Filosofia e Educação
URI Permanente para esta coleção
O periódico Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, organizada e editada pelo Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Destina-se à divulgação e ao debate de ideias nas áreas de Filosofia e Educação. A revista publica textos na forma de artigos, ensaios, notas de estudos e pesquisas em andamento, relatos e reflexões sobre experiências, resenhas e leituras críticas. Busca, dessa forma, não só contribuir para uma ampla circulação de pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também honrar a tradição crítica da Filosofia e do pensamento educacional, pautando-se pelo pluralismo e pela abertura ao debate.
Descrição
Navegar
Navegando Filosofia e Educação por Classificação "Nível epistemológico"
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA fenomenologia existencial em Paulo Freire: possíveis diálogos(2019) LOURENÇO, Silmara Silveira; MENDONÇA, Viviane Melo deA fenomenologia existencial é uma corrente filosófica que considera o ser-no-mundo e entende o sujeito como resultado de relações intersubjetivas. O trabalho buscou identificar nos escritos do educador e filósofo Paulo Freire aspectos dessa corrente pautando-se, principalmente, em Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre sem, contudo, limitar o autor ao paradigma, mas compreender possíveis diálogos. Em sua obra detectaram-se referências ao existencialismo fenomenológico, em especial ao que se refere à atitude de entender o processo de ensino-aprendizagem pautado na dialogicidade e criticidade em via horizontal que depende das relações que os sujeitos estabelecem com o mundo e como outro.
- ItemA filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo(2022) LIMA, Jose Aparecido de Oliveira; MATOS , Junot CornélioO falar desse artigo repousa em uma filosofia da pergunta! Talvez devêssemos, desde já, expressar que quanto mais problematizamos e questionamos a respeito de algo, mais temos a possibilidade de compreendê-lo melhor. Nesse processo, o objetivo deste artigo é enfatizar a caminhada do ser humano ao conhecimento de si mesmo pelo perguntar-se. Queremos dizer que não podemos estar preocupados em apenas dispor de respostas, e sim em reiterar a prática da pergunta. Ora, quanto mais voltamos o olhar para nosso modo de viver a vida, mais temos a oportunidade de um encontro íntimo conosco. O questionar-se pode afrontar um modo de viver indolente. Portanto, toda a realidade que confrontamos refere-se ao nosso modo de agir no mundo. Fundamentados no pensamento de Michel Foucault (2010), trataremos aqui das perguntas da vida como horizonte para uma formação e transformação do ser humano, naquilo que enfatizaremos como uma maneira de viver a vida.
- ItemA importância das humanidades na construção do conhecimento: perspectivas em Giambattista Vico(2019) SILVA, João Alberto Mendonça; REIS, Álisson Muryel dos;; MACIEL, Josemar de CamposO presente artigo abordará a construção do conhecimento em Giambattista Vico embasando-se no discurso De Nostri Temporis Studiorum. Com a troca da “imaginação” pela “racionalidade”, colocou-se de lado a engenhosidade humana, anulando assim a verossimilhança que fora negada por não apresentar verdades factuais levando à atrofia do engenho. O intuito aqui é analisar o desenvolvimento imaginativo proposto por Vico, gerando uma nova crítica. Conclui-se sobre uma possível epistemologia das humanidades, na qual cada sujeito possa, com seus próprios instrumentos, desenvolver um conhecimento menos “dogmático” e mais humano, partindo de um solo estável, qual seja, a história.
- ItemA influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã(2018) FREITAS, Charles Lamartine de SousaNeste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes momentos, vai ser elemento chave para a construção de uma paideia cristã. Esta, por sua vez além de sintetizar elementos universalistas do pensamento grego, se nutre de um tempo oportuno, de um kairós para expandir a mensagem cristã oriunda das promessas da religião judaica de um messiah para a universalidade dos homens, cuja expressão vai ser fundamental para a construção dos valores da sociedade ocidental.
