Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
URI Permanente para esta coleção
A revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, visa ampliar o conhecimento e a compreensão das formas pelas quais a tecnologia digital pode beneficiar processos educacionais, por meio da publicação de resultados de pesquisas sobre teorias e práticas da Informática na Educação.
Descrição
Navegar
Navegando Tecnologias, Sociedade e Conhecimento por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 104
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBeyond top down: designing with cubelets(2013) GROSS, Mark D.; VEITCH, ChristieCubelets is a modular robotic building set that embodies a parallel distributed computing model. Unlike central-brain, top down command-and-control models that conventional robotics construction kits employ, a parallel distributed computing model accounts for emergent phenomena in the world. We compare the top down and parallel distributed models in the familiar task of constructing a maze-following robot. As we consider how these different robotics models contribute to maze following we also examine what role the parallel distributed model has in influencing students’ success, both at introductory robotics and at developing critical thinking skills
- ItemNovos desafios éticos em um mundo complexo, plural e digital(2013) MORAES, Maria CândidaQualquer inovação tecnológica na capacidade de nos comunicarmos terá́ sempre uma incidência profunda em nossa cultura, em nossa maneira de ser, de viver/conviver, na maneira de nos relacionarmos, o que requer não apenas maior competência tecnológica no aprendizado das novas linguagens digitais, mas, sobretudo, maior competência ética nas relações humanas. Mais do que nunca, necessitamos de uma nova estética do pensamento que abra a mente e o coração ao dialogo sem reservas, que enfraqueça a resistência aos sistemas de pensamentos fechados, que reduza a intolerância e a violência e que suporte os riscos do desconhecido e do inesperado, os desafios da incerteza e das contradições emergentes
- ItemProgramming for the natives: What is it? What’s in it for the kids?(2013) ACKERMANN, Edith K.Programming is many things to many people, and not everyone agrees on its potential for human learning. This is especially true at a time when ever younger children are increasingly “expert” gamers, tweeters, information-seekers, and digital “bricoleurs”. Often self-taught, or at least grabbing much of what they know or are interested in) outside the classroom, today’s youngsters indeed surprise—and on occasion surpass us—with their clever uses of all things digital. Question is: how much of this “expertise” is deemed sufficient by experts in the field? This paper looks at programming “obliquely,” as an opportunity to explore issues of agency, control, and interaction styles, as played out in the creative and critical uses of “smart” tools by curious minds.
- ItemMetodologia para implementação de estratégias colaborativas mediadas por ferramentas de interação síncrona(2013) GARCIA, Luis Fernando Uria; DIRENE, AlexandreNeste trabalho é criada e proposta uma metodologia geral com um modelo de processos para a realização de sessões de aprendizagem considerando um entorno colaborativo com interação síncrona mediada por ferramentas digitais. Com a inclusão de tecnologias na educação, se observa que não é suficiente tornar as ferramentas disponíveis a educadores e aprendizes. Identificou-se uma carência de metodologias que guiam a criação de novas formas de desenho instrucional, baseado na interação por meio de ferramentas digitais. Além disso, evidenciou-se que a maioria das plataformas de aprendizagem explora somente uma interação assíncrona.
- ItemJornada nas escolas: a nova geração de professores e alunos(2013) GIRAFFA, Lucia Maria MartinsEste artigo apresenta reflexões acerca da questão da formação docente e uso de TD integradas no espaço presencial e virtual buscando discutir aspectos do estereotipo relacionado aos alunos nativos digitais e professores imigrantes digitais. Nosso estudo considera aspectos relacionados aos mitos e desafios da formação docente e a organização da estrutura escolar no contexto da cibe cultura. Esta reflexão é resultante de várias investigações levadas a termo no âmbito do programa de pós-graduação em educação da FACED/PUCRS associado à linha de pesquisa sobre educação, tecnologia e formação de professores e sistematizadas na disciplina Cibe cultura e Formação Docente ministrada pela autora.
