Revista Internacional de Educação Superior
e023003
Campinas, SP
A pesquisa trata da evasão acadêmica de homens no curso de graduação em Pedagogia do Campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS) e visa identificar as principais razões que motivaram estudantes do gênero masculino a ingressar e desistir do referido curso. Após fazer o levantamento do número de homens ingressantes, desistentes e concluintes do curso pesquisado, foram identificados três dos desistentes e gravadas entrevistas individualizadas. Compreende-se que a dificuldade de conciliar o curso superior com o trabalho, o desconhecimento sobre a formação do pedagogo e a baixa remuneração da profissão docente são fatores que interferem na desistência de discentes do sexo masculino do curso de Pedagogia do CPNV/UFMS.

The research deals with the academic circumvention of men in the undergraduate course in Pedagogy of the Campus of Naviraí of the Federal University of Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS) and aims to identify the main reasons that motivated male students to enter and to withdraw from said course . After surveying the number of entering, dropping and finishing students of the course studied, three of the dropouts and recorded individualized interviews were identified. It is understood that the difficulty of reconciling the higher education with work, the lack of knowledge about the education of the pedagogue and the low remuneration of the teaching profession are factors that interfere in the dropping of male students of the course of Pedagogy of the CPNV/UFMS.

La investigación aborda el abandono académico de los hombres en el programa de pregrado en Pedagogía del Campus de Naviraí de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV / UFMS) y tiene como objetivo identificar las principales razones que motivaron a los estudiantes varones a unirse y abandonar. ese curso Después de encuestar el número de estudiantes de primer año, abandonos y graduados del curso investigado, se identificaron tres de los abandonos y se grabaron entrevistas individuales. Se entiende que la dificultad de conciliar la educación superior con el trabajo, la falta de conocimiento sobre la educación del pedagogo y la baja remuneración de la profesión docente son factores que interfieren con el abandono de los estudiantes varones del curso de pedagogía CPNV / UFMS.
Profissionais da educação, Carreira do magistério, Docência, Education professionals, Teaching career, Teaching, Profesionales de la educación, Carrera docente, Enseñando
GONÇALVES, Josiane Peres; BENITEZ, Maria Cristina de Sousa. A (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia por que eles desistem?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, p. e023003. 2023. https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8661264. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661264. Acesso em: 2022-11-29