Edubase
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Edubase por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 6868
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item15 anos da educação especial no município de Caarapó: construindo práticas pedagógicas inclusivas(2019) GELLER, Léa; GONÇALVES, Marli da Costa; LIMA, Luciene Barbosa VitorO presente estudo busca retratar a história da construção da educação especial no município de Caarapó-MS, contemplando as mudanças ocorridas, contando um pouco da trajetória e as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEDE) de Caarapó-MS, enfatizando as vivências, as experiências e as práticas desenvolvidas por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que ocorreram na linha de tempo de 2003 a 2018, concentrando-se no processo de evolução por que passou o AEE para transcender as vivências segregacionistas, integracionistas, partindo para a concepção da educação especial na perspectiva inclusiva.
- Item1850 e 2012, da exclusão ao direito: documentos antagônicos e a educação escolar quilombola no Brasil(2019) SILVA, Márcio AntônioNeste artigo descrevemos uma comparação antagônica de dois documentos do período imperial brasileiro (1850 e 1854) com um documento recente da república brasileira (2012). O documento de 1850 é a Lei de número 601, conhecida como Lei de Terras, enquanto o documento de 1854 é o Decreto 1331 que regulamenta a educação no município da Corte, também conhecido como Reforma Couto Ferraz. O documento de 2012 é a Resolução de número 08 do Conselho Nacional de Educação sobre as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola. Por meio de análise documental, buscamos refletir sobre os contrapontos entre o período colonial e o período democrático. Tais documentos, quando assinados pelo Imperador mostram a exclusão desses povos, enquanto a inclusão é feita em outro documento assinado por um presidente da república. Concluímos que a exclusão dos integrantes dos quilombos, por via oficial no século XIX, sofreu profundas alterações quando se compara com os direitos conquistados no século XXI, mas que em muitos pontos ainda permanece uma realidade de dificuldades no campo da educação, da terra e do racismo.
- Item20 anos de produção científica sobre o SARESP (1996-2016): reflexões acerca dos desdobramentos na prática docente e da privatização(2018) TORREZAN, Hayla Emanuelle; BERTAGNA, Regiane Helena; NAKAMURA, Henrique KendiNeste trabalho, socializamos os resultados da produção científica brasileira (dissertações e teses) sobre o SARESP (1996-2016), além das possíveis relações entre esta avaliação e as formas de privatização que permeiam o cenário educacional.
- Item50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio(2017) CUNHA, Carolina Rodrigues; FORTUNATO, IvanEste trabalho é o relato de uma conversa sobre Célestin Freinet que os autores tiveram com a professora Rosa Maria Whitaker Sampaio, uma das pioneiras a trabalhar com a Pedagogia Freinet no Brasil e uma de suas maiores defensoras. T
- ItemA "experiência de si" em um processo avaliativo de estágio docente no campo da educação matemática(2005) KNIJIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Cláudio José deThe purpose of this paper is to discuss a process in which the self's experience, produced by Teacher Training Course students at Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) is set up. The research data consist of the students' narratives when they evaluated their period as trainees, in which they had a pedagogical experience from an Ethnomathematics' perspective. The analytic tools that support the work come from the poststructuralist theorizations of Michel Foucault, especially those related to his studies on the technologies of self, and from Jorge Larrosa's contributions to this topic. The discussion of the data showed that, when the students were encouraged to tell about themselves, to evaluate themselves and reflect on their pedagogical practices, they produced their own ways of being a teacher, learning a new grammar for their self-interpretation and to interrogate the other. This grammar tells about the importance for the teachers to like mathematics and make her students like it too, about the relevance of making the mathematics lessons more pleasant and pleasurable, and that a good teacher is the one who reflects about her own practice.
