Linhas Críticas
URI Permanente para esta coleção
A revista Linhas Críticas, criada em 06 de julho de 1995 e sediada na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), é uma publicação contínua e anual (jan./dez.), direcionada a pesquisadores, professores e estudantes da área educacional para fomentar o debate, a reflexão e a divulgação de produção científica nos âmbitos nacional e internacional.
Descrição
Navegar
Navegando Linhas Críticas por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 322
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNarrativas de experiências docentes em classe hospitalar: ensinar aprendendo(2018) PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone Maria daQuais concepções de ensino emergem nas narrativas de docentes que atuam em classe hospitalar? Que conteúdos escolares são ensinados nesse ambiente? O que contam professores sobre suas experiências com crianças e adolescentes com doenças crônicas? Tais questionamentos vêm guiando nossas reflexões na busca de depreender nuances das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar pediátrico. As narrativas autobiográficas de professoras nos dão pistas concretas sobre ensinar e aprender na classe hospitalar, mostrando a necessidade de um posicionamento político e ético na atenção à criança hospitalizada, o cuidado compartilhado entre profissionais que desejam um atendimento de qualidade aos educandos em tratamento de saúde, abrindo expectativas para compreender as “redes de atenção à saúde” como espaços instituintes do acompanhamento enquanto lugar de dialogicidade e cooperação na escola.
- ItemPost-it: Narrativas biográficas e doenças crônicas(2018) SOUZA, Elizeu Clementino deO texto analisa narrativas de colaboradores da Revista Saber Viver publicadas na seção ‘Conte sua história’, no que se refere ao HIV/Aids, ao discutir experiências com a doença, processos de aprendizagens biográficas e formas de enfrentamento para viverem com a cronicidade. Disposições teóricas da abordagem (auto)biográfica são mobilizadas para as análises das narrativas, como fonte de pesquisa, no que concerne à s experiências dos sujeitos com o adoecimento. Discute-se questões sobre processos de produção, circulação e recepção da revista, ao evidenciar rupturas e refigurações identitárias implicadas com a doença crônica, disposições construídas por cada sujeito para viver com o HIV/Aids e representações sobre a doença.
- ItemO olhar do outro sobre a obesidade: uma aprendizagem sobre a rejeição(2018) ARAÚJO, Kênya Lima de; FREITAS, Maria do Carmo Soares de; PENA, Paulo Gilvane LopesO presente estudo no campo da fenomenologia mostra em fragmentos biográficos de uma obesa na cidade de Salvador, Bahia, uma construção sociocultural panóptica que julga impiedosamente a obesidade, inscrevendo-a como umaexperiência de sofrimento, aprendizagem e suporte terapêutico para o cuidado de si. ‘Obesidade e mundo’ é como se define esse conjunto humano sem dualidade sujeito/objeto. Esta quebra dual se realiza na construção de pertencimento entre um e outro, reciprocamente. O mundo circunda obesidade e essa se constitui enquanto ser-obeso-sendo em um processo de pertencimento na cotidianidade. Trata-se, pois, de um acontecimento temporal em que a obesa se mantém em sua origem constitutiva de sujeito engordante, em uma sociedade engordante. Aparentemente não espera nada do outro que a observa, mas ressente. Normal e patológico se confundem para velar ou desvelar obesidade enquanto sintoma social. Ela, a obesa, se percebe numa redução do espaço público provocada pelo estigma do outro. A obesidade percebida pelo olhar do outro convida a obesa a romper a impessoalidade e a voltar-se para si. Ao especular não há um reflexo nítido, mas uma imagem conflitiva em que se misturam sentidos como rejeição e valor de si. O olhar que a rejeita é o mesmo que se distancia e julga obesidade. Assim, a obesa ao voltar-se contra sua imagem, obesidade, experimenta uma aprendizagem única do que pode observar e encontra abertura com terapias corporais para vivenciar o corpo na sociedade.
