Linhas Críticas
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A revista Linhas Críticas, criada em 06 de julho de 1995 e sediada na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), é uma publicação contínua e anual (jan./dez.), direcionada a pesquisadores, professores e estudantes da área educacional para fomentar o debate, a reflexão e a divulgação de produção científica nos âmbitos nacional e internacional.
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- ItemA (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia(2022) MAGRIN, Natália Papacídero; REIS, Laudeth Alves dos; MOREIRA, Wagner WeyO estudo propõe-se pesquisar a percepção do corpo em guias educacionais que norteiam o ensino remoto em razão da pandemia do coronavírus. É um estudo qualitativo, de cunho documental, que versa pela análise de dois referenciais, A framework to guide an education response to the covid-19 Pandemic of 2020 (Reimers & Schleicher, 2020), e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Conselho Pleno (CP) n.º 2 de 10 de dezembro de 2020 (Brasil, 2020a). Identificamos que os guias selecionados não mencionam corpo, nem tão pouco a corporeidade, que tanto movimenta, expressa e se reinventa. Uma lacuna diante a uma situação que acomete a todos e deve ser compreendida em sua totalidade.
- ItemA (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores(2018) MARINHO, Paulo; FREITAS, MarinaideO presente artigo tem por base um estudo de caso e enquadra-se numa abordagem dialógica - êmica e ética. Teve como objetivo identificar e caracterizar categorias êmicas-éticas que emergem na cultura escolar e profissional docente e que implicam nas ações cotidianas dos professores. A coleta e construção de dados, concretizou-se por meio de Focus Group com professores de uma escola da rede de ensino público brasileiro. Os dados apontam para simbioses na (re)produção de culturas profissionais docentes na cultura escolar caracterizadas por individualismo e sofrimento profissional, colaboração em enclaves, apartheids organizacionais/profissionais e presença de uma cultura de escola lutadora.
- ItemA administração é prescritiva, fazer o quê? Uma proposta de/para desconstrução(2021) GOMES, Greice; BRUCK, NeyFrente à questão a ‘Administração é prescritiva, fazer o quê?’ Nossa proposta seria: desconstruir. Fazê-lo é deslocar-se em direção à ruptura com certas hierarquias estruturalistas que marcam essa área do conhecimento desde seus autores clássicos. Para tal empreitada utilizamos como referencial teórico a desconstrução, de Jacques Derrida, uma das vertentes mais criativas do pós-estruturalismo. A originalidade deste ensaio está em refletir sobre como seria uma possível estratégia desconstrucionista aplicada ao campo da Administração, bem como propor um arranjo de saberes efetivamente transdisciplinar.
- ItemA arte na educação infantil: possibilidades formativas no estágio de docência(2021) LEVANDOWSKI, Flavia Regina; COLLARES, Stephany Alves; CAMARGO, DaianaO texto resulta da pesquisa sobre a arte e seus desdobramentos na Educação Infantil, com foco no estágio de docência e em seu potencial formativo. Os fazeres e os saberes dos acadêmicos apresentam a arte e sua potência no trabalho com crianças no estágio. Aborda a importância da arte no curso de Pedagogia, enfatizando a pesquisa, a experimentação e a reflexão. Os resultados apontam que a compreensão de criança e seu potencial vivenciados na Educação Infantil divergem das concepções contidas nos documentos norteadores e que persistem as práticas que reduzem as propostas de criação por meio de modelos e da limitação de materiais, refletindo nas ações do estagiário.
- ItemA avaliação formativa do desempenho do ensino(2019) WILIAM, DylanA argumentação deste artigo se baseia em quatro propostas. Em primeiro lugar, fazem-se necessários maiores realizações educacionais tanto para os indivíduos quanto para a sociedade. Em segundo lugar, para conseguir maiores realizações educacionais se requer maior qualidade nos professores. Em terceiro lugar, uma maior qualidade nos professores demanda investir nos professores que já se encontram trabalhando em nossas escolas. Em quarto lugar, esse investimento precisa tomar um formato radicalmente distinto do desenvolvimento profissional que comumente os professores receberam.
- ItemA constituição dos saberes docentes: investigação com professores bacharéis(2021) PACHECO, Mayara Alves Loiola; SILVA NETA, Maria de Lourdes da; MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano; FLORÊNCIO, Thaís de Sousa; PEQUENO, Alice Maria CorreiaO artigo analisa a docência no ensino superior e objetiva compreender a constituição dos saberes de professores que trabalham em um curso de bacharelado de uma instituição pública. Teve como principais pressupostos teóricos: Tardif (2014), Gauthier et al. (2013), Pacheco (2019), Cunha (2010), dentre outros. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com nove professores. Como resultados, observou-se que a constituição dos saberes docentes percorreu os caminhos das histórias de vida dos sujeitos e as experiências durante a formação e atuação profissional no ensino superior, em vivências com os pares, discentes, gestão do curso, estudos e formações.
- ItemA construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado(2019) PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati; SILVA, Ivone Maria MendesA pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (ILLERIS, 2013; LAVE, 2013) que as oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com que trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re)construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.