- ItemA "leitura literária" e a outra nas vozes do currículo e dos programas(2005) BRAMCO, Antônio
- ItemA "perigosa" idéia de Darwin(2009) CURI, Luciano Marcos
- ItemA (auto)avaliação das escolas: “virtudes” e “efeitos colaterais”(2009) SA, VirgínioOver the last two decades, in very different socio-political contexts, first in central countries, then in semi-peripheral and peripheral countries, the evaluative agenda, in its different configurations and domains of influence, has come to assume an enormous centrality. In the case of Portugal, the recent changes in the legislative framework that frame our schools and their professionals, with emphasis on the new status of the teaching career in non-higher education and the "indexation" of the much talked about autonomy contracts prior to the existence of self-evaluation processes and external evaluation, catapulted this issue to the front pages of the public agenda. The reasons for this (sudden) interest in issues of educational assessment in general, and institutional assessment in particular, are organized around a plurality of structuring axes affiliated with tensioned logics and rationalities, some more linked to concerns with control, others more in tune with an emancipatory agenda. In this text, we intend to discuss some of those logics and rationalities in tension, articulating them with the diversity of agents and agendas that evaluation can serve. More specifically, it seeks to highlight some of the "side effects" resulting from conceptions and evaluative practices that ignore, or despise, the assumption of the school as a "complex educational organization".
- ItemA (in)eficácia da formação dos magistrado brasileiros em direitos humanos e controle de convencionalidade(2020) TORRES, José Henrique RodriguesA pesquisa que fundamenta este artigo investiga a eficácia dos cursos de formação em direitos humanos e controle de convencionalidade ministrados pela ENFAM e Escolas judiciais e verificar se os magistrados estão aplicando as normas de DDHH e realizando o controle de convencionalidade. A pesquisa apresenta resultados de um estudo sobre as sentenças proferidas em Campinas, de 2015 a 2019, verificando a abordagem ou referências feitas nessas decisões sobre “direitos humanos” e “controle de convencionalidade”. Foram verificadas todas as sentenças proferidas em 33 varas judiciais. Os resultados indicam que as Escolas judiciais devem ampliar, intensificar e aprofundar o seu compromisso ético, estético e político de formação para garantir a dignidade humana e os direitos humanos no sistema jurisdicional.
- ItemA (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia por que eles desistem?(2023) GONÇALVES, Josiane Peres; BENITEZ, Maria Cristina de SousaA pesquisa trata da evasão acadêmica de homens no curso de graduação em Pedagogia do Campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS) e visa identificar as principais razões que motivaram estudantes do gênero masculino a ingressar e desistir do referido curso. Após fazer o levantamento do número de homens ingressantes, desistentes e concluintes do curso pesquisado, foram identificados três dos desistentes e gravadas entrevistas individualizadas. Compreende-se que a dificuldade de conciliar o curso superior com o trabalho, o desconhecimento sobre a formação do pedagogo e a baixa remuneração da profissão docente são fatores que interferem na desistência de discentes do sexo masculino do curso de Pedagogia do CPNV/UFMS.
- ItemA (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia(2022) MAGRIN, Natália Papacídero; REIS, Laudeth Alves dos; MOREIRA, Wagner WeyO estudo propõe-se pesquisar a percepção do corpo em guias educacionais que norteiam o ensino remoto em razão da pandemia do coronavírus. É um estudo qualitativo, de cunho documental, que versa pela análise de dois referenciais, A framework to guide an education response to the covid-19 Pandemic of 2020 (Reimers & Schleicher, 2020), e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Conselho Pleno (CP) n.º 2 de 10 de dezembro de 2020 (Brasil, 2020a). Identificamos que os guias selecionados não mencionam corpo, nem tão pouco a corporeidade, que tanto movimenta, expressa e se reinventa. Uma lacuna diante a uma situação que acomete a todos e deve ser compreendida em sua totalidade.
- ItemA (QUASE) invisibilidade da Educação de Jovens e Adultos na Política Nacional de Alfabetização: marginalização e luta pelo direito à educação(2021) SILVA, Jaqueline Luzia daO presente artigo tem como principal objetivo refletir e analisar a atual Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em 2019, especificamente no que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia que embasa o estudo é uma investigação documental, de natureza qualitativa, do período compreendido entre os anos de 2003 e 2019, referindo-se também às legislações anteriores que dizem respeito à EJA. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Freire (1999); Maciel e Resende (2019); Albuquerque, Morais e Ferreira (2013), dentre outros. As principais conclusões do trabalho reconhecem que a PNA invisibiliza a EJA oferecida aos sujeitos pouco ou não escolarizados, ao mesmo tempo que propõe uma prática equivocada para a ação pedagógica alfabetizadora.
