DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação

URI Permanente para esta coleção

A DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação é vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação, tornou-se uma das revistas oficiais da FCL. Recebeu o Qualis B-5 da CAPES e sempre foi publicada na forma impressa. Sua periodicidade é semestral, (jan./jun. e jul./dez.), sendo um volume por ano com dois números. Cada número tem duas partes, uma denominada Artigos Originais, com temas variados, e a outra denominada Dossiê, que é temática e publica apenas artigos relacionados com o tema do dossiê.

Descrição

  • Mantenedor: UNESP
  • Tipo: IESE
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Araraquara/SP
  • ISSN: 2594-8385
  • Qualis: B3
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • Tít. abrev.: DOXA: Rev. Bras. Psi. e Educ.
  • E-mail: revistadoxafclar@gmail.com
  • Navegar

    Submissões Recentes

    Agora exibindo 1 - 5 de 152
    • Item
      Editorial: Entrelaces da psicologia e educação
      (2020) GORNI, Carla; CRUZ, José Anderson Santos
      Pensar em Educação é estar diante de vários desafios, e pensar nesse cenário, esta edição estamos entrelaçando Psicologia e Educação, uma Edição Especial uma compilação de artigos com pesquisas desenvolvidas e orientadas por psicólogos clínicos, analistas e docentes. Os textos foram criteriosamente designados, os quais foram avaliados e revisados.
    • Item
      A influência do capital cultural na formação docente
      (2020) CARMIGNOLLI, Andreza Olivieri Lopes; MUZZETI, Luci Regina; MICHELETI, Laís Inês Sanseverinato
      O trabalho realizado analisou como o capital cultural, definido por Pierre Bourdieu, está relacionado com a constituição do éthos; a relação entre a função docente e o status conferido ao exercício da profissão, enquanto estratégia de ascensão social. Os estudos de Carlindo (2009), Pies (2011) e Lima (2013) mostram que no espaço escolar o éthos é observado pela maneira como o professor transmite o conhecimento e as relações construídas entre a cultura escolar e o conhecimento produzido.
    • Item
      Toxicomania: a droga, o sujeito e a psicanálise
      (2020) LAMEGO, Rafaela Gonçalves de Jesus; BRITO, Lavínia Carvalho
      A partir de uma revisão da literatura como método de pesquisa, este trabalho pretende apontar os caminhos tradicionalmente percorridos para tratar a problemática do consumo de drogas – tão lesivo e presente na atualidade – assim como os caminhos que podem ser explorados a partir da psicanálise. Analisaremos os termos comumente relacionados ao consumo de drogas, para que possamos distinguir as características que levam os psicanalistas a assumirem o termo toxicomania e não outro qualquer, enfatizando a relação sujeito-droga.
    • Item
      Síndrome de Burnout: uma avaliação com policiais civis de um município da Região Médio Paraíba
      (2020) CASTRO, Larissa Pinheiro de; CARVALHO, Carolina de Souza; MIRANDA, Eduardo de Freitas
      O presente artigo busca identificar a ocorrência da Síndrome de Burnout em policiais civis, a partir de um estudo descritivo-quantitativo, realizado com 28 profissionais de uma delegacia de polícia da Região Médio Paraíba. Na coleta de dados, foi utilizado o Maslach Burnout Inventory (MBI) com questões de dados sociodemográficos e profissionais. Como referência para correção foi utilizado os pontos de corte do MBI desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Estresse e Síndrome de Burnout (GEPEB).
    • Item
      Um percurso pela angústia na obra de Freud
      (2020) HUGUENIN, Ana Carolina de Faria; BRITO, Lavínia Carvalho
      Este artigo apresenta um trajeto pelos principais textos de Sigmund Freud que têm como tema central a angústia. Desde o início de sua obra, este era um assunto abordado por Freud. Incialmente, a angústia aparecia relacionada diretamente às neuroses atuais, ponto de partida para uma primeira teoria da angústia, em que esta era considerada resultado de uma excitação sexual não descarregada.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilhar - 4.0 Internacional.