investigar os movimentos iniciais no estado do Rio Grande do Sul em prol de colocar esta política em ação. Problematizamos esta proposta de implementação nos moldes propostos pelo governo. O Estado impôs alguns critérios a escolha de “escolas-pilotos”, com intuito de que estas sirvam de parâmetro para o restante das escolas implementarem a reforma. A proposta inicialmente indicava autonomia para as escolas organizarem seus currículos, mas ao longo do processo tem se apresentado a imposição das metodologias de discussão e de certa forma os “resultados” esperados.
- ItemO núcleo docente básico na construção curricular do ensino médio integrado em um Instituto Federal: avanços e limites(2021) NITSCHKE, Alessandra; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro; PITT, HenriqueEste artigo analisa, por meio do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, como os adolescentes, atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, dos Institutos Federais, compreendem a relação entre escola e trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos de um dos campi do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Demonstra o mérito desse modelo educacional em proporcionar o entendimento da relação entre conhecimento científico, desenvolvimento psíquico e compreensão da realidade, mas que, concomitantemente, concorre em desvantagem com uma visão utilitarista da escola
- ItemImpactos da pandemia de COVID-10 em um curso integrado ao Ensino Médio(2021) SANTOS, Silvana de Fátima dos; DAL RI, Neusa MariaEste artigo teve por objetivo analisar a reorganização do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de tempo integral, do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ariquemes, diante da pandemia de Covid-19 e seus impactos na permanência dos estudantes de 1º Ano. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. O levantamento e a análise foram realizados no 1º semestre de 2021, com suporte em documentos institucionais e relatórios de resultados do processo e finais do ano letivo de 2020. Conclui-se que o uso de artefatos tecnológicos com acesso à internet, para garantir a continuidade do Curso, representou uma alternativa excludente para os estudantes desprovidos de condições materiais para a realização das atividades remotas.
- ItemCiclos, tempos e espaços educativos na proposta pedagógica das Escolas Itinerantes do MST(2021) MARIANO, Alessandro Santos; GEHRKE, MarcosO objetivo deste artigo é analisar a Proposta Pedagógica das Escolas Itinerantes do Paraná, escolas públicas de Educação Infantil, Educação Fundamental e Médio, que funcionam em acampamento de famílias sem terra. Essas escolas são gestadas e orientadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que tem uma proposta educativa que intenciona a formação integral do ser humano, se fundamenta na educação popular, na pedagogia socialista e na pedagogia do movimento. Enquanto procedimento metodológico, utiliza-se o estudo de caso, pesquisa de campo e documental, pelo qual evidencia a práxis de outra forma escolar em articulação com a vida, trabalho e auto-organização dos estudantes.
- ItemO Ensino Médio em tempo integral em Pau dos Ferros/RN no contexto da Lei 13.415/2017(2021) NONATO, Raiany Priscila Paiva Medeiros; SILVA, Cícero Nilton Moreira daAs reformas educacionais abrangem um amplo e complexo cenário de mudanças no sistema educacional. Sob esta perspectiva, esta investigação analisa como as implicações da Lei nº 13.415/2017 repercutem no Ensino Médio e na Geografia, em uma escola pública do município de Pau dos Ferros/RN. A metodologia se constitui em uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico, estudo de campo, observação direta e diário de campo. Constata-se que a Escola analisada está se moldando às proposições da reformulação do Ensino Médio, a partir da implementação Ensino em Tempo Integral e das mudanças no âmbito curricular e organizativo/administrativo.
- ItemEducação estética e afetividade: suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade(2021) FERREIRA, Michelle Dantas; GUEDES, Adrianne Ogêda; SILVA, Edilane Oliveira daO presente artigo visa tensionar a relação entre Educação Estética e afetividade na formação docente e discente. Para tal, toma como referenciais principais Freire, Boaventura e perspectivas epistemológicas decoloniais em diálogo com duas experiências que acontecem em instituições públicas municipais do Rio de Janeiro, frutos das pesquisas de mestrado em Educação desenvolvidas pelas autoras em uma universidade pública municipal, que têm como desafio refletir sobre uma Educação pautada em relações estéticas, horizontais, democráticas, coletivas e afetivas, que (des)formam o olhar de adultos e crianças, tendo como fio condutor a amorosidade, o afeto e a esperança.