- ItemA (r)evolução digital e os dilemas para a catalogação: os cibertecários em atuação(2015) SANTA ANNA, JorgeReports the experience of the project of digitization and online publication of Essential rare works collection in biodiversity of the Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). The initiative is the Biodiversity Heritage Library (BHL), whose purpose is to subsidize, the strengthening and development of scientific information and communication infrastructure, biodiversity and the environment. The purpose of study is to show the project of digitization and online publication of Essential rare works collection in biodiversity of the Museu Paraense Emílio Goeldi and study the role of digital preservation in the bibliographic collection special, using the criteria of digital preservation and document management. Allowing the construction of a conceptual schema to add and save the information, giving immediate access, by means of networks and sources of information, both national and international. The methodological course adopted was conducted through an exploratory research of descriptive character, based on literature as in books, journals, dissertations, theses and scientific articles already published addressing the theme. This mode is most relevant issues examined in the study, with respect to the methods related to the preservation of a bibliographic collection in digital formats. In this sense, scanning is combined with digital preservation in the collection on biodiversity, and will bring enormous contribution to the library of MPEG, making scientific information more accessible, giving continuity to the memory and making sure the absolute excellence of digital media, covered by technological innovations that will remedy their future losses.
- ItemA (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores(2018) MARINHO, Paulo; FREITAS, MarinaideO presente artigo tem por base um estudo de caso e enquadra-se numa abordagem dialógica - êmica e ética. Teve como objetivo identificar e caracterizar categorias êmicas-éticas que emergem na cultura escolar e profissional docente e que implicam nas ações cotidianas dos professores. A coleta e construção de dados, concretizou-se por meio de Focus Group com professores de uma escola da rede de ensino público brasileiro. Os dados apontam para simbioses na (re)produção de culturas profissionais docentes na cultura escolar caracterizadas por individualismo e sofrimento profissional, colaboração em enclaves, apartheids organizacionais/profissionais e presença de uma cultura de escola lutadora.
- ItemA abordagem do pensamento algébrico da base nacional comum curricular (bncc) nos anos iniciais do ensino fundamental(2021) FAVERO, Débora Cristina Borba Pereira; MANRIQUE, Ana LúciaEste artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado que discute o pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente recorte traz especificamente a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental a respeito do pensamento algébrico, tendo os estudos de Blanton e Kaput como referencial teórico. É uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, que se pautou, principalmente, em relacionar as habilidades de Matemática propostas no documento às categorias do pensamento algébrico apresentadas no referencial teórico, analisando quantidade, distribuição e conteúdo das habilidades relacionadas a cada categoria. A análise mostrou que o documento apresenta elementos do pensamento algébrico nos anos iniciais, no entanto, além de não abranger todas as categorias propostas pelo referencial, ainda apresenta um desequilíbrio entre as categorias abrangidas. Sendo assim, destaca-se a importância de o professor atuante nos anos iniciais do Ensino Fundamental identificar os potenciais e as limitações do documento.
- ItemA abordagem rogeriana como uma possibilidade de intervenção, prevenção e combate ao bullying(2016) BARBOSA, Rone Aparecido Dias; BARROS, Bruna Paes deO bullying é um fenômeno que acontece nas escolas e que se tornou evidente principalmente nas últimas décadas. O modo como os profissionais atuantes na educação lidam com as relações interpessoais no ambiente escolar pode ser decisivo na prevenção e no combate a esse fenômeno, que pode causar grandes consequências aos envolvidos em sua ocorrência.