- ItemA Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego(2018) BORTOLINI, Rosane Wandscheer; NUNES, CésarA compreensão originária da paidéia grega sempre acompanha a formação de educadores e de pesquisadores em Educação. Trata-se de um tema que nos remete às origens da Educação e da compreensão do discurso filosófico e político sobre a Educação e suas dimensões. Apresenta-se a paidéia como princípio fundante voltado para o entendimento da formação social, política e cultural do povo grego a partir da problemática em torno da constituição histórica e filosófica dessa matriz Educacional. O objetivo foi abordar sobre os ideaisde alguns filósofos e educadores que contribuíram para o pensamento do modelo grego de educação, entre outros aspectos, para a elaboração conceitual caracterizando e contextualizando-os em seu tempo e espaço histórico. Este artigo foi desenvolvido por pesquisa de caráter bibliográfico. Entre as contribuições desse estudo, estão os conceitos e fundamentos da arete e da paidéia, que direcionaram ou foram direcionados a pensar uma educação para a vida na pólis, portanto, para a vida em sociedade de maneira universalizada, por meio de uma educação com base na cientificidade, na virtude, na política. A essência da educação grega está na sua própria cultura e organização política que vai sendo evidenciada pela sociedade em praticamente três milênios.
- ItemA produção sobre o corpo en revistas da educação : uma análise epistemológica(2019) BAPTISTA, Tadeu João RibeiroO corpo é o tema que é discutido há muito tempo em várias áreas. Assim, o objetivo deste texto foi analisar os paradigmas epistemológicos dos artigos sobre corpo publicados em revista classificadas como A-1 no WebQualis na Área da Educação. Foi realizada uma análise documental a partir da Matriz Paradigmática. A análise foi composta por uma parte quantitativa e outra mais qualitativa que permitiu identificar os paradigmas de cada texto. Os resultados demonstram que das matrizes analisadas, o movimento Pós-Moderno responde por 50% do total de publicações. Isso demonstra uma tendência de movimento diferente do que era previsto inicialmente.
- ItemAngústia(s) e diálogos entre Graciliano Ramos e os saberes populares(2021) SILVA, Adenilton Moises da; SILVA, Everaldo Fernandes daO presente artigo reflete o fenômeno da angústia enquanto constituinte da condição humana, que se materializa em diferentes modos e expressões, correspondentes ao tempo e espaço em que os sujeitos humanos se situam históricos e geograficamente. Por não se tratar de uma abordagem estritamente filosófica ou de natureza psicanalítica, optamos em estabelecer um recorte mediante a construção de um diálogo sobre a Angústia descrita pelo romancista nordestino Graciliano Ramos e os sentimentos angustiantes dos sujeitos populares analfabetos, elaborando, desse modo, uma interlocução com a vida e aprendizagens de sujeitos excluídos que, em meio às agruras e utopias pequenas, quase diárias, produzem significados, saberes e novas agendas de resiliências para poderem ser/estar na vida.
- ItemAplicabilidade do pensamento de Baltasar Gracián na pedagogia empresarial(2019) COSTA, José Ribamar NeresEste artigo tem como objetivo discutir a possibilidade de aplicação dos aforismos do pensador espanhol Baltasar Gracián aos ensinamentos necessários à Pedagogia Empresarial. O estudo, de natureza analítica e bibliográfica, traz um recorte de três temas: ética, gestão de pessoas e comunicação empresarial, e demostra como é possível aplicar algumas concepções filosóficas do século XVII ao mundo empresarial da atualidade. Na análise, alguns preceitos defendidos por Gracián foram associados às necessidades da Pedagogia Empresarial com o objetivo de demostrar que tais concepções ainda encontram espaço no mundo corporativo contemporâneo.
- ItemBases epistemológicas da educação do campo: projeto histórico e teoria pedagógica em disputa(2022) ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; GAMA, Carolina NozellaDiscutir a Educação do Campo criticamente perpassa pelo estudo de suas bases filosóficas e epistemológicas. Nesta perspectiva, esse artigo objetiva discutir os aspectos filosóficos e epistemológicos da Educação do Campo no bojo das tendências pedagógicas contra-hegemônicas contemporâneas. Para tanto, recuperou-se o balanço da produção do conhecimento sobre a Educação do Campo, atualizando-o. Constatou-se a hegemonia dos estudos que utilizam a expressão Educação do Campo em detrimento ao uso do termo Educação Rural, sinalizando a necessidade de novos estudos sistemáticos. Afinal, a adoção do termo não indica, necessariamente, o comprometimento com o campo pedagógico crítico.