- ItemA dimensão da autonomia nas práticas de extensão em educação popular(2020) SILVA, Ione Gomes da; BOTELHO, Bruno Oliveira de; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro; MACHADO, Aline Maria BatistaO estudo busca analisar a dimensão da autonomia como um dos elementos teórico-metodológicos orientadores dos projetos de extensão em educação popular. Procuramos averiguar a compreensão de estudantes extensionistas sobre a autonomia nos trabalhos, nos cenários de prática e identificar se a autonomia se apresenta como uma das categorias fundamentais. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. Inferiu-se que, no âmbito do projeto de extensão, há estimulo ao desenvolvimento da autonomia dos discentes, porém ainda é preciso avançar em alguns aspectos para que venha a promover de forma mais satisfatória essa dimensão, especialmente no que se refere a sua promoção na comunidade.
- ItemA Educação de Jovens e Adultos e a BNCC do Ensino fundamental(2020) ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de; SILVA, Leda Regina Bitencourt da; SENA, Lilian Cristina da Ponte e SousaEste artigo objetiva apresentar uma ponte conceitual, prática e metodológica entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e os 1º e 2º Segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio de uma revisão bibliográfica e da revisitação do currículo da EJA, realizado no âmbito da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, construiu-se um referencial articulado às etapas da Educação Básica, suas aprendizagens essenciais nos componentes curriculares da BNCC e às especificidades da escolarização dos sujeitos que compõem a EJA. Apresentam-se possibilidades para uma construção curricular dialógica, propositiva e ressignificada das prescrições da BNCC - Ensino Fundamental para a EJA.
- ItemA educação infantil, o SAEB e o contexto gerado pela Covid-19(2020) LOUZADA, VirgíniaEste artigo pretende discutir a inclusão da Educação Infantil no SAEB e o possível cenário gerado pela Covid-19. Sistematiza dados produzidos através de revisão bibliográfica. Discute essa inclusão a partir de documentos sobre o SAEB, sobre a Covid-19 e as pesquisas da área de avaliação. Chega à conclusão de que há um contexto anterior que pretende antecipar o processo de alfabetização para essa etapa. Leva em conta que tal necessidade pode parecer mais urgente no horizonte pós-pandemia, uma vez que o desafio de dar conta da questão da alfabetização pode aumentar consideravelmente, por conta da interrupção das atividades escolares presenciais.
- ItemA educação sobre drogas no Brasil diante do novo ordenamento legal(2022) SILVA, Maria de Lourdes da; COELHO, FranciscoO atual cenário político brasileiro é marcado por regulação governamental às práticas educativas sobre drogas, de orientação proibicionista, que pouco estimulam o pensamento crítico. Este artigo traça interlocuções entre cinco documentos oficiais brasileiros, para analisar limitações legais e perspectivas da Educação sobre Drogas no Brasil à luz do novo ordenamento legal. É uma pesquisa documental, qualitativa, que problematiza orientações às práticas preventivo-educativas às drogas no âmbito da educação. Observamos crescente declínio dos espaços de debate e negociação, com orientações drogacêntricas e belicosas, pouco afeitas ao debate, aos contextos, às pessoas e suas vulnerabilidades.
- ItemA formação continuada em Mato Grosso: um olhar para as narrativas oficiais(2020) CAMARGO, Rosimeire Dias de; MONTEIRO, Filomena Maria de ArrudaEste artigo consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado, cujas reflexões partem de uma análise interpretativa das narrativas oficiais presentes na Política de Formação Continuada de Mato Grosso. Fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa narrativa, defendidos por Clandinin e Connelly (2015), e objetiva-se compreender a organização do modelo formativo da rede pública de ensino, segundo as narrativas oficiais. Tal modelo é fruto de um itinerário formativo marcado por instabilidades e limitações oriundas de oscilações na construção das narrativas político-pedagógicas que articulam a formação aos índices de proficiência dos estudantes.
- ItemA formação e o trabalho do(a) orientador(a) educacional(2021) MONTEIRO, Bianca Resende; CORREIA, Alicia Silva Uchôa; CORRÊA, Lajara Janaina Lopes; FREITAS, Maria da Conceição SilvaEste artigo analisa a atuação do Orientador Educacional frente às funções político-sociais da escola e sua formação, e como esta se relaciona com as demandas originadas em sua carreira. Realizamos entrevistas semiestruturadas com vinte orientadores educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal; revisões bibliográficas de documentos da Secretaria de Estado de Educação e publicações nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Portal de Periódicos da Capes, utilizando como filtro as palavras-chave: “orientação educacional” e “formação”. Como embasamento teórico, ressaltam-se autoras como Bicudo (1978), Pascoal et al. (2008), Grinspun (2011) e Curado Silva (2019).
