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- Item10 (anti-) teses sobre cultura popular(2010) BURNETT, Henry
- Item10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios(2018) GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; VITTA, Fabiana Cristina FrigieriO dossiê “10 anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios” objetiva apresentar e problematizar aspectos relacionados à trajetória, limites e desafios engendrados pela PNEEPEI, no que diz respeito aos referenciais históricos e políticos, à constituição de redes de apoio para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, ao mapeamento e avaliação das formas de organização e operacionalização de sistemas educacionais inclusivos e às práticas pedagógicas inclusivas constituídas nos diferentes contextos educacionais.
- Item15 anos da educação especial no município de Caarapó: construindo práticas pedagógicas inclusivas(2019) GELLER, Léa; GONÇALVES, Marli da Costa; LIMA, Luciene Barbosa VitorO presente estudo busca retratar a história da construção da educação especial no município de Caarapó-MS, contemplando as mudanças ocorridas, contando um pouco da trajetória e as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEDE) de Caarapó-MS, enfatizando as vivências, as experiências e as práticas desenvolvidas por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que ocorreram na linha de tempo de 2003 a 2018, concentrando-se no processo de evolução por que passou o AEE para transcender as vivências segregacionistas, integracionistas, partindo para a concepção da educação especial na perspectiva inclusiva.
- Item15 anos de HISTEDBR(2001) ALVES, Gilberto Luiz
- Item15 anos do HISTEDBR: histórico e situação atual(2001) SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei
- Item15 anos pensando a Educação Escolar em Ibero-América(2020) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson SantosPassados 15 anos da assinatura do Convênio de Colaboração Acadêmica entre a UNESP – através da sua Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara – e Universidade de Alcalá de Henares – através do Departamento de Ciências da Educação –, celebra-se aqui a constituição de um grupo de investigadores que vêm se dedicando a pensar, escrever, analisar e propor iniciativas para a Educação Escolar no território ibero-americano.
- Item1850 e 2012, da exclusão ao direito: documentos antagônicos e a educação escolar quilombola no Brasil(2019) SILVA, Márcio AntônioNeste artigo descrevemos uma comparação antagônica de dois documentos do período imperial brasileiro (1850 e 1854) com um documento recente da república brasileira (2012). O documento de 1850 é a Lei de número 601, conhecida como Lei de Terras, enquanto o documento de 1854 é o Decreto 1331 que regulamenta a educação no município da Corte, também conhecido como Reforma Couto Ferraz. O documento de 2012 é a Resolução de número 08 do Conselho Nacional de Educação sobre as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola. Por meio de análise documental, buscamos refletir sobre os contrapontos entre o período colonial e o período democrático. Tais documentos, quando assinados pelo Imperador mostram a exclusão desses povos, enquanto a inclusão é feita em outro documento assinado por um presidente da república. Concluímos que a exclusão dos integrantes dos quilombos, por via oficial no século XIX, sofreu profundas alterações quando se compara com os direitos conquistados no século XXI, mas que em muitos pontos ainda permanece uma realidade de dificuldades no campo da educação, da terra e do racismo.
- Item1968: revolução ainda que inacabada(2008) Comitê editorialMundo afora, na televisão, no cinema, na academia, celebra-se o quadragésimo aniversário da revolta internacional dos estudantes em 1968: imagens, debates, seções de jornais, livros trazem a memória do ano em que "a juventude agitada", nas palavras que ab
- Item1975: año de la orientalidad. El cuerpo /moral en el proceso de reorganizacion nacional(2007) GODAY, Martina BailonThis paper is situated in the historical context of the so-called National Reorganisation Process developed during the last civic-military dictatorship in Uruguay (1973-1985). Together with the ritualisation and celebration of the "Year of Orientality" in
- Item20 anos de produção científica sobre o SARESP (1996-2016): reflexões acerca dos desdobramentos na prática docente e da privatização(2018) TORREZAN, Hayla Emanuelle; BERTAGNA, Regiane Helena; NAKAMURA, Henrique KendiNeste trabalho, socializamos os resultados da produção científica brasileira (dissertações e teses) sobre o SARESP (1996-2016), além das possíveis relações entre esta avaliação e as formas de privatização que permeiam o cenário educacional.
