Linhas Críticas
URI Permanente para esta coleção
A revista Linhas Críticas, criada em 06 de julho de 1995 e sediada na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), é uma publicação contínua e anual (jan./dez.), direcionada a pesquisadores, professores e estudantes da área educacional para fomentar o debate, a reflexão e a divulgação de produção científica nos âmbitos nacional e internacional.
Descrição
Navegar
Navegando Linhas Críticas por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 322
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTrabalho pedagógico com as narrativas: Processos de autoria e relações estéticas(2018) OLIVEIRA, Paula Gomes deA aquisição da escrita representa um dos aspectos centrais do trabalho pedagógico com as crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Se trata de um processo marcado pela necessidade de se criar estratégias de contato e de interação das crianças com os fenômenos linguísticos em situação de uso. Nesse contexto, as narrativas literárias são muito utilizadas em de sala de aula, prova disso o fato de as professoras1 prepararem o espaçotempo adequado para a exploração das narrativas literárias e orais. Essas narrativas expressam um contexto de uso da linguagem escrita e oral e tornam-se alicerce para os estudos linguísticos, principalmente, para as atividades de leitura e escrita. Porém, uma dimensão importante do trabalho pedagógico com foco na escrita e leitura são os processos de desenvolvimento da autoria e as relações estéticas apreendidas nas narrativas. Este trabalho tem como objetivo discutir os processos de autoria das crianças em relação à escrita e à s relações estéticas possíveis de serem estabelecidas a partir do contato com as narrativas. O aporte teórico baseou-se em alguns estudos como os de Vigotski (2006), Vásquez (1982) e Bakhtin (2003). A pesquisa de cunho qualitativo e etnográfico ocorreu em uma escola dos primeiros anos do ensino fundamental, da rede pública de ensino do Distrito Federal. Percebemos o potencial didático-pedagógico do trabalho com narrativas literárias para além do escopo dos estudos linguísticos, mas como forma de desenvolver uma criança-sujeito leitora/escritora competente, imaginativa e conhecedora das relações estéticas da linguagem.
- ItemGalperin revisitado desde el pensamiento complejo: autoorganización del aprendizaje-desarrollo humano(2018) FARIÑAS LEÓN, GloriaEl presente ensayo analiza los aportes de la teoría de Galperin que nos hablde las posturas y visiones dialécticas complejas presentes en su obra que pueden ser sistematizads atendiendo a las exigencias actuales de la construcción del conocimiento propuestas por el enfoque de la complejidad. Entre esos aportes: la observación minuciosa de lo que ocurre en la zona de desarrollo próximo; el papel de la regulación del habla interna; la diferenciación entre las características psicológicas primarias y secundarias; la interpretación de la autonomía como característica secundaria; entre otras de interés para una integración compleja de los conocimientos.
- ItemNarrativas de professores sobre sua formação e atuação em classes hospitalares(2018) NUNES, Cristiane Nobre; FURLANETTO, Ecleide CunicoNo Brasil, as classes hospitalares são reconhecidas por lei como um direito das crianças e adolescentes hospitalizados. No entanto, o país conta com poucos hospitais que desenvolvem esse atendimento e, na maioria das vezes, prestado por profissionais que não possuem formação especifíca para esse fim. O artigo analisa as narrativas de sete professoras que atuam em classes hospitalares de um hospital da cidade de São Paulo, que presta atendimento a pessoas com tumores malignos. O foco da análise é ampliar a compreensão dos processos formativos desses professores e de oferecer subsídios para a formação de docentes que atuam nas classes hospitalares.
