DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
URI Permanente para esta coleção
A DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação é vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação, tornou-se uma das revistas oficiais da FCL. Recebeu o Qualis B-5 da CAPES e sempre foi publicada na forma impressa. Sua periodicidade é semestral, (jan./jun. e jul./dez.), sendo um volume por ano com dois números. Cada número tem duas partes, uma denominada Artigos Originais, com temas variados, e a outra denominada Dossiê, que é temática e publica apenas artigos relacionados com o tema do dossiê.
Descrição
Navegar
Navegando DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 152
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA linguagem musical na educação infantil: reflexões e possibilidades(2017) VIANA, Erica; MONTEIRO, Dirce ChararaO presente estudo teve como principalobjetivo investigar a função da música na educação infantil da perspectiva de representantes dos três níveis interferentes na prática pedagógica: 1) a autora do capítulo dedicado à música no Referencial Curricular Nacional para educação infantil; 2) a coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal da Educação de uma cidade do interior paulista; 3) professores atuantes na educação infantil. A pesquisa, de cunho qualitativo, iniciou as investigações partindo das sugestões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 1999, 2010) e nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998) que propõem que a música deve ser vivenciada através da exploração (corpo e demais possibilidades sonoras), ludicidade, expressão, apreciação e criação, mostrando preocupação com a musicalização do indivíduo e considerando a música como uma linguagem fundamental para a formação infantil. As vozes da autora do RCNEI, coordenadora do munícípio e das professoras foram obtidas por meio de entrevistas. A análise dos dados procurou identificar a relação existente entre o que é proposto e como as professoras relatam a prática.
- ItemQualidade da educação infantil na rede municipal de ensino de vitória da conquista: um olhar sobre o discurso das coordenadoras pedagógicas(2017) SOARES, Relva Lopes Chaves; PEREIRA, Sandra Márcia CamposO objetivo deste texto é conhecer a percepção das coordenadoras pedagógicas sobre a qualidade da EI na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista - BA. É uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados se deu a partir do uso dos postulados foucaultianos de: discurso, vontade de verdade, saber e poder. O estudo revela que: a) há sintonia das coordenadoras pedagógicas com a concepção de qualidade da Educação Infantil respaldada na cidadania infantil; b) as coordenadoras pedagógicas acreditam que é possível garantir às crianças uma Educação Infantil pública de qualidade; c) existe distanciamento do discurso científico e do discurso político das condições de oferecimento da Educação Infantil no município de Vitória da Conquista; d) a partir dos postulados Foucaultianos percebemos a resistência demonstrada por estas coordenadoras, que apesar das condições de trabalho a que estão submetidas, atuam em prol da melhoria da qualidade da Educação Infantil nas creches que estão sob sua responsabilidade.
- ItemEducação sexual e docência: as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola(2017) ARGENTI, Paula Camila; MILANI, Débora Raquel da CostaCom este artigo pretendemos: evidenciar a necessidade de considerar a educação de forma plural, não unidimensionalizando e subordinando os educandos a esquemas monolíticos e iconoclastas que geram a “educação praxeológica”. Ao contrário, observamos a imprescindibilidade da autorreflexão dos docentes e a emergência de trabalhar as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola, junto à comunidade escolar, e evidenciar o enlace e o comprometimento da educação com a educação sexual.
- ItemAs contribuições do brinquedo de miriti na construção sócio-histórico cultural da criança: artefato cultural(2017) RODRIGUES, Suellen Silva; LEÃO, Andreza Marques de Castro; ARGENTI PEREZ, Márcia CristinaO presente estudo tem como objetivo apresentar o brinquedo de miriti como um artefato cultural a fim de que se possa refletir acerca de sua contribuição na construção sócio- histórico cultural da criança e no seu aprendizado. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico.
- ItemA trajetória escolar dos alunos do curso de educação física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira(2017) FIORANTE, Flávia Baccin; MUZETTI, Luci Regina; INFORSATO, Cassiano FerreiraO presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas da camada popular do curso de licenciatura em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, esta ultima composta por uma entrevista semi-estruturada. Os dados revelam que, os quatro sujeitos pesquisados, apresentam vários pontos de convergência quanto ao habitus, ao déficit em relação a práticas culturais, à freqüência a eventos esportivos, à empatia com a disciplina Educação Física ao longo do período escolar e à infância regada pela vivência esportiva. Concluímos que esses fatos ajudam a compreender os motivos que podem ter contribuído para a escolha da profissão dos sujeitos pesquisados.
- ItemPedagogia hospitalar favorecendo a continuidade escolar da criança hospitalizada(2017) ZIMMERMANN, Anita; BONIFÁCIO, Arlete Ribeiro; NASCIMENTO, Rosemeire do; KIBRIT, Sheila ZimmermannA hospitalização da criança pode afastá-la de suas atividades pedagógicas e sociais. Nesse momento, o apoio do pedagogo hospitalar oferece a garantia da manutenção das atividades escolares, podendo amenizar angústias, repercutindo positivamente na colaboração com o tratamento oferecido pela equipe de saúde.