- ItemA ação conjunta de organizações internacionais (UE e OCDE) em educação: metamorfoses? Observações em torno de políticas educativas em Portugal(2019) ANTUNES, FátimaDesde 2013 a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) desenvolve uma intervenção em educação em Portugal, com o objetivo de elaborar uma Estratégia Nacional de Competências, com particular incidência no campo da educação de adultos e, posteriormente (2017), no contexto de uma política nacional para o ensino básico e secundário, Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular. Em um e outro casos, trata-se de políticas nacionais enquadradas pelo Programa Educação e Formação 2020, no âmbito das políticas europeias de educação, e de dinâmicas que mobilizam o trabalho direto dos técnicos da OCDE com os atores no terreno das escolas e outros contextos educativos. A europeização da educação e das políticas públicas neste domínio, e genericamente a ação de organizações supranacionais, constitui a expressão de uma nova ordem educacional associada a processos e projetos políticos de globalização e da economia do conhecimento. Neste texto, analisa-se o percurso de europeização da educação para, à luz dos casos referidos, discutir se a centralidade da mediação nacional – concretizada pelas opções e apropriações pelos governos nacionais das políticas, orientações e modelos educativos disseminados por organizações supranacionais como a OCDE e a União Europeia (UE) – pode estar a assumir formas diferentes, derivadas desta mais recente conexão na ação em educação entre atores e contextos globais e locais. Estas metamorfoses podem passar, por exemplo, por articulações antes desconhecidas na constituição dos espaços global e local, com novos papéis e protagonismos para as autoridades nacionais, bem como para as organizações internacionais e outros perfis para atores e contextos locais.
- ItemA ação conjunta de organizações internacionais (UE e OCDE) em educação: metamorfoses? observações em torno de políticas educativas em Portugal(2019) ANTUNES, FátimaDesde 2013 a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) desenvolve uma intervenção em educação em Portugal, com o objetivo de elaborar uma Estratégia Nacional de Competências, com particular incidência no campo da educação de adultos e, posteriormente (2017), no contexto de uma política nacional para o ensino básico e secundário, Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular. Em um e outro casos, trata-se de políticas nacionais enquadradas pelo Programa Educação e Formação 2020, no âmbito das políticas europeias de educação, e de dinâmicas que mobilizam o trabalho direto dos técnicos da OCDE com os atores no terreno das escolas e outros contextos educativos. A europeização da educação e das políticas públicas neste domínio, e genericamente a ação de organizações supranacionais, constitui a expressão de uma nova ordem educacional associada a processos e projetos políticos de globalização e da economia do conhecimento. Neste texto, analisa-se o percurso de europeização da educação para, à luz dos casos referidos, discutir se a centralidade da mediação nacional – concretizada pelas opções e apropriações pelos governos nacionais das políticas, orientações e modelos educativos disseminados por organizações supranacionais como a OCDE e a União Europeia (UE) – pode estar a assumir formas diferentes, derivadas desta mais recente conexão na ação em educação entre atores e contextos globais e locais. Estas metamorfoses podem passar, por exemplo, por articulações antes desconhecidas na constituição dos espaços global e local, com novos papéis e protagonismos para as autoridades nacionais, bem como para as organizações internacionais e outros perfis para atores e contextos locais.
- ItemA ação docente com estudantes com deficiência intelectual na escola especial(2021) CERICATO, Itale Luciane; SILVA, Anderson Ricardo Júnior da RochaEste trabalho investiga a ação de uma professora da escola especial na organização de situações favorecedoras ao ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Os dados, analisados com base na psicologia de Vigotski e coletados por entrevistas e observação das aulas, evidenciaram que a professora organiza sua prática focando o treino de habilidades de vida prática e diária, em acordo com as diretrizes da escola e com suas concepções sobre as potencialidades dos estudantes; atribui à formação especializada a mesma relevância dos saberes da prática profissional, e tem sua ação apoiada por equipe institucional multidisciplinar. No que se refere a esse último aspecto, sugere-se discutir possibilidades para que iniciativas semelhantes sejam replicadas como apoio à proposta da educação inclusiva e ao desafio de construir uma escola de qualidade para todos.
- ItemA administração é prescritiva, fazer o quê? Uma proposta de/para desconstrução(2021) GOMES, Greice; BRUCK, NeyFrente à questão a ‘Administração é prescritiva, fazer o quê?’ Nossa proposta seria: desconstruir. Fazê-lo é deslocar-se em direção à ruptura com certas hierarquias estruturalistas que marcam essa área do conhecimento desde seus autores clássicos. Para tal empreitada utilizamos como referencial teórico a desconstrução, de Jacques Derrida, uma das vertentes mais criativas do pós-estruturalismo. A originalidade deste ensaio está em refletir sobre como seria uma possível estratégia desconstrucionista aplicada ao campo da Administração, bem como propor um arranjo de saberes efetivamente transdisciplinar.