Inter-Ação
URI Permanente para esta coleção
INTER-AÇÃO é uma publicação quadrimestral gratuita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.
Descrição
Navegar
Navegando Inter-Ação por Classificação "Nível metodológico"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação de professores no Brasil em nível superior: primeiras experiências(2007) SILVA, Andréia FerreiraO presente artigo busca analisar as primeiras experiências de formação superior do professor no país. Examina as propostas de formação do professor em nível superior, inclusive as do professor primário, debatidas e implementadas no período inicial de industrialização do país, de 1930 a 1946. Os debates em torno da preparação de docentes realizados nesse período estão marcados pelo contexto histórico e pelas disputas, entre educadores liberais e católicos, para a definição da política educacional do país. Os primeiros cursos instituídos no IE-USP (1934) e na UDF (1935), para a formação superior do professor em todos os níveis, propostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, foram extintos com o advento do Estado Novo. Esse fato em muito condicionou a inserção da área da educação no interior da universidade brasileira.
- ItemA gratificação de estímulo à docência (GED) na universidade federal de Uberlândia-MG: uma análise de pesquisa no campo do ensino superior(2006) MARQUES, Mara Rúbia AlvesEste texto constitui análise da pesquisa Políticas de Avaliação Docente no Ensino Superior, de Vânia Amaral da Rocha. Produzido para subsidiar minha participação como membro titular da banca de defesa da dissertação correspondente, o objetivo do texto foi tratar do processo de pesquisa de Vânia Rocha, de modo a contribuir para uma auto-reflexão sobre meu próprio trabalho de orientação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU, como para a auto-reflexão da autora sobre sua investigação no campo das políticas públicas para o ensino superior. Para tanto, com base no referencial teórico de Isaura Belloni, Heitor de Magalhães e Luzia Sousa, trato, respectivamente, da temática, da relevância e metodologia, dos referenciais de análise e dos resultados da referida pesquisa.
- ItemAlguns princípios para situações de engenharia de sotwares educativos(2009) SANTOS, Gilberto LacerdaEste artigo trata das particularidades do processo de engenharia de softwares educativos, a partir da experiência de pesquisa e desenvolvimento acumulada pela equipe do Laboratório Ábaco, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Primeiramente, procura-se explicitar a problemática do desenvolvimento do software educativo. Em seguida, são apresentadas a metodologias e estratégias de engenharia de sistemas adotadas e adaptadas pelo laboratório: a modelagem da cooperação e a modelagem orientada a objetos. As conclusões tais métodos a serem tomadas em toda iniciativa de concepção e desenvolvimento de softwares para ensino e aprendizagem.
- ItemAvaliação e formação: o curso de pedagogia da FE/UFG(2009) SILVA, Lueli Nogueira Duarte e; OLIVEIRA, João Ferreira de Oliveira Ferreira de; SILVA, Andréia Ferreira da; ALMEIDA, Dulce Barros de; ARAÚJO, Anna Rita Ferreira de; FONSECA, Mônica Maria Lopes da; GUIMARÃES, GedA Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) aprova, em 2003, o novo projeto curricular do curso de Pedagogia. O projeto reafirma a docência como base da identidade do pedagogoe tem como objetivo formar o docente para atuar no magistério da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental bem comona gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos. Este texto tem como objeto de estudo o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás após cinco anos desta reformulação curricular, buscando analisar a percepção que os alunos possuem acerca da formação recebida. Para tanto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso.
- ItemElaboração de materiais didáticos adaptados ao ensino de química para alunos cegos(2021) TOYAMA, Karla Suzi Furutani; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; FIGUEIREDO, Marcia CamiloEste artigo teve como objetivo analisar materiais didáticos adaptados ao ensino de Química para alunos cegos, elaborados por licenciandos, a fim de identificar saberes formativos docentes relacionados à proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem. A metodologia foi qualitativa, descritiva e classificada como estudo de campo. Para a coleta de dados, ofertou-se um projeto de curso de extensão, no qual participaram 13 licenciandos em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A estruturação dos dados foi de acordo com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os participantes, ao criarem materiais didáticos adaptados a partir da perspectiva inclusiva, compreenderam e exploraram outras vias de percepção que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem em Química.
- ItemEstilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?(2009) BARROS, Daniela Melaré VieiraAs diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados neste novo espaço. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa e a quantitativa com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram a cientificidade do trabalho. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual.
- ItemFundamentos teórico-metodológicos do plano de desenvolvimento da escola (PDE)(2006) OLIVEIRA, Sônia Maria BorgesO PDE é um produto do programa Fundescola destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino oferecido. Com a implementação desse produto, o programa tem por objetivo que a escola “incorpore” a metodologia do planejamento estratégico e os princípios da qualidade total. Este artigo apresenta a análise do referencial teórico que sustenta o PDE a partir do estudo de sua metodologia e respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública do município de Dourados– MS, no período de 1999 a 2002. O estudo contribuiu para dar visibilidade sobre como é introduzida a ideologia implícita nas políticas educacionais contemporâneasno cotidiano de uma escola pública.
- ItemImpressora construída de lego: um objeto de aprendizagem para aplicação de geometria plana(2021) MORALES, Andréa Cantarelli; GIACOMELLI, Patrícia; MORO, Tatiele Bolson; CATELLI, FranciscoO presente artigo trata da utilização de uma impressora, construída com LEGO®, por bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Controle e Automação, como objeto de aprendizagem para uma aplicação do conteúdo de Geometria Plana. O referencial teórico, subsidiado por objetos de aprendizagem e metodologias de aprendizagem ativa, deram suporte para o desenvolvimento da atividade que consistia em, dada uma figura geométrica, calcular os ângulos em sequência para formar a figura depois; o comprimento de reta e o ângulo eram digitados em sequência no aplicativo que faz comunicação com a impressora e imprime a imagem. Através do resultado era possível identificar eventuais erros nos cálculos, com a interferência do professor para a compreensão e posterior correção por parte dos estudantes. A atividade proporcionou motivação e interesse, mediada pelo trabalho em equipe, e uma análise reflexiva sobre o aprendizado do conteúdo.
- ItemOs conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação do professor(2007) MASCARENHAS, Ângela Cristina Belém; RIBEIRO, Míriam Bianca Amaral; SILVA, Simei AraújoEste artigo discute os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação de professores. A discussão é baseada em pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Objetiva analisar as concepções dos professores sobre realidade social, violência, liberdade e disciplina e sobre a questão da formação do professor. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Redações dos professores foram instrumentos de coleta de dados. Entre as conclusões, destacamos que a maioria dos professores, ao abordar a relação entre sociedade e violência escolar, concebe-a com distanciamento, propondo soluções com base na reorganização do trabalho pedagógico e da redefinição da formação do professor. Os professores atribuem sobretudo à desestruturação familiar a causa principal da indisciplina e da violência escolar.
- ItemPsicanálise e educação: vias para subversão do sujeito(2007) SILVA, RenatoEste trabalho tem por fim contribuir com reflexões em torno da relação entre psicanálise e educação pedagógica, sem focar possíveis ou impossíveis contribuições que a psicanálise possa vir oferecer às metodologias pedagógicas, mas sobre o desejo e a ética de ambas, intuindo alimentar possibilidades para uma educação que vise o sujeito na posição de falante no mundo da linguagem. Este ensaio se divide em: a) introdução à reflexão de Freud sobre a educação; b) o desejo da pedagogia em relação à modernidade; c) mapeamento da construção do desejo da pedagogia em Kant e Hegel; d) introdução aos conceitos de Outro e Ideal-do-Eu articulados à construção do professor na modernidade; e) reflexão sobre ética e desejo entre psicanálise e pedagogia e f) considerações finais.