- ItemOuvindo meninos: relações de gênero na educação infantil(2017) RUIS, Fernanda Ferrari; PEREZ, Márcia Cristina ArgentiCompreendendo gênero como uma construção social e a criança como um sujeito ativo, capaz e dotado de potencialidades, o presente estudo objetivou apreender as representações de gênero reveladas por dois meninos no contexto da Educação Infantil. Foram adotadas estratégias de investigação de abordagem qualitativa como a observação participante e um momento de intervenção denominado hora lúdica. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A pesquisa revelou que os meninos nem sempre fazem ou brincam do que os adultos esperam ou querem que eles realmente façam. A investigação nos possibilitou enxergar diferentes formas de ser menino, ampliando o nosso conhecimento acerca das relações de gênero na infância.
- ItemNativos digitais: considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica(2017) TEZANI, Thaís Cristina RodriguesNosso objetivo nesse artigo é realizar uma discussão teórica e analisar alguns dados empíricos de uma pesquisa a qual relaciona os nativos digitais e a prática pedagógica em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Estudos apontam mudanças no processo educativo e nas interações sociais, mediadas pelas tecnologias, dos nativos digitais. Utilizamos apoio de estudos teóricos para fundamentar nossas discussões, apresentamos os dados coletados com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, considerados nativos digitais e relacionamos sua análise com a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica, uma vez que as TDIC estão presentes na vida social e na mediação da aprendizagem desses nativos digitais. A discussão sobre essas temáticas é fundamental para compreendermos a atual conjuntura do processo de ensinar e aprender contemporâneo.
- ItemPedagogia hospitalar favorecendo a continuidade escolar da criança hospitalizada(2017) ZIMMERMANN, Anita; BONIFÁCIO, Arlete Ribeiro; NASCIMENTO, Rosemeire do; KIBRIT, Sheila ZimmermannA hospitalização da criança pode afastá-la de suas atividades pedagógicas e sociais. Nesse momento, o apoio do pedagogo hospitalar oferece a garantia da manutenção das atividades escolares, podendo amenizar angústias, repercutindo positivamente na colaboração com o tratamento oferecido pela equipe de saúde. O objetivo deste estudo foi elucidar a importância da pedagogia hospitalar como meio de manutenção do sentimento de inclusão escolar da criança ainda em ambiente hospitalar. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica relativa ao tema proposto. Como considerações finais, o atendimento pedagógico hospitalar mantém o vínculo escolar, durante o período de hospitalização, acompanhando as atividades educacionais propostas pela instituição escolar da qual faz parte, estimulando a criança na continuidade do seu desenvolvimento emocional, psicológico e social.
- ItemApresentação Dossiê: Processo de escolarização, famílias e diversidade(2017) SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato; GIRALDI, Luciana Ponce BellidoEste número apresenta o dossiê temático: Processo de escolarização, famílias e diversidade, organizado pelo Grupode Estudos e Pesquisa “Desenvolvimento e Educação no Contexto da Família e da Escola” (GPDEFE), da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os autores deste dossiê propõem discussões ancoradas em teorias e pesquisas com fundamento em diferentes áreas, tais como a pedagogia, a psicologia e a sociologia, as quais compreendem a escola em interação com outros ambientes e dentro das pertenças atuais que permeiam e acrescentam à organização do campo educacional no Brasil, na Espanha e em Portugal.
- ItemAs contribuições do brinquedo de miriti na construção sócio-histórico cultural da criança: “artefato cultural”(2017) RODRIGUES, Suellen Silva; LEÃO, Andreza Marques de Castro; PEREZ, Márcia Cristina ArgentiO presente estudo tem como objetivo apresentar o brinquedo de miriti como um artefato cultural a fim de que se possa refletir acerca de sua contribuição na construção sócio- histórico cultural da criança e no seu aprendizado. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Tendo como enfoque o brinquedo de miriti como um elemento catalizador nesse processo de construção. O brinquedo do miriti é um artesanato característico da Amazônia, que faz parte do cotidiano dos ribeirinhos do Estado do Pará, sobretudo dos habitantes do município de Abaetetuba. A palmeira do miriti tem várias utilidades que representa a cultura local, tais como: tala para cestarias, palha para cobertura de casas, brinquedo de miriti entre outros. Os brinquedos ganharam notoriedade por expressar o imaginário local, com o seu colorido e leveza. Durante as festividades religiosas, principalmente, a de Nossa Senhora de Nazaré, os brinquedos de miriti recebem uma atenção especial, pois são expostos nas praças ou comercializados em girândolas. Foi criado na cidade de Abaetetuba o Festival de Miriti, popularmente conhecido como MiritiFest, com o intuito de evidenciar a produção do brinquedo e para fins comerciais. O festival recebeu tamanho destaque que foi transformado em patrimônio cultural do Estado do Pará. Por meio da construção do brinquedo este promove a interação com a natureza e sua história, e contribui para a criação de um ambiente direcionado para a construção do saber e as relações sociais.