- ItemFundamentos, conceitos e importância do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP na consolidação das atividades do núcleo de educação a distância da Universidade Católica de Petrópolis(2013) BUSTAMANTE, Silvia Branco VidalEste trabalho consiste em um breve histórico que destaca a importância do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP para a consolidação dos projetos na área de Educação e Tecnologia da Universidade Católica de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Brasil. Objetiva documentar os referenciais do NIED que influenciaram o Centro de Informática Educativa da UCP, destacando o desenvolvimento do estado da arte ao inicio da atuação deste centro, as obras que foram pesquisadas e seus autores, bem como os trabalhos produzidos e publicados durante vários anos pela Universidade Católica de Petrópolis, em pesquisas hoje consolidadas como fundamentação e orientação das atividades do Núcleo de Educação a Distancia da UCP.
- ItemGrowing up in the digital age: areas of change(2013) ACKERMANN, Edith K.Many new tools and mediations are at today’s children’s avail that we couldn’t dream of when we were growing up. And yet, the millennium generation is also facing new challenges, which call for creative solutions. Today’s youngsters are growing up in a world increasingly shielded from nature; of ever more busy work and entertainment schedules; longer commutes; disappearing or reorganizing neighborhoods; and recomposed families. And yet the children are extraordinarily resourceful. They invent their own surprising ways of navigating rough seas and seizing opportunities. Much can be learned from their interests and genres of engagement. This chapter identifies six areas of change that seem to inform how today’s kids play and learn
- ItemNarrativa sobre a própria formação e a formação de professores na integração entre currículo e TDIC(2013) ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini deEste trabalho trata de uma narrativa caracterizada como instrumento de pesquisa na perspectiva da história de vida, com um recorte no período entre o final dos anos 1980 e meados de 2013, com o propósito de identificar o currículo construído ao longo desse processo. O estudo tem como objetivo compreender o que representam as experiências da autora, os significados e sentidos atribuídos à memória de tempos passados sobre distintos processos de formação voltados ao uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC
- ItemDíade mediador-aluno: relações de cooperação(2013) CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de; ZIVIANI, Cilio; SILVA, Eunice de Castro e; ROQUE, Gianna OliveiraEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa que busca evidências da influência da ação da mediação pedagógica no desempenho acadêmico dos alunos na modalidade a distância. Para a sistematização das respostas foi realizada a análise de conteúdo por meio do método Alceste. Procurou-se explicar a evidência da relevância da mediação no desempenho profissional do aluno a partir do conceito de díade para a cooperação, com base em preceitos teóricos da psicologia social, fundamentados na filosofia da lógica hegeliana. A análise apresentada possui esses conceitos como fundamentação.
- ItemNIED 30 anos(2013) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEm sua primeira edição, a revista tem um caráter especial, uma vez que surge no ano em que o NIED completa 30 anos de atuação intensa na área de Informática na Educação. Este lançamento, portanto, consolida as contribuições do NIED no âmbito da difusão de conhecimento sobre as relações entre a educação, a sociedade e a tecnologia, por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de forma integrada às demandas da sociedade.
- ItemMeio ambiente e sustentabilidade: ações pedagógicas no ensino fundamental com uso do scratch(2014) SILVA, Aline Marcelino dos Santos; MORAES, Deiz Amara Silva de Souza; BATISTA, Silvia Cristina FreitasEste artigo descreve dois momentos de uma pesquisa realizada no Ensino Fundamental com o uso do Scratch sobre a temática Meio Ambiente e Sustentabilidade. No primeiro momento, um estudo de caso foi realizado com estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Nessa etapa, três objetos de aprendizagem (OA) foram elaborados pelas autoras deste artigo e, posteriormente, utilizados no estudo de caso. Ainda nessa primeira fase, os OA foram avaliados por cinco professores, em relação a questões operacionais, de usabilidade, pedagógicas e de conteúdo. No segundo momento, estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental produziram histórias no Scratch. produzidos foram importantes para a identificação de aspectos a serem observados no desenvolvimento de recursos.