- ItemProdução de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo(2018) MENEZES, Eunice Andrade de OliveiraPedro Demo é um eminente educador e autor de referência na pesquisa educacional brasileira. Cursou filosofia na Faculdade dos Franciscanos, em Curitiba (1961-1963), e realizou seu doutoramento em Sociologia na Universidade de Saarbrücken, na Alemanha (1967-1971), recebendo, inclusive, prêmio por sua tese, publicada em alemão, em 1973, pela Editora Anton Hain, Meisenheim. É professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), além de conferencista e autor de inúmeros livros, por exemplo, Pesquisa e Construção do Conhecimento e Metodologia do Conhecimento Científico, lançados pela Editora Tempo Brasileiro, Educar pela Pesquisa e Avaliação Qualitativa, pela Autores Associados, Pesquisa: Princípio Científico e Educativo, pela Cortez, Aprender como autor e Ciência Rebelde, pela Atlas Editora, dentre outros.
- ItemEnsino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977)(2018) VALDÉS PUENTES, Roberto; FERNÁNDEZ AQUINO, OrlandoO presente artigo tem caráter introdutório. Nele encontram-se algumas pistas sobre o lugar ocupado, o papel desempenhado e a evolução experimentada pelo sistema didático desenvolvimental Zankoviano, em relação aos demais sistemas (Galperin-Talizina e Elkonin-Davidov), surgido no interior do ensino desenvolvimental da atividade. O sistema Zankoviano tem como base os pressupostos formulados por Vigotski e Rubinstein sobre a influência recíproca entre os processos de obutchénie (ensino-aprendizagem) e de desenvolvimento do psiquismo humano. O objetivo do texto é o tratar, em particular, da trajetória percorrida e das principais contribuições teóricas do sistema Zankoviano ao longo dos primeiros vinte anos (1957-1977). Para tanto, procurou-se: a) estabelecer as etapas evolutivas do sistema, a partir da sistematização de sua gênese e processo histórico; b) analisar, ao mesmo tempo, as contribuições teóricas e práticas que o sistema realizou por intermédio das pesquisas em laboratórios, em escolas experimentais e na rede pública de educação básica. O acesso a um volume relativamente grande e valioso de obras em russo, inglês e espanhol - a maior parte dele desconhecido no Brasil - permitiu elaborar um texto que, se bem ainda tem caráter introdutório, poderá ser útil para pesquisas futuras.
- ItemDidática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil(2018) FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira; LIBÂNEO, José CarlosO artigo apresenta a concepção de didática desenvolvimental e discute sua relevância para as práticas de ensino-aprendizagem no contexto brasileiro. A didática desenvolvimental pode constituir-se como referência aos educadores brasileiros para práticas de ensino em contraposição ao modelo de educação escolar baseado em resultados. Inicia-se fazendo referência à constituição e implantação do Sistema de Ensino Elkonin-Davydov na Rússia e em seguida é feita a exposição da teoria de Davydov, em especial seus princípios e elementos que fundamentam uma didática desenvolvimental. Por fim, são apontadas as contribuições da didática desenvolvimental para as práticas de ensino-aprendizagem na educação escolar brasileira em face das políticas educacionais neoliberais em curso no país.
- ItemApresentação: Dossiê - Narrativas, educação e saúde o sujeito na cidade(2018) SOUZA, Elizeu Clementino de; DELORY-MOMBERGER, ChristineNo domínio da pesquisa biográfica e autobiográfica as discussões sobre educação e saúde têm ganhando, cada vez mais, perspectivas diversas e interesse de pesquisadores de diferentes campos do conhecimento. Interessa-nos pensar relações possíveis entre narrativas, educação e saúde, a partir de modos como os sujeitos vivem os processos de adoecimento, como aprendem a viver com a doença e também, como, por meio das narrativas, potencializam formas de viver com a doença.