- ItemEditorial(2018) SOUZA, Rodrigo Matos deA escrita de um editorial para uma revista científica tem duas tradições bem distintas, a primeira mais próxima de uma apresentação, enumera o que foi feito naquele número, uma espécie de índice comentado que atrai poucos leitores, de leitura desagradável e redundante – o sumário já nos diz quais textos encontraremos ali e os resumos dos textos o que encontraremos neles – e uma segunda tradição que flerta com a defesa de uma tese, a provocação ao debate ou jogar luz sobre alguma questão sensível tratada ao longo da publicação. As duas tradições estão por todos os campos de conhecimento a servir de preâmbulo às mais diversas publicações. Também, poderia acrescentar a esta dupla um ensemble des idée das duas, também frequente, e que trabalha com ambas as necessidades editoriais – dizer algo e apresentar os textos publicados – com as dificuldades encontradas por todos os personagens híbridos: não cabe numa categoria, num gênero, é ao mesmo tempo de mais e de menos e, por final, sempre soa como algo estranho e feito para se cumprir uma praxe, uma tradição que nos tempos acelerados e hiperdispersivos que vivemos parece anacrônica. Digo isso apenas para que o caráter estranho desse editorial figure como um valor, já que, de fato, não restam dúvidas de seu lugar como patinho feio dos textos acadêmicos.
- ItemAtuação da enfermagem na escola na perspectiva de professores da Educação Básica(2018) SCARPINI, Neire Aparecida Machado; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio; SILVA, Marta Angélica Iossi; ANDRADE, Luciane Sá de; GONÇALVES, Marlene Fagundes CarvalhoA atuação da enfermagem em escolas contribui para o desenvolvimento e a manutenção de hábitos de vida saudáveis dos escolares. Analisa-se as ações de promoção da saúde na escola sob a perspectiva do professor da educação básica. Trata-se de um estudo qualitativo. Participaram 28 professores de três escolas públicas de um município paulista, campos de estágio dos estudantes de enfermagem. Realizou-se 6 grupos focais. Os dados foram analisados seguindose a unidade de análise temática de Vigotski. As atividades foram consideradas como importantes na redefinição de hábitos de vida e modos de cuidado. A contribuição original do estudo reside: no exame de uma prática pouco explorada no campo da formação do enfermeiro no Brasil; na avaliação de outra categoria profissional do cenário prático sobre esse tipo de atuação.
- ItemUma introdução à Didática Desenvolvimental soviética e suas diferentes interpretações no âmbito Latino-americano (Brasil, Cuba e México)(2018) PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa MaturanoTradicionalmente, a ciência Didática tem vivido um movimento pendular e perverso que se estende para os dias de hoje. Pendular, por privilegiar umas vezes o conteúdo em detrimento dos métodos ou os métodos em prejuízo do conteúdo; outras, por valorizar o ensino em lugar da aprendizagem ou a aprendizagem em lugar do ensino. Perverso em ambos os casos porque a Didática ou se esqueceu do sujeito do processo ou não levou em consideração seu desenvolvimento psíquico e subjetivo
- ItemA (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores(2018) MARINHO, Paulo; FREITAS, MarinaideO presente artigo tem por base um estudo de caso e enquadra-se numa abordagem dialógica - êmica e ética. Teve como objetivo identificar e caracterizar categorias êmicas-éticas que emergem na cultura escolar e profissional docente e que implicam nas ações cotidianas dos professores. A coleta e construção de dados, concretizou-se por meio de Focus Group com professores de uma escola da rede de ensino público brasileiro. Os dados apontam para simbioses na (re)produção de culturas profissionais docentes na cultura escolar caracterizadas por individualismo e sofrimento profissional, colaboração em enclaves, apartheids organizacionais/profissionais e presença de uma cultura de escola lutadora.
- ItemDesdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica(2018) CEDRO, Wellington Lima; MORETTI, Vanessa Dias; MORAES, Sílvia Pereira Gonzaga deEste texto tem como objetivo discutir os desdobramentos do conceito de Atividade Orientadora de ensino (AOE) para a organização do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas educacionais. Foi realizada uma investigação de caráter documental em que se analisa dezenove teses de doutorado produzidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe), no período de 2003 a 2016. A análise mostra como a AOE estava inicialmente, ligada à organização do ensino, e que, posteriormente ela passa a ser compreendida, também, como instrumento teórico-metodológico para o desenvolvimento das pesquisas em educação, a qual tem como objeto a atividade pedagógica.
- ItemA questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire(2018) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, ElaineO ensaio discute a questão do exílio e das ideologias totalitários na vida de dois grandes intelectuais críticos, Theodor Adorno e Paulo Freire, que ao manifestarem suas posições de denúncia a explorações e injustiças frente à rigidez do pensar da época, fadaram-se ao exílio. Tais concepções, embora distintas, convergem no caminho esclarecedor do (in)sucesso da experiência formativa pela educação, pois, compreende-se com Adorno, que a educação é uma experiência de reeducação da sociedade administrada, coisificada, enquanto para Freire é uma possibilidade de emancipação política, de autonomia do agir rumo à humanização dialógica e à superação do estado de opressão e alienação pela escola.
