Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
URI Permanente para esta coleção
A revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, visa ampliar o conhecimento e a compreensão das formas pelas quais a tecnologia digital pode beneficiar processos educacionais, por meio da publicação de resultados de pesquisas sobre teorias e práticas da Informática na Educação.
Descrição
Navegar
Navegando Tecnologias, Sociedade e Conhecimento por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 104
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica no discurso das políticas educacionais(2020) DA SILVA, Andréa Villela MafraA tese investiga as políticas educacionais no Brasil, implementadas na década de 1970 até 2015, analisando a inscrição das tecnologias na educação e focalizando os pressupostos e as implicações das formulações das políticas educacionais que as sustentam. A periodização assinala o predomínio da pedagogia tecnicista e a retomada deste movimento, de forma mais intensificada, nos anos reformistas neoliberais da década de 1990, objetivado no neotecnicismo, enquanto uma forma de organização das escolas, por parte de um Estado que busca maximizar os resultados dos recursos aplicados na educação. O estudo aponta para uma estruturação teórica em dois eixos centrais: (1) o reducionismo tecnicista – em que a formação de professores parte da dimensão acadêmica para a dimensão experimental/instrumental/pragmática e coloca a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré-estabelecidos; (2) a sofisticação tecnológica – a configuração do neotecnicismo centrado nos modos de incorporação educacional das TIC.
- ItemA autorregulação, a autonomia e a autoria discente e docente através do uso do Scratch(2019) FILHO, Aldo MendesO artigo visa uma reflexão sobre o estudo de caso na Escola Municipal João de Lima Paiva no município de São Paulo e a relação direta entre a utilização da linguagem de programação Scratch e a autorregulação em Rosário (1997, 2007) e Zimmerman (2000), a autonomia de aprendizagem em Freire (1996, 2009) e a autoria dos estudantes e docentes conforme (Dewey (2010) e Resnick (2013). A pesquisa bibliográfica e documental oferece embasamento e reflexões sobre os agentes envolvidos neste processo e a importância de ter liberdade para ressignificar e expor suas interpretações. Em Papert (1994, 2007) a contextualização da aprendizagem e a valorização da prática, permitiu a observação de adequações necessárias a uma aprendizagem que se adeque a realidade emergente.
- ItemA contribution to the process of designing for learning in Massive open online courses (MOOCs)(2018) FASSBINDER, Aracele Garcia de Oliveira; BARBOSA, Ellen FrancineMassive Open Online Courses (MOOCs) hold the potential to open up educational opportunities and learning experiences to a global audience by combining recent technological advances with technology-enhanced learning.
- ItemA cultura do aprender e seus artefatos na contemporaneidade(2019) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui seis artigos científicos que refletem preocupações e caminhos percorridos por praticantes da comunidade brasileira de informática na educação. As contribuições deste volume foram escritas por autores originários de quatro regiões do Brasil (CO, N, NE, S), Distrito Federal e quatro estados da federação (Pará, Bahia, Goiás e Paraná)
- ItemA formação insubordinada do professor fundamentada em sua leitura do software de programação(2018) VENANCIO, ValkiriaDiante da atual cultura digital sente-se necessidade de novas aprendizagens, práticas criativas e éticas, de formação insubordinada criativa do educador. A leitura do professor de software de programação e uso como instrumento para além do letramento digital é vista sob abordagem antiessencialista da tecnologia por meio da metáfora: máquina-texto, design-autor e usuário-leitor. O estudo de caso traz a técnica process tracing, pouco utilizada nas pesquisas brasileiras em educação. Parte-se de formação inicial em Scratch, busca-se as manifestações reais e hipotetiza-se o mecanismo causal que intermedia a formação-causa e uso em sala-resultado. Evidências previstas e avaliadas são especificadas nos casos. Por fim, apresenta-se um modelo generalizável de formação de professores em TDIC em prol da ampliação e contribuição à sua reflexão.