- ItemInclure les enfants autistes en milieu ordinaire. Quelle relation entre agir, formation et identité professionnelle des enseignants de lettres?(2018) DIZERBO, AnneLa politique d’inclusion menée dans le cadre de la loi 2005 a ouvert en France un droit à la compensation et à la scolarisation en milieu ordinaire des enfants en situation de handicap dont il est important de comprendre les effets sur les pratiques enseignantes. Dans cette perspective, ma contribution présentera le début d’une recherche qualitative inscrite dans le champ de la recherche biographique en éducation. Elle questionnera l’inclusion des enfants autistes au collège et au lycée par des enseignants de lettres n’ayant reçu aucune formation spécifique. À partir d’entretiens biographiques il s’agira d’apporter un éclairage sur les différents facteurs qui influencent leur agir, notamment l’identité professionnelle construite par l’enseignant, envisagé dans sa dimension multiple, dynamique, individuelle et sociale, et à l’aune des conceptions éthiques qui la sous-tendent.
- ItemAtividade Orientadora de Ensino: fundamentos(2018) MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio; SERRÃO, Maria Isabel BatistaNeste artigo apresentam-se os fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, sustentados na tese leontieviana de que a atividade é o agente da materialidade da vida de qualquer sujeito. Inicialmente aborda-se a educação escolar na perspectiva de uma criação humana, em resposta à necessidade de preservação e socialização da cultura. Ao analisar os elementos constitutivos da Atividade Orientadora de Ensino, com base na Teoria histórico-cultural, busca-se demonstrar como ela se configura em um modo de organização do ensino para que a escola possa promover o desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade.
- ItemNarrativas de experiências docentes em classe hospitalar: ensinar aprendendo(2018) PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone Maria daQuais concepções de ensino emergem nas narrativas de docentes que atuam em classe hospitalar? Que conteúdos escolares são ensinados nesse ambiente? O que contam professores sobre suas experiências com crianças e adolescentes com doenças crônicas? Tais questionamentos vêm guiando nossas reflexões na busca de depreender nuances das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar pediátrico. As narrativas autobiográficas de professoras nos dão pistas concretas sobre ensinar e aprender na classe hospitalar, mostrando a necessidade de um posicionamento político e ético na atenção à criança hospitalizada, o cuidado compartilhado entre profissionais que desejam um atendimento de qualidade aos educandos em tratamento de saúde, abrindo expectativas para compreender as “redes de atenção à saúde” como espaços instituintes do acompanhamento enquanto lugar de dialogicidade e cooperação na escola.
- ItemPost-it: Narrativas biográficas e doenças crônicas(2018) SOUZA, Elizeu Clementino deO texto analisa narrativas de colaboradores da Revista Saber Viver publicadas na seção ‘Conte sua história’, no que se refere ao HIV/Aids, ao discutir experiências com a doença, processos de aprendizagens biográficas e formas de enfrentamento para viverem com a cronicidade. Disposições teóricas da abordagem (auto)biográfica são mobilizadas para as análises das narrativas, como fonte de pesquisa, no que concerne à s experiências dos sujeitos com o adoecimento. Discute-se questões sobre processos de produção, circulação e recepção da revista, ao evidenciar rupturas e refigurações identitárias implicadas com a doença crônica, disposições construídas por cada sujeito para viver com o HIV/Aids e representações sobre a doença.
- ItemO olhar do outro sobre a obesidade: uma aprendizagem sobre a rejeição(2018) ARAÚJO, Kênya Lima de; FREITAS, Maria do Carmo Soares de; PENA, Paulo Gilvane LopesO presente estudo no campo da fenomenologia mostra em fragmentos biográficos de uma obesa na cidade de Salvador, Bahia, uma construção sociocultural panóptica que julga impiedosamente a obesidade, inscrevendo-a como umaexperiência de sofrimento, aprendizagem e suporte terapêutico para o cuidado de si. ‘Obesidade e mundo’ é como se define esse conjunto humano sem dualidade sujeito/objeto. Esta quebra dual se realiza na construção de pertencimento entre um e outro, reciprocamente. O mundo circunda obesidade e essa se constitui enquanto ser-obeso-sendo em um processo de pertencimento na cotidianidade. Trata-se, pois, de um acontecimento temporal em que a obesa se mantém em sua origem constitutiva de sujeito engordante, em uma sociedade engordante. Aparentemente não espera nada do outro que a observa, mas ressente. Normal e patológico se confundem para velar ou desvelar obesidade enquanto sintoma social. Ela, a obesa, se percebe numa redução do espaço público provocada pelo estigma do outro. A obesidade percebida pelo olhar do outro convida a obesa a romper a impessoalidade e a voltar-se para si. Ao especular não há um reflexo nítido, mas uma imagem conflitiva em que se misturam sentidos como rejeição e valor de si. O olhar que a rejeita é o mesmo que se distancia e julga obesidade. Assim, a obesa ao voltar-se contra sua imagem, obesidade, experimenta uma aprendizagem única do que pode observar e encontra abertura com terapias corporais para vivenciar o corpo na sociedade.