- ItemA formação matemática na pedagogia: a articulação universidade-escola como caminho formativo(2021) AZERÊDO, Maria Alves deConsiderando que a formação matemática na Pedagogia apresenta lacunas, o objetivo deste artigo é o de problematizar as possibilidades de se formar para a docência em Matemática por meio de um projeto voltado à Licenciatura. Embasando-se em autores que discutem formação docente em matemática e na pesquisa qualitativa, analisou-se um relato de uma sequência didática sobre multiplicação, numa turma de 5º ano e dados de um questionário aplicado aos graduandos. Concluiu-se que as atividades do projeto têm ampliado a formação docente em matemática ao possibilitar a vivência em salas de aula, tendo a escola pública também como espaço formativo, articulando teoria e prática
- ItemPesquisa com o cotidiano: ação, participação e transformação na educação pública(2021) ECKHARDT, Fabiana; SILVA, Fabiano Soares; MOREIRA, Renato SimõesO presente artigo busca apresentar a Pesquisa com o cotidiano como uma metodologia participativa que, tomando o diálogo como princípio metodológico e epistemológico, balizado pela relação sujeito-sujeito, tem nos permitido compreender o cotidiano como espaçotempo de reivindicação, contestação, reflexão, elaboração da realidade concreta e produção de conhecimento. Tal compreensão atrelada ao legado da educação popular no Brasil e na América Latina nos auxilia a formular possibilidades em busca da garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade a crianças, adolescentes, jovens e adultos das classes populares.
- ItemOs sentidos da escola contemporânea: deslocamentos a partir das narrativas de jovens alunos e alunas(2021) SEVERO, Rita Cristine Basso Soares; SCHEUER, Franciele ThaisA ordem escolar que aprendemos a defender nos espaços e tempos escolares parece estar ruindo. Nesse sentido, questionamos: que sentidos os jovens atribuem à escola? O objetivo desse artigo é articular reflexões teórico-metodológicas do campo dos Estudos Culturais com duas pesquisas que se propuseram a realizar alguns deslocamentos nos modos de fazer pesquisa. Nestas pesquisas a escola é narrada pelos jovens alunos e alunas do Ensino Médio. Os estudos foram profícuos para pensar as práticas escolares e considerar que as tensões e as negociações existentes entre os sujeitos que habitam a escola produzem outros sentidos para a escola contemporânea.
- ItemA tessitura de um projeto de formação de professores: Educação das Relações Étnico-Raciais(2021) FRANÇA, Cyntia SimioniO artigo apresenta parte de um projeto formativo sobre relações étnico-raciais, realizado por uma universidade e com professores de uma escola pública, no estado do Paraná. Buscou-se desconstruir estereótipos e preconceitos perpetuados no imaginário social em relação aos povos africanos e afro-brasileiros, construir relações mais solidárias e valorizar uma educação antirracista que problematiza as narrativas dominantes. Apesar das contradições da modernidade capitalista, o texto defende que ainda pode-se operar pelas brechas do pensamento hegemônico para que outras relações humanas possam ser construídas no presente, de modo que superemos o racismo e o mito da democracia racial.
- ItemParadoxos da educação popular e de seus atores em tempos de governos progressistas e coronavírus(2021) JIMÉNEZ, Marcos Raul MejiaA partir da ideia de seu próprio acúmulo histórico, é permitido afirmar que a educação popular é um paradigma indiciário que vem consolidando um corpo teórico-prático que provê uma organização conceitual e metodológica. Como principais indícios geradores, apresentam-se: alguns antecedentes históricos que configuram sua proposta; um fundamento prático conceitual que o dota de um acúmulo próprio; uma proposta de epistemologias da diversidade e do Sul; alguns desenvolvimentos pedagógicos específicos; a emergência de processos investigativos a partir da prática; e uma busca identitária de caráter interdisciplinar a partir do pluriverso. A partir disso, identificam-se os paradoxos da Educação Popular e de seus atores em tempos de governos progressistas e de coronavírus.
