DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
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A DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação é vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação, tornou-se uma das revistas oficiais da FCL. Recebeu o Qualis B-5 da CAPES e sempre foi publicada na forma impressa. Sua periodicidade é semestral, (jan./jun. e jul./dez.), sendo um volume por ano com dois números. Cada número tem duas partes, uma denominada Artigos Originais, com temas variados, e a outra denominada Dossiê, que é temática e publica apenas artigos relacionados com o tema do dossiê.
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- ItemPedagogia hospitalar favorecendo a continuidade escolar da criança hospitalizada(2017) ZIMMERMANN, Anita; BONIFÁCIO, Arlete Ribeiro; NASCIMENTO, Rosemeire do; KIBRIT, Sheila ZimmermannA hospitalização da criança pode afastá-la de suas atividades pedagógicas e sociais. Nesse momento, o apoio do pedagogo hospitalar oferece a garantia da manutenção das atividades escolares, podendo amenizar angústias, repercutindo positivamente na colaboração com o tratamento oferecido pela equipe de saúde. O objetivo deste estudo foi elucidar a importância da pedagogia hospitalar como meio de manutenção do sentimento de inclusão escolar da criança ainda em ambiente hospitalar. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica relativa ao tema proposto. Como considerações finais, o atendimento pedagógico hospitalar mantém o vínculo escolar, durante o período de hospitalização, acompanhando as atividades educacionais propostas pela instituição escolar da qual faz parte, estimulando a criança na continuidade do seu desenvolvimento emocional, psicológico e social.
- ItemIntervenção com famílias cujos filhos são surdocegos(2017) CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali A. A.; COSTA, Maria Piedade Resende daA família é o agente mediador primário entre o indivíduo e as demais unidades da sociedade. Sofre interferência nos casos da presença de uma alteração no desenvolvimento do filho. O presente estudo teve como objetivo implementar e avaliar um programa de intervenção que fornecesse oportunidades crescentes de desenvolvimento de novas competências nos pais, em relação às possibilidades e as técnicas de comunicação mais viáveis com suas filhas surdocegas. Participaram duas famílias que possuem filhas surdocegas (identificadas como 9F e 7F), pré-lingüísticas, ambas com surdez profunda bilateral associadas à baixa visão monocular. A coleta de dados ocorreu 106 encontros com as famílias, distribuídos em formas de atividades distintas: avaliação inicial, reuniões, aulas abertas, troca de informações, visitas às residências e avaliação final. O aspecto mais destacado pelas famílias foram o desenvolvimento e ampliação dos recursos de comunicação. Este fato promoveu mudanças positivas e importantes no comportamento das filhas. Provavelmente, o progresso e as conquistas obtidas pelos participantes só se tornaram viáveis em função dos contatos constantes estabelecidos entre a escola e o contexto familiar.
- ItemEditorial(2017) RIBEIRO, Paulo Rennes MarçalCom satisfação publicamos o v. 19, n. 2, jul./dez.da DOXA –Revista Brasileira de Psicologia e Educação, que apresenta, além dos artigos gerais iniciais, uma sessão temática denominada Dossiêque, neste número, traz a temática Infância e Práticas Educativas.
- ItemApresentação Dossiê: educação, educadores e infância(2017) PEREZ, Márcia Cristina ArgentiEste número apresenta um dossiê temático: Educação, Educadores e Infância com artigos científicos produzidos por pesquisadores e colaboradores do Grupo de estudos e pesquisas sobre infância, família e escolarização -GEPIFE, da Universidade Estadual Paulista -UNESP CNPq.As perspectivas temáticas dos autores estão ancoradas em teorias e pesquisas de diferentes áreas –pedagogia, psicologia, sociologia, linguística, política –que remetem à infância, como conceito socialmente oscilante no tempo e no espaço, e à criança e seus educadores, como sujeitos contextualizados.
- ItemAs trajetórias escolares: percepções de crianças-alunos e professoras(2017) GIRALDI, Luciana Ponce BellidoPode-se dizer que há dois eixos centrais que perpassam o conceito de infância. O primeiro é a socialização, atrelada principalmente às instituições sociais, como a escola e a família, em que adultos ensinam maneiras de ser e agir em sociedade para a manutenção e coesão da mesma. E, o segundo, é a individualização, na qual a criança é um sujeito de direitos e um protagonista social.
- ItemA trajetória escolar dos alunos do curso de educação física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira(2017) FIORANTE, Flávia Baccin; MUZETTI, Luci Regina; INFORSATO, Cassiano FerreiraO presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas da camada popular do curso de licenciatura em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, esta ultima composta por uma entrevista semi-estruturada. Os dados revelam que, os quatro sujeitos pesquisados, apresentam vários pontos de convergência quanto ao habitus, ao déficit em relação a práticas culturais, à freqüência a eventos esportivos, à empatia com a disciplina Educação Física ao longo do período escolar e à infância regada pela vivência esportiva. Concluímos que esses fatos ajudam a compreender os motivos que podem ter contribuído para a escolha da profissão dos sujeitos pesquisados.