- Item30 anos de Educação & Sociedade(2008) Comitê editorialA pretensão da ciência de arrefecer o cansaço humano, tanto físico quanto mental, foi magistralmente exposta na famosa peça de Brecht intitulada A vida de Galileu. O inconformismo do cientista italiano diante da justificativa religiosa da inevitável repro
- Item50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio(2017) CUNHA, Carolina Rodrigues; FORTUNATO, IvanEste trabalho é o relato de uma conversa sobre Célestin Freinet que os autores tiveram com a professora Rosa Maria Whitaker Sampaio, uma das pioneiras a trabalhar com a Pedagogia Freinet no Brasil e uma de suas maiores defensoras. T
- ItemA "experiência de si" em um processo avaliativo de estágio docente no campo da educação matemática(2005) KNIJIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Cláudio José deThe purpose of this paper is to discuss a process in which the self's experience, produced by Teacher Training Course students at Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) is set up. The research data consist of the students' narratives when they evaluated their period as trainees, in which they had a pedagogical experience from an Ethnomathematics' perspective. The analytic tools that support the work come from the poststructuralist theorizations of Michel Foucault, especially those related to his studies on the technologies of self, and from Jorge Larrosa's contributions to this topic. The discussion of the data showed that, when the students were encouraged to tell about themselves, to evaluate themselves and reflect on their pedagogical practices, they produced their own ways of being a teacher, learning a new grammar for their self-interpretation and to interrogate the other. This grammar tells about the importance for the teachers to like mathematics and make her students like it too, about the relevance of making the mathematics lessons more pleasant and pleasurable, and that a good teacher is the one who reflects about her own practice.
- ItemA "História Oral" e a utilização do vídeo: o relato de experiência(2002) LIMA, SandraThis article reports a fieldwork experience in which a portable recorder and a video camera were used in the data collection of oral reports, aiming at reconstructing the history of a craftsmen community in the Pernambuco state. The rationale of this research is twofold: the construction of socio-historical documents and the making of a video to spread the results achieved. The objective of this article is to demonstrate the scientific viability for the use of a video camera in two different perspectives and the ways difficulties related to this specific type of research were solved.
- ItemA "leitura literária" e a outra nas vozes do currículo e dos programas(2005) BRAMCO, Antônio
- ItemA "perigosa" idéia de Darwin(2009) CURI, Luciano Marcos
- ItemA (auto)avaliação das escolas: “virtudes” e “efeitos colaterais”(2009) SA, VirgínioOver the last two decades, in very different socio-political contexts, first in central countries, then in semi-peripheral and peripheral countries, the evaluative agenda, in its different configurations and domains of influence, has come to assume an enormous centrality. In the case of Portugal, the recent changes in the legislative framework that frame our schools and their professionals, with emphasis on the new status of the teaching career in non-higher education and the "indexation" of the much talked about autonomy contracts prior to the existence of self-evaluation processes and external evaluation, catapulted this issue to the front pages of the public agenda. The reasons for this (sudden) interest in issues of educational assessment in general, and institutional assessment in particular, are organized around a plurality of structuring axes affiliated with tensioned logics and rationalities, some more linked to concerns with control, others more in tune with an emancipatory agenda. In this text, we intend to discuss some of those logics and rationalities in tension, articulating them with the diversity of agents and agendas that evaluation can serve. More specifically, it seeks to highlight some of the "side effects" resulting from conceptions and evaluative practices that ignore, or despise, the assumption of the school as a "complex educational organization".
- ItemA (im)possibilidade da fidelidade na interpretação da língua brasileira de sinais(2006) ROSA, Andrea da SilvaThis article aims to present the reflections I developed in my Master's dissertation, where I approached translation studies and the fidelity issues involved in the work of a sign language interpreter, from the deconstruction perspective. The interpreter
- ItemA (in)eficácia da formação dos magistrado brasileiros em direitos humanos e controle de convencionalidade(2020) TORRES, José Henrique RodriguesA pesquisa que fundamenta este artigo investiga a eficácia dos cursos de formação em direitos humanos e controle de convencionalidade ministrados pela ENFAM e Escolas judiciais e verificar se os magistrados estão aplicando as normas de DDHH e realizando o controle de convencionalidade. A pesquisa apresenta resultados de um estudo sobre as sentenças proferidas em Campinas, de 2015 a 2019, verificando a abordagem ou referências feitas nessas decisões sobre “direitos humanos” e “controle de convencionalidade”. Foram verificadas todas as sentenças proferidas em 33 varas judiciais. Os resultados indicam que as Escolas judiciais devem ampliar, intensificar e aprofundar o seu compromisso ético, estético e político de formação para garantir a dignidade humana e os direitos humanos no sistema jurisdicional.
- ItemA (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia por que eles desistem?(2023) GONÇALVES, Josiane Peres; BENITEZ, Maria Cristina de SousaA pesquisa trata da evasão acadêmica de homens no curso de graduação em Pedagogia do Campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS) e visa identificar as principais razões que motivaram estudantes do gênero masculino a ingressar e desistir do referido curso. Após fazer o levantamento do número de homens ingressantes, desistentes e concluintes do curso pesquisado, foram identificados três dos desistentes e gravadas entrevistas individualizadas. Compreende-se que a dificuldade de conciliar o curso superior com o trabalho, o desconhecimento sobre a formação do pedagogo e a baixa remuneração da profissão docente são fatores que interferem na desistência de discentes do sexo masculino do curso de Pedagogia do CPNV/UFMS.