- ItemBases epistemológicas da educação do campo: projeto histórico e teoria pedagógica em disputa(2022) ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; GAMA, Carolina NozellaDiscutir a Educação do Campo criticamente perpassa pelo estudo de suas bases filosóficas e epistemológicas. Nesta perspectiva, esse artigo objetiva discutir os aspectos filosóficos e epistemológicos da Educação do Campo no bojo das tendências pedagógicas contra-hegemônicas contemporâneas. Para tanto, recuperou-se o balanço da produção do conhecimento sobre a Educação do Campo, atualizando-o. Constatou-se a hegemonia dos estudos que utilizam a expressão Educação do Campo em detrimento ao uso do termo Educação Rural, sinalizando a necessidade de novos estudos sistemáticos. Afinal, a adoção do termo não indica, necessariamente, o comprometimento com o campo pedagógico crítico.
- ItemDa estética do tempo mínimo à poética da pandemia máxima: epistemologia do minuto minimalista na rede social(2021) MARTINS, José EndoençaO ensaio discute as relações entre a produção poética e a experiência pandêmica. Estabelece o movimento identitário do narrador poético entre três modalidades de produção poética. Trata-se de triangulação artística que se envidencia entre Poema Minuto, Diet Poesia e Minimalismus Pandemicus. Para a caracterização do deslocamento intervérsico a tríplice produção artística, vale-se dos conceitos de “celebração móvel” de Hall (2006), das noções de dupla vocalidade da Signifyin(g) e da tripla dimensão de Exu e Iorubás, segundo Gates (1988), além da ideia de política da conversão de West (1994). O ensaio sugere recorrer a uma ética do amor que, segundo West, teria a capacidade de estabelecer uma epistemologia poética com vistas a proteger a terra e fazer um mundo melhor.
- ItemDas mônadas de Leibniz à educação estética de Schiller(2019) SILVEIRA, Roberison Wittgenstein DiasPartindo da proposta ontológica de Leibniz, a ideia de perfeição dá origem à discussão estética germânica. O grande questionamento é se o gosto está ligado a uma concepção de perfeição inerente à realidade ou se é o resultado da dinâmica dos sentidos, responsáveis pelas sensações. Reformulando a concepção estética moderna, Kant não concebe nenhuma validade de coisa-em-si para o gosto, ele não está nas coisas nelas mesmas, mas antes na maneira de operar da faculdade de julgar reflexiva. Reconhecendo esta nova perspectiva, e encontrando nela lacunas no que diz respeito à aproximação entre razão e sensibilidade, Schiller propõe uma nova criação da estética como modelo de formação do homem.
- ItemEducação Física brasileira entre 1980 e 1995: novos olhares sobre a produção do conhecimento(2020) FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno FerreiraEsta pesquisa bibliográfica refere-se a uma releitura da produção do conhecimento da educação física entre 1980 e 1995. Apresenta como objetivo central: identificar como se deu a produção do conhecimento progressista no campo da educação física entre 1980 a 1995. Em relação aos principais resultados, apontamos que a área da educação física ao realizar a crítica em relação a seu passado positivista e reducionista de ciência, produziu obras clássicas que podem ser classificadas em três grupos em relação aos seus objetivos, são eles: obras de denúncia (Histórica, conjuntura política e etc.), denúncia e exposição de estudo ou experiência e crítica com proposição metodológica de ensino.
- ItemEducar para um novo conceito de cidadania: fundamentos filosóficos e epistemológicos(2020) MAIA, João Jerónimo MachadinhaEste artigo procura estabelecer os fundamentos filosóficos e epistemológicos que permitam suportar a educação para a cidadania, tendo em vista um novo conceito de cidadania que responda às necessidades da sociedade contemporânea. Neste âmbito, o artigo confronta autores clássicos com o intuito de indagar acerca dos limites e da natureza do conhecimento e da ação humana. A obra destes autores será relacionada com o trabalho de investigadores recentes, na área da epistemologia experimental e da psicologia. Isto permitirá tirar as conclusões desejadas, não perdendo de vista as caraterísticas e os desafios da sociedade contemporânea.
