Revista EntreLínguas
URI Permanente para esta coleção
A Revista EntreLínguas possui periodicidade semestral, com submissão em fluxo contínuo e aceita artigos, resenhas críticas e relatos de experiências inéditos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas(LEM) com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM. A revista opera com chamadas temáticas divulgadas pela Editoria Executiva em sua versão online. São realizadas duas chamadas por ano simultaneamente com prazos de expiração diferenciados. Os textos são aceitos em português, espanhol ou em inglês.
Descrição
Navegar
Navegando Revista EntreLínguas por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação(2020) SANDES, Egisvanda Isys de Almeida; CRUZ, Antonio Manjón-Cabeza; MOLINA ORTÉS, Elena Fernández deTrata-se de uma introdução sobre a temática proposta, na qual se ressalta a importância dos estudos sociolinguísticos para o ensino, a aquisição e aprendizagem de línguas.
- ItemApresentação(2015) ROCHA, Nildiceia Aparecida; GILENO, Rosângela Sanches da Silveira
- ItemApresentação(2015) NADIN, Odair Luiz; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria; MARGONARI, Denise Maria; SANDES, Egisvanda Isys de Almeida; MARQUES, Sandra Mari Kaneko
- ItemCurso de inglês a distância utilizando um planejamento temático baseado em tarefas: o professor como agente de escolha(2016) EMIDIO, Denise Elaine; BARBIRATO, Rita de CássiaO advento das novas tecnologias trouxe o ensino de línguas para o ambiente virtual de aprendizagem. Na tentativa de contemplar os preceitos da abordagem comunicativa (ALMEIDA FILHO, 2002, 2005, 2012) e do planejamento temático baseado em tarefas (PTBT) (SKEHAN, 1996; XAVIER, 1999, 2007; BARBIRATO, 1999, 2005; FRANSCESCHINI, 2014) foi oferecido um curso de inglês a distância pela plataforma Moodle aos alunos de uma instituição federal de tecnologia. O tema escolhido para o curso foi Inventores e Invenções e as unidades temáticas do material contemplaram aspectos da vida e das invenções de Nikola Tesla e Leonardo da Vinci. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar e discutir resultados advindos dessa pesquisa de doutorado analisando o papel do professor na elaboração desse material temático baseado em tarefas para o curso. A análise dos dados apontou para o papel determinante do professor nos desafios e escolhas na preparação do referido material.
- ItemEditorial(2018) NADIN, Odair Luiz; CARMONA-RAMIRES, Andreia C. Roder
- ItemEditorial(2019) NADIN, Odair Luiz; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2017) NADIN, Odair LuizA Revista EntreLínguasnasceu com a missão de divulgar trabalhos referentes ao ensino e a aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas(LEM), incluindo o Português como Língua Estrangeira, neste interessante momentodas diferentes sociedades e,em especial, da sociedade brasileira,em que o “convite” à internacionalização do conhecimento e das Instituições está em grande evidência.
- ItemEditorial(2018) NADIN Odair Luiz
- ItemEditorial(2020) GILENO,Rosangela Sanches da Silveira; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2017) ROCHA, Nildicéia Aparecida; GILENO, Rosangela Sanches da Silveira; MARQUES, Sandra Mari KanekoNeste volume da Revista Entrelínguas de tema livre (volume 3, número 1), temos uma série de artigos que abordam questões contemporâneas acerca do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras dentro dos mais diversos níveis e contextos educacionais, tais como universidades brasileiras e do exterior; escolas regulares e ambiente virtual de aprendizagem. As discussões dos trabalhos envolvem diferentes línguas estrangeiras, a saber: português como língua estrangeira, inglês e francês. Além de aspectos como exames de proficiência, material didático, formação de professores e internacionalização.
- ItemEstudios y perspectivas del contacto lingüístico en el aula docente(2019) GIMÉNEZ FOLQUÉS, David; TUGUES RODRÍGUEZ, CristianA la largo de la historia, el contacto lingüístico ha sido un hecho habitual y universal inherente a la evolución de cualquier idioma. En las últimas décadas, la globalización y, por ende, la posibilidad de una mayor comunicación ha permitido que diferentes culturas entren en contacto.