- ItemTaxonomia e matriz de decisão das tecnologias digitais na educação: proposta de apoio à incorporação da tecnologia em sala de aula(2014) RODRIGUES, Herik Zednik; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; KLERING, Luis Roque; GARCÍA-VALCÁRCEL, Ana; GUERRA, Eder Paulus MoraesEste artigo propõe uma Taxonomia e uma Matriz de Decisão das Tecnologias Digitais na Educação (TDE), cujo objetivo é colaborar com os professores na escolha e incorporação da tecnologia digital em sala de aula. A análise se caracterizou por utilizar uma metodologia teórica descritiva fundamentada nos estudos de Manning y Johnson e na teoria Hype-cycle de Gartner. O resultado considera quatro categorias centrais: Autoria; Busca, Armazenamento e Socialização; Imersividade Virtual; e Tecnologia Assistiva. Todas estas contem ferramentas específicas que se subdividem em razão de suas características. A matriz de decisão permite aos professores conhecer e avaliar ferramentas individuais e determinar quais dessas atendem às necessidades de ensino, previamente planejadas.
- ItemTecnologia ubíqua e a escola à altura de seu tempo(2014) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição efetivamente inaugura o fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de trabalhos, uma vez que a publicação anterior da revista contou apenas com artigos científicos escritos por autores de prestígio nas comunidades brasileira e internacional, convidados para aquele número inaugural. Em seu volume 2, número 1, de 2014, a revista reúne, entre suas contribuições, versões estendidas de artigos do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) das edições de 2013 e 2014, submetidos, revisados e avaliados pelo Comitê Científico da revista.
- ItemA infoinclusão da pessoa com deficiência proporcionando acesso igualitário ao mercado de trabalho em tecnologia da informação e comunicação(2014) FORNACIALI, Michel Silva; ALMEIDA, Lucimara de; ALMEIDA, Luis Rogerio Gomes deA inclusão das pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho vem aumentando, assim como a consciência social dos empregadores, os quais abrem oportunidades igualitárias para a ocupação de diversos cargos pelas PcD. No entanto, a baixa qualificação desse público ainda é a maior dificuldade para sua contratação. Esse artigo relata a experiência de uma instituição na capacitação de PcD em temas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Diferentemente de outras iniciativas focadas apenas no ensino de Informática Básica, o projeto aqui descrito prepara as PcD para atuarem no desenvolvimento ou teste de software. O artigo mostra os processos de concepção e condução do projeto, suas inovações constantes, bem como os resultados que proporcionam às PcD melhores condições de trabalho.
- ItemUm modelo social e colaborativo para extensão de conteúdo em ambientes educacionais ubíquos(2014) BRABT-RIBEIRO, Taffarel; MENDONÇA, Igor Emmanuel Silva; ARAÚJO, Rafael Dias; MENDES, Miller Miranda; DORÇA, Fabiano Azevedo; CATTELAN ,Renan GonçalvesEste trabalho apresenta um modelo de arquitetura de software que apoia atividades de extensão de um conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos. Como prova de conceito, empregou-se este modelo para construir uma aplicação Web que permite a criação de comentários e a classificação de conteúdo multimídia. Tal aplicação foi acoplada à plataforma Classroom eXperience e sua utilização foi assistida por dois semestres letivos. Aplicou-se uma adaptação do Modelo de Aceitação de Tecnologia para averiguar a receptividade e o impacto das novas funcionalidades em estudantes. Como resultado, verificou-se boa aceitação da aplicação pelos usuários, que passaram a acessar mais a plataforma. Tal incentivo também contribuiu elevando o desempenho dos alunos, demonstrando que a disponibilização de recursos interativos incentiva a aprendizagem colaborativa.