- ItemA incalibrável competência socioemocional(2019) LEMOS, Guilherme Augusto Rezende; MACEDO, ElizabethNeste texto, os autores discutem a noção de competência socioemocional a luz da ideia, construída com Derrida, de que a educação é uma resposta ao chamado da alteridade. Partindo da BNCC e de documentos políticos exarados por organismos multilateriais - como OCDE e ONU/Banco Mundial -, os autores argumentam que está em curso uma atualização de uma retórica que submete a educação à linguagem econômica e a modelos sistêmicos. Trazendo o exemplo de projeto em desenvolvimento junto a professores de redes de ensino em quatro cidades brasileiras, os autores defendem a necessidade e a urgência de políticas públicas situadas, centradas na experiência escolar e nas interrelações que aí ocorrem.
- ItemA infância e o território da favela: entre proteção e participação(2021) CARVALHO, CibeleO artigo analisa as significações conferidas por uma comunidade à presença e à participação infantil nas ruas e na vida social da favela. Os procedimentos de investigação obedeceram a duas etapas. A primeira, desenvolvida antes da pandemia da COVID-19, consistiu em caminhadas guiadas pela região e visitas a residências. Após a adoção do distanciamento social, foi realizada a análise de vídeos produzidos por crianças para programas sociais organizados pela comunidade. Como primeiros resultados, observa-se que, tanto no espaço real, como no virtual, coexistem o esforço de proteção das crianças e o convite para que participem na configuração da favela como um espaço familiar.
- ItemA influência do Banco Mundial na política educacional do Estado do Paraná(2022) IIJIMA, Mayara Haruka Watanabe; ZANARDINI, Isaura Monica SouzaEste artigo objetiva apresentar a influência do Banco Mundial no que diz respeito às políticas educacionais implementadas no Estado do Paraná. Sendo assim, destacam-se o Projeto Qualidade da Educação Básica (PQE) no Paraná, aprovado em 1994, e o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, instituído em 2012. O projeto de educação disseminado por esse organismo internacional é sustentando e negociado de acordo com os interesses da política interna paranaense e incorpora aspectos do campo empresarial, resultando na intensificação de processos avaliativos, na busca pela eficiência e eficácia e na participação e responsabilização dos sujeitos em prol de melhores resultados.
- ItemA meta 19 do PNE 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas(2021) RESENDE, Thiago Cianni de Lara; FERREIRA, Valdivina Alves; COSTA, Josélia SoaresO presente estudo aborda a meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas presentes nas escolas de educação básica brasileiras, com objetivo de relacioná-las à participação da comunidade na gestão escolar. A pesquisa, bibliográfica e documental, foi direcionada à mediação necessária para se concretizar as ações docentes, que possuem papel indispensável para a democracia prevalecer nos espaços educativos e na sociedade. Verifica-se que o processo democrático escolar, ao pertencer ao coletivo, deve, enquanto instância social, ser assumido como tal.
- ItemA microemancipação por meio do ensino superior em administração: uma reflexão crítica(2020) CAPUCHO, Pablo Henrique Paschoal; BORIM-de-Souza, RafaelO ensino em Administração é tecnocrático e cúmplice de imposições capitalistas que alienam os indivíduos conforme desígnios do mercado. O esquivo a uma formação humanista, reflexiva e crítica prejudica a constituição de uma compreensão em relação a uma realidade que é socialmente construída a partir de uma capacidade de agência silenciada. O objetivo deste estudo teórico é abordar o conhecimento como meio de microemancipação perante as formas de alienação que permeiam a sociedade e a formação dos administradores. Propõe-se que o conceito de microemancipação, por intermédio da razão crítica, ilumine a consciência do administrador quanto às consequências de suas intervenções socioeconômicas.
- ItemA mudança do imaterial: a internet chegou, e agora?(2020) GIUSTINA, Caio Pinheiro DellaStefano Quintareli (italiano, empreendedor, ativista, ex-deputado da República Italiana) discute as mudanças sociais e econômicas que o advento do mundo virtual proporcionou à contemporaneidade. O autor rejeita a ideia de que o mundo virtual exista em oposição ao mundo real, por isso ele prefere chamar esse universo de imaterial. A obra também discorre sobre como as sociedades democráticas modernas estão pouco amparadas e preparadas para lidar com as mudanças que surgem a partir do imaterial. Frente a todas essas mudanças que o imaterial traz para as sociedades, há uma urgência de compreender os novos tipos de economia gerada pela imaterialidade, bem como identificar os desafios que hoje existem por conta dela.
- ItemA natureza da (pseudo)ciência e a educação científica: uma conversa necessária(2022) GONÇALVES, Sabrina Fernandes; MAGALHÃES, Breno Santos Barbosa; BUNGENSTAB, Gabriel CarvalhoO presente ensaio se propõe a analisar, criticamente, o discurso da pseudociência na sociedade contemporânea e descrever sobre as possibilidades de constituição de uma educação científica crítica. O atual período pandêmico fortalece a necessidade desta discussão, tendo em vista a grande quantidade de informações falaciosas e tendenciosas que foram e são propagadas todos os dias acerca das práticas científicas. Como pensar em uma educação científica que possa blindar-se dos efeitos deletérios das atitudes pseudocientíficas? Com efeito, acreditamos em uma educação que possa compreender a Ciência não apenas como conhecimento regulador, mas também como conhecimento emancipatório.