- ItemA half-century perspective on Computational Thinking(2017) KAHN, KenHá mais de cinquenta anos que as pessoas exploram como os computadores podem melhorar a aprendizagem e o ensino. A natureza maleável dos computadores permitiu que ele funcione como cartão de memória, tutor pessoal, livro didático, livro de referência, laboratório virtual, questionário, espaço virtual, sala de conferências e grupos de estudo. Talvez a sugestão mais radical seja conceber o computador como algo que aprendizes podem moldar de forma criativa resultando em algo realmente significativo, dinâmico, interativo e compartilhado. E, ainda, que o processo de construção desses artefatos computacionais seja rico em oportunidades de aprendizagem. Estas oportunidades variam desde ganhar uma compreensão mais profunda do assunto até a construir habilidades de alto nível de pensamento e de resolução de problemas.
- ItemA infoinclusão da pessoa com deficiência proporcionando acesso igualitário ao mercado de trabalho em tecnologia da informação e comunicação(2014) FORNACIALI, Michel Silva; ALMEIDA, Lucimara de; ALMEIDA, Luis Rogerio Gomes deA inclusão das pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho vem aumentando, assim como a consciência social dos empregadores, os quais abrem oportunidades igualitárias para a ocupação de diversos cargos pelas PcD. No entanto, a baixa qualificação desse público ainda é a maior dificuldade para sua contratação. Esse artigo relata a experiência de uma instituição na capacitação de PcD em temas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Diferentemente de outras iniciativas focadas apenas no ensino de Informática Básica, o projeto aqui descrito prepara as PcD para atuarem no desenvolvimento ou teste de software. O artigo mostra os processos de concepção e condução do projeto, suas inovações constantes, bem como os resultados que proporcionam às PcD melhores condições de trabalho.
- ItemA produção do conhecimento sobre tecnologias digitais de informação e comunicação no programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal de Sergipe(2018) FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; ANDRADE, Carla da ConceiçãoEste trabalho apresenta o estado do conhecimento das teses e dissertações sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na área da educação, defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Para a realização, escolheram-se os resumos dos trabalhos acadêmicos como fonte. Os resumos foram organizados em seis categorias: aprendizagem mediada por TDIC, educação à distância, formação docente, percepção docente e discente, políticas educacionais, TDIC e educação inclusiva. Os resultados apontam a preocupação com a aprendizagem dos alunos mediada pelas tecnologias digitais como cerne na maior parte das pesquisas.
- ItemA tecnologia nos bastidores e a educação como protagonista(2015) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEm seu volume 3, número 1, de 2015, a revista inclui cinco artigos científicos, dois resumos estendidos de teses de doutorado e um resumo de livro. Entre os artigos, três são versões estendidas de artigos das edições de 2015 do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação), provenientes dos melhores trabalhos do WIE (Workshop de Informática na Escola), submetidos, revisados e avaliados pelo Comitê Científico da revista. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de cinco estados diferentes da federação (AL, PB, PR, RS, SP) e da Colômbia.
- ItemAção promovendo a reflexão: abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa(2019) GAVASSA, Regina Célia Fortuna BrotiAtender as necessidades dos alunos na aquisição de novas aprendizagens em um mundo complexo, globalizado e digital que está em constante mudança demanda repensar abordagens formativas, que prepare os educadores para esse desafio e que reflita na transformação de espaços, mude concepções e relações entre os atores e, consequentemente, possibilite e incentive maior engajamento nos processos de aprendizagem. Este artigo apresenta uma das abordagens adotadas pelo Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, denominado “Seminário e Mostra Ação promovendo a Reflexão”, estruturada pelos princípios pedagógicos de projetos, autonomia, inventividade, colaboração, protagonismo e pensamento reflexivo que se aproximam das premissas da Aprendizagem Criativa.
- ItemAções da educação ambiental: reflexões e práticas na escola(2021) ZAGO, Marcia Regina Rodrigues da Silva; VAZ, Ana Claudia Nüernberg; CRUZ, Marcia Aparecida Linartevis da; PEREIRA, Welson Luiz; KRELLING, Lígia MarcelinoEste artigo descreve algumas ações de Educação Ambiental (EA) em escolas de Curitiba- PR. O objetivo foi ampliar conhecimentos sobre a temática de gestão de resíduos. As atividades justificam-se pelo fato de induzir dinâmicas metodológicas de coletividade no território escolar em busca de soluções criativas, na resolução de problemas. As atividades envolveram estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, professores/as e funcionários/as. A metodologia descreve aspectos da natureza qualitativa e de observação participante, com traços da educação maker em uma abordagem STEAM. Os resultados revelaram participações mais ativas de todos os atores, em busca de possíveis caminhos para minimizar o impacto dos resíduos no ambiente escolar.
- ItemAlan Turing tinha pensamento computacional? Reflexões sobre um campo em construção(2017) VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flavia Linhalis, D´ABREU, João Vilhete Viegas; AMIEL, Tel; BARANAUSKAS, Maria Cecília CalaniA expressão pensamento computacional, amplamente usada nos últimos anos, reaviva um antigo debate em torno da importância de trazer práticas da ciência da computação para a educação. A partir da análise de um conjunto de estudos e de currículos procuramos: (i) mostrar algumas relações entre “pensamento computacional” e “pensamento algébrico” e (ii) refletir sobre possíveis impactos educacionais, sociais e econômicos desse crescente movimento. Nosso objetivo é contribuir para uma discussão fundamentada sobre o tema, considerando que, no contexto atual, existem questões econômicas e geopolíticas que resultam em diferentes metas para a educação.
- ItemAmbientes virtuais de aprendizagem e ambientes imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel e web viewers(2014) VOSS, Gleizer Bierhalz; NUNES, Felipe Becker; HERPICH, Fabrício; MEDINA, Roseclea DuarteA utilização da tecnologia na educação acarretou em importantes mudanças nos métodos e técnicas aplicadas, assim como na utilização de tecnologias de computação móvel em ambientes virtuais de aprendizagem e mundos virtuais. Este artigo é uma versão estendida de Voss et al. (2013) e apresenta um estudo acerca das soluções existentes para o acesso via dispositivos móveis ao AVA Moodle em conjunto com o mundo virtual OpenSim, com o acréscimo de novas e atualizadas ferramentas. Os resultados mostraram-se satisfatórios, com o uso do tema Bootstrap para o Moodle e o viewer Lumiya para o OpenSim, no entanto algumas limitações técnicas precisam ser superadas para o uso em grande escala.
- ItemAplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública(2018) SILVA, Maria Izabel Oliveira da; PESCE, Lucila; NETTO, Antônio ValerioO artigo descreve um estudo de caso relacionado à implantação do método de sala de aula invertida na disciplina de língua portuguesa de uma escola de ensino médio estadual da periferia da cidade de São Paulo (SP) atendendo estudantes de baixa renda, com dificuldade de acesso a Internet e tendo como dispositivo o seu próprio celular pessoal. Para tanto, será apresentado um estudo de caso qualitativo realizado após a aplicação de uma sequência didática de Língua Portuguesa durante um bimestre para quatro turmas do 2º ano do ensino médio, totalizando 80 estudantes entre 16 e 18 anos. As atividades propostas com o apoio da plataforma Google Form possibilitaram maior autonomia e engajamento dos estudantes na disciplina de língua portuguesa, bem como sugerem impactos nos indicadores das avaliações externas realizadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. São avaliadas as relações entre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aliadas às metodologias ativas de forma a ressignificar o processo de aprendizagem tendo o estudante em sua centralidade.
- ItemAprender brincando!(2019) ARAÚJO, Katia; CANGUSSÚ, Marina; ALVES JÚNIOR, ArlindoA motivação deste artigo foi o de apresentar o projeto denominado EXPOTED (Exposição de Tecnologias na Educação), para inserir o Pensamento Computacional em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua-PA, através de Oficinas de Aprendizagem Criativa e de metodologias ativas, apresentadas como propostas do Departamento de Informática Educativa (DIED), que aplicou essas abordagens dentro do contexto destas escolas, que se encontravam com ou sem infraestruturas tecnológicas adequadas. Como objetivos, priorizou-se o de inserir a linguagem de programação Scratch nas práticas docentes por meio da Computação Criativa e desplugada, além da Introdução à robótica educacional com materiais alternativos, entre eles: papelão, garrafas pet e e-lixo, entre outros. Destaca-se como resultado o envolvimento de aproximadamente 10.000 alunos atendidos nesta proposta.
- ItemAprendizagem com entretenimento através do youtube: a comunicação científica no canal nerdologia(2019) SPÍNDOLA, RailaA Cultura da Convergência está transformando o modo como vivemos, convivemos, aprendemos e ensinamos. Este artigo realiza a análise de conteúdo de dois vídeos do canal no Youtube Nerdologia, que aborda temáticas científicas utilizando referências à cultura pop. Também foram analisados os comentários dos espectadores do programa e as respostas dos produtores, em busca de compreender como é a interação do público e de que maneira o formato do canal contribui para o aprendizado em conjunto. Como base para o tratamento dos resultados obtidos, foram utilizados os conceitos de Henry Jenkins para Comunidades de Conhecimento e Letramento Midiático, abordados em sua obra Cultura da Convergência (2009)
- ItemArticulações entre práticas de educação ambiental, robótica e cultura maker no contexto das aulas de laboratório de ciências(2020) MACHADO, Aline Alvares; ZAGO, Márcia Regina Rodrigues da SilvaO artigo descreve uma prática interdisciplinar desenvolvida em uma escola municipal de Ensino Fundamental 2 em Curitiba, que consistiu na articulação entre os saberes científicos desenvolvidos no componente curricular de Ciências e os saberes populares relacionados a hortas urbanas, costurados pela Robótica e pelo viés maker, realizando o reaproveitamento de materiais em uma abordagem STEAM. A metodologia é de natureza qualitativa, exploratória, com observação e pesquisa participante. Os resultados revelaram estudantes estimulados a refletir sobre as práticas alimentares, os cuidados com o ambiente, o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais. Concluiu-se que as práticas interdisciplinares conduzidas de maneira lúdica e mão na massa, envolvendo tecnologias como a Robótica, contribuem positivamente para uma postura mais crítica e ativa dos estudantes.
- ItemAs dobras e os movimentos da aprendizagem criativa nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura(2019) SOUZA, Elmara Pereira de; RUBIM, Iuri OliveiraEste artigo apresenta a experiência de aprendizagem criativa nas atividades dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), laboratórios de inovação pedagógica vinculados à Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O esgotamento do atual modelo de escola tem instigado a criação de iniciativas que consigam favorecer a aprendizagem e, simultaneamente, aumentar o interesse dos estudantes pelo seu percurso formativo. A experiência dos CJCC demonstra que é possível desenvolver propostas educacionais com foco nos interesses dos estudantes, possibilitando o protagonismo juvenil e a criação de caminhos para uma educação mais dinâmica, singular - uma educação que faça sentido para os jovens.
- ItemAtividades de estudo plugadas e desplugadas para a inclusão do pensamento computacional junto aos conteúdos de matemática do 6o. ano do ensino fundamental(2021) MACHADO, Jean Alex Custódio; CORDENONSI, André ZankiEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar como os conceitos do Pensamento Computacional (PC) podem ser associados, na prática, às habilidades/capacidades fundamentais da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental II, conforme competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram elaboradas atividades de estudo que envolveram a integração do PC com a Matemática do 6º ano e disponibilizadas para um grupo de professores, membros dos painéis de especialista para análise. Os resultados mostraram que podemos inferir que a inserção da Computação na Educação Básica não só traz benefícios para o desenvolvimento de diversas habilidades, como também poderá propiciar o desenvolvimento do PC para a resolução de problemas, a construção de novos saberes, métodos e estratégias para trabalhar o raciocínio e as abstrações em qualquer área do conhecimento.
- ItemAvaliação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação: abordagens a partir de casos concretos(2018) SOBRAL, Fernanda Antonia da Fonseca; SANTOS, Gilberto LacerdaO conhecimento proveniente da Sociologia da Ciência e da Tecnologia dispõe de status epistemológico para debruçar-se sobre a temática da avaliação de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Nesta perspectiva, este artigo relata o estudo de três casos de avaliação de políticas públicas de CTI, realizados por demanda governamental, os quais nos permitiram rever métodos e propor recomendações.