- ItemPedagogia hospitalar favorecendo a continuidade escolar da criança hospitalizada(2017) ZIMMERMANN, Anita; BONIFÁCIO, Arlete Ribeiro; NASCIMENTO, Rosemeire do; KIBRIT, Sheila ZimmermannA hospitalização da criança pode afastá-la de suas atividades pedagógicas e sociais. Nesse momento, o apoio do pedagogo hospitalar oferece a garantia da manutenção das atividades escolares, podendo amenizar angústias, repercutindo positivamente na colaboração com o tratamento oferecido pela equipe de saúde.
- ItemOuvindo meninos: relações de gênero na educação infantil(2017) RUIS, Fernanda Ferrari; PEREZ, Márcia Cristina ArgentiCompreendendo gênero como uma construção social e a criança como um sujeito ativo, capaz e dotado de potencialidades, o presente estudo objetivou apreender as representações de gênero reveladas por dois meninos no contexto da Educação Infantil. Foram adotadas estratégias de investigação de abordagem qualitativa como a observação participante e um momento de intervenção denominado hora lúdica. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A pesquisa revelou que os meninos nem sempre fazem ou brincam do que os adultos esperam ou querem que eles realmente façam. A investigação nos possibilitou enxergar diferentes formas de ser menino, ampliando o nosso conhecimento acerca das relações de gênero na infância.
- ItemIntervenção com famílias cujos filhos são surdocegos(2017) CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali A. A.; COSTA, Maria Piedade Resende daA família é o agente mediador primário entre o indivíduo e as demais unidades da sociedade. Sofre interferência nos casos da presença de uma alteração no desenvolvimento do filho. O presente estudo teve como objetivo implementar e avaliar um programa de intervenção que fornecesse oportunidades crescentes de desenvolvimento de novas competências nos pais, em relação às possibilidades e as técnicas de comunicação mais viáveis com suas filhas surdocegas.
- ItemO modelo de salas de recursos multifuncionais: avanços e retrocessos de uma realidade em construção(2017) MOSCARDINI, Saulo Fantato; OLIVEIRA, Adriana Maria Leone AlvesO presente artigo objetiva discutir os avanços e retrocessos experimentados pela proposta de Sala de Recursos Multifuncionais em um município polo de formação para o Programa Educação Inclusiva: Atenção à Diversidade. Toma como base os resultados apresentados por dois estudos realizados nessa mesma realidade em períodos diferentes, organizando essas informações em categorias de análise voltadas para a observação das relações experienciadas nesse serviço de apoio. A comparação dos dados apresentados por essas investigações descreve um contexto no qual as mudanças sofridas por esse atendimento parecem se limitar a aspectos organizacionais, sem se preocuparem em oferecer as condições necessárias para que seja estruturado um trabalho que possibilite o pleno desenvolvimento do potencial de aprendizagem do aluno com deficiência.
- ItemA escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos(2017) CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; FONSECA, Kátia de AbreuO estudo desenvolve uma análise teórica sobre a escola inclusiva, considerando a diversidade e fazendo um paralelo entre a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Proporciona uma discussão sobre questões atuais e relevantes, abrangendo os valores e paradigmas que têm norteado a educação brasileira destinada aos alunos, com ênfase na disparidade, sobretudo daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais. Enfatiza a importância do convívio e do respeito à diversidade, mostrando a necessidade de flexibilização, modificação e adaptação do ambiente escolar para oferecer a todos, oportunidades e condições de desenvolvimento pleno em uma perspectiva de cultura inclusiva.
- ItemEducação sexual e docência: as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola(2017) ARGENTI, Paula Camila; MILANI, Débora Raquel da CostaCom este artigo pretendemos: evidenciar a necessidade de considerar a educação de forma plural, não unidimensionalizando e subordinando os educandos a esquemas monolíticos e iconoclastas que geram a “educação praxeológica”. Ao contrário, observamos a imprescindibilidade da autorreflexão dos docentes e a emergência de trabalhar as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola, junto à comunidade escolar, e evidenciar o enlace e o comprometimento da educação com a educação sexual. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano): leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas.
- ItemApresentação Dossiê: Processo de escolarização, famílias e diversidade(2017) SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato; GIRALDI, Luciana Ponce BellidoEste número apresenta o dossiê temático: Processo de escolarização, famílias e diversidade, organizado pelo Grupode Estudos e Pesquisa “Desenvolvimento e Educação no Contexto da Família e da Escola” (GPDEFE), da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os autores deste dossiê propõem discussões ancoradas em teorias e pesquisas com fundamento em diferentes áreas, tais como a pedagogia, a psicologia e a sociologia, as quais compreendem a escola em interação com outros ambientes e dentro das pertenças atuais que permeiam e acrescentam à organização do campo educacional no Brasil, na Espanha e em Portugal.