- ItemLetramento digital e a formação do professor de língua na contemporaneidade(2016) BEDRAN, Patrícia FabianaNa tentativa de contemplar e repensar a formação do professor sob um viés mais contemporâneo, objetivamos promover uma discussão, a partir da reflexão e articulação de conceitos e perspectivas sobre Letramento Digital (STREET, 1995; BUZATO, 2006; ROJO, 2013) e a Formação Sociocultural do Professor (VIGOTSKI, 1998; 2010; JOHNSON, 2009; FRIEDRICH, 2012), no que se refere ao uso da tecnologia da informação e da comunicação (LÉVY, 1998; 1999; 2007) como responsável por (novas) práticas de letramento no âmbito educacional. De forma a instigar uma reflexão sobre a experiência prática à luz da literatura da área, tecemos considerações mais pontuais sobre uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, realizada em um contexto de formação inicial do profissional de Letras, em que se fez uso da tecnologia com vistas a promover uma formação social, crítica e reflexiva do professor. Os dados evidenciaram que o sucesso da atividade não está relacionado diretamente ao uso de uma ferramenta tecnológica apropriada, mas ao engajamento dos participantes na tarefa solicitada, o que implica necessariamente uma nova forma de pensar e agir, (trans)formada e delineada por recursos metodológicos, tecnológicos e contextuais.
- ItemO papel da tradução no ensino de línguas estrangeiras modernas(2017) MOREIRA, Glauber LimaEsta entrevista com a professora Dra. Janet DeCesaris, pesquisadora do Departamento em Tradução e Ciências da Linguagem da Universitat Pompeu Fabra (UPF) e atualmente diretora do Institut Universitari de Lingüística Aplicada (IULA), tem como objetivo apresentar o seu contato com a tradução e a sua concepção sobre o uso da tradução no ensino de línguas estrangeiras modernas no contexto atual.
- ItemO papel do feedback corretivo na sala de aula de português como língua estrangeira(2017) RAUBER, Bárbara Battistellis línguas são, de modo geral, aprendidas na relação com os outros e para os outros, em diferentes ambientes que influenciam a aprendizagem de segunda língua (L2). Uma das influências mais importantes do ambiente linguístico é que fornece aos alunos informação sobre a incorreção de seus enunciados (ORTEGA, 2009). Este processo é referido como Corretive Feedback (LYSTER; RANTA, 1997, RUSSEL; SPADA, 2006), que é um fenômeno complexo que possui diferentes funções na instrução L2 formal. O objetivo do presente estudo foi investigar os tipos de CF oral em salas de aula L2 portuguesas e analisar como os alunos responderam ao CF fornecido pelos professores. Os dados apresentados foram obtidos por meio da observação de aulas em um curso elementar e intermediário de um curso de português oferecido em uma universidade americana privada. Os resultados deste estudo mostram que a elicitação, a correção explícita e o feedback metalinguístico são os principais tipos de CF utilizados pelos professores observados.
- ItemO trabalho do professor de francês como língua estrangeira: um estudo sobre as relações entre as prescrições e o que dizem os professores sobre seu trabalho(2017) MENEZES, Marcos da Costa; LOUSADA, Eliane GouvêaEste artigo tem como objetivo discutir as relações entre os documentos que orientam o trabalho de professores de francês e o que os próprios professores dizem sobre sua atividade docente. O quadro teórico que embasa as discussões é o do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008), assim como teorias que auxiliam na compreensão do trabalho, como a Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2004) e a Clínica da Atividade (CLOT, 2008). A compreensão da relação entre os documentos e a atividade docente se dará pela análise de textos escritos (documentos) e orais (entrevistas).
- ItemPlataforma Moodle como ferramenta eficaz na elaboração de curso básico de português como língua estrangeira(2017) GOES, Eduardo Rodrigues; GOMES, Letícia Bonesso; ZACARIAS, Regiani Aparecida SantosA pesquisa, ora em desenvolvimento, propõe analisar a plataforma Moodle-Unesp em um curso on-line de português como língua estrangeira (PLE). A plataforma Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que permite, dentre tantas ações, a criação e o gerenciamento de cursos, viabilização de material didático e avaliações de alunos. A interação no ambiente virtual pode ser criada por atividades propostas pelo professor (administrador) usando as ferramentas disponíveis nos campos “Atividades” e “Recursos”, disponibilizados na plataforma. Da mesma forma, a associação de ferramentas dos campos “Atividades” e “Recursos” com materiais didáticos digitais e procedimentos adequados para o ensino de Português como língua estrangeira (PLE) são apresentados. Os resultados revelam que os módulos do Moodle-Unesp permitem inserir grande variedade de tarefas e conteúdo em diferentes formatos, para o desenvolvimento das habilidades de fala, escrita, audição, leitura e cultura comprovando, assim a eficácia da plataforma no ensino de PLE.
