Dossiê
1989-9949
Santa Cruz do sul, RS
set./dez.
O presente ensaio objetiva problematizar a ampliação da jornada escolar para o Ensino médio na rede estadual do Rio de Janeiro, entre os anos de 2007 à 2017. Para esse desafio, o texto buscou, em um primeiro momento, analisar normas federais e estaduais de ampliação da jornada escolar, dentro do período analisado. Em uma segunda etapa trabalhou-se, especialmente, o conceito de empreendedorismo e foram evidenciados aspectos que constroem, contemporaneamente, a reflexão sobre o tema. Por fim, buscou-se reforçar as problematizações surgidas com este estudo inicial e apresentar elementos que indicam futuras observações, dentro de uma perspectiva crítica.

The present essay aims to problematize the school day extension for High School in Rio de Janeiro state, between 2007 to 2017. For this, the text pursued, at first, to analyze federal and state regulations about school day extension, within the period analyzed. In a second stage, the entrepreneurship concept was worked on, and aspects that simultaneously construct reflection on the subject were highlighted. Finally, within a critical perspective, it was sought to reinforce the problematizations that arise with this initial study and to show those elements that suggest future observations.

El presente ensayo tiene como objetivo problematizar la ampliación de la jornada escolar para el Bachillerado en la red estatal de Rio de Janeiro, entre los años 2007 a 2017. Para ese desafío, el texto buscó, en un primer momento, analizar normas federales y estatales de ampliación de la jornada escolar, dentro del periodo analizado. En una segunda etapa se trabajó, especialmente, el concepto de emprendimiento y fueron evidenciados aspectos que construyen contemporáneamente, la reflexión sobre el tema. Finalmente, se buscó reforzar las problematizaciones que surgen con este estudio inicial y presentar elementos que sugieren futuras observaciones, dentro de una perspectiva crítica.
Educação integral no ensino médio, Empreendedorismo, Rede estadual do Rio de Janeiro, Comprehensive education in High School, Entrepreneurship, Rio de Janeiro state network, Educación Integral en la educación secundaria, Emprendimiento, Red del Estado de Río de janeiro
SAMPAIO, Carlos Thiago Gomes ; COELHO, Ligia Martha Coimbra Da Costa. Educação Integral no Ensino Médio: Um ensaio em torno de "compromissos com o mundo do trabalho". Reflexão e Ação, Santa Cruz do sul, RS, v. 29, n. 3, p. 175-189, set/dez. 2021. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16369. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16369. Acesso em: 2024-02-29