- ItemAs contribuições do brinquedo de miriti na construção sócio-histórico cultural da criança: “artefato cultural”(2017) RODRIGUES, Suellen Silva; LEÃO, Andreza Marques de Castro; PEREZ, Márcia Cristina ArgentiO presente estudo tem como objetivo apresentar o brinquedo de miriti como um artefato cultural a fim de que se possa refletir acerca de sua contribuição na construção sócio- histórico cultural da criança e no seu aprendizado. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Tendo como enfoque o brinquedo de miriti como um elemento catalizador nesse processo de construção. O brinquedo do miriti é um artesanato característico da Amazônia, que faz parte do cotidiano dos ribeirinhos do Estado do Pará, sobretudo dos habitantes do município de Abaetetuba. A palmeira do miriti tem várias utilidades que representa a cultura local, tais como: tala para cestarias, palha para cobertura de casas, brinquedo de miriti entre outros. Os brinquedos ganharam notoriedade por expressar o imaginário local, com o seu colorido e leveza. Durante as festividades religiosas, principalmente, a de Nossa Senhora de Nazaré, os brinquedos de miriti recebem uma atenção especial, pois são expostos nas praças ou comercializados em girândolas. Foi criado na cidade de Abaetetuba o Festival de Miriti, popularmente conhecido como MiritiFest, com o intuito de evidenciar a produção do brinquedo e para fins comerciais. O festival recebeu tamanho destaque que foi transformado em patrimônio cultural do Estado do Pará. Por meio da construção do brinquedo este promove a interação com a natureza e sua história, e contribui para a criação de um ambiente direcionado para a construção do saber e as relações sociais.
- ItemO corpo humano como alimento para a sexualidade(2017) OLIVEIRA, Everton Luiz de; CARDOSO, Oliveira, Daniel Cordeiro; DENARI, Fátima ElisabethO presente artigo retrata uma caminhada teórica com vistas à enunciação de uma narrativa histórica e cultural que apresenta o corpo como elemento central na formatação e construção da sexualidade humana. Tal caminhada intui evidenciar algumas projeções, pensamentos e materializações que permitiram definir a beleza corporal como promotora de desejos, intencionalidades e sensações eróticas em favor de uma sexualidade anunciada no e pelo senso comum como ideal.
- ItemPrivacidade em tempos de internet: comportamento e discursivização de si entre usuários no ambiente virtual(2017) SANTOS, Fausi dos; RIBEIRO, Paulo Rennes MarçalO artigo apresenta as transformações produzidas no comportamento dos usuários da internet com o advento do Mundo Virtual, principalmente na exteriorização da privacidade e intimidade em redes sociais. É comum entre muitos internautas a discursivização de seus afazeres diários, bem como, a manifestação de seus desejos e fantasias pessoais no ambiente virtual, em muitos casos na busca de aceitação e reconhecimento por outros usuários.
- ItemApresentação(2017) ARGENTI PEREZ, Márcia Cristina
- ItemEditorial(2017) RIBEIRO, Paulo Rennes MarçalCom satisfação publicamos o v. 19, n. 1, jan./jun.de 2017 da DOXA:Revista Brasileira de Psicologia e Educação, que apresenta, além dos artigos gerais iniciais, uma sessão temática denominada Dossiê que, neste número, traz a temática Processo de escolarização, famílias e diversidade.
- ItemA influência da construção de papeis sociais de gênero na escolha profissional(2017) LIMA, Flaviane Izidro Alves de; VOIG, Ana Elisa Gambarti Teixeira; FEIJÓ, Marianne Ramos; CAMARGO, Mario Lázaro; CARDOSO, Hugo FerrariA educação sexista é transmitida dentro e fora das escolas por meio das relações sociais dos indivíduos, o que contribui para que homens e mulheres (re)produzam lugares sociais diferentes a partir da atribuição de papeis sociais de gênero. Esse processo leva a construção de diferentes formas de comportamentos, interesses e escolhas, inclusive, relacionadas ao trabalho. Realizou-se uma revisão bibliográfica, nas bases de dados: portal de periódicos eletrônicos de Psicologia (PePSIC) da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), bem como no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos livros e periódicos catalogados na biblioteca da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru, a fim de investigar como a educação, formal e informal, permeada por questões de gênero, influenciam os interesses e escolhas profissionais. Constatou-se a importância da reflexão e da discussão sobre questões de gênero no tocante aos interesses e escolhas profissionais e a consequente produção de novos estudos sobre o tema, já que as desigualdades de gênero vividas na sociedade e, portanto, nas organizações de trabalho, limitam escolhas, relações, o desenvolvimento e, podem prejudicar a saúde das pessoas.
- ItemFeminismo, identidade e gênero em Judith Butler: apontamentos a partir de “problemas de gênero”(2017) FIRMINO, Flávio Henrique; PORCHAT, PatriciaPretende-se nesse artigo acompanhar a proposta inicial de Judith Butler em Problemas de Gênero, de que o gênero não é uma essência nem uma construção social, mas uma produção do poder. Tomando o feminismo como mote para discutir inicialmente a identidade, vemos sua questão se expandir para o gênero, em geral, e chegar à própria noção de sujeito. A partir da crítica genealógica de Michel Foucault e de sua noção de poder, Butler pretende realizar uma crítica das categorias de identidade e, especificamente, da identidade enquanto fundamento da ação política do feminismo.