- ItemEncrucijada epistemológica de la filosofía de la educación en Cuba(2019) ROACH, Eduardo Francisco FreyreProfesionales cubanos perciben que en Cuba la Filosofía de la Educación es indispensable para entender y mejorar la política, el proceso de enseñanza-aprendizaje, y la investigación educacional. Empero, también hay gran consenso de que esta disciplina carece de atención y desarrollo. En este trabajo se explora la encrucijada epistemológica en la que se encuentra hoy, dada la situación problemática esbozada, la Filosofía de la Educación en Cuba. Se apuesta a que las cuestiones que clásicamente se plantean en Filosofía de la Educación no son marginales con respecto a las que corresponden a, por así decirlo, a la Filosofía pura o general.
- ItemEpistemologia e educação comparada na América e no Caribe: algumas concepções(2019) LAMAR, Adolfo Ramos; VICENTINI, TaianiNo contexto latino-americano e caribenho a EC enfrentou problemas de consolidação, mas com a globalização, está sendo mais requisitada. Em 1991 Goergen alertava para o uso pragmático da EC e o descuido das reflexões teóricas. A EC é heterogênea no quesito epistemológico. Nesse sentido, o trabalho tem por objetivo abordar a questão epistemológica da EC na América Latina e no Caribe. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental.
- ItemEpistemologia e pandemia COVID-19(2021) FREYRE ROACH, Eduardo FranciscoS é biólogo, médico, professor, governo, jornalista, usuário do Twitter, Facebook ou YouTube ou uma pessoa comum. Suponhamos também que P seja o coronavírus SARS-CoVid-2, sua origem, seu potencial de infestação, patógenos e pandemias. S conhece P, isto é, que sua crença sobre P é verdadeira e justificada. O objetivo deste artigo é argumentar que o reducionismo epistemológico limita a afirmação de S, cuja superação marca os caminhos da virologia, da epidemiologia, da ética e da política para o enfrentamento da pandemia COVID-19.
- ItemEsferas da insurreição : notas para uma vida não cafetinada(2020) BONETTO, Pedro Xavier Russo; AGUIAR, Alessandra Aparecida DiasA obra de Suely Rolnik traz para o debate filosófico contemporâneo a possibilidade de pensar os dias de hoje (desde os nossos modos de vida até a atual conjuntura política) a partir de conceitos psicanalíticos e filosóficos. O livro em si não trata especificamente a área da educação, mas o fio condutor criado pela autora, o que ela denomina de descolonização do inconsciente, bem como a prática micropolítica que se dá sobre os processos de subjetivação e os demais conceitos apresentados: pulsão, linguagem, desejo, imaginação, criação, afetos e outros; são absolutamente relevantes para a propositura de uma educação revolucionária e contemporânea.
- ItemEu, Filósofo da Educação? uma análise reflexiva do ser filósofo na educação(2019) CAMARGO, Gustavo Schneider deAo enfrentar novos desafios de formação em uma subárea de estudo e pesquisa (Filosofia da Educação), busquei traçar a trajetória acadêmica daqueles autores/pesquisadores pertencentes à Filosofia da Educação. Minha trajetória acadêmica foi parâmetro para análise dos dados desta pesquisa. Coletei todos os trabalhos apresentados entre 2007 até 2017, das Reuniões Científicas Nacionais da Anped, GT17. Pesquisei a trajetória acadêmica dos autores destes trabalhos por meio do acesso ao currículo Lattes. Pude concluir que minha trajetória acadêmica não é tão errática como imaginava e que o estudo pode definir algumas premissas que podem ajudar a direcionar outros pesquisadores, envolvidos no tornarem-se filósofos da educação.
- ItemFundamentos epistemológicos de la enseñanza(2019) VALENCIA, Alfonso TamayoEste artigo apresenta cinco avanços na epistemologia e suas consequências para uma compreensão renovada da ciência e dos métodos de pesquisa, particularmente no campo da educação. São eles: a abordagem positivista, a construtivista, a ecologia conceitual, a teoria crítica e os "jogos de linguagem". Esperamos que esta incursão sirva para ter uma visão mais adequada da ciência e os pressupostos e critérios que orientam os métodos de pesquisa. Também procura mostrar a relação entre o modo de conceber um problema, a metodologia e as premissas ontológicas, axiológicas, epistemológicas ou heurísticas, que lhe dão sentido e significado