DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
URI Permanente para esta coleção
A DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação é vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação, tornou-se uma das revistas oficiais da FCL. Recebeu o Qualis B-5 da CAPES e sempre foi publicada na forma impressa. Sua periodicidade é semestral, (jan./jun. e jul./dez.), sendo um volume por ano com dois números. Cada número tem duas partes, uma denominada Artigos Originais, com temas variados, e a outra denominada Dossiê, que é temática e publica apenas artigos relacionados com o tema do dossiê.
Descrição
Navegar
Navegando DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 152
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item15 anos da educação especial no município de Caarapó: construindo práticas pedagógicas inclusivas(2019) GELLER, Léa; GONÇALVES, Marli da Costa; LIMA, Luciene Barbosa VitorO presente estudo busca retratar a história da construção da educação especial no município de Caarapó-MS, contemplando as mudanças ocorridas, contando um pouco da trajetória e as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEDE) de Caarapó-MS, enfatizando as vivências, as experiências e as práticas desenvolvidas por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que ocorreram na linha de tempo de 2003 a 2018, concentrando-se no processo de evolução por que passou o AEE para transcender as vivências segregacionistas, integracionistas, partindo para a concepção da educação especial na perspectiva inclusiva.
- ItemA atuação do psicólogo na escola de ensino fundamental: modalidades de trabalho(2020) QUEVEDO, Rafaela Fava deUm psicólogo no contexto escolar é facilitador de possibilidades, especialmente no Ensino Fundamental. Diante isso, o objetivo desse estudo foi de investigar a atuação do psicólogo na escola de ensino fundamental, pontuando as modalidades de trabalho que estão sendo executadas atualmente. Realizou-se uma revisão sistemática contemplando uma busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed Central, Scielo, Directory of Open Access Journals e Directory of Open Access Repositories.
- ItemA construção de conceitos geográficos na educação infantil(2019) ESTEVES, Rosa Maria Maia Gouvêa; ROCHA, Beatriz Karine CardosoEsta pesquisa apresenta o conceito de infância e como foi constituído por meio da história das sociedades e como diferentes autores discutiram as concepções de ser criança até a contemporaneidade, quando passa a ser considerada em suas peculiaridades. No Brasil vê-se documentos oficiais que abordam estas mudanças e, inclusive políticas que foram criadas para proteção à infância.
- ItemA democratização do acesso à educação superior brasileira: realidade e desafios(2020) FACHINETTI, Tamiris Aparecida; CANDIDO, Eliane Aparecida Piza; CARNEIRO, Relma Urel CarboneConsiderando a educação como um direito humano, o presente artigo tem como objetivo discutir e analisar a Educação Superior no Brasil, que além de conservar o saber, tem o papel de formar e renovar intelectualmente a experiência humana. Dentro desta perspectiva, é possível observar que se torna preocupante a democratização do acesso diante da atual sociedade capitalista. Para fins desse estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que apresentou como resultado um aumento significativo no número de matriculas neste nível de ensino nos últimos anos, tanto em instituições públicas quanto privadas, o que pode ser justificado pelos programas que facilitam esse acesso.
- ItemA educação em ciências e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: entraves no ensino de física(2019) ALVES, Mariangela Dias; RODRIGUES, Paloma Alinne A.Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar os obstáculos relacionados ao processo de inclusão educacional de alunos com Deficiência Intelectual (DI), na disciplina de Física, em uma escola regular.
- ItemA educação pública no Brasil no século XX: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova(2018) DARIUS, Rebeca Pizza Pancotte; DARIUS, Fábio AugustoO ensino público no Brasil é resultado de inúmeras influências e tentativas de adequações. Neste artigo, o foco será o século XX, período de grande desenvolvimento científico e tecnológico e de expansão da educação. O método utilizado neste estudo foi bibliográfico, onde buscou-se discutir o legado educacional do século XX, a formação dos Grupos Escolares e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São elementos necessários para a compreensão de como a educação no Brasil foi produzida neste período.