- ItemAmbientes virtuais de aprendizagem e ambientes imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel e web viewers(2014) VOSS, Gleizer Bierhalz; NUNES, Felipe Becker; HERPICH, Fabrício; MEDINA, Roseclea DuarteA utilização da tecnologia na educação acarretou em importantes mudanças nos métodos e técnicas aplicadas, assim como na utilização de tecnologias de computação móvel em ambientes virtuais de aprendizagem e mundos virtuais. Este artigo é uma versão estendida de Voss et al. (2013) e apresenta um estudo acerca das soluções existentes para o acesso via dispositivos móveis ao AVA Moodle em conjunto com o mundo virtual OpenSim, com o acréscimo de novas e atualizadas ferramentas. Os resultados mostraram-se satisfatórios, com o uso do tema Bootstrap para o Moodle e o viewer Lumiya para o OpenSim, no entanto algumas limitações técnicas precisam ser superadas para o uso em grande escala.
- ItemConstrução de um sistema de ajuda online para a UFMG virtual sob a ótica da engenharia semiótica(2014) CAPELÃO, Letícia; PRATES, Raquel; FREITAS, Leonardo; MACIEL, HeiderOs ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) são sistemas computacionais que oferecem uma grande variedade de recursos e ferramentas para apoio ao ensino. Dentre eles, destaca-se o Moodle como o mais utilizado em todo o mundo. Apesar da grande difusão de uso dos AVAs e do Moodle, há ainda problemas na interface destes sistemas que prejudicam a interação de seus usuários. Pesquisas realizadas identificaram dificuldades de uso, tanto na interface quanto no sistema de ajuda do Moodle. Este artigo apresenta o processo de construção de um sistema de ajuda para a plataforma Moodle utilizada na UFMG, a partir de uma nova metodologia proposta para construção de sistemas de ajuda on-line, fundamentada na Engenharia Semiótica, uma teoria da Interação Humano-Computador.
- ItemDesafios e possibilidades da interação tangível móvel no contexto da educação de crianças autistas(2015) BRAGA, Kim Pontes; BARANAUSKAS, Maria Cecília CalaniPesquisas recentes têm explorado o uso de tecnologias computacionais de interação tangível no tratamento de crianças com autismo. Ao mesmo tempo, as tecnologias que promovem este tipo de interação são geralmente configurações complexas de dispositivos físicos, o que representa uma barreira para sua ampla utilização. Esta pesquisa investiga o uso de Tablets para se criar um sistema com interface tangível móvel que supere esta barreira.
- ItemMeninas++: uma iniciativa para fomentar a participação feminina na área de computação(2015) NUNES, Marina Macedo; RODRIGUES, Larissa Ferreira; MARTINHAGO, Adriana Zanella; SOARES, Liziane Santos; REIS, Rachel Carlos DuqueNo intuito de melhorar a participação feminina na área deTI, é necessário identificar as razões para a falta de interesse das mulheres, bem como desenvolver ações para disseminar os cursos de graduação em computação. Nesse sentido, esse artigo apresenta a iniciativa Meninas++ e as atividades desenvolvidas, no período de Fevereiro/2014 à Março/2015, em uma escola pública. Os resultados mostraram que a “falta de conhecimento” foi o principal motivo para as alunas evitarem à área de Computação/TI. Dessa forma, foram realizadas diversas atividades na escola, tais como palestras, dinâmicas em grupo, visita técnica e minicursos. Além disso, são apresentadas as principais dificuldades e desafios vivenciados no projeto durante seu desenvolvimento.
- ItemEnsino híbrido: personalização e tecnologia na educação(2015) BACICH, LilianEnsino Híbrido: personalização e tecnologia da educação apresenta-se como um livro feito por professores para professores. A proposta deste livro se assenta na experiência de um grupo de professores que refletiram a partir de experiências práticas de uso integrado das tecnologias digitais visando a personalização do ensino e buscaram apoio na literatura para embasar suas reflexões.