- ItemUm canto para ser mais: música e resistência no Vale do Jequitinhonha(2021) OLIVEIRA, Pedro Augusto Dutra de; OLIVEIRA, Maria Waldenez deA pesquisa que resultou neste artigo, teve como objetivo analisar processos educativos desencadeados a partir do coral Trovadores do Vale, localizado no Vale do Jequitinhonha, MG. O coral está em atividade há 50 anos, com um repertório que percorre cantos de trabalho, cantos de roda, cantos religiosos e danças. Partimos da problemática de que o legado colonial e moderno marginalizou saberes e práticas e entendemos que por meio da cultura popular, sujeitos formam resistência, construindo e contando sua história. A metodologia e o percurso metodológico foi se contruindo em diálogo com os sujeitos da pesquisa, na perspectiva da pesquisa participante. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados diários de campo, entrevistas semi-estruturadas e documentos para análise. Por meio da triangulação dos dados obtidos, surgiram três categorias temáticas. Os processos educativos que abordaremos neste artigo, foram oriundos de duas delas, a saber, “músicas e versos na comunidade Trovadores do Vale” e “história, resistência e fecundidade”. Dialogamos com autores como Enrique Dussel, Paulo Freire e Aníbal Quijano, e por fim, apontamos como o coral contribui para a transformação da realidade de vida em que se inserem.
- ItemO estado do conhecimento sobre as salas de recursos multifuncionais: as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação(2021) PLAÇA, Jaqueline Santos Vargas; GOBARA, Shirley TakecoO presente artigo tem como objetivo apresentar o Estado do Conhecimento das produções acadêmicas, dos programas pósgraduação stricto sensu no Brasil, que tem como objeto as Salas de Recursos Multifuncionais. Para a realização deste levantamento, buscamos a produção acadêmica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e a seleção dos trabalhos foi realizada por meio de categorias relacionadas à utilização e à situação atual das salas de recursos. Evidenciamos poucos trabalhos que trazem as salas de recursos como tema e, dos trabalhos analisados, grande parte deles apresenta a temática capacitação de professores
- ItemEducação Integral no Ensino Médio: Um ensaio em torno de "compromissos com o mundo do trabalho"(2021) SAMPAIO, Carlos Thiago Gomes; COELHO, Ligia Martha Coimbra Da CostaO presente ensaio objetiva problematizar a ampliação da jornada escolar para o Ensino médio na rede estadual do Rio de Janeiro, entre os anos de 2007 à 2017. Para esse desafio, o texto buscou, em um primeiro momento, analisar normas federais e estaduais de ampliação da jornada escolar, dentro do período analisado. Em uma segunda etapa trabalhou-se, especialmente, o conceito de empreendedorismo e foram evidenciados aspectos que constroem, contemporaneamente, a reflexão sobre o tema. Por fim, buscou-se reforçar as problematizações surgidas com este estudo inicial e apresentar elementos que indicam futuras observações, dentro de uma perspectiva crítica.
- ItemConcepções freirianas para a educação na contemporaneidade: desafios emergentes(2021) TESSARO, Mônica; paulo, Fernanda dos Santos; TREVISOL, Maria Teresa CeronO artigo analisa as contribuições da pedagogia freiriana para compreensão de desafios atuais da área da educação, tais como: educação emancipatória; formação humana; formação docente e organização curricular na escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de algumas obras de Paulo Freire. Assim, a partir da análise realizada, apresenta-nos alguns princípios de resistência ante os desafios educacionais contemporâneos: i) o diálogo como via de uma educação emancipadora e humanizadora; e ii) a própria educação escolar objetivando a conscientização de homens e mulheres, por meio de práticas pedagógicas embasadas na cooperação e a comunhão entre os sujeitos.
- ItemApresentação: Universalidade e localidade na Educação - experiências, desafios e dilemas(2021) DARSIE, Camilo; MORETTI, Cheron Zaniniconvidamos todos e todas a que percorram os 12 artigos resultantes de criteriosas investigações, na área da educação, realizadas por cientistas de diferentes universidades e instituições de ensino superior. Esse trabalho de organização foi realizado por Éder da Silva Silveira (Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC), Jaqueline Moll (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/Universidade do Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI) e Sergio Martinic (Universidad de Aysén, Chile), contribuindo significativamente para a compreensão da Educação Integral e do Ensino Médio no tempo presente. Aos colegas e à colega, agradecemos a proposição temática que, na trajetória das edições da Reflexão e Ação, apresentavauma lacuna importante.
- ItemPaulo Freire e eu: aprendizagens, transformações e um encontro com a pedagogia da esperança(2021) PELLANDA, Nize Maria Campos
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »