Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

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A revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, visa ampliar o conhecimento e a compreensão das formas pelas quais a tecnologia digital pode beneficiar processos educacionais, por meio da publicação de resultados de pesquisas sobre teorias e práticas da Informática na Educação.

Descrição

  • Mantenedor: UNICAMP
  • Tipo: IESE
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Campinas | SP
  • ISSN: 2318-8839
  • Qualis: B1
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • Tít. abrev.: Tec. Soc. e Con
  • E-mail: tscnied@unicamp.br
  • Título abrev.: Tec. Soc. e Con.
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      Pedagogia de Paulo Freire e tecnologias digitais na educação: uma construção possível
      (2021) VIEIRA, Márcia de Freitas
      Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira,sempre fomentou o uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo as demandasda sociedade contemporânea e as potencialidades dos recursos tecnológicos. Este artigo busca refletir sobrecomo a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada nos estudos realizados pela Comunidade Brasileira de Informática na Educação, a partir de uma revisão sistemática de literatura das produções científicas publicadas na revistaTecnologias, Sociedade e Conhecimento e no Portal de publicações da Comissão Especial de Informática na Educação.Grande parte dos estudos preocupa-se com questões de cunho humanista, com a profundidade e extensão das relações humanas como essenciais à construção de uma pedagogia autônoma e problematizadora, com o pensar crítico do educando-educador, e com o caráter autônomo e crítico do aprendiz, entre outras questões intensamente defendidas por Freire.
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      O uso das metodologias activas de aprendizagem para a promoção de autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire
      (2021) SINDIQUE, Cláudio
      A autonomia é um dos pilares da pedagogia freiriana na construção de uma escola emancipadora e crítica e na promoção da liberdade do estudante. Neste artigo proponho discutir o papel das metodologias activas de aprendizagem para a promoção da autonomia dos estudantes. As metodologias activas além de desenvolverem as habilidades e competências nos estudantes, permitem caminhos e novas práticas para que o educando seja protagonista em seu próprio processo de aprendizagem. O artigo é de natureza qualitativa consubstanciada a pesquisa bibliográfica, cujo objectivo é analisar em que medida as metodologias activas contribuem para a promoção da autonomia dos educandos. Concluímos que as metodologias activas de ensino permitem que os estudantes desenvolvam sua autonomia e habilidades na sala de aula.
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      Edição temática celebrando o centenário de nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021)
      (2021) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José Armando
      Esta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial Celebrando o Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), o Patrono da Educação Brasileira. Nesta edição especial, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, divulga trabalhos de pesquisa e experiências práticas usando tecnologias digitais que foram inspiradas na filosofia e nas ideias de Paulo Freire.
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      Educação personalizada não é educação emancipadora: a apropriação do discurso de Paulo Freire pela indústria da tecnologia educacional
      (2021) BLIKSTEIN, Paulo
      Nesse artigo, discutimos dois futuros possíveis para as tecnologias educacionais e para a educação personalizada. Um é dominado por produtos corporativos de instrução programada em que a “personalização” é rigorosamente limitada ao ritmo de consumo dos materiais, sem que os alunos tenham qualquer escolha de conteúdos ou abordagens. Em um campo diametralmente oposto, encontramos na educação maker um uso de tecnologia que oferece a estudantes novas formas de expressão e de participação agêntica no mundo atual. Concluímos alertando para a apropriação do discurso educacional progressista por produtores desses sistemas de instrução programada e apontando que há, na intersecção da educação maker com o pensamento de Paulo Freire, um futuro mais promissor para as tecnologias educacionais.
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      BLOG - um espaço de construção da escrita na Educação Básica
      (2021) REAL, Luciane Magalhães Corte; STEPANSKI, Luciane Marilei Pereira
      A construção do processo da escrita tem sido um desafio desde a Educação Infantil até a Universidade. Em sala de aula, a cópia ainda é uma das metodologias mais utilizadas pelos docentes; os discentes “copiam do quadro”. O presente estudo foi realizado junto ao laboratório de informática com alunos de uma Escola Pública no sul do Brasil. Participaram da pesquisa 10 turmas das seguintes etapas da educação básica: ensino fundamental, ensino médio e alunos pertencentes à classe de aceleração. Neste artigo foram enfocados o estudo com uma turma do quarto ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso cujo objetivo foi a análise da construção da escrita dos alunos e a leitura no Blog da turma. As produções escritas analisadas foram uma carta; um livro; a escrita coletiva sobre tecnologias; reflexões sobre um filme e interpretações de leituras de um livro. Foram levantadas categorias para compreender a construção da escrita dos alunos. Também foram analisadas entrevistas executadas no final do projeto, que indicaram a preferência dos educandos ao escrever no computador, porque: “na sala de aula tem que olhar para o quadro e copiar”; “na informática tem que pensar”; “pode pesquisar para melhorar” entre outras verbalizações. Assim, a análise dos dados apontou para a escrita online, como uma possibilidade de desempenhar um percurso de escrita autônoma, com recursos que podem auxiliar o educando a desenvolver com mais propriedade sua criatividade e protagonismo dentro do processo de ensino-aprendizagem; valorizando sua escrita através da leitura compartilhada.
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