- ItemA educação pública no Brasil no século XX: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova(2018) DARIUS, Rebeca Pizza Pancotte; DARIUS, Fábio AugustoO ensino público no Brasil é resultado de inúmeras influências e tentativas de adequações. Neste artigo, o foco será o século XX, período de grande desenvolvimento científico e tecnológico e de expansão da educação. O método utilizado neste estudo foi bibliográfico, onde buscou-se discutir o legado educacional do século XX, a formação dos Grupos Escolares e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
- ItemA escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos(2017) CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; FONSECA, Kátia de AbreuO estudo desenvolve uma análise teórica sobre a escola inclusiva, considerando a diversidade e fazendo um paralelo entre a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Proporciona uma discussão sobre questões atuais e relevantes, abrangendo os valores e paradigmas que têm norteado a educação brasileira destinada aos alunos, com ênfase na disparidade, sobretudo daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais. Enfatiza a importância do convívio e do respeito à diversidade, mostrando a necessidade de flexibilização, modificação e adaptação do ambiente escolar para oferecer a todos, oportunidades e condições de desenvolvimento pleno em uma perspectiva de cultura inclusiva.
- ItemA escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos(2017) CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; FONSECA, Kátia de AbreuO estudo desenvolve uma análise teórica sobre a escola inclusiva, considerando a diversidade e fazendo um paralelo entre a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Proporciona uma discussão sobre questões atuais e relevantes, abrangendo os valores e paradigmas que têm norteado a educação brasileira destinada aos alunos, com ênfase na disparidade, sobretudo daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais.
- ItemA evasão escolar nos cursos tecnológicos do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de São Paulo - IFSP(2018) MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza; IANUSKIEWTZ, DarwinO tema desta pesquisa, de cunho documental e qualitativa, é a evasão de alunos em cursos tecnológicos do ensino superior. A pesquisa se justifica ao verificar-se que ainda há um campo de conhecimentos pouco explorado sobre a evasão no ensino superior. O objetivo central foi identificar quais fatores causaram a evasão de alunos no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), de um campus, no período de 2011 a 2017.
- ItemA formação docente no PNAIC: uma revisão bibliográfica(2020) POTTMEIER, Sandra; DONIDA, Lais Oliva; FISTAROL, Caique Fernando da SilvaAs duas últimas décadas têm sido marcadas por mudanças na educação brasileira que culminaram com a implementação de políticas públicas internacionais e nacionais direcionadas para a redução/erradicação do analfabetismo. Este artigo parte de uma revisão bibliográfica de abordagem quanti-qualitativa, com o objetivo de identificar as pesquisas desenvolvidas no Brasil voltadas à formação de professores alfabetizadores a partir dos cadernos de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.
- ItemA importância da afetividade na educação(2019) FERREIRA, Gabriella Rossetti, RIBEIRO, Paulo Rennes MarçalA afetividade é um estado psicológico humano, logo faz parte da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é demonstrar como e porque a afetividade está vinculada ao processo de ensino-aprendizagem, ressaltando que, sem o estabelecimento de vínculos afetivos, não é possível o aprendente disponibilizar energia para que seu desejo de aprender se manifeste.
- ItemA importância da fala no processo terapêutico na abordagem fenomenológica daseinsanalítica(2020) JACINTO, Raquel Lessa da Silva; SALLES, Maria Aparecida MagalhãesEste trabalho apresenta a importância da dimensão da fala no processo terapêutico na abordagem fenomenológica daseinsanalítica, compreendendo como constituinte do ser na estrutura ontológica existencial pela qual o Dasein se mostra. Um breve histórico da Daseinsanálise elucida o realizar do homem como humano na linguagem, submetendo a sustentação do processo terapêutico pela fala.
- ItemA inclusão que está nos quadrinhos: como os personagens podem divertir e ensinar sobre as pessoas com deficiência(2019) WELLICHAN, Danielle da Silva Pinheiro; LINO, Carla Cristine Tescaro SantosA inclusão de pessoas com deficiência tem sido abordada pelos meios de comunicação sob diversas formas, uma delas é a história em quadrinho. Ora rejeitados, ora aceitos na educação, alguns personagens com deficiência têm sido inseridos e incluídos em histórias já conhecidas e aceitos pelos leitores de diversas idades.