- ItemEditorial(2018) SOUZA, Rodrigo Matos deA escrita de um editorial para uma revista científica tem duas tradições bem distintas, a primeira mais próxima de uma apresentação, enumera o que foi feito naquele número, uma espécie de índice comentado que atrai poucos leitores, de leitura desagradável e redundante – o sumário já nos diz quais textos encontraremos ali e os resumos dos textos o que encontraremos neles – e uma segunda tradição que flerta com a defesa de uma tese, a provocação ao debate ou jogar luz sobre alguma questão sensível tratada ao longo da publicação. As duas tradições estão por todos os campos de conhecimento a servir de preâmbulo às mais diversas publicações. Também, poderia acrescentar a esta dupla um ensemble des idée das duas, também frequente, e que trabalha com ambas as necessidades editoriais – dizer algo e apresentar os textos publicados – com as dificuldades encontradas por todos os personagens híbridos: não cabe numa categoria, num gênero, é ao mesmo tempo de mais e de menos e, por final, sempre soa como algo estranho e feito para se cumprir uma praxe, uma tradição que nos tempos acelerados e hiperdispersivos que vivemos parece anacrônica. Digo isso apenas para que o caráter estranho desse editorial figure como um valor, já que, de fato, não restam dúvidas de seu lugar como patinho feio dos textos acadêmicos.
- ItemRéapprendre la vie: Un exister dans le temps d’après(2018) DELORY-MOMBERGER, ChristineLe temps de l’après-la-maladie (ou de toute autre épreuve extrême) engage un réapprentissage de la vie qui n’est jamais un retour à l’état antérieur mais une configuration nouvelle de la vie. La contribution s’attache à décrire le travail accompli par le sujet dans la découverte de cette terre étrangère pour réapprendre la vie et conquérir un exister qu’il lui faut réinventer.
- ItemOnde estão os outros? mudanças e permanências nas redes sociais de apoio e cuidado de tetraplégicos(2018) FREITAS, Juliana; COSTA, Lívia FialhoA partir de um estudo que visou a análise da composição e recomposição das redes sociais de indivíduos tetraplégicos crônicos, estudamos as tensões e os paradoxos que emergem da situação de completa dependência de um indivíduo do auxílio de outras pessoas para garantir a sua sobrevivência. A pesquisa se inscreve no campo da investigação qualitativa. Analisamos, neste artigo, o caso de um jovem portador de tetraplegia adquirida. Os dados foram obtidos com base em narrativa biográfica e entrevistas guiadas por roteiros semiestruturados. A análise das mudanças e permanências das redes sociais de apoio mostrou ser um instrumento capaz de permitir uma melhor compreensão das dinâmicas de cuidado adotadas em situação de alta dependência. Evidenciou-se que a presença de uma rede social, mesmo que esvaziada e fragilizada, é determinante na adoção de estratégias positivas de enfrentamento da tetraplegia. Observou-se a importância de uma maior presença do Estado no suporte às famílias e também a sensibilização da sociedade a fim de acolher e não repudiar a diversidade resultante da deficiência.