- ItemProblematizando práticas de ensino e aprendizagem na plataforma Moodle: aproximações com a modalidade híbrida(2016) COSTA, Heloisa Brito de AlbuquerqueO objetivo deste artigo é realizar um estudo reflexivo-crítico das experiências de ensino realizadas na Plataforma Moodle nas disciplinas de didática do Curso de Letras Francês/Português da Universidade de São Paulo. Para isso, apresentaremos os fundamentos teóricos que embasaram este estudo, mais especificamente, as mudanças ocorridas com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e a Internet e seu impacto na cultura de aprendizagem (COLL; MONEREO, 2010; KENSKI, 2008). Trazemos também o quadro geral de modalidades de ensino decorrentes dessas transformações na forma de ensinar e aprender, com destaque para a formação híbrida. (COLL; MONEREO, 2010; VALENTE, 2014; BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015). Em seguida, descreveremos as atividades do Moodle e, a partir dos dados observados, discutiremos os limites e possibilidades gerados por esse estudo em relação a outras modalidades de ensino. Por último, propomos alguns pontos que podem nortear novas ações e pesquisas na área.
- ItemReferências sobre a língua inglesa nos relatos de estudantes e egressos do curso de licenciatura em espanhol(2016) YOKOTA, RosaEste artigo está baseado em uma pesquisa mais ampla desenvolvida por Rodrigues e Yokota (2013) sobre o perfil do licenciando em Letras-Espanhol no estado de São Paulo. Nele apresentamos um recorte dos dados e aprofundamos a análise baseando-nos na Análise do Discurso Crítica (ADC) sobre como os participantes da pesquisa se referem (ou não) à língua inglesa. As referências a ela demonstram uma forte influência da experiência com este idioma na escolha do curso de espanhol como língua estrangeira. O imaginário criado sobre línguas estrangeiras por estudantes brasileiros é atravessado pela vivência que tiveram com a língua inglesa. Reconhecer esta relação fundante, seja ela positiva ou negativa, é necessário para posicionar-se em relação à nova língua estrangeira a ser estudada ou, no caso dos docentes universitários de línguas estrangeiras, mediar a interação do estudante com a nova língua.
- ItemTeletandem institucional integrado: percepções de alunos sobre escrita colaborativa(2016) CAVALARI, Suzi Marques SpattiO teletandem institucional integrado (TTDii) é caracterizado como “uma série de sessões de teletandem que são incorporadas às aulas regulares de língua estrangeira (portanto obrigatórias) a fim de que tais aulas, ao mesmo tempo, beneficiem e sejam beneficiadas pela prática de teletandem” (CAVALARI; ARANHA,[2016]). A escrita colaborativa é definida como uma atividade em que os aprendizes trabalham juntos por todo o processo de planejamento, geração de ideias, estruturação, edição e revisão de um texto em língua estrangeira (STORCH, 2013). Este artigo tem os objetivos de (i) descrever uma tarefa de escrita colaborativa que foi implementada no TTDii na UNESP – São José do Rio Preto, e (ii) discutir a percepção dos participantes brasileiros ao desenvolverem tal atividade em 2015. Os dados foram coletados por meio de diários de aprendizagem escritos por treze aprendizes de inglês como língua estrangeira que cursavam o curso de Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor.
- Item"...y se me vino a la cabeza todo lo que estuvimos viendo esta semana...": a constituição de uma comunidade de aprendizagem em um curso de formação docente a distância(2016) O'KUINGHTTONS, Mônica Ferreira Mayrink; GARGIULO, Hebe EsterO objetivo deste artigo é analisar como se constrói colaborativamente uma comunidade de aprendizagem em um fórum de um curso de formação docente a distância. Para tanto, partiremos do modelo de Garrison, Anderson e Archer (2000), Garrison e Anderson (2005) e Garrison (2016), que consideram que, na experiência educativa, entram em relação três dimensões interdependentes: a presença social, a presença cognitiva e a presença docente, as quais interagem promovendo o pensamento reflexivo e a aprendizagem colaborativa. A análise dos dados indica que, nesse contexto de interação, a função de mediação e de gestão da aprendizagem recai não somente na figura do docente, mas também é assumida espontaneamente pelos estudantes, graças às características do ambiente. Assim, o fórum favorece o estabelecimento de relações mais simétricas entre os diferentes participantes e se constitui como um espaço propício para a reflexão e a construção de conhecimentos.