- ItemA influência da construção de papeis sociais de gênero na escolha profissional(2017) LIMA, Flaviane Izidro Alves de; VOIG, Ana Elisa Gambarti Teixeira; FEIJÓ, Marianne Ramos; CAMARGO, Mario Lázaro; CARDOSO, Hugo FerrariA educação sexista é transmitida dentro e fora das escolas por meio das relações sociais dos indivíduos, o que contribui para que homens e mulheres (re)produzam lugares sociais diferentes a partir da atribuição de papeis sociais de gênero. Esse processo leva a construção de diferentes formas de comportamentos, interesses e escolhas, inclusive, relacionadas ao trabalho. Realizou-se uma revisão bibliográfica, nas bases de dados: portal de periódicos eletrônicos de Psicologia (PePSIC) da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), bem como no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos livros e periódicos catalogados na biblioteca da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru, a fim de investigar como a educação, formal e informal, permeada por questões de gênero, influenciam os interesses e escolhas profissionais. Constatou-se a importância da reflexão e da discussão sobre questões de gênero no tocante aos interesses e escolhas profissionais e a consequente produção de novos estudos sobre o tema, já que as desigualdades de gênero vividas na sociedade e, portanto, nas organizações de trabalho, limitam escolhas, relações, o desenvolvimento e, podem prejudicar a saúde das pessoas.
- ItemA influência da construção de papeis sociais de gênero na escolha profissional(2017) LIMA, Flaviane Izidro Alves de; VOIG, Ana Elisa Gambarti Teixeira; FEIJÓ, Marianne Ramos; CAMARGO, Mario Lázaro; CARDOSO, Hugo FerrariA educação sexista é transmitida dentro e fora das escolas por meio das relações sociais dos indivíduos, o que contribui para que homens e mulheres (re)produzam lugares sociais diferentes a partir da atribuição de papeis sociais de gênero. Esse processo leva a construção de diferentes formas de comportamentos, interesses e escolhas, inclusive, relacionadas ao trabalho.
- ItemA influência do capital cultural na formação docente(2020) CARMIGNOLLI, Andreza Olivieri Lopes; MUZZETI, Luci Regina; MICHELETI, Laís Inês SanseverinatoO trabalho realizado analisou como o capital cultural, definido por Pierre Bourdieu, está relacionado com a constituição do éthos; a relação entre a função docente e o status conferido ao exercício da profissão, enquanto estratégia de ascensão social. Os estudos de Carlindo (2009), Pies (2011) e Lima (2013) mostram que no espaço escolar o éthos é observado pela maneira como o professor transmite o conhecimento e as relações construídas entre a cultura escolar e o conhecimento produzido.
- ItemA liga interdisciplinar em saúde mental e suas contribuições em tempos de COVID-19(2020) OLIVEIRA, Eliany Nazaré; ANDRADE, Carla Suyane Gomes de; LIMA, Letícia Mara CavalcanteEste artigo possui como objetivo relatar a experiência da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISAM) da Universidade Estadual Vale do Acaraú, durante a pandemia do novo coronavírus. A Universidade, ao desenvolver ações de extensão durante a pandemia, compromete-se em sustentar seu valor social e mostrar-se atenta para o delicado momento histórico mundial.
- ItemA linguagem musical na educação infantil: reflexões e possibilidades(2017) VIANA, Erica; MONTEIRO, Dirce ChararaO presente estudo teve como principalobjetivo investigar a função da música na educação infantil da perspectiva de representantes dos três níveis interferentes na prática pedagógica: 1) a autora do capítulo dedicado à música no Referencial Curricular Nacional para educação infantil; 2) a coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal da Educação de uma cidade do interior paulista; 3) professores atuantes na educação infantil. A pesquisa, de cunho qualitativo, iniciou as investigações partindo das sugestões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 1999, 2010) e nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998) que propõem que a música deve ser vivenciada através da exploração (corpo e demais possibilidades sonoras), ludicidade, expressão, apreciação e criação, mostrando preocupação com a musicalização do indivíduo e considerando a música como uma linguagem fundamental para a formação infantil. As vozes da autora do RCNEI, coordenadora do munícípio e das professoras foram obtidas por meio de entrevistas. A análise dos dados procurou identificar a relação existente entre o que é proposto e como as professoras relatam a prática.
- ItemA linguagem musical na educação infantil: reflexões e possibilidades(2017) VIANA, Erica; MONTEIRO, Dirce ChararaO presente estudo teve como principalobjetivo investigar a função da música na educação infantil da perspectiva de representantes dos três níveis interferentes na prática pedagógica: 1) a autora do capítulo dedicado à música no Referencial Curricular Nacional para educação infantil; 2) a coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal da Educação de uma cidade do interior paulista; 3) professores atuantes na educação infantil.