- ItemUma vida em “condição crônica de doença”(2018) VENERA, Raquel Alvarenga Sena; BURITI, Roberta FernandaEste artigo é um recorte de pesquisa em andamento que se propõem a investigar as narrativas (auto) biográficas de blogueiros diagnosticados com Esclerose Múltipla e se concentra na análise do discurso de posts de uma ativista midiática que estabelece uma relação educativa com a doença como um caso exemplar de subjetividade em movimento auto formativo. Privilegiaram-se alguns textos contemporâneos à sua formação acadêmica e verificou-se como ela põe em funcionamento os agenciamentos coletivos que perpassam a sua formação em pesquisa amalgamado a sua experiência com a doença. É exemplificada a precariedade da vida como potência que ela nominou em sua tese como “condição crônica de doença”.
- ItemExperiências narrativas: Um relato de formação em saúde(2018) GOULART, Patrícia Martins; PEZZATO, Luciane Maria; JUNQUEIRA, VirgíniaApresentamos uma discussão com base no módulo “Encontros e Produção de Narrativas”, parte integrante da matriz curricular de uma formação universitária em saúde. O estudo decorre de relatos referentes à dimensão da experiência em campo vivenciada pelos estudantes, contemplando a escuta de usuários/as vinculados a Unidades de Saúde, com atenção às demandas de saúde. Durante um semestre, duplas de estudantes realizam visitas domiciliares quinzenais aos usuários/as, produzindo diários de campos que serão base para a construção de uma narrativa. O processo situa a narrativa como recurso pedagógico potente, para a tomada de consciência de si, do outro e das condições concretas de existência.
- ItemControle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin(2018) BELTRÁN Núñez, Isauro; MELO, Magda Maria Pinheiro de; GONÇALVES, Paulo Gonçalo FariasDurante as últimas décadas, a autorregulação da aprendizagem considerada um aspecto da personalidade relacionado aos mecanismos da atenção voluntária que o sujeito realiza sobre suas ações, tem sido uma preocupação relevante na investigação educacional. No caso da aprendizagem, a autorregulação diz respeito à atividade para aprender. Sendo assim, neste artigo, realiza-se uma discussão sobre o processo de formação do controle interno como forma de atenção e mecanismo da autorregulação da aprendizagem por parte dos estudantes, na educação escolar, com base na Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, no contexto da Didática Desenvolvimentista.
- ItemUnidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora(2018) LONGAREZI, Andréa Maturano; SOUSA, Walêska Dayse Dias deO artigo discute uma concepção de “Obutchénie por Unidades” como proposição para uma didática dialética, no contexto da educação pública brasileira. Como aporte teórico o trabalho fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Didática Desenvolvimental. O texto problematiza unidades possíveis para uma obutchénie desenvolvedora, a partir de intervenções didático-formativas realizadas por pesquisadores do Gepedi. Da unidade primária “ensino-aprendizagem” (obutchénie) e da unidade obutchénie-desenvolvimento, propõem-se como fundamentos orientadores da organização didática as unidades conteúdo-forma, imitação-criação e ruptura-desenvolvimento
- ItemNarrativas posithivas: vulnerabilidade de mulheres ao hiv/aids em relações heterossexuais de conjugalidade(2018) NASCIMENTO, Patrícia Chaves do; KIND, LucianaO objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa sobre a vulnerabilidade ao HIV/aids em narrativas de mulheres que se tornaram soropositivas em relações heterossexuais de conjugalidade. De escopo qualitativo, a pesquisa guiou-se por princípios metodológicos da pesquisa narrativa, combinando-se estratégias de produção de dados: pesquisa bibliográfica crítica; observação participante; entrevistas narrativas; e diário de campo. As entrevistas foram transcritas e analisadas com apoio de um software de análise de dados qualitativos (ATLAS.ti), articulando-se ferramentas de análise de narrativas nas perspectivas temática, estrutural e dialógico-performativa. Os resultados demonstram que as narrativas são ricas fontes de dados sobre as vulnerabilidades classificadas como individuais, sociais e programáticas em fontes governamentais e na literatura acadêmica. Estas vulnerabilidades permeiam o cotidiano das mulheres em relações de conjugalidade e têm como pano de fundo as desigualdades de gênero.
- ItemPrincípios didáticos e movimentos para uma “Obutchénie por Unidades”(2018) FRANCO, Patrícia Lopes Jorge; SOUZA, Leandro Montandon de Araújo; FEROLA, Bianca de CarvalhoA formação de um pensar teórico com conceitos científicos na educação escolar encontra sua unidade constitutiva na relação dialética do processo “obutchénie- desenvolvimento”. Entretanto, tal objetivação implica apropriação didático-pedagógica do professor e autotransformação do estudante. No texto, abordamos movimentos e princípios didáticos, como sínteses possíveis, decorrentes desse processo em um conjunto de pesquisas teórico-práticas em escolas públicas de MG, desenvolvido à luz da teoria histórico-cultural, didática desenvolvimental, método histórico-dialético e intervenção didático-formativa. Resultados apontam que a essência desse processo opera-se pelas “unidades” (Longarezi, 2017).
- ItemHistórias de vida e esclerose múltipla: Trabalho biográfico e formação de paciente expert na França(2018) ALVES, Camila AloisioEste artigo apresenta os resultados de um trabalho de acompanhamento de um grupo de seis doentes que sofrem de esclerose múltipla durante uma formação de paciente expert na França e mostra os efeitos do uso da história da vida como uma ferramenta para explorar experiências pessoais e interpessoais dos doentes. A metodologia do trabalho baseou-se na abordagem da pesquisa biográfica. Os resultados mostram que os participantes foram capazes de explorar suas experiências e encontrar um espaço para a liberação de sentimentos através da narrativa, contribuindo para a formação de paciente expert e permitindo que os doentes explorem e valorizem as experiências vividas e os saberes adquiridos.
- ItemInclure les enfants autistes en milieu ordinaire. Quelle relation entre agir, formation et identité professionnelle des enseignants de lettres?(2018) DIZERBO, AnneLa politique d’inclusion menée dans le cadre de la loi 2005 a ouvert en France un droit à la compensation et à la scolarisation en milieu ordinaire des enfants en situation de handicap dont il est important de comprendre les effets sur les pratiques enseignantes. Dans cette perspective, ma contribution présentera le début d’une recherche qualitative inscrite dans le champ de la recherche biographique en éducation. Elle questionnera l’inclusion des enfants autistes au collège et au lycée par des enseignants de lettres n’ayant reçu aucune formation spécifique. À partir d’entretiens biographiques il s’agira d’apporter un éclairage sur les différents facteurs qui influencent leur agir, notamment l’identité professionnelle construite par l’enseignant, envisagé dans sa dimension multiple, dynamique, individuelle et sociale, et à l’aune des conceptions éthiques qui la sous-tendent.
- ItemAtividade Orientadora de Ensino: fundamentos(2018) MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio; SERRÃO, Maria Isabel BatistaNeste artigo apresentam-se os fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, sustentados na tese leontieviana de que a atividade é o agente da materialidade da vida de qualquer sujeito. Inicialmente aborda-se a educação escolar na perspectiva de uma criação humana, em resposta à necessidade de preservação e socialização da cultura. Ao analisar os elementos constitutivos da Atividade Orientadora de Ensino, com base na Teoria histórico-cultural, busca-se demonstrar como ela se configura em um modo de organização do ensino para que a escola possa promover o desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade.
- ItemOrientación para la formación de la conciencia gramatical en la educación primaria(2018) ROSAS Alvarez, Daniel; SOLOVIEVA, YuliaSe aborda el problema de la enseñanza de la gramática que favorece el desarrollo de la conciencia lingüística en los alumnos de la escuela primaria. Se presenta una propuesta de enseñanza desarrolladora en la que se recuperan conceptos elaborados desde la aproximación histórico-cultural y la teoría de la actividad. Se muestran las orientaciones del método y se ponen ejemplos de la realización de las tareas por parte de los alumnos. Finalmente, se discute la necesidad de introducir trabajo pedagógico dirigido a la formación de la conciencia gramatical en niños escolares a partir de la aplicación del concepto base orientadora de la acción
- ItemExperiência de autocuidado nos processos formativos: uma análise fenomenológica hermenêutica(2018) SOUSA, Clara Maria Miranda de; RIBEIRO, Marcelo Silva de SouzaO artigo relata a experiência de estudantes envolvidos em um projeto que tem como foco o autocuidado, visando, por meio deste, a promoção da saúde dos docentes de uma rede municipal de ensino. Antes de irem a campo, os estudantes vivenciaram formações relacionadas ao autocuidado, elaborando experiências e saberes implicados no processo. Com essa perspectiva, percebese que uma preparação prévia no aspecto formativo, ao desenvolver projetos sobre cuidado, se mostra uma possibilidade de exercitar maneiras diversificadas de preocupação e ocupação consigo mesmo, assim como de formar aprendizes críticos e reflexivos, para uma atuação mais consciente e significativa.