- ItemIntervenção com famílias cujos filhos são surdocegos(2017) CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali A. A.; COSTA, Maria Piedade Resende daA família é o agente mediador primário entre o indivíduo e as demais unidades da sociedade. Sofre interferência nos casos da presença de uma alteração no desenvolvimento do filho. O presente estudo teve como objetivo implementar e avaliar um programa de intervenção que fornecesse oportunidades crescentes de desenvolvimento de novas competências nos pais, em relação às possibilidades e as técnicas de comunicação mais viáveis com suas filhas surdocegas.
- ItemO modelo de salas de recursos multifuncionais: avanços e retrocessos de uma realidade em construção(2017) MOSCARDINI, Saulo Fantato; OLIVEIRA, Adriana Maria Leone AlvesO presente artigo objetiva discutir os avanços e retrocessos experimentados pela proposta de Sala de Recursos Multifuncionais em um município polo de formação para o Programa Educação Inclusiva: Atenção à Diversidade. Toma como base os resultados apresentados por dois estudos realizados nessa mesma realidade em períodos diferentes, organizando essas informações em categorias de análise voltadas para a observação das relações experienciadas nesse serviço de apoio. A comparação dos dados apresentados por essas investigações descreve um contexto no qual as mudanças sofridas por esse atendimento parecem se limitar a aspectos organizacionais, sem se preocuparem em oferecer as condições necessárias para que seja estruturado um trabalho que possibilite o pleno desenvolvimento do potencial de aprendizagem do aluno com deficiência.
- ItemA escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos(2017) CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; FONSECA, Kátia de AbreuO estudo desenvolve uma análise teórica sobre a escola inclusiva, considerando a diversidade e fazendo um paralelo entre a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Proporciona uma discussão sobre questões atuais e relevantes, abrangendo os valores e paradigmas que têm norteado a educação brasileira destinada aos alunos, com ênfase na disparidade, sobretudo daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais. Enfatiza a importância do convívio e do respeito à diversidade, mostrando a necessidade de flexibilização, modificação e adaptação do ambiente escolar para oferecer a todos, oportunidades e condições de desenvolvimento pleno em uma perspectiva de cultura inclusiva.
- ItemApresentação Dossiê: educação, educadores e infância(2017) PEREZ, Márcia Cristina ArgentiEste número apresenta um dossiê temático: Educação, Educadores e Infância com artigos científicos produzidos por pesquisadores e colaboradores do Grupo de estudos e pesquisas sobre infância, família e escolarização -GEPIFE, da Universidade Estadual Paulista -UNESP CNPq.As perspectivas temáticas dos autores estão ancoradas em teorias e pesquisas de diferentes áreas –pedagogia, psicologia, sociologia, linguística, política –que remetem à infância, como conceito socialmente oscilante no tempo e no espaço, e à criança e seus educadores, como sujeitos contextualizados.
- ItemO corpo humano como alimento para a sexualidade(2017) OLIVEIRA, Everton Luiz de; CARDOSO, Oliveira, Daniel Cordeiro; DENARI, Fátima ElisabethO presente artigo retrata uma caminhada teórica com vistas à enunciação de uma narrativa histórica e cultural que apresenta o corpo como elemento central na formatação e construção da sexualidade humana. Tal caminhada intui evidenciar algumas projeções, pensamentos e materializações que permitiram definir a beleza corporal como promotora de desejos, intencionalidades e sensações eróticas em favor de uma sexualidade anunciada no e pelo senso comum como ideal.
- ItemPrivacidade em tempos de internet: comportamento e discursivização de si entre usuários no ambiente virtual(2017) SANTOS, Fausi dos; RIBEIRO, Paulo Rennes MarçalO artigo apresenta as transformações produzidas no comportamento dos usuários da internet com o advento do Mundo Virtual, principalmente na exteriorização da privacidade e intimidade em redes sociais. É comum entre muitos internautas a discursivização de seus afazeres diários, bem como, a manifestação de seus desejos e fantasias pessoais no ambiente virtual, em muitos casos na busca de aceitação e reconhecimento por outros usuários.
- ItemRelação das famílias com a escolaridade e sucesso escolar: comparação entre famílias de origem cabo-verdiana, origem indiana e autóctones(2017) SEABRA, TeresaA explicação para a desigualdade dos desempenhos escolares dada pelos profissionais da educação vem frequentemente associada à amplitude do apoio familiar à escolarização dos descendentes. Com o intuito de explorarmos esta relação analisam-se resultados de parte de um inquérito por questionário aplicado junto de crianças do 5º e 6º ano de escolaridade, onde foi possível identificar a trajectória escolar de cada aluno e as representações e práticas dos seus progenitores na relação com a escola.
- ItemEditorial(2017) RIBEIRO, Paulo Rennes MarçalCom satisfação publicamos o v. 19, n. 2, jul./dez.da DOXA –Revista Brasileira de Psicologia e Educação, que apresenta, além dos artigos gerais iniciais, uma sessão temática denominada Dossiêque, neste número, traz a temática Infância e Práticas Educativas.
- ItemApresentação(2017) ARGENTI PEREZ, Márcia Cristina