DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação

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A DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação é vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação, tornou-se uma das revistas oficiais da FCL. Recebeu o Qualis B-5 da CAPES e sempre foi publicada na forma impressa. Sua periodicidade é semestral, (jan./jun. e jul./dez.), sendo um volume por ano com dois números. Cada número tem duas partes, uma denominada Artigos Originais, com temas variados, e a outra denominada Dossiê, que é temática e publica apenas artigos relacionados com o tema do dossiê.

Descrição

  • Mantenedor: UNESP
  • Tipo: IESE
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Araraquara | SP
  • ISSN: 2594-8385
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • E-mail: atendimento@editoraiberoamericana.com
  • Editor: Paulo Rennes Marçal Ribeiro
  • Tít. abrev.: DOXA: Rev. Bras. Psi. e Educ.
  • Sistema de Preservação Digital: PKP PLN
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      Editorial: Entrelaces da psicologia e educação
      (2020) GORNI, Carla; CRUZ, José Anderson Santos
      Pensar em Educação é estar diante de vários desafios, e pensar nesse cenário, esta edição estamos entrelaçando Psicologia e Educação, uma Edição Especial uma compilação de artigos com pesquisas desenvolvidas e orientadas por psicólogos clínicos, analistas e docentes. Os textos foram criteriosamente designados, os quais foram avaliados e revisados.
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      A influência do capital cultural na formação docente
      (2020) CARMIGNOLLI, Andreza Olivieri Lopes; MUZZETI, Luci Regina; MICHELETI, Laís Inês Sanseverinato
      O trabalho realizado analisou como o capital cultural, definido por Pierre Bourdieu, está relacionado com a constituição do éthos; a relação entre a função docente e o status conferido ao exercício da profissão, enquanto estratégia de ascensão social. Os estudos de Carlindo (2009), Pies (2011) e Lima (2013) mostram que no espaço escolar o éthos é observado pela maneira como o professor transmite o conhecimento e as relações construídas entre a cultura escolar e o conhecimento produzido.
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      Toxicomania: a droga, o sujeito e a psicanálise
      (2020) LAMEGO, Rafaela Gonçalves de Jesus; BRITO, Lavínia Carvalho
      A partir de uma revisão da literatura como método de pesquisa, este trabalho pretende apontar os caminhos tradicionalmente percorridos para tratar a problemática do consumo de drogas – tão lesivo e presente na atualidade – assim como os caminhos que podem ser explorados a partir da psicanálise. Analisaremos os termos comumente relacionados ao consumo de drogas, para que possamos distinguir as características que levam os psicanalistas a assumirem o termo toxicomania e não outro qualquer, enfatizando a relação sujeito-droga.
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      Síndrome de Burnout: uma avaliação com policiais civis de um município da Região Médio Paraíba
      (2020) CASTRO, Larissa Pinheiro de; CARVALHO, Carolina de Souza; MIRANDA, Eduardo de Freitas
      O presente artigo busca identificar a ocorrência da Síndrome de Burnout em policiais civis, a partir de um estudo descritivo-quantitativo, realizado com 28 profissionais de uma delegacia de polícia da Região Médio Paraíba. Na coleta de dados, foi utilizado o Maslach Burnout Inventory (MBI) com questões de dados sociodemográficos e profissionais. Como referência para correção foi utilizado os pontos de corte do MBI desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Estresse e Síndrome de Burnout (GEPEB).
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      Sociedade e consumo: uma análise sobre as relações de consumo e o processo de subjetivação na modernidade
      (2020) SANTOS, Remo dos; CRUZ, Pedro Augusto Dinelli
      Este estudo buscará, por meio de pesquisa bibliográfica, um estudo sobre o processo de subjetivação na Sociedade de Consumo. Para isso, recorrerá a escritos de teóricos como Michel Foucault para uma análise da estrutura das sociedades ao longo da história, o que reforçará uma afirmação do tipo de comportamento de cada sociedade.
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