- ItemOrientación para la formación de la conciencia gramatical en la educación primaria(2018) ROSAS Alvarez, Daniel; SOLOVIEVA, YuliaSe aborda el problema de la enseñanza de la gramática que favorece el desarrollo de la conciencia lingüística en los alumnos de la escuela primaria. Se presenta una propuesta de enseñanza desarrolladora en la que se recuperan conceptos elaborados desde la aproximación histórico-cultural y la teoría de la actividad. Se muestran las orientaciones del método y se ponen ejemplos de la realización de las tareas por parte de los alumnos. Finalmente, se discute la necesidad de introducir trabajo pedagógico dirigido a la formación de la conciencia gramatical en niños escolares a partir de la aplicación del concepto base orientadora de la acción
- ItemExperiência de autocuidado nos processos formativos: uma análise fenomenológica hermenêutica(2018) SOUSA, Clara Maria Miranda de; RIBEIRO, Marcelo Silva de SouzaO artigo relata a experiência de estudantes envolvidos em um projeto que tem como foco o autocuidado, visando, por meio deste, a promoção da saúde dos docentes de uma rede municipal de ensino. Antes de irem a campo, os estudantes vivenciaram formações relacionadas ao autocuidado, elaborando experiências e saberes implicados no processo. Com essa perspectiva, percebese que uma preparação prévia no aspecto formativo, ao desenvolver projetos sobre cuidado, se mostra uma possibilidade de exercitar maneiras diversificadas de preocupação e ocupação consigo mesmo, assim como de formar aprendizes críticos e reflexivos, para uma atuação mais consciente e significativa.
- ItemA questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire(2018) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, ElaineO ensaio discute a questão do exílio e das ideologias totalitários na vida de dois grandes intelectuais críticos, Theodor Adorno e Paulo Freire, que ao manifestarem suas posições de denúncia a explorações e injustiças frente à rigidez do pensar da época, fadaram-se ao exílio. Tais concepções, embora distintas, convergem no caminho esclarecedor do (in)sucesso da experiência formativa pela educação, pois, compreende-se com Adorno, que a educação é uma experiência de reeducação da sociedade administrada, coisificada, enquanto para Freire é uma possibilidade de emancipação política, de autonomia do agir rumo à humanização dialógica e à superação do estado de opressão e alienação pela escola.
- ItemLa doble visión de la educación permanente: dos perspectivas analíticas(2018) ALHEIT, Peter; HERNÁNDEZ-CARRERA, Rafael M.A lo largo de los últimos años se ha producido un debate en relación al concepto de educación permanente. Muchas veces este se ha reducido de una manera funcionalista, aunque debería estar más relacionado tanto con procesos de educación formal como de educación no formal e informal. Constatamos como la educación a lo largo de la vida instrumentaliza y emancipa al mismo tiempo, por tanto podemos aproximarnos a este concepto desde una doble perspectiva. La primera se centra en explotar los recursos económicos y culturales en las sociedades occidentales. La segunda es una visión más centrada en la ciencia de la educación, en los actores sociales individuales y en su biograficidad. Este trabajo se centra en las tensiones que se dan entre estas dos perspectivas.
- ItemUnidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora(2018) LONGAREZI, Andréa Maturano; SOUSA, Walêska Dayse Dias deO artigo discute uma concepção de “Obutchénie por Unidades” como proposição para uma didática dialética, no contexto da educação pública brasileira. Como aporte teórico o trabalho fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Didática Desenvolvimental. O texto problematiza unidades possíveis para uma obutchénie desenvolvedora, a partir de intervenções didático-formativas realizadas por pesquisadores do Gepedi. Da unidade primária “ensino-aprendizagem” (obutchénie) e da unidade obutchénie-desenvolvimento, propõem-se como fundamentos orientadores da organização didática as unidades conteúdo-forma, imitação-criação e